zointz Escreveu:
Atenção a minha chinesinha está ofendida, tb só ativa depois de parada (acho eu) o problema não é ativar a marcha atrás, mas assim que colocas o punho na posição neutