Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por visitante1 »

Emanuel Couto Escreveu:Ultima factura luz....
Bom Natal.......... :lol: :lol: :lol: :lol:
Seria interessante contabilizar efetivamente o que produz em Kw pela solar e depois fazer também uns graficos...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

pnunes Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:Ultima factura luz....
Bom Natal.......... :lol: :lol: :lol: :lol:
Seria interessante contabilizar efetivamente o que produz em Kw pela solar e depois fazer também uns graficos...
cumprimentos
Boas !!!! Já estou a tratar disto.

E também já comecei a fazer tabelas no Word, de consumo de todos os meus equipamentos,
Relativamente dia semana ano.

Também quero fazer um histórico relativamente as baterias .
Tipo cada bateria tem um número como referência,
Para anotar as perdas que vão tendo ao longo da sua vida.
Atribuindo uma clarificação, assim quando o banco no seu total, tiver mais perdas, acima do aceitável,
Já sei a(s) baterias suspeitas!

Porque afinal basta uma célula danificada de uma das baterias, para prejudicar todo banco.

E temos que estar atentos a isto!

As baterias são elementos fundamentais,num sistema de energia fotovoltaica para autoconsumo.
Pois e delas que tiramos toda a energia, quando o sol se põe.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Boas !!!!!

Há algum tempo que, sempre que possível, tenho vindo a estudar um equipamento muito importante em energias para autoconsumo (Baterias)

Sou uma pessoa que gosto de aprofundar ao máximo os temas que me interessa.
E energias alternativas não vai ser exceção.

Confesso que antes de aderir as alternativas, nunca me interessou ao pormenor o tema baterias.
Claro que sabia, as principais , com o tema eletrônica somos obrigados a saber distinguir vários tipos de baterias, como interliga-las, compreender os volts, amperes, watts etc.....

Mas agora sei que e muito mais do que isto! E havia reacções no meu banco de baterias que não percebia porque acontecia!
E na verdade havia sempre uma explicação para o comportamento dessas em cada situação.

Agora vou tirar partido das coisas que aprendi, e emprega-las em benefício próprio.

Agora vejo que o meu banco de baterias atual, não está correto, para tirar o máximo partido das mesmas.

Este esquema mostra como vai ser interligado o meu futuro banco de baterias.
Já estou a contar com a bateria, que estou a espera, estacionaria 250 amperes , neste momento só tenho 2 baterias, 500 amperes.

Aí no esquema, o capacitor ainda está em fase de estudo!

O meu propósito é colocar um bufer de eletrões, na entrada do inversor.

Já que as baterias têm alguma dificuldade, na entrega rápida de corrente para o inversor, principalmente, a partir, dos 1500w , e sei bem porque , mas não vou entrar em detalhes.

Apesar do capacitor não ser ainda definitivo!
Para alguém experimentar esta ligação!
Convém saber o que está a fazer! (Um capacitor destes pode queimar a entrada do inversor)

Claro que, se ligado corretamente, não haverá problema.

A capacidade do capacitor de 3 farads, equivale, cada farad 1000w, já que o meu inversor e 3000w.
Não convém colocar uma capacitancia superior ao consumo.

E claro o inversor, tem os seus próprios capacitores.

O capacitor, antes de fechar o circuito, tem que ser carregado antecipadamente com um resistor com baixa resistência ohmica e pelo menos 1w.
Abraços.....
Anexos
CircuitoEnergiaFotovoltaica.jpg
CircuitoEnergiaFotovoltaica.jpg (140.93 KiB) Visto 2600 vezes
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

e é para quê o condensador??
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

pnunes Escreveu:e é para quê o condensador??

Boas !!!!!

E exatamente o ponto que ainda está em estudo.

A minha idéia de colocar um capacitor na entrada do inversor, como sabes um inversor puxa muita corrente das baterias, e elas tem muita dificuldade em fornecer esta grande demanda de energia, principalmente quando puxamos mais pelo inversor.

Baterias mesmo completamente carregadas, se colocamos cargas grandes na saída do inversor, claro sem o apoio dos painéis, as baterias vão dar a indicação descarregadas.

