Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

_rapt0r_ Escreveu:Ermesinde fica perto de Guimarães.. e sim, já recorri aos serviços da interflexo e fiquei super satisfeito..
Obrigado _rapt0r_.

MVS, a Interflexo trabalha com veículos de particulares? Se sim, podes enviar o endereço e contacto, por MP?
Na Net fiquei na dúvida se a Interflexo que me surgiu (automação), é a mesma de que falamos.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por MVS »

Sim, trabalhamos com veículos particulares e também na área da automação industrial.

Enviei MP com o endereço.
Imagem

joaovt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm

Mensagem por joaovt »

_rapt0r_ Escreveu:O melhor deveria ser levares a scooter ao Jorge.. 1a coisa é 1a revisão, outra coisa é procurares a fonte de 1 problema sabendo quando é que o mesmo é originado..

Joaovt quando é q vens tomar 1 cafe com o pessoal aqui do norte? É que já andas a mt tempo no forum a pesquisar motas e nem sequer tens curiosidade em experimentar 1a.. Assim até pareces que és 1 heteronimo..
Olá, é caso para se combinar, de mês a mês é normal passar pelo Porto. Tive no de Coimbra. Quando houver qualquer coisa digam.

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

Novidades...

1) A lâmpada de LED de um dos faróis já deixou de funcionar, após poucos meses de uso. Já contactei o Jorge Rocha, que imediatamente se disponibilizou para a substituir em garantia. Mas como não me é fácil levar lá a Lady novamente, terei de esperar que ele venha para os lados de cá.

2) Quando levo o meu filho de 16 anos como pendura, nos solavancos (ainda que ligeiros) da estrada, a Lady cede, faz um ruído seco, e até trava. Algo momentâneo, pois logo recupera a sua posição normal. Não sendo mecânico, desconfio que provavelmente são os amortecedores de trás a queixarem-se, pois apresentam-se algo sujos de óleo, embora nada de mais (não é sujidade de esguicho). Uma despesa a ter em perspectiva para breve, parece-me...

3) Com as últimas chuvas ocorridas em Guimarães, aguçou-se-me a curiosidade de ir ver que pneus tinha na scooter (um chinês à frente e um Continental ContiTwist atrás), e de ir procurar informação sobre pneus na Net. Isto porque apesar de ter passado todo o Inverno passado com estes pneus, e de a estrada molhada ser manteiga (em curva, e até mesmo em alcatrão), considerava este um facto normal e que a única forma de o resolver era reduzir (muito) a velocidade e ficar mais atento que nunca. Ainda assim, passei por alguns sustos... Se é verdade que estrada molhada será sempre mais perigosa que seca, também parece ser verdade que os pneus interferem em muito na segurança de condução. Li em fóruns opiniões que indicavam pneus como Pirelli Diablo Scooter e Dunlop ScootSmart como dos melhores para estrada molhada. Em terceira escolha, aparecem os Michelin City Grip (uma confusão de modelos). Nos Pirelli não encontrei representante em motos, em Guimarães, nas oficinas onde fui. Nos Dunlop, o preço que me indicaram foi de 110€ com montagem incluída, para os pneus fr+tr. Deixo aqui uma pergunta aos membros com experiência: vale a pena substituir o Continental traseiro pelo Dunlop, ou a vossa experiência diz-vos que não compensa em segurança?

4) Por vezes a Lady não arranca, quando parada em semáforos ou após estacionamento. Verifiquei que é o sensor do travão que impede o motor de trabalhar, pois quando mexo na manete esquerda e acelero de seguida, a Lady já responde bem. Menos mal, resolve-se, mas num semáforo corro o risco de algum carro mais precipitado me acertar por trás, ou acertar-lhe eu se a scooter descair o suficiente...

5) Vou ter de adiar por algum tempo, em princípio, a reparação do mau contacto que relatei há umas semanas atrás, e que obriga a reiniciar a aceleração no punho, após alguns solavancos. Pelo menos até aqui, tem bastado isso. Espero que não se agrave e acabe por desligar mesmo a Lady...

6) Há pouco tempo atrás, substitui os calços de travão da frente, pois já faziam ruído metálico.

Redes Sociais

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

Deste primeiro ano com a Lady, fico com algumas conclusões:

1) Por cada meio ano de utilização, gasto de electricidade cerca de 35€ de electricidade, já com IVA, usando a scooter basicamente nos dias de trabalho, e fazendo cerca de 25 kms diários. 70€ ao ano, sensivelmente. Excelente! :)

2) Foram algumas centenas de euros o que já gastei para reparar anomalias que surgiram na scooter, em boa parte por ser uma viatura em segunda mão, mas também para ficar com a qualidade que acho que deve ter para as deslocações durante todo o ano. A isto juntam-se os gastos obrigatórios de material extra scooter mas a ela associado (capacetes, casacos, luvas, equipamentos de chuva, etc.). Espero que nos anos seguintes este tipo de despesas venha a reduzir em muito.

