Isolar sótão.

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

pessoal, primeiro o meu obrigado pela vossa celeridade nas respostas.

itisix, a manobra da roldana já tinha percebido, o problema é que não posso passar o fio por cima da vigota pois a passagem está tapada pelo esferovite terei que arranjar outra alternativa, talvez um género de cavalete por baixo.

acho que a melhor opção passará mesmo pela vossa ideia de conseguir marcar os limites da vigota ao corrido, para efectuar o furo de todo o conjunto de uma só vez (basta apenas um furo inicial para prender o material e depois trabalhar mais à vontade)

loadedlouie
penso que não perdias nada em dar tratamento para o bicho nessa madeira, nem que fosse só uma demão.
a questão das janelas, concordo com o ferra, parece ser um trabalho algo complicado...deves analisar bem esta situação.

ferra

não sei se o silicone será boa opção (€€€€€) e não sei se terá força para suportar a placa.

vou ver se consigo nos próximos dias e na prática, arranjar uma solução.

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

cimento: acho que o "cavalete" será a melhor solução. esqueci-me do esferovite.

silicone não digo, mas cola de contacto até dava. o pior é que tinhas de aplicar, pressionar na cola, esperar uns 10 minutos e colocar no sítio. demora muito para o efeito que é.
tens uma haste de pintar telescópica? se tiver altura até dá, ou metes uns tijolos no chão, abres e pressionas no sítio da placa. mas só com 2 braços é obra.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

o silicone segura na boa isso, garanto! a cola não serve pois não tem altura para vencer as irregularidades, o silicone tem.
basta aplicar pontos nas vigas, não é preciso ser corrido, deste modo um tubo dá para varias placas. o problema é mesmo os €€€. no meu trabalho uso wurth mas há mais barato, não sei é se tem as mesmas caracteristicas de aderência.

lembrei-me de outra forma de segurar e disfarçar as juntas das placas. que tal fazer como se fosse um tecto falso? é só usar perfis de aluminio ou outro, em t e em l e deste modo resolvia dois problemas, o de fixar e o das juntas. mete o l no inicio, depois a placa e quando chegar a fase de colocar o t a placa já tem um lado fixo (o do l). deste modo 2 braços já devem chegar!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Joma
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta ago 27, 2009 11:36 pm

Mensagem por Joma »

olá a todos.
embora nunca tenha participado tenho acompanhado o fórum desde maio.
pretendo isolar o meu de forma semelhante à do cimento, quem felicito pela obra e pela descrição que tem feito (muito bom). já mandei instalar duas janelas e neste momento estou a colocar floormate 200 entre as vigotas de betão. ainda pretendo instalar roofmate por baixo das vigotas para eliminar as pontes térmicas. mais tarde gostaria de colocar lambrim, e pelo que o cimento utiliza parafusos.
gostaria de saber que parafusos são e onde se podem adquirir?
como são feitos os furos nas vigotas? é fácil?
cumprimentos a todos e bons trabalhos.

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

joma Escreveu:olá a todos.
embora nunca tenha participado tenho acompanhado o fórum desde maio.
pretendo isolar o meu de forma semelhante à do cimento, quem felicito pela obra e pela descrição que tem feito (muito bom). já mandei instalar duas janelas e neste momento estou a colocar floormate 200 entre as vigotas de betão. ainda pretendo instalar roofmate por baixo das vigotas para eliminar as pontes térmicas. mais tarde gostaria de colocar lambrim, e pelo que o cimento utiliza parafusos.
gostaria de saber que parafusos são e onde se podem adquirir?
como são feitos os furos nas vigotas? é fácil?
cumprimentos a todos e bons trabalhos.
olá joma e bem vindo

fizeste bem em escolher o floormate 200 para o espaço entre as vigotas, é melhor opção que o esferovite se bem que mais€€€ e mais trabalhoso.