Isto porque a descarga e tão grande, que o eletrolitro juntos aos bornes das baterias, tem uma reacção química, de transformação do ácido em água, (processo de descarga) mas no resto das células, o eletrolitro permanece, com a mesma densidade de carregada .

Isto acontece porque a descarga e tão rápida, que o eletrolitro não tem tempo para fazer uma transformação de descarga uniforme na primeira célula, e todas as células restantes .

Se baixamos a carga do inversor, temos logo a indicação de bateria carregada.

E se colocarmos um capacitor em paralelo com as mesmas, vai ser como mais uma bateria.
Mas de descarga rápida. Para responder as solicitações do inversor.

Protegendo as baterias, já que as baterias estacionaria, não estão projetadas para descarga rápidas, como as de tração, mas sim para descargas lentas .

Mas como disse o capacitor ainda está em fase de estudo !
Estou aberto a ouvir comentários explicativos porque não deveria lá estar!

Várias cabeças pensam melhor de que uma......

Tb foi uma das razões porque coloquei o esquema aqui no fórum!

Este fórum para mim! E como uma comunidade, para compartilhar nossas idéias, tb para benefício dos outros, não e para guardar só para nós.

Não me posso esquecer, que o meu projecto de energias alternativas, praticamente nasceu aqui, e que já aprendi muito, e quero continuar a aprender.
Imagem

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Boas o que tu queres fazer e o que eu já pensei fazer.
Fazer como o pessoal do tunnig faz quando tem grandes amplificadores eles colocam condensadores para a grande demanda de energia dos amplificadores. :-)
Live long and prosper!

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

bem!!! basicamente a bateria dá indicação de descarregada porque na realidade ou não está devidamente carregada ou não está em boas condições.

uma bateria estacionária está vocacionada para descargas rápidas, obedece é a tabela de valores de dascarga referidas na especificação técnica.

Nas bateria com manutenção, ou daquelas que tem tampinhas onde se repoem o acido é facil verse está devidamente carregada, para isso basta medir a densidade do eletrolito com um densimetro que normalmente está no valor de 1,24kg/L á temperatura de 20ºC

delembrar que uma bateria dessas para estar devidamente carregada deve estar mais de 24h em plena carga, o que na maioria das vezes não acontece, o que quer dizer que o eletrolito não está com essa densidade e a resposta da bateria não é boa.

espero ter ajudado

em relação ao condensador! é para esquecer completamente, só vai piorar!

posso é dar uma dica:
para que os controladores que estão a monitorizar a tensão Dc do sistema não atuem instantaneamente e mandem desligar o sistema obrigando a fazer bypass coloca-se um temporizador de X minutos.
Assim a carga violente entra e mantem-se pelo inversor durante o tempo suficiente até que abrande, se o valor de tensão dc se mantiver baixo aí sim ele fara bypass.
por exemplo estes que são os que eu utilizo:

http://www.gepowercontrols.com/es/resou ... h_2010.pdf

cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

pnunes Escreveu:bem!!! basicamente a bateria dá indicação de descarregada porque na realidade ou não está devidamente carregada ou não está em boas condições.

uma bateria estacionária está vocacionada para descargas rápidas, obedece é a tabela de valores de dascarga referidas na especificação técnica.

Nas bateria com manutenção, ou daquelas que tem tampinhas onde se repoem o acido é facil verse está devidamente carregada, para isso basta medir a densidade do eletrolito com um densimetro que normalmente está no valor de 1,24kg/L á temperatura de 20ºC

delembrar que uma bateria dessas para estar devidamente carregada deve estar mais de 24h em plena carga, o que na maioria das vezes não acontece, o que quer dizer que o eletrolito não está com essa densidade e a resposta da bateria não é boa.

espero ter ajudado

posso é dar uma dica:
para que os controladores que estão a monitorizar a tensão Dc do sistema não atuem instantaneamente e mandem desligar o sistema obrigando a fazer bypass coloca-se um temporizador de X minutos.
Assim a carga violente entra e mantem-se pelo inversor durante o tempo suficiente até que abrande, se o valor de tensão dc se mantiver baixo aí sim ele fara bypass.

cumprimentos

Boas!!!!!

