Seria interessante contabilizar efetivamente o que produz em Kw pela solar e depois fazer também uns graficos...Emanuel Couto Escreveu:Ultima factura luz....
Bom Natal..........![]()
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cumprimentos
Seria interessante contabilizar efetivamente o que produz em Kw pela solar e depois fazer também uns graficos...Emanuel Couto Escreveu:Ultima factura luz....
Bom Natal..........![]()
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Boas !!!! Já estou a tratar disto.pnunes Escreveu:Seria interessante contabilizar efetivamente o que produz em Kw pela solar e depois fazer também uns graficos...Emanuel Couto Escreveu:Ultima factura luz....
Bom Natal..........![]()
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cumprimentos
pnunes Escreveu:e é para quê o condensador??
pnunes Escreveu:bem!!! basicamente a bateria dá indicação de descarregada porque na realidade ou não está devidamente carregada ou não está em boas condições.
uma bateria estacionária está vocacionada para descargas rápidas, obedece é a tabela de valores de dascarga referidas na especificação técnica.
Nas bateria com manutenção, ou daquelas que tem tampinhas onde se repoem o acido é facil verse está devidamente carregada, para isso basta medir a densidade do eletrolito com um densimetro que normalmente está no valor de 1,24kg/L á temperatura de 20ºC
delembrar que uma bateria dessas para estar devidamente carregada deve estar mais de 24h em plena carga, o que na maioria das vezes não acontece, o que quer dizer que o eletrolito não está com essa densidade e a resposta da bateria não é boa.
espero ter ajudado
em relação ao condensador! é para esquecer completamente, só vai piorar!
posso é dar uma dica:
para que os controladores que estão a monitorizar a tensão Dc do sistema não atuem instantaneamente e mandem desligar o sistema obrigando a fazer bypass coloca-se um temporizador de X minutos.
Assim a carga violente entra e mantem-se pelo inversor durante o tempo suficiente até que abrande, se o valor de tensão dc se mantiver baixo aí sim ele fara bypass.
por exemplo estes que são os que eu utilizo:
http://www.gepowercontrols.com/es/resou ... h_2010.pdf
cumprimentos
Viva,Emanuel Couto Escreveu:pnunes Escreveu:bem!!! basicamente a bateria dá indicação de descarregada porque na realidade ou não está devidamente carregada ou não está em boas condições.
uma bateria estacionária está vocacionada para descargas rápidas, obedece é a tabela de valores de dascarga referidas na especificação técnica.
Nas bateria com manutenção, ou daquelas que tem tampinhas onde se repoem o acido é facil verse está devidamente carregada, para isso basta medir a densidade do eletrolito com um densimetro que normalmente está no valor de 1,24kg/L á temperatura de 20ºC
delembrar que uma bateria dessas para estar devidamente carregada deve estar mais de 24h em plena carga, o que na maioria das vezes não acontece, o que quer dizer que o eletrolito não está com essa densidade e a resposta da bateria não é boa.
espero ter ajudado
em relação ao condensador! é para esquecer completamente, só vai piorar!
posso é dar uma dica:
para que os controladores que estão a monitorizar a tensão Dc do sistema não atuem instantaneamente e mandem desligar o sistema obrigando a fazer bypass coloca-se um temporizador de X minutos.
Assim a carga violente entra e mantem-se pelo inversor durante o tempo suficiente até que abrande, se o valor de tensão dc se mantiver baixo aí sim ele fara bypass.
por exemplo estes que são os que eu utilizo:
http://www.gepowercontrols.com/es/resou ... h_2010.pdf
cumprimentos
Boas!!!!!
Não percebi porque o capacitor só iria piorar!
Mas vamos ao que realmente interessa! Baterias.
Para ser mesmo sincero, não percebi a dica que me deste!
Vamos lá por partes!
A noite desliguei o inversor, com as baterias com 11.6 v .
E no dia seguinte, digamos que decido que só volto a ligar o inversor, quando as baterias estiverem 100% carregadas.
