I MIEV

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm

Re: I MIEV

Mensagem por Filho da Natureza »

fica mais barato comprar uma sucata e convertê-lo para eléctrico com 100 km de autonomia.

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

de acordo, [***************]. eu com 12.000€ faço a festa:
€2.000 é o preço de um honda, clio, opel, a gasolina com 10 anos.
€10.000 é o preço da transformação para 100% eléctrico, 80km/h de velocidade máxima, e 70-100km de autonomia.

para quê gastar o dobro ou triplo num novo?
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...
rocker_pt Escreveu: de acordo, [***************]. eu com 12.000€ faço a festa:
€2.000 é o preço de um honda, clio, opel, a gasolina com 10 anos.
€10.000 é o preço da transformação para 100% eléctrico, 80km/h de velocidade máxima, e 70-100km de autonomia.
para quê gastar o dobro ou triplo num novo?
de acordo com o quê ?..já verifiquei (talvez mal.....) e não encontro nenhuma intervenção minha neste tópico..
apesar de aqui se encontrar matéria mais que suficiente para tal...mas muito mais lá atrás e quando a apanhei já a procissão ia noutra rua..

abraços
[***************]

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

ups, falta de atenção minha.

mas se o miev se vier para os 30.000 mais vale transformar um carro velho.
Mais de 160.000km em VE!

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...
rocker_pt Escreveu:ups, falta de atenção minha.

mas se o miev se vier para os 30.000 mais vale transformar um carro velho.
nem tenho duvidas disso..a conversão de um carro velho..em todos os sentidos..apenas aportará vantagens..em todos os sentidos tambem..

deverá ter estado aqui a tua "confusão"..
num topico..qual não me recordo agora..dei varios exemplos de viaturas óptimas (pelo seu preço em usado e funcionalidades) para conversão em ve´s..e mantenho o que á época afirmei..

ax
punto
fiesta
106
etc e tal..todos eles (e outros..os etc e tal) modelos "encontraveis" em belissimo estado e bastante baratos..qualquer deles se encontra com menos de €500,00..adicionemos cerca de €10.000,00 para a sua conversão e ficaremos com um belissimo meio de transporte..com dois brindes :

cerca de menos €20.000 que um miev..
termos reciclado/convertido uma viatura ci..

abraços
[***************]

p.s.- tomara ter o tozerrvm mais perto e mais € disponiveis..pelo menos 6 carros seriam convertidos..

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

se o tozé estivesse cá no norte, era eu a querer fazer uma sociedade....e o meu carro seria o primeiro que converteríamos.
Mais de 160.000km em VE!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

tiago_eco Escreveu: bem. se anunciam para 2010...só lá para 2012 ou mais...esta é uma altura difícil para quem nao nada em dinheiro e quer comprar um veiculo electrico...das duas, uma. ou vou para a vetrix ou espero pelo imiev...ja li imenso sobre o assunto o sao as duas melhores hipoteses...
o que acham??
cumps
se não à dinheiro então é a altura ideal para os mandarem cá para fora, quanto mais tarde pior, não pensem que isto é uma situação passageira.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...

certo jmal..a altura certa relativamente ao petroleo..que já reiniciou a subida..será esta..mas relativamente á (reportando á realidade nacional) instabilidade financeira de 80 a 90% das familias esta não será certamente a melhor altura..já que dadas as circunstancias actuais mais vale ir metendo 20 ou 30 euros de combustivel e optar por uma condução o mais economica possivel da viatura actual..sendo que tambem aqui cerca de 60% do parque ainda se encontra em divida..e para muitos enveredarem neste momento pela "solução ev" significaria um novo endividamento..o que na actual conjunctura não é de todo aconselhavel..basta lembrar que existe um principio que consiste em que só nos devemos endividar para investimento (e consequente receita que suporte o encargo e pagamento da divida constituida..no minimo..mas preferencialmente deverá deixar um lucro residual)..os restantes tipos de objectivo de endividamento apenas constituem uma "fuga em direcção ao abismo"..