Não percebi porque o capacitor só iria piorar!

Mas vamos ao que realmente interessa! Baterias.
Para ser mesmo sincero, não percebi a dica que me deste!

Vamos lá por partes!
A noite desliguei o inversor, com as baterias com 11.6 v .
E no dia seguinte, digamos que decido que só volto a ligar o inversor, quando as baterias estiverem 100% carregadas.

E digamos que é um dia com muita radiação, e os painéis estão no seu máximo .
Por norma, o meu inversor com a tensão acima de 13,5 v, da erro, e desliga-se.
Portanto quando o inversor estiver ligado, a tensão, nunca pode estar acima disso.

Mas como o inversor está desligado, e só pretendo liga-lo só quando as baterias tiverem 100%.
Aumento a tensão no outback para 14,6 ou 15 v.

Mas ao cabo de poucas horas, as baterias já atingiram esta tensão, e o outback começa a cortar.
Claro que as baterias ainda não estão totalmente carregadas.

Nesta altura se ligo o inversor, e claro que a tensão desce, e o outback começa a injetar corrente.

Que fazer numa situação destas?

Abraço.
Imagem

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

A unica vantagem que vejo do condensador será mesmo num pico de arranque, e, mesmo assim, não pode ser um pico demorado, tipo de um motor. De resto, com cargas constantes, duvido que tenha utilidade.

Na minha opinião, com potências tão elevadas, não se deve utilizar 12V.

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Emanuel Couto Escreveu:
pnunes Escreveu:bem!!! basicamente a bateria dá indicação de descarregada porque na realidade ou não está devidamente carregada ou não está em boas condições.

espero ter ajudado

posso é dar uma dica:

cumprimentos

Boas!!!!!

Vamos lá por partes!
E no dia seguinte, digamos que decido que só volto a ligar o inversor, quando as baterias estiverem 100% carregadas.

Portanto quando o inversor estiver ligado, a tensão, nunca pode estar acima disso.

Mas como o inversor está desligado, e só pretendo liga-lo só quando as baterias tiverem 100%.

Mas ao cabo de poucas horas, as baterias já atingiram esta tensão, e o outback começa a cortar.

Nesta altura se ligo o inversor, e claro que a tensão desce, e o outback começa a injetar corrente.

Abraço.
Viva,
vamos por partes, subscrevo a opinião do Crohn,

o inversor se dá erro e se desliga aos 13.5v está mal, deve estar com settings incorretos, ele tem que aceitar pelo menos até 15V.

Outra coisa é não ser necessário andar sempre a ajustar o outback, ele tem pelo menos dois parametros de tensão precisamente para dar uma carga rapida a bateria, é a chamada carga de reforço, ele começa a carregar em rebulk depois passa para o boost charge e depois floating esses parametros devem ser ajustados consoante a bateria em causa.

Em relação ao temporizador acoplado ao sistema de monitorização serve para evitar que o sistema esteja sempre a fazer bypass quando entra uma carga violenta (eu não sei se esse inversor tem bypass automatico incorporado ou se é feito exteriormente) em qq dos dois casos a situação será a mesma, dar longevidade ao equipamento.

Não esquecer que por muito boa que seja a bateria é como o Crohn diz... sistemas de 12V só para situações de muito baixa potencia, para sistemas assim robustos no minimo 24 e mesmo assim...
eu estou seriamente a pensar passar o meu para 48V.

qq coisa estou ao dispôr para esclarecer
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

pnunes Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:

espero ter ajudado

posso é dar uma dica:

cumprimentos

Boas!!!!!

Vamos lá por partes!

Abraço.
Viva,
vamos por partes, subscrevo a opinião do Crohn,

o inversor se dá erro e se desliga aos 13.5v está mal, deve estar com settings incorretos, ele tem que aceitar pelo menos até 15V.