os parafusos são "normais" do género da foto, e podes adquirir em qualquer drogaria/superficie comercial (bem mais caros), os meus são de 6mm diâmetro e acho que 80mm (não me lembro bem ) comprimento.

os furos na vigota são feitos com berbequim normal (modo martelo), e contrariamente ao que eu pensava até nem custa muito convém é ter uma broca razoável.

qualquer coisa dispõem que o pessoal daqui é impec e está sempre pronto a ajudar

já agora, não tens umas fotos para o pessoal ver ?
Anexos
MA_1837-3952__V1_PH.jpg
MA_1837-3952__V1_PH.jpg (10.64 KiB) Visto 5248 vezes

luismalt
Membro
Membro
Registado: domingo ago 30, 2009 12:24 pm

Mensagem por luismalt »

boas,
acabei de me registar, mas já há algum tempo, tal como o joma, acompanho o v/ forum.
vou iniciar-me, agora, no isolamento de um sótão e necessito de algumas dicas vossas.

- onde comprar, a que preço e quais as melhores medidas do wallmate para isolar entre as vigotas ? atendendo claro ao custo/beneficio.
- um silicone cola é suficiente para tapar as aberturas que ficam entre as vigotas e o wallmate, ficando bem isolado para ventos, calor e frio ?
- qual o utensílio que utilizaram para cortar as placas de wallmate ?
- quantas horas/m2 demoraram para fazer a colocação/corte/aplicação deste wallmate entre vigotas? só para ter uma noção de quanto tempo vou gastar.

obrigado desde já.
fico a aguardar as vossas respostas.
cptos,
ps: boas dicas cimento, continua.

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

luismalt Escreveu:boas,
acabei de me registar, mas já há algum tempo, tal como o joma, acompanho o v/ forum.
vou iniciar-me, agora, no isolamento de um sótão e necessito de algumas dicas vossas.

- onde comprar, a que preço e quais as melhores medidas do wallmate para isolar entre as vigotas ? atendendo claro ao custo/beneficio.
- um silicone cola é suficiente para tapar as aberturas que ficam entre as vigotas e o wallmate, ficando bem isolado para ventos, calor e frio ?
- qual o utensílio que utilizaram para cortar as placas de wallmate ?
- quantas horas/m2 demoraram para fazer a colocação/corte/aplicação deste wallmate entre vigotas? só para ter uma noção de quanto tempo vou gastar.

obrigado desde já.
fico a aguardar as vossas respostas.
cptos,
ps: boas dicas cimento, continua.
bem vindo luismat

o wallmate podes comprar em qualquer superficie comercial, qua já concluímos que é mais caro, mas o melhor que fazes é pesquisar outros locais e pedir orçamentos.
o silicone para as juntas não acho boa ideia porque não tem muito poder de enchimento, o melhor é mesmo espuma de poliuretano, aquilo amarelo junto ao esferovite e que vês nas minhas fotos .
para cortar o wallmate, qualquer boa faca faz esse trabalho. quanto ao tempo necessário, depende de muitos factores, das horas que vais trabalhar (part-time/full time ), se sozinho, se tens o material todo, se já tens a a estratégia definida....

só mais uma coisa, não te esqueças que se só vais por o isolamento entre as vigotas, não é a mesma coisa do que pores por baixo, pois vais ficar com pontes térmicas (vigotas). o isolamento entre as vigotas atenua o frio/calor mas não é o mesmo que por por baixo...

bons trabalhos

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

pois é, outra ida ao sotão e mais uma peça no puzzle.

lá coloquei mais uma ou outra placa e aquilo é que foi inventar...

tentei de olho e não dá mesmo, após dois furos falhados resolvi não ir pelo olho. o melhor que consegui foi prender um fio ao inicio da vigota, colocar a placa e correr o fio por baixo da placa de forma a encontrar o meio da vigota, foi o que resultou melhor, mas o tempo dispendido é enorme
ainda vou voltar a experimentar a solução que efectuei inicialmente, furar directamente a ripa até à vigota e depois colocar parafusos e pressionar a placa contra estes.