Mas fico com a sensação que ou a Lady tinha muitos mais kms do que o antigo dono indicava, e lembro-me que este deu a informação ao Jorge Rocha de que a bicha do conta-kms estava avariada e tinha parado nos 5500 kms mas que poucos mais teria feito (??), ou então sou eu que estou com azar e as avarias derivam da frágil estrutura da scooter, e que deveria ter optado por uma mais resistente, com mais corpo, para enfrentar melhor o tipo de estradas que tenho de usar. Estou-me a lembrar, por exemplo, do possível problema nos amortecedores de trás. Um peso de 115 kgs no total dos dois ocupantes não deveria colocar problemas nos amortecedores, a não ser que estes já tivessem muito uso (digo eu)... E porque razão a scooter teve de levar um pneu novo atrás quando a comprei (colocado gratuitamente pelo Jorge Rocha) e o pneu chinês da frente aparentava estar novo, se só tinha pouco mais de 5500kms, e quando eu num ano inteiro de utilização diária, com tantos ou mais do que esses kms já feitos por mim, não vejo grande desgaste nos pneus desde então? Note-se que estou a pensar em trocar de pneus para ter segurança acrescida, e não porque os actuais estejam desgastados.

Dou razão aos que me aconselharam inicialmente, aqui no fórum, a optar pela compra de uma máquina mais robusta e nova. Teria valido a pena. Por outro lado, a minha falta de experiência em usar moto, pois nunca o tinha feito, e os preços altos proibitivos para quem ia fazer algo totalmente novo e sem garantias de que iria adaptar-se a este tipo de locomoção tão diferente de conduzir um carro, diziam-me para ir com calma e comprar algo mais barato para ver no que ia dar. Se calhar, com preços mais altos, já nem me metia a coisa nenhuma, e ainda andava de CI... Só com esta experiência adquirida é que já me é possível perceber que esta locomoção veio para ficar, e que a aposta deveria ter sido mais forte. Em resumo, fiz bem em ser cauteloso, embora agora tenha de aguentar com o que tenho, até haver possibilidade de trocar por algo mais robusto.

Redes Sociais

labutess
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Mensagem por labutess »

Todos evoluímos com a experiência da vida,o meu primeiro Ve fui uma quase scooter , muito inferior á tua mota,ainda andei nela perto de 1 ano, com grandes limitações devido ao fraco veículo que é,
Mas aprendi muito sobre estes veículo e evolui para algo melhor e estou muito contente com percurso
De certeza que tb vais evoluir para melhor e o passado fica de recordações e experiência adquirida.
Boa sorte

_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Mensagem por _rapt0r_ »

A minha breco também partiu o cabo do conta kilometros aos 5000Km e estava com um aspecto de muito mais velha.. devido a fraca qualidade dos materiais.. depois foi para o Jorge e decidimos por o conta kilometros nos 10000KM (devia ter uns 8000/9000km) depois da intervenção ficou bem melhor e mais resistente..

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

rcardoso Escreveu:... Se calhar, com preços mais altos, já nem me metia a coisa nenhuma, e ainda andava de CI... Só com esta experiência adquirida é que já me é possível perceber que esta locomoção veio para ficar, e que a aposta deveria ter sido mais forte. Em resumo, fiz bem em ser cauteloso, embora agora tenha de aguentar com o que tenho, até haver possibilidade de trocar por algo mais robusto.
Após ler isto... digo, que a aposta foi a acertada!!

Sempre o disse em tempos "antigos" por aqui, que a marca X ou Y ou até a A, são boas, desde que sirvam na plenitude a quem as usa. No teu caso se o comprar algo mais caro não te iria trazer para esta mobilidade, e esta o fez.... Foi mais que a aposta certa ;) agora que sabes o que é "isto" leia-se o mundo dos VE's, o futuro nunca se sabe ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

rcardoso Escreveu:(...) Li em fóruns opiniões que indicavam pneus como Pirelli Diablo Scooter e Dunlop ScootSmart como dos melhores para estrada molhada. Em terceira escolha, aparecem os Michelin City Grip (uma confusão de modelos). Nos Pirelli não encontrei representante em motos, em Guimarães, nas oficinas onde fui. Nos Dunlop, o preço que me indicaram foi de 110€ com montagem incluída, para os pneus fr+tr. Deixo aqui uma pergunta aos membros com experiência: vale a pena substituir o Continental traseiro pelo Dunlop, ou a vossa experiência diz-vos que não compensa em segurança?
Sobre os pneus, há sugestões?

