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Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Enviado: sexta mai 20, 2011 9:01 am
por 2wheelfun
volt Escreveu:trocar de pastilhas ao fim de 10 mil kms, não me parece muito comum... será que esse disco (ou alguma outra peça do sistema), não terá um defeito qualquer? eu na vectrix, raramente uso os travões (razão pela qual eles se gastam mais por acelerar do que por travar), mas nas outras motos (a ci) nunca gastei pastilhas tão rapidamente.
olá.
como sabes, as thunder, aliás, as batlight, não têm travagem regenerativa o que faz com que quando queres desacelerar ou parar só o consigas fazer de uma de 2 formas, ou com os travões ou com os pés no chão. gastar travão é assim "natural" na condução destas motas, contudo, tenho verificado que 10 mil kms para uma substituição de pastilhas à frente é muito comum, mesmo nas ci's.
agora... que a tua vectrix deve ter um problema qualquer deve pois... "gastam mais por acelerar do que por travar"?
cumps.

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Enviado: sábado mai 21, 2011 12:10 am
por Volt
porque as pastilhas estão sempre em contacto com o disco... e ao fim de 25 ou 30 mil kms, têm de ser trocadas, mesmo com "pouco" uso. .

eu já fiz quase 100 mil kms numa ci em que o travão traseiro nunca foi usado (nunca mesmo!), embora tenha mudado várias vezes de pastilhas atrás. mas era uma moto de pista... o peso estava quase todo à frente e isso torna perigoso qualquer toque com a bota no travão... além de não se sentir bem o peso que o pé aplica, a derrapagem fica eminente com a deslocação do peso para a frente.

ps: mas o facto de vocês travarem em "ponto morto" é capaz de provocar esse desgaste mais rápido. nem me tinha lembrado disso. e até é coisa que não gosto mesmo nada... :-\.

pps: 2wheel, tem um problema chamado travagem regenerativa. raramente se toca no travão em milhares e milhares de kms.

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Enviado: quarta mai 25, 2011 11:58 pm
por 2wheelfun
volt Escreveu:porque as pastilhas estão sempre em contacto com o disco... e ao fim de 25 ou 30 mil kms, têm de ser trocadas, mesmo com "pouco" uso. .
não desminto porque não conheço mas que me soa estranho, soa, desculpa. pastihas sempre em contacto com o disco? não concebo como é que tal coisa funciona mas se dizes que a vectrix é assim...
volt Escreveu:ps: mas o facto de vocês travarem em "ponto morto" é capaz de provocar esse desgaste mais rápido. nem me tinha lembrado disso. e até é coisa que não gosto mesmo nada... :-\.
compreendo que não gostes e sinceramente só me parece natural porque ando tanto de bicicleta que até estranhava era se fosse diferente. sabem lá a adaptação que é à segunda-feira quando pego na mota mais ao raio dos travões serem opostos aos da bicicleta...
volt Escreveu:pps: 2wheel, tem um problema chamado travagem regenerativa. raramente se toca no travão em milhares e milhares de kms.
o único problema que tem volt, é o facto de a thunder ter travagem regenerativa mas só no site da batlight. ainda hoje vendem motas com este tipo de travagem, ora espreita lá no site. a minha é disso exemplo... é o chamado comprar gato por lebre, no que toca a esta característica mas enfim...

Pastilhas de travão

Enviado: quinta mai 26, 2011 12:10 am
por 2wheelfun
9545km e está na hora de trocar as pastilhas da frente que estão nas últimas.

passei na oficina luzeiro, perto da minha casa e onde montei os pneus da blackhoover. como fui bem atendido e gostei do preço e do serviço, voltei. depois de explicar o que pretendia, sugeriram que tentasse saber junto do vendedor que tipo de pastilhas teria na mota, coisa que fiz mas que, como também esperava, não obtive a resposta desejada. voltei-me então para o plano b que consistia em tentar comprar pastilhas para a mota equivalente em versão gasolina. já na luzeiro e com esta informação, o técnico acho que o melhor seria mesmo retirar uma pastilha usada para comparar com o catálogo de peças de um fornecedor e foi aí que percebemos que estávamos perante umas pastilhas cl2621.

fui informado pela luzeiro que em lisboa a loja manuel vieira condeça, no areeiro, vendia estas pastilhas e foi assim que por 18,50€ comprei umas "carbone 2621 s4" para a frente.

nova passagem pela luzeiro para em 10 minutos me montarem as pastilhas novas e me cobrarem 15min. de mão-de-obra, ou seja 6,92€.

fica aqui a referência das pastilhas para o caso de alguém.