E digamos que é um dia com muita radiação, e os painéis estão no seu máximo .
Por norma, o meu inversor com a tensão acima de 13,5 v, da erro, e desliga-se.
Portanto quando o inversor estiver ligado, a tensão, nunca pode estar acima disso.
Mas como o inversor está desligado, e só pretendo liga-lo só quando as baterias tiverem 100%.
Aumento a tensão no outback para 14,6 ou 15 v.
Mas ao cabo de poucas horas, as baterias já atingiram esta tensão, e o outback começa a cortar.
Claro que as baterias ainda não estão totalmente carregadas.
Nesta altura se ligo o inversor, e claro que a tensão desce, e o outback começa a injetar corrente.
Que fazer numa situação destas?
Abraço.
pnunes Escreveu:Viva,Emanuel Couto Escreveu:pnunes Escreveu:bem!!! basicamente a bateria dá indicação de descarregada porque na realidade ou não está devidamente carregada ou não está em boas condições.
uma bateria estacionária está vocacionada para descargas rápidas, obedece é a tabela de valores de dascarga referidas na especificação técnica.
Nas bateria com manutenção, ou daquelas que tem tampinhas onde se repoem o acido é facil verse está devidamente carregada, para isso basta medir a densidade do eletrolito com um densimetro que normalmente está no valor de 1,24kg/L á temperatura de 20ºC
delembrar que uma bateria dessas para estar devidamente carregada deve estar mais de 24h em plena carga, o que na maioria das vezes não acontece, o que quer dizer que o eletrolito não está com essa densidade e a resposta da bateria não é boa.
espero ter ajudado
em relação ao condensador! é para esquecer completamente, só vai piorar!
posso é dar uma dica:
para que os controladores que estão a monitorizar a tensão Dc do sistema não atuem instantaneamente e mandem desligar o sistema obrigando a fazer bypass coloca-se um temporizador de X minutos.
Assim a carga violente entra e mantem-se pelo inversor durante o tempo suficiente até que abrande, se o valor de tensão dc se mantiver baixo aí sim ele fara bypass.
por exemplo estes que são os que eu utilizo:
http://www.gepowercontrols.com/es/resou ... h_2010.pdf
cumprimentos
Boas!!!!!
Não percebi porque o capacitor só iria piorar!
Mas vamos ao que realmente interessa! Baterias.
Para ser mesmo sincero, não percebi a dica que me deste!
Vamos lá por partes!
A noite desliguei o inversor, com as baterias com 11.6 v .
E no dia seguinte, digamos que decido que só volto a ligar o inversor, quando as baterias estiverem 100% carregadas.
E digamos que é um dia com muita radiação, e os painéis estão no seu máximo .
Por norma, o meu inversor com a tensão acima de 13,5 v, da erro, e desliga-se.
Portanto quando o inversor estiver ligado, a tensão, nunca pode estar acima disso.
Mas como o inversor está desligado, e só pretendo liga-lo só quando as baterias tiverem 100%.
Aumento a tensão no outback para 14,6 ou 15 v.
Mas ao cabo de poucas horas, as baterias já atingiram esta tensão, e o outback começa a cortar.
Claro que as baterias ainda não estão totalmente carregadas.
Nesta altura se ligo o inversor, e claro que a tensão desce, e o outback começa a injetar corrente.
Que fazer numa situação destas?
Abraço.
vamos por partes, subscrevo a opinião do Crohn,
o inversor se dá erro e se desliga aos 13.5v está mal, deve estar com settings incorretos, ele tem que aceitar pelo menos até 15V.
Outra coisa é não ser necessário andar sempre a ajustar o outback, ele tem pelo menos dois parametros de tensão precisamente para dar uma carga rapida a bateria, é a chamada carga de reforço, ele começa a carregar em rebulk depois passa para o boost charge e depois floating esses parametros devem ser ajustados consoante a bateria em causa.