a solução deveria vir de "cima" mas isso obrigaria a uma visão que neste momento não vislumbro em quem está lá..em "cima"..

nós por cá (não pretendendo alusão a um programa televisivo) temos dois problemas :

o primeiro consiste em na generalidade estarmos muito acostumados a pensar em pequeno..

o segundo consiste em que as excepções a esse tipo de pensamento..os que pensam em grande..
ou estão devidamente "amparados"..ou solidamente fixados..e progridem e alcançam os seus objectivos..ou não estão e esbarram contra uma barreira muito solida..encorpada por burocracias imensas..construida pelos que já lá estão..eu já me vi na situação dos que tiveram de desviar os seus objectivos pela tal barreira..(descrevi sucintamente isso num outro topico)..

claro que os ve´s deverão ser considerados como um factor de benificio geral..não emitem poluentes..são técnicamente mais "solidos"..e a sua proliferação constituiria uma menor dependencia de produtos energeticos que não produzimos..

quem disponha neste momento de meios financeiros para eles (os que lhe bastem para as suas necessidades) aceder que não hesite..já que são verdadeiramente um investimento..

abraços
[***************]

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

pois eles assim não vão lá, quando está previsto o tesla model s custar menos de 50000€, dar 60% do preço por um carro que é 40% do outro ( em material, autonomia, conforto, espaço, etc) não se justifica.

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

[***************] Escreveu:mas relativamente á (reportando á realidade nacional) instabilidade financeira de 80 a 90% das familias esta não será certamente a melhor altura..já que dadas as circunstancias actuais mais vale ir metendo 20 ou 30 euros de combustivel e optar por uma condução o mais economica possivel da viatura actual..sendo que tambem aqui cerca de 60% do parque ainda se encontra em divida..e para muitos enveredarem neste momento pela "solução ev" significaria um novo endividamento..o que na actual conjunctura não é de todo aconselhavel..
não concordo contigo fernando, tudo depende dos números...

quando troquei o meu 206 gasolina pelo 206 diesel gastava 100€ de gasolina por mês e passei a gastar 6x€ de gasóleo troquei por um carro com mais 1 ano que o que tinha e passei a pagar mais 10€ de prestação do carro... contas feitas perdi um ano e 40 000 km por menos 25€ de encargo mensal e tenho noção que comprei o diesel caro na altura... mas na altura foi muito bom...

é que se gastares 60 ou 70€ de combustível, não te adianta de nada pôr aos 20€ de cada vez...
Cumprimentos
Nuno Leitão

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm

Mensagem por tiago_eco »

em termos economicos pode ser uma asneira comprar agora (no proximo ano) o imiev...em 2/3 anos vai desvalorizar para metade do preço e depois... quem tiver o contrato e uma prestação ao banco...bem q fica com ela...
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

serges Escreveu:
hmgp Escreveu:
serges Escreveu:mais informações!!!!
serges, tu que pareces ter uns conhecimentos lá na mitsubishi podes confirmar se essa noticia é para o nosso mercado? é que me parece que seja apenas para o japonês... eu pedi informações da comercialização por email á mitsubishi portugal mas até agora nada...

obrigado.
não tenho grandes conhecimentos, conheço é um ou outro vendedor...
no entanto informou me que as pre reservas vão entrar em funcionamento este ano!
quando não sei!!!