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Enviado: sábado mai 28, 2011 1:44 am
por Volt
2wheelfun Escreveu:
volt Escreveu:porque as pastilhas estão sempre em contacto com o disco... e ao fim de 25 ou 30 mil kms, têm de ser trocadas, mesmo com "pouco" uso. .
não desminto porque não conheço mas que me soa estranho, soa, desculpa. pastihas sempre em contacto com o disco? não concebo como é que tal coisa funciona mas se dizes que a vectrix é assim...
alguém que perceba disto pode meter aqui o bedelho, sff? . é que eu acho que em nenhuma mota as pastilhas "descolam" do disco. mas eu não percebo nada disto.

quanto à batlight, também estou muito desiludido. gostava que melhorassem. e tem de ser muito!

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Enviado: sábado mai 28, 2011 11:49 am
por jmal
volt Escreveu:
2wheelfun Escreveu:
volt Escreveu:porque as pastilhas estão sempre em contacto com o disco... e ao fim de 25 ou 30 mil kms, têm de ser trocadas, mesmo com "pouco" uso. .
não desminto porque não conheço mas que me soa estranho, soa, desculpa. pastihas sempre em contacto com o disco? não concebo como é que tal coisa funciona mas se dizes que a vectrix é assim...
alguém que perceba disto pode meter aqui o bedelho, sff? . é que eu acho que em nenhuma mota as pastilhas "descolam" do disco. mas eu não percebo nada disto.

quanto à batlight, também estou muito desiludido. gostava que melhorassem. e tem de ser muito!
pois é 2wheelfun, as pastilhas andam sempre encostadas aos discos, apesar de não estarem a fazer pressão sobre ele, em todos os tipos de travões de disco é assim.

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Enviado: domingo mai 29, 2011 3:26 am
por Volt
merci!!!

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Enviado: segunda jun 06, 2011 9:35 am
por 2wheelfun
jmal Escreveu:pois é 2wheelfun, as pastilhas andam sempre encostadas aos discos, apesar de não estarem a fazer pressão sobre ele, em todos os tipos de travões de disco é assim.
olá.

ainda relativamente ao assunto das pastilhas, desculpem mas estas não devem "encostar" nos discos. devem ficar tão próximas quando possível mas sem contacto. um contacto, provoca atrito, desgaste e aquecimento. por acaso é tudo isso que eu tenho nas pastilhas que troquei à frente mas como estas estão novas, aguardo que em breve esse contacto deixe de existir. não faz nenhum sentido uma roda não rodar livre sobre o seu eixo, o que no nosso caso também se traduziria em esforço de andamento com o respectivo impacto também na autonomia.

não costumo teimar mas de facto nem na bicicleta, nem na blackhoover nem nos meus automóveis existe esse encosto (encosto subentende contacto, reforço).

cumps.

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Enviado: segunda jun 06, 2011 9:50 am
por hmma
da pouca experiência que tenho com a amarelhinha, também não me parece que as pastilhas andem a roçar/encostadas... aliás, quando estão a roçar um pouco começam logo a chiar, e nessas alturas dou-lhe um toque de travão (normalmente são as da frente), elas desencostam e a chiadeira pára

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Enviado: segunda jun 06, 2011 5:21 pm
por Zacarix
hmma Escreveu:da pouca experiência que tenho , também não me parece que as pastilhas andem a roçar/encostadas... aliás, quando estão a roçar um pouco começam logo a chiar, e nessas alturas dou-lhe um toque de travão (normalmente são as da frente), elas desencostam e a chiadeira pára
faço destas palavras as minhas e tal como o 2 weelfun disse, seria um desperdicio de energia, para alem do desgaste desnecessario dos discos e das proprias pastilhas.
mas isto é sou eu, um curioso, a falar.

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Enviado: segunda jun 06, 2011 8:12 pm
por zointz
zacarix Escreveu:
hmma Escreveu:da pouca experiência que tenho , também não me parece que as pastilhas andem a roçar/encostadas... aliás, quando estão a roçar um pouco começam logo a chiar, e nessas alturas dou-lhe um toque de travão (normalmente são as da frente), elas desencostam e a chiadeira pára
faço destas palavras as minhas e tal como o 2 weelfun disse, seria um desperdicio de energia, para alem do desgaste desnecessario dos discos e das proprias pastilhas.
mas isto é sou eu, um curioso, a falar.

boas,
corrijam-me se estiver errado, mas nos travões mais simples das motos, existe um(ou mais) pistões que pressiona a maxila contra o disco, que é o que faz a travagem, mas ao se libertar a maneta dos travões, a única coisa que afasta as maxilas é o movimento de rotação/oscilação dos discos, o que significa que roçam sempre um pouco, é um pouco como apertar uma peça com um alicate e depois aliviar a pressão até a peça cair, não existe nenhuma mola a afastar o aliviar a pressão é suficiente para retirar o atrito.

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Enviado: segunda jun 06, 2011 10:45 pm
por Volt
creio o mesmo.