Outra coisa é não ser necessário andar sempre a ajustar o outback, ele tem pelo menos dois parametros de tensão precisamente para dar uma carga rapida a bateria, é a chamada carga de reforço, ele começa a carregar em rebulk depois passa para o boost charge e depois floating esses parametros devem ser ajustados consoante a bateria em causa.

Em relação ao temporizador acoplado ao sistema de monitorização serve para evitar que o sistema esteja sempre a fazer bypass quando entra uma carga violenta (eu não sei se esse inversor tem bypass automatico incorporado ou se é feito exteriormente) em qq dos dois casos a situação será a mesma, dar longevidade ao equipamento.

Não esquecer que por muito boa que seja a bateria é como o Crohn diz... sistemas de 12V só para situações de muito baixa potencia, para sistemas assim robustos no minimo 24 e mesmo assim...
eu estou seriamente a pensar passar o meu para 48V.

qq coisa estou ao dispôr para esclarecer

Boas !!!!!

O meu inversor, não aceita tensões maiores que 13.5 v, já vi no manual .

Claro que se fosse hoje, compraria um com mais voltagem, para ter menor amperagem na entrada ,
Mas se eles projetaram um inversor destes, com esta potência, e com esta voltagem, e porque funciona.

E não e um artigo que para se trocar do pé para a mão, já que dei por ele mais de 1000€ .
E na realidade ele fuciona muito bem, e estou muito satisfeito com ele.
Mesmo puxando por ele, ele fica com uma onda sinusoidal quase perfeita, com pouca distorção harmônica .
Vale lembrar que a Mean Well e um dos melhores fabricantes de inversores de alta frequência.
E nos testes, a onda sinusoidal e melhor que a que recebemos da EDA.

E a explicação que dei das baterias! A respeito das reacção químicas junto aos bornes, e mesmo assim.

Podem-me trazer uma bateria, totalmente carregada, e eu ligo ao inversor, verão o que vai acontecer?

Quando digo totalmente carregada, sim totalmente, testada com um densimetro.
Já tentei isto tudo, mais que uma vez......

Mas quando digo, bateria descarregada! Vamos lá ver! Tudo depende da carga que colocarmos no inversor, tudo depende do potencial baterias, referente ao potencial de consumo inversor.
Por exemplo no voltimetro indica, bateria com 12,5 v, e há um pico! A bateria logo a seguir marca, 12 v, depois do pico volta aos 12,5 v. Isto explica bem o que disse a pouco.

Já tive horas com consumos na ordem dos 1800 w. Com cargas indutivas, na boa.
Só com 2 baterias estacionarias de 250 amperes cada.

Referente as recargas no controlador!
Tenho que ver melhor as configurações do outback referente aos estágios de carga!

Abraços.....
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

CrOhN Escreveu:A unica vantagem que vejo do condensador será mesmo num pico de arranque, e, mesmo assim, não pode ser um pico demorado, tipo de um motor. De resto, com cargas constantes, duvido que tenha utilidade.

Na minha opinião, com potências tão elevadas, não se deve utilizar 12V.

Pois é CrOhN realmente não fiquei muito convencido coma sua "explicação" sobre o capacitor!

Já trabalho com capacitores há muito, nas mais diversas aplicações, desde acumuladores de fontes chaveadas, filtros de rede, filtros eletrônicos, passa baixas, mudulador de pulsos, temporizadores em chips, por exemplo, na família ttl, etc etc.

Mas os capacitores, tb servem para uma coisa! (Controlador do Fator de Potência)

Já imaginaste fábricas, oficinas, com vários motores a trabalhar ao mesmo tempo, vários arranques de motores que, no arranque, tem um aumento de consumo várias vezes da nominal deles!

Que na verdade eles  só estão a consumir parte desta energia (energia ativa) ou energia de trabalho.
O resto da energias, a reativa, só serve para impulsionar a ativa.
Pode diminuir bastante se tivermos um bom banco de capacitores, diminuindo a demanda de eletrôes, que passaria no contador, e reduzindo a conta da luz ao fim do mês .