Em relação ao temporizador acoplado ao sistema de monitorização serve para evitar que o sistema esteja sempre a fazer bypass quando entra uma carga violenta (eu não sei se esse inversor tem bypass automatico incorporado ou se é feito exteriormente) em qq dos dois casos a situação será a mesma, dar longevidade ao equipamento.
Não esquecer que por muito boa que seja a bateria é como o Crohn diz... sistemas de 12V só para situações de muito baixa potencia, para sistemas assim robustos no minimo 24 e mesmo assim...
eu estou seriamente a pensar passar o meu para 48V.
qq coisa estou ao dispôr para esclarecer
CrOhN Escreveu:A unica vantagem que vejo do condensador será mesmo num pico de arranque, e, mesmo assim, não pode ser um pico demorado, tipo de um motor. De resto, com cargas constantes, duvido que tenha utilidade.
Na minha opinião, com potências tão elevadas, não se deve utilizar 12V.
Mais voltagem menos amperagem, claro menos esforço na bateria, então 1000W a 12V = 83.3 Ap, 1000W a 24V = 41.6 Ap, 1000W a 48V = 20.8 Ap. aqui sim será um ponto intermedio e o ideal, é caro sim, mas para quem tem 4 baterias ligadas em paralelo se as ligar em serie ganha muitos mais.Se comprasse hoje um inversor claro que compraria com mais voltagem. Mais voltagem, menos amperagem.
Não vale a pena ficares chateado!!!CrOhN Escreveu:Emanuel, para quem puxa por "galões" acerca do seu conhecimento sobre condensadores, vir depois falar em usar condensadores para correção de factor de potência em AC, como se a analogia fosse similar ao teu problema em DC, fica-te um pouco mal.
Depois, a ainda dizes que o condensador do americano é puxado quando puxa pelos agudos!?
Eu fui bem claro naquilo que disse. Falaste em 3F, eu disse que não acreditava em beneficios práticos com este condensador, agora dizes-me que o gajo utiliza de 20F em som. Eu volto a dizes, o condensador dá-se bem em picos curtos, picos de arranque não são normalmente tão curtos, e pioram com o aumento de potência. Já tiveste a oportunidade de visualizar os picos de consumo com um osciloscópio??
Sugiro que, antes de investires no dito condensador, peças um emprestado para fazeres testes. Até pode ser que resolva, não sei...
E claro, quando falei no evitar o uso dos 12V, é claro que o inconveniente é a corrente, com todos os inconvenientes associados.
Pois é Esteves.Esteves Escreveu:Bem eu de condensadores não "entendo nada"....
Mas desta parte entendo eu :Mais voltagem menos amperagem, claro menos esforço na bateria, então 1000W a 12V = 83.3 Ap, 1000W a 24V = 41.6 Ap, 1000W a 48V = 20.8 Ap. aqui sim será um ponto intermedio e o ideal, é caro sim, mas para quem tem 4 baterias ligadas em paralelo se as ligar em serie ganha muitos mais.Se comprasse hoje um inversor claro que compraria com mais voltagem. Mais voltagem, menos amperagem.
Sobe a tensão, mas baixa a corrente.
Eu mais ano menos ano vai ser os 48V
Bom Natal
Boas visitante2!visitante2 Escreveu:Pois mas os equipamentos para 48 v deve de ser uma pipa de massa. não ? Ou e semelhante aos de 24 v .
Bom o sistema que estava a pensar a construir! E mais parecido com da primeira foto, com moto-redutor, e não com motores de parabolicas, apesar de ser um equipamento caro, não tem nada a ver!Esteves Escreveu:Pois a crise é que é nossa inimiga.
Eu assim que possa vou alterar o meu seguidor para levar mais 2 painéis, mas como o meu espaço virado ao sol é pouco vou-me basear neste seguidor, julgo que é o mais adequado para o meu sitio, só se pé de suporte vai ter +/- 5 metros de altura.
Mas se no teu caso tiveres área livre julgo que este sistema é o mais em conta, pena eu não ter condições para ele, se não era este mesmo.
Bom Natal