10.000Km a aspirar alcatrão...

Enviado: quinta jun 09, 2011 9:24 am
por 2wheelfun
não é perceptível porque ainda somos uma minoria mas como possuidor de um ve orgulho-me de dizer que já deixei de emitir para a atmosfera 1,5ton de co2. com um consumo médio de 5,7 kw/h para percorrer 100km, gastei com a mota 75€ para percorrer estes 10.000km. se tivesse usado o charuto poluente, teria gasto mais de 1.200€ mas há coisas que não são quantificáveis e uma delas é o prazer de conduzir este tipo de veículos onde por exemplo a ausência de ruído é uma delas. aconselho vivamente!


Link

75 € de energia eléctrica v.s. 1.225 € de gasolina
consumo de 5,7kw/h / 100km v.s. 7,5 lt/100km
0,1326€ / kw/h v.s. 1,634€ lt. gasolina

cumps.

Re: 10.000Km a aspirar alcatrão...

Enviado: quinta jun 09, 2011 10:05 am
por zointz
2wheelfun Escreveu:não é perceptível porque ainda somos uma minoria mas como possuidor de um ve orgulho-me de dizer que já deixei de emitir para a atmosfera 1,5ton de co2. com um consumo médio de 5,7 kw/h para percorrer 100km, gastei com a mota 75€ para percorrer estes 10.000km. se tivesse usado o charuto poluente, teria gasto mais de 1.200€ mas há coisas que não são quantificáveis e uma delas é o prazer de conduzir este tipo de veículos onde por exemplo a ausência de ruído é uma delas. aconselho vivamente!


75 € de energia eléctrica v.s. 1.225 € de gasolina
consumo de 5,7kw/h / 100km v.s. 7,5 lt/100km
0,1326€ / kw/h v.s. 1,634€ lt. gasolina

cumps.

parabéns !! bom vídeo !

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Enviado: quinta jun 09, 2011 10:21 am
por mauri
75 € de energia eléctrica v.s. 1.225 € de gasolina
atenção: porque ainda te podem cobrar impostos sobre o que ganhaste!
€1225 - €75 = lucro €1150

e agora como a crise está!
tu perguntas: como? eles têm a faca e o queijo na mão!
quando se virem aflitos alguém terá que pagar!

bons km verdes!

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Enviado: quinta jun 09, 2011 12:26 pm
por e_bike
belo video! parabéns!
espero que possas ver o primeiro digito a mudar muitas vezes! sem chatices, claro!

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Enviado: quinta jun 09, 2011 12:38 pm
por jmal
presumo que os 7.5 l /100 kms gasolina era quanto gastavas antes de ter a elétrica ?

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Enviado: quinta jun 09, 2011 2:23 pm
por 2wheelfun
jmal Escreveu:presumo que os 7.5 l /100 kms gasolina era quanto gastavas antes de ter a elétrica ?
olá.
obrigado a todos pelas v/felicitações e pelos v/votos.
relativamente aos 7.5 lt/100km, é meramente um exercício com base no consumo urbano do meu poluente. a minha realidade é diferente pois se não tivesse o ve também não utilizaria o poluente nas minhas deslocações urbanas diárias, pelo que no meu caso tive outras contrapartidas com o ve.
cumps.

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Enviado: quinta jun 09, 2011 4:21 pm
por BondadeSua
2wheelfun Escreveu:
jmal Escreveu:presumo que os 7.5 l /100 kms gasolina era quanto gastavas antes de ter a elétrica ?
olá.
obrigado a todos pelas v/felicitações e pelos v/votos.
relativamente aos 7.5 lt/100km, é meramente um exercício com base no consumo urbano do meu poluente. a minha realidade é diferente pois se não tivesse o ve também não utilizaria o poluente nas minhas deslocações urbanas diárias, pelo que no meu caso tive outras contrapartidas com o ve.
cumps.
para que conste:
estes últimos 15 dias, tive que dar boleia à "minha sócia", para ela ir trabalhar. fomos de "mula", tá claro.
no emprego dela acharam "estranho" ela andar de "mota". que trolhice!!! não disseram, ... mas pensaram, que isso não combina com um certo status. (santa ignorância!)
ela tem gostado e a carteira agradece.
país de "tradições" megalómanas, é o que é.
estamos formatados para ser pedantes, ou será "pedintes"?

bondadesua

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Enviado: quinta jun 09, 2011 6:59 pm
por Seal
parabéns pelo vídeo e pela economia

bondadesua: infelizmente isso ainda acontece muito, em países nórdicos como a dinamarca, suécia, noruega, etc... quem leva o automóvel para dentro da cidade é mal visto, aqui é o contrário. por isso eles têm a qualidade de vida que têm e nós temos o que muitos merecem...