ok. obrigado.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

trunx
Membro
Membro
Registado: quinta mai 28, 2009 5:35 pm

Mensagem por trunx »

realmente o imiev, é bastante caro. mas existem propostas mais baratas como o c1 evie no reino unido que custa cerca de 18000 €. pensando bem e com o petróleo a chegar à casa do 100 dólares por barril lá para o fim do ano, eu não me importo de endividar mais um bocado e comprar um eléctrico (claro se existirem algumas ajudas do estado). um bom incentivo ao abate, + taxa de juro bonificada no crédito digamos a 3,5% durante 6/8 anos para um valor de 15000 € (231/179 €/mês). são valores a considerar na economia doméstica . se a isto ainda juntarem um desconto ou mesmo a isenção de portagens a poupança seria ainda maior.
fazendo as contas aos preços actuais e para mim que faço cerca de 120 km por dia, só o que gasto em gasóleo agora já me dava para poupar. não esquecer que a manutenção é muito mais barata num veiculo eléctrico. actualmente gasto cerca de 250 € de gasóleo por mês, já cheguei a gastar 300 € mês. bom a questão está em saber se as marcas têm ou não vontade de produzir em massa estes veículos, baixando assim o seu preço e levando a enormes ganhos na tecnologia. com certeza que em cinco anos os veículos eléctricos já disporiam de melhores baterias e mais autonomia motores mais evoluídos etc... .
sem falar no enorme impulso à economia. em relação à transformação concordo com ela desde que os veículos sejam novos. nós (pelo menos eu) quero uma coisa chave na mão com garantia de marca, com elementos de segurança de ultima geração (a treta toda) e isto é perfeitamente possível. alias as empresas de transformação até podiam fazer parcerias com as marcas, podendo até criar novas áreas de negocio e emprego (claro está dependendo de uma disponibilização das ajudas aos compradores já) um pouco como já se faz no reino unido com o c1 evie

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

trunx Escreveu:realmente o imiev, é bastante caro. mas existem propostas mais baratas como o c1 evie no reino unido que custa cerca de 18000 €. pensando bem e com o petróleo a chegar à casa do 100 dólares por barril lá para o fim do ano, eu não me importo de endividar mais um bocado e comprar um eléctrico (claro se existirem algumas ajudas do estado). um bom incentivo ao abate, + taxa de juro bonificada no crédito digamos a 3,5% durante 6/8 anos para um valor de 15000 € (231/179 €/mês). são valores a considerar na economia doméstica . se a isto ainda juntarem um desconto ou mesmo a isenção de portagens a poupança seria ainda maior.
fazendo as contas aos preços actuais e para mim que faço cerca de 120 km por dia, só o que gasto em gasóleo agora já me dava para poupar. não esquecer que a manutenção é muito mais barata num veiculo eléctrico. actualmente gasto cerca de 250 € de gasóleo por mês, já cheguei a gastar 300 € mês. bom a questão está em saber se as marcas têm ou não vontade de produzir em massa estes veículos, baixando assim o seu preço e levando a enormes ganhos na tecnologia. com certeza que em cinco anos os veículos eléctricos já disporiam de melhores baterias e mais autonomia motores mais evoluídos etc... .
sem falar no enorme impulso à economia. em relação à transformação concordo com ela desde que os veículos sejam novos. nós (pelo menos eu) quero uma coisa chave na mão com garantia de marca, com elementos de segurança de ultima geração (a treta toda) e isto é perfeitamente possível. alias as empresas de transformação até podiam fazer parcerias com as marcas, podendo até criar novas áreas de negocio e emprego (claro está dependendo de uma disponibilização das ajudas aos compradores já) um pouco como já se faz no reino unido com o c1 evie
não estou a ver nenhuma marca a querer comercializar ev's, é tudo uma grande treta, se gasta menos, a manutenção é menor e apenas nas baterias, de resto são pastilhas e calços(poucas devido à travagem regenerativa) é obvio que ninguém quer comercializar, a comparação que faço seria como se os supermercados passassem a vender sem publicidade, sem cartões e tretas, sem custos de logística para terem produtos de baixo custo e qualidade, acho que não iriam longe certo !!
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...

claro trunx..para mim tambem me sairia vantajoso e a custo praticamente zero..para não afirmar com saldo positivo..optar por um ve..

