imbativél?
quando chegar o verão diga qualquer coisa
contra factos não há argumentos tá tudo explicado não há nada que inventar
cada caso é um caso e eu não conheço o seu qual a capacidade nº de utilizadores orientação inclinação etc...
mas que 4 m2 são excessivos para 200 litros isso são
ponto final paragrafo
se tiver alguém conhecido que tenha o solterm peça para fazer a sua simulação, e vai constar que nos meses de maior calor a percentagem de captação ultrapassa os 100%
isso chama-se sobredimencionamento
alias por falar nisso a pmlink até deveria obrigatoriamente de fazer o calculo de consumo antes de fazer a venda
exactamente, contra factos não há argumentos.
ora então vamos lá ver os factos:
norquente:
energia anual fornecida - 2058kwh
àrea dos colectores - 1,92*2 = 3,82m2
vulcano:
energia anual fornecida - 1748kwh`
àrea dos colectores - 2,23 m2
fazendo um comparativo:
energia: 2058/1748 = 1,18 - ou seja, o sistema da norquente fornece mais 18% de energia.
àrea: 3,82/2,23 = 71% - a àrea do norquente é superior em 71% ao da vulcano.
portanto, o que me está a dizer é que os 18% de energia que a norquente fornece a mais do que a vulcano "sobredimensionam" o painel.
e o que dizer do sistema da rigsun que também fornece muito mais energia do que o da vulcano? também está "sobredimensionado"?
eu até diria que, uma vez que a àrea do norquente é maior, a água aquece mais depressa, ou seja, recupera-se das perdas mais rapidamente.
mas, como bem refere, também não sabe quais são as minhas necessidades de água, nem número de pessoas do agregado familiar, etc.
resumindo e concluindo, ainda não o vi fazer um post construtivo, apresentando soluções.
referiu que é possível encontrar outras marcas a preços semelhantes, mas não diz quais... referiu que foi convidado a entrar no programa como instalador mas recusou.
apenas o vejo a tentar desmontar os sistemas que estão no programa.
eu ainda não fiz a minha escolha, a mim tanto me faz se é norquente, vulcano ou outra qualquer.
quero é a solução que me traga a melhor relação custo/benefício.
espero sinceramente que o seu fornecedor consiga entrar no programa do governo para que venha para o fórum apresentar ideias e soluções.