vejam as fotos e o que tive que fazer para colocar 2 placas e meia, estou a pensar seriamente em tirar um curso de malabarista

acho que agora é só apanhar o ritmo , mas ainda estou aberto a sugestões para o método de fazer coincidir os furos/meio da vigota.
Anexos
Image1.jpg
Image1.jpg (95.04 KiB) Visto 5193 vezes
Image2.jpg
Image2.jpg (87.01 KiB) Visto 5193 vezes
Após muito esforço
Após muito esforço
Image4.jpg (76.59 KiB) Visto 5193 vezes

Portas
Membro
Membro
Registado: quarta jul 29, 2009 12:39 pm

Mensagem por Portas »

cimento Escreveu:pois é, outra ida ao sotão e mais uma peça no puzzle.

acho que agora é só apanhar o ritmo , mas ainda estou aberto a sugestões para o método de fazer coincidir os furos/meio da vigota.
assentas o roofmate em cima das vigas, colocas uma régua (pode até ser a de madeira) em cima, e paralelo ao centro da viga e traças com um marcador, um risco no roofmate, paralelo ao meio das vigas. depois quando fores mesmo aparafusar as madeiras, já é mais fácil. espero me ter feito entender...

isso está mesmo a andar

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

o maior mal é que isso é música para 4 mãos. agora só duas é lixado.

Portas
Membro
Membro

Mensagem por Portas »

como ele até é jeitoso, acho que consegue sozinho, com a bela da vassoura a ajudar a segurar o roofmate, como está na foto

senão desencanta aí algum sócio para ajudar, pai, mãe, amigo, filho, cão, gato... o roofmate, até uma criança é capaz de segurar, como não é uma ajuda que exija um trabalho muito esforçado, creio que ele consegue arranjar voluntários!

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

itisix Escreveu:o maior mal é que isso é música para 4 mãos. agora só duas é lixado.
pois, com mais mãos é que era

mas como não tenho, vou ter que me desenrascar com uma vassoura aqui, um esferovite ali e uma ripa acolá...

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

portas Escreveu: o roofmate, até uma criança é capaz de segurar, como não é uma ajuda que exija um trabalho muito esforçado, creio que ele consegue arranjar voluntários!
também não é bem assim , são placas de 260 x 60 + ripa 260 x 4

os voluntários querem é praia...

Portas
Membro
Membro

Mensagem por Portas »

cimento Escreveu:
também não é bem assim , são placas de 260 x 60 + ripa 260 x 4

os voluntários querem é praia...

ai é? mão de ferro neles!!! ai a... lol

mas pronto, espero que tenhas percebido mais ou menos a ideia e espero que resolvas isso da melhor forma, visto que estás por tua conta.

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

eu sei bem o que isso é. já passei algumas lá em casa.
para os roupeiros pediram-me 4.000 euros por 2... 3 orçamentos de sítios diferentes!! e sem grandes interiores.
comprei na ikea que eram à medida e instalei e fiz os remates eu... custou uns 1.500 euros, já com gavetas, cestos, calceiros, camiseiros e sei lá que mais.

o pior é que tinham de ser embutidos no buraco que lá estava dos antigos, mas com uma rebarbadora a tirar uns cm a mais, resolveu-se.

tive de pedir ao meu pai para lá ir ajudar a colocar as secções grandes no sítio, mas depois para rematar com madeira à volta, sozinho, vi-me grego. a solução foi usar espuma de pu para colar e ficar meia hora de cada vez até a peça segurar

mas modéstia à parte, ficou um serviço muito bom. muito bom mesmo.

este ano ao remodelar a cozinha de trás, estive 1 dia só para fixar um exaustor. e se não fosse uma ripa e a vassoura, a esta hora ainda lá estava.