eu tambem estou entre os que fazem mais de 1000 kms semanais o que constitui uma despesa com combustivel na ordem dos €450,00 mensais..o que daria para a prestação (dentro dos valores que referiste)..recarregamentos e ainda para uns petiscos..

pena que o exemplo do c1 ev não me sirva em termos de performance e autonomia..para cidade/suburbios será uma excelente opção..para a utilização que faço não..aguardemos por outras propostas no mercado..

mas o que eu queria dar a entender é que cerca de 60% do parque actual ainda está em divida..e para esses é quase impossivel e desaconselhavel enveredarem por essa via..para quem..como eu..não tenha responsabilidades com prestações da actual viatura é só ir pela proposta que melhor lhes sirva..e sem duvida que um ve será a melhor alternativa..

abraços
[***************]

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

trunx Escreveu:realmente o imiev, é bastante caro. mas existem propostas mais baratas como o c1 evie no reino unido que custa cerca de 18000 €. pensando bem e com o petróleo a chegar à casa do 100 dólares por barril lá para o fim do ano, eu não me importo de endividar mais um bocado e comprar um eléctrico (claro se existirem algumas ajudas do estado). um bom incentivo ao abate, + taxa de juro bonificada no crédito digamos a 3,5% durante 6/8 anos para um valor de 15000 € (231/179 €/mês). são valores a considerar na economia doméstica . se a isto ainda juntarem um desconto ou mesmo a isenção de portagens a poupança seria ainda maior.

ok. 18000€ mais legalizá-lo (aqui penso que será insignificante pois o nosso 1º disse que não pagam ia, por isso se pagares o iva lá nem isso tens que pagar cá, logo não deve ser muitos €'s) cá pelo burgo e terias sempre o volante á direita né (talvez seja ultrapassável com o hábito...)?

vou investigar.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

[***************] Escreveu:mas o que eu queria dar a entender é que cerca de 60% do parque actual ainda está em divida..e para esses é quase impossivel e desaconselhavel enveredarem por essa via..para quem..como eu..não tenha responsabilidades com prestações da actual viatura é só ir pela proposta que melhor lhes sirva..e sem duvida que um ve será a melhor alternativa..
eu ainda tinha mais de metade do outro em dívida... não me arrependo...
Cumprimentos
Nuno Leitão

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

a matéria da divida deveria ser ensinada na escola para que logo desde pequeninos todos tivessem a possibilidade de perceber algo que os poderia salvar de grandes desgraças... ficava então garantido que os nossos futuros governantes receberiam desde cedo, noções básicas (a não ser que fizessem exames virtuais ao fim-de-semana).

a dívida possibilita-nos ter coisas e alcançar objectivos que de outra forma nunca conseguiríamos ou seria extremamente difícil de obter. por exemplo, se só pudéssemos comprar casa a pronto, provavelmente nunca poderíamos desfrutar dela antes dos 50 anos de idade. para quem é pobre mas tem iniciativa, o empréstimo é a única salvação para constituir um negócio e assim ter a possibilidade de melhorar a sua vida. portanto o empréstimo é nessa perspectiva uma coisa boa!
mas como tudo o que é bom, se consumido em demasia, torna-se nocivo, porque não esqueçamos que outros beneficiam do empréstimo e se este se tornar excessivo (taxa de esforço alta), a pessoa pode não conseguir dar resposta ao compromisso. o equilíbrio é o elemento chave e cada pessoa tem o seu.

portanto meus caros, se é ou não bom investir na compra de um ve proximamente, a cada um diz respeito, porque há inúmeros factores para além da conjuntura económica que determinam a validade da opção.