Infelizmente todos nós pagamos pela energia reativa, que não consumimos.
Há metodos para minimizar isto. Mas não vou entrar em pormenores....

Por exemplo, um americano equipou a sua carrinha, com 23000 watts de som.
Bem faz uma comparação,  o meu inversor e de 3000 watts, e preciso de grandes baterias, para dar de comer ao bicho.

Já viste as baterias que o tipo tinha que levar na carrinha, para 23000 watts?
Bem duvido que iria muito longe com este peso todo!

Aí é que entra os mega capacitores, ou em português condensadores, por acaso vi no projeto dele, tinha 2 baterias de 12v 100 amperes cada,  a potência em capacitores já não lembro bem! Mas deveriam ser mais de 20 F, já que cada F corresponde a 1000w.
Da para imaginar o tipo quando puxava pelos agudos, (alta frequência)  a corrente que passava por aquelos cabos! De loucos!!!!

E mais, até já fabricaram painéis solares, que não precisam de baterias, em cada célula fotovoltaica ha um pequeno capacitor, que acumula a sua energia, para ser usada a qualquer hora.

A respeito de um inversor de 12v só ser para pequenas produções, não é bem assim!
3000 w não é muito pouco!
Em termos de eficiência, o de 12 não faz muita diferença dos de 24v, pelo menos os da marca do meu.
Mas e claro os de 12v, tem várias desvantagens, requer uma fiação mais robusta, tem mas perdas por efeito jule, puxa mais pelas baterias , um sistema a 12v, o controlador suporta menos painéis, etc.

Se comprasse hoje um inversor claro que compraria com mais voltagem. Mais voltagem, menos amperagem.

Tb na altura não tinha ainda muito conhecimento sobre estes equipamentos.

Portanto, colocar um capacitor na entrada do inversor, ainda não foi posta de parte!

Bom Natal.
Imagem

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Emanuel, para quem puxa por "galões" acerca do seu conhecimento sobre condensadores, vir depois falar em usar condensadores para correção de factor de potência em AC, como se a analogia fosse similar ao teu problema em DC, fica-te um pouco mal.

Depois, a ainda dizes que o condensador do americano é puxado quando puxa pelos agudos!?

Eu fui bem claro naquilo que disse. Falaste em 3F, eu disse que não acreditava em beneficios práticos com este condensador, agora dizes-me que o gajo utiliza de 20F em som. Eu volto a dizes, o condensador dá-se bem em picos curtos, picos de arranque não são normalmente tão curtos, e pioram com o aumento de potência. Já tiveste a oportunidade de visualizar os picos de consumo com um osciloscópio??

Sugiro que, antes de investires no dito condensador, peças um emprestado para fazeres testes. Até pode ser que resolva, não sei...

E claro, quando falei no evitar o uso dos 12V, é claro que o inconveniente é a corrente, com todos os inconvenientes associados.

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am

Mensagem por Esteves »

Bem eu de condensadores não "entendo nada"....

Mas desta parte entendo eu :
Se comprasse hoje um inversor claro que compraria com mais voltagem. Mais voltagem, menos amperagem.
Mais voltagem menos amperagem, claro menos esforço na bateria, então 1000W a 12V = 83.3 Ap, 1000W a 24V = 41.6 Ap, 1000W a 48V = 20.8 Ap. aqui sim será um ponto intermedio e o ideal, é caro sim, mas para quem tem 4 baterias ligadas em paralelo se as ligar em serie ganha muitos mais.
Sobe a tenção, mas baixa a corrente.

Eu mais ano menos ano vai ser os 48V

Bom Natal
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Pois mas os equipamentos para 48 v deve de ser uma pipa de massa. não ? Ou e semelhante aos de 24 v .
Live long and prosper!

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

CrOhN Escreveu:Emanuel, para quem puxa por "galões" acerca do seu conhecimento sobre condensadores, vir depois falar em usar condensadores para correção de factor de potência em AC, como se a analogia fosse similar ao teu problema em DC, fica-te um pouco mal.

Depois, a ainda dizes que o condensador do americano é puxado quando puxa pelos agudos!?