haja o que hajar (como diria o grande jardel), uma vassoura resolve

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

itisix Escreveu:eu sei bem o que isso é. já passei algumas lá em casa.
para os roupeiros pediram-me 4.000 euros por 2... 3 orçamentos de sítios diferentes!! e sem grandes interiores.
comprei na ikea que eram à medida e instalei e fiz os remates eu... custou uns 1.500 euros, já com gavetas, cestos, calceiros, camiseiros e sei lá que mais.

o pior é que tinham de ser embutidos no buraco que lá estava dos antigos, mas com uma rebarbadora a tirar uns cm a mais, resolveu-se.

tive de pedir ao meu pai para lá ir ajudar a colocar as secções grandes no sítio, mas depois para rematar com madeira à volta, sozinho, vi-me grego. a solução foi usar espuma de pu para colar e ficar meia hora de cada vez até a peça segurar

mas modéstia à parte, ficou um serviço muito bom. muito bom mesmo.

este ano ao remodelar a cozinha de trás, estive 1 dia só para fixar um exaustor. e se não fosse uma ripa e a vassoura, a esta hora ainda lá estava.

haja o que hajar (como diria o grande jardel), uma vassoura resolve
pois é itisix, agora vê bem os €€€€€ que poupaste dá trabalho mas a maior parte da vezes compensa e bem

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

cimento Escreveu:pois é itisix, agora vê bem os €€€€€ que poupaste dá trabalho mas a maior parte da vezes compensa e bem
sim... bem mais barato. e modéstia à parte, acho que ficou um trabalho muito profissional. acho que haveria muito carpinteiro a fazer pior.

Portas
Membro
Membro

Mensagem por Portas »

itisix Escreveu:
sim... bem mais barato. e modéstia à parte, acho que ficou um trabalho muito profissional. acho que haveria muito carpinteiro a fazer pior.
eu tive precisamente a mesma situação com o roupeiro, orçamentos muito caros, já para não falar nos interiores! comprámos no ikea, a montagem também não tinha um preço muito simpático... montámos aquilo os 2, está óptimo, poupámos € e dá mais orgulho olhar para as coisas quando são feitas por nós!

não desviando do assunto tópico, é o mesmo caso na remodelação dos sotãos, dá muito trabalho, mas no final damos muito mais valor às coisas.

toca a trabalhar!

luismalt
Membro
Membro
Registado: domingo ago 30, 2009 12:24 pm

Mensagem por luismalt »

obrigado cimento,

estive a pesquisar na net e encontrei o site wallmate.org, alguém já lá comprou alguma coisa ? os preços parecem bons ?
alguém recomenda algum local ?

em relação ao isolamento entre as vigas e o wallmate vou seguir o teu conselho.
pois o tempo necessário... vai ser muito !!! vai ser em part-part-time.
no entanto, vou rezar para aparecerem mais 2 mãos. pode ser que o tempo pior !!!

ainda não tenho nem material, nem estratégia. estou ainda a pesquisar. falei este fds com o pedreiro para me abrir o buraco de acesso e fazer uma espécie de laje para um janela tipo velux que quero instalar. só depois arranco com o trabalho. alguém recomenda alguma marca de janelas ? e revendedor na zona de setubal ou almada?

em relação ás fontes térmicas a minha ideia era voltar a colocar wallmate por baixo da vigas, com as ripas de madeira como tu fizeste para posterior aplicação de lambrim de pvc.

obrigado pela ajuda.
vou dando noticias.

desejos de um óptimo trabalho a todos e coragem ao que vão começar!!

cptos,
luismalt

bons trabalhos

Santurios
Membro
Membro
Registado: quinta ago 27, 2009 7:12 pm

Mensagem por Santurios »

boas cimento, sou santurios
tenho andado acompanhar o teu trabalho.
porque não metes por baixo do esferovite, lã de rocha e depois pladur.
será que não isola melhor ou é mais caro.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”