tenham no entanto o maior de todos os problemas bem presente! durante anos consumimos mais do que produzimos e isso ainda acontece agora, apesar da grave crise que existe. há momentos inevitáveis em que o sistema entra em ruptura. veja-se o problema do consumo como se de canalização se tratasse. a nível global, os canos têm estado sujeitos a grandes pressões, devido ao sistema acreditar que estes conseguem suportar cada vez mais fluxo (pressão). recentemente houve uma rotura na "canalização" que impossibilitou a distribuição da "água" como era normal, mas o dito sistema está já a tratar de substituir o cano por outro para que “tudo volte a ser o que era”, sem que o problema da pressão seja encarado. tal só fará com que os outros canos se continuem a degradar, sendo apenas uma questão de tempo até que rebentem. isto passa-se ao nível mundial… ao nível local, isto é, portugal, os nossos canos são antigos e vertem desde há muito. estão remendados por tudo o que é sitio porque não são sequer substituídos, quanto mais pensar em pressão excessiva...

actualmente o endividamento das famílias é muito preocupante mas será uma brincadeira perto do endividamento que este e outros governos cozinharam e cozinham. numa atitude burra e incompetente tentam-nos “oferecer” artigos de luxo hipotecando o pão e o arroz que nos alimentará nas próximas décadas.

os meus artigos têm vindo a ficar mais pessimistas mas penso que isso resulta da maior consciência que tenho vindo a adquirir… por outro lado, invejo quem não se preocupa porque “ignorance is bliss” (cypher)…

resumindo. comprem se e só se tiverem capacidade ou acrescentar rentabilidade à vossa situação actual.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

trunx
Membro
Membro
Registado: quinta mai 28, 2009 5:35 pm

Mensagem por trunx »

jmap Escreveu:a matéria da divida deveria ser ensinada na escola para que logo desde pequeninos todos tivessem a possibilidade de perceber algo que os poderia salvar de grandes desgraças... ficava então garantido que os nossos futuros governantes receberiam desde cedo, noções básicas (a não ser que fizessem exames virtuais ao fim-de-semana).

a dívida possibilita-nos ter coisas e alcançar objectivos que de outra forma nunca conseguiríamos ou seria extremamente difícil de obter. por exemplo, se só pudéssemos comprar casa a pronto, provavelmente nunca poderíamos desfrutar dela antes dos 50 anos de idade. para quem é pobre mas tem iniciativa, o empréstimo é a única salvação para constituir um negócio e assim ter a possibilidade de melhorar a sua vida. portanto o empréstimo é nessa perspectiva uma coisa boa!
mas como tudo o que é bom, se consumido em demasia, torna-se nocivo, porque não esqueçamos que outros beneficiam do empréstimo e se este se tornar excessivo (taxa de esforço alta), a pessoa pode não conseguir dar resposta ao compromisso. o equilíbrio é o elemento chave e cada pessoa tem o seu.

portanto meus caros, se é ou não bom investir na compra de um ve proximamente, a cada um diz respeito, porque há inúmeros factores para além da conjuntura económica que determinam a validade da opção.

tenham no entanto o maior de todos os problemas bem presente! durante anos consumimos mais do que produzimos e isso ainda acontece agora, apesar da grave crise que existe. há momentos inevitáveis em que o sistema entra em ruptura. veja-se o problema do consumo como se de canalização se tratasse. a nível global, os canos têm estado sujeitos a grandes pressões, devido ao sistema acreditar que estes conseguem suportar cada vez mais fluxo (pressão). recentemente houve uma rotura na "canalização" que impossibilitou a distribuição da "água" como era normal, mas o dito sistema está já a tratar de substituir o cano por outro para que “tudo volte a ser o que era”, sem que o problema da pressão seja encarado. tal só fará com que os outros canos se continuem a degradar, sendo apenas uma questão de tempo até que rebentem. isto passa-se ao nível mundial… ao nível local, isto é, portugal, os nossos canos são antigos e vertem desde há muito. estão remendados por tudo o que é sitio porque não são sequer substituídos, quanto mais pensar em pressão excessiva...