Redes Sociais

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Bom mesmo a propósito.
Acabei de trocar novamente o pneu traseiro.
O pneu traseiro fez 12 mil km e era um Michelin.
Ainda durava mais um pouco mas como substitui uns casquilhos de suspensão mudei.
Eu gostei muito do pneu em molhado e seco.
Tem agora um Bridgestone que ainda não testei.

Quanto ao resto não considero despesas que teve na sua mota. Mas investimento na segurança e durabilidade da mesma. Para que possa andar descansado.
Se eu lhe dissesse quanto investi na minha... Lol
Live long and prosper!

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

bem quanto a pneus's só tive os que vinham de origem nas Vx e agora os Diablo.... E sem duvida não consigo falar mal deles :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Mensagem por luismoura »

rcardoso Escreveu:Deste primeiro ano com a Lady, fico com algumas conclusões:

Dou razão aos que me aconselharam inicialmente, aqui no fórum, a optar pela compra de uma máquina mais robusta e nova. Teria valido a pena. Por outro lado, a minha falta de experiência em usar moto, pois nunca o tinha feito, e os preços altos proibitivos para quem ia fazer algo totalmente novo e sem garantias de que iria adaptar-se a este tipo de locomoção tão diferente de conduzir um carro, diziam-me para ir com calma e comprar algo mais barato para ver no que ia dar. Se calhar, com preços mais altos, já nem me metia a coisa nenhuma, e ainda andava de CI... Só com esta experiência adquirida é que já me é possível perceber que esta locomoção veio para ficar, e que a aposta deveria ter sido mais forte. Em resumo, fiz bem em ser cauteloso, embora agora tenha de aguentar com o que tenho, até haver possibilidade de trocar por algo mais robusto.
A tua situação é exactamente igual a minha. Como já disse antes, também comprei a minha mota sem ter qualquer experiência neste tipo de veículos, e tal como tu, comprar algo novo também estaria fora de questão devido aos preços. E tal como tens feito (e como o MRider afirmou), também tenho feito melhorias na minha mota (iBMS, CB, luzes led 2ºCarregador entre outras pequenas coisas) que me custaram cerca de 1100€. Já conseguir "recuperar" esse valor nos cerca de 13.000km eléctricos que fiz. Sinceramente não acho que seja dinheiro mal investido... custou-me bem mais gastar cerca de 2200€ no meu CI na oficina em pouco mais de ano e meio(antes de ter a mota, nao voltou a oficina depois de comprar a mota e esta passar a ser o veiculo do dia a dia)...

jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm

Mensagem por jasmim »

Eu troquei há pouco dunlop por pirelli diablo. Recomendo!
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

Agradeço a todos as sugestões e partilha de experiências.

jasmim, os Dunlop que refere eram os ScootSmart? E nota que os Pirelli Diablo Scooter são melhores em estrada molhada?

Redes Sociais

jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm

Mensagem por jasmim »

Sim, eram os scootsmart. Em relação ao piso molhado não te sei especificar, nunca ando. :)
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Os diablo acho que não tem para a medida das chinesas
Live long and prosper!

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

MRider Escreveu:Os diablo acho que não tem para a medida das chinesas
:shock: 120/70 12? De certeza? Vou averiguar. Mas falta-me saber se têm alguma oficina/agente em Guimarães. Durante a semana vou ir a mais algumas oficinas, para tentar.

Redes Sociais

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Os Diablo definitivamente os melhores para o piso molhado ou seco os que mais me inspiram confiança...

Tenho michelin por má escolha a frente e é o primeiro a querer fugir quando o Diablo parece que tem cola!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

Agradeço as sugestões recebidas. :)

Encomendei o conjunto de pneus Diablo Scooter. Agora é aguardar que eles cheguem e colocar-los.

De certeza que já poderei encarar o novo Inverno com mais segurança.

Redes Sociais

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

Estive na hora de almoço a analisar os amortecedores traseiros da Lady (scooter). :roll:

Um colega de trabalho, bem mais alto e pesado do que eu, sentou-se na scooter e abanou-a bem, para ver se havia algum problema com os amortecedores. Mas, aparentemente, nada de anormal vem daí, com excepção de alguma (pouca) sujidade do que parece ser óleo.

Agora fico sem saber o que será que me trava a scooter e faz o tal ruído que mencionei anteriormente, pois isso só acontece quando levo o meu filho como pendura. Sente-se como se algo estivesse a forçar a roda de trás a parar. Algo momentâneo nos solavancos, pois depois regressa ao normal. Até ao solavanco seguinte...

Alguém tem ideia do que possa ser?

Redes Sociais

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”