Eu fui bem claro naquilo que disse. Falaste em 3F, eu disse que não acreditava em beneficios práticos com este condensador, agora dizes-me que o gajo utiliza de 20F em som. Eu volto a dizes, o condensador dá-se bem em picos curtos, picos de arranque não são normalmente tão curtos, e pioram com o aumento de potência. Já tiveste a oportunidade de visualizar os picos de consumo com um osciloscópio??

Sugiro que, antes de investires no dito condensador, peças um emprestado para fazeres testes. Até pode ser que resolva, não sei...

E claro, quando falei no evitar o uso dos 12V, é claro que o inconveniente é a corrente, com todos os inconvenientes associados.
Não vale a pena ficares chateado!!!

Respeito a tua opinião! Quem sabe se tens razão!
Sei Bem as diferenças de corrente AC\DC relativamente aos capacitores.

Infelizmente o meu osciloscópio avariou e não tem reparação, e o dinheiro tá curto para comprar um novo.

Ainda por cima agora depois do meu investimentos nas alternativas.

Mais uma vez! Bom Natal........
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Esteves Escreveu:Bem eu de condensadores não "entendo nada"....

Mas desta parte entendo eu :
Mais voltagem menos amperagem, claro menos esforço na bateria, então 1000W a 12V = 83.3 Ap, 1000W a 24V = 41.6 Ap, 1000W a 48V = 20.8 Ap. aqui sim será um ponto intermedio e o ideal, é caro sim, mas para quem tem 4 baterias ligadas em paralelo se as ligar em serie ganha muitos mais.
Sobe a tensão, mas baixa a corrente.

Eu mais ano menos ano vai ser os 48V

Bom Natal
Pois é Esteves.

O problema e ter que gastar mais dinheiro...
Tb tinha grandes planos para a minha nova estrutura para painéis, já com seguidor e tudo, e adicionar mais 4 painéis de 235w.

Vamos lá ver se ultrapassamos está crise!

Bom Natal Amigo, e para tua família Tb.
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

visitante2 Escreveu:Pois mas os equipamentos para 48 v deve de ser uma pipa de massa. não ? Ou e semelhante aos de 24 v .
Boas visitante2!

Não é por aí!
Umas sim outras não..... por exemplo o meu inversor, custou o mesmo preço que o de 24v.

Bom Natal Amigo, família Tb.......
Imagem

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am

Mensagem por Esteves »

Pois a crise é que é nossa inimiga.

Eu assim que possa vou alterar o meu seguidor para levar mais 2 painéis, mas como o meu espaço virado ao sol é pouco vou-me basear neste seguidor, julgo que é o mais adequado para o meu sitio, só se pé de suporte vai ter +/- 5 metros de altura.
Imagem
Imagem
Imagem

Mas se no teu caso tiveres área livre julgo que este sistema é o mais em conta, pena eu não ter condições para ele, se não era este mesmo.

Imagem

Bom Natal
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Esteves Escreveu:Pois a crise é que é nossa inimiga.

Eu assim que possa vou alterar o meu seguidor para levar mais 2 painéis, mas como o meu espaço virado ao sol é pouco vou-me basear neste seguidor, julgo que é o mais adequado para o meu sitio, só se pé de suporte vai ter +/- 5 metros de altura.
Imagem
Imagem
Imagem

Mas se no teu caso tiveres área livre julgo que este sistema é o mais em conta, pena eu não ter condições para ele, se não era este mesmo.

Imagem

Bom Natal
Bom o sistema que estava a pensar a construir! E mais parecido com da primeira foto, com moto-redutor, e não com motores de parabolicas, apesar de ser um equipamento caro, não tem nada a ver!

Isto das alternativas, e um vício! Estamos sempre a querer mais..... pelo menos e um vício, que nós dá algum retorno.
Já imaginaste ficarmos independentes da EDA! Aí EDP, era uma maravilha......

Um pé com 5m de altura!!!!!! Enorme!!!!

Mas tu e que irias construir a estrutura?

Ou era já tudo comprado feito, depois só montar?

Abraço......
Imagem

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”