actualmente o endividamento das famílias é muito preocupante mas será uma brincadeira perto do endividamento que este e outros governos cozinharam e cozinham. numa atitude burra e incompetente tentam-nos “oferecer” artigos de luxo hipotecando o pão e o arroz que nos alimentará nas próximas décadas.

os meus artigos têm vindo a ficar mais pessimistas mas penso que isso resulta da maior consciência que tenho vindo a adquirir… por outro lado, invejo quem não se preocupa porque “ignorance is bliss” (cypher)…

resumindo. comprem se e só se tiverem capacidade ou acrescentar rentabilidade à vossa situação actual.
concordo contigo em tudo o que dizes, contudo considerar um veiculo eléctrico como este (ou outro qualquer com as mesmas especificações) que com alguns apoios fica ao preço de um c1 a gasóleo (em portugal) e com uma manutenção muito abaixo do comparativo a diesel, ou seja mesmo recorrendo à divida existiriam diminuições consideráveis nas despesas com deslocações permitindo deste modo até reduzir o endividamento, pois existiria mais rendimento disponível, como um luxo é um pouco pessimista demais. portugal sendo um pais com um sistema deficitário em transportes públicos, e portanto não podendo possibilitar oportunidades iguais a todos os portugueses, só pode ver este tipo de veículos como uma solução para a resolução de muitos problemas a este nível.
dou-te o meu exemplo trabalho a 20 km de casa e a minha esposa trabalha a 50 km, na zona metropolitana do porto. embora ambos trabalhemos nesta área nenhum de nós tem transportes públicos para o trabalho (bem a minha esposa até tinha uma solução) mas teria conduzir 12 km até à estação mais próxima de comboios, apanhar o comboio para o porto que por acaso até demora 65 minutos para percorrer 35 km, de seguida apanhar no porto o metro para matosinhos e depois um autocarro para chegar ao local de trabalho demorando cerca de 2,5 horas para chegar ao emprego como entra às 9 e sai às 6 não passaria cerca de 5 horas em transportes gastando cerca de 90 €/mês em passes. isto para uma viagem que demora 35 minutos a fazer de carro. com um carro destes não só reduziria a minha pegada ecológica como pouparia cerca de 200 € em deslocações fora manutenção dos carros etc...!

só outra achega. todo o nosso sistema monetário actual se baseia em divida, são mais de 90 anos, a fazer a mesma coisa e sempre a mesma coisa. existem crises económicas cíclicas de x em x anos e depois retomas mais ou menos boas. nos estados unidos e noutros países parecidos (reino unido) o endividamento das famílias é muito maior que o nosso.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

o que disse não contraria o teu caso. como disse, cada caso é um caso e se a situação trouxer rentabilidade, é decerto um bom investimento!

quanto a luxos, referia-me ao tgv (o maior projecto megalomano que alguma vez pisou terras lusitanas), à segunda ponte sobre o tejo (duas não chegam?), a mais um aeroporto em lisboa (desnecessário porque bastavam melhorias ou complementos ao existente), autoestradas redundantes, etc. tudo isto para quê? ninguém o quer a não ser uns quantos (os mesmos do costume). infelizmente é um corolário da corrupção que por cá é elevadissíma, que se traduz na sustentação a longo prazo daqueles que sustentam os partidos. é isto que tem de acabar! a promiscuidade entre construtores e políticos, com a dança constante destes em cargos da administração de grandes construtoras, fortificando os laços de influências que nunca deveriam existir. vemos algum sinal de combate a isto? claro que não, todos os partidos têm interesse directo, veja-se a prova na ultima votação sobre a lei do financiamento dos partidos.

quanto a mim, há muito que não vivemos uma democracia mas sim uma oligarquia, só que a maior parte de nós ainda não se apercebeu disso... veja-se uma prova: a justiça é um direito fundamental de uma democracia! aonde é que a temos? decide? como naquele caso de despedimentos injustificados em que só 25 anos depois os funcionários receberam o cheque? isso é justiça? não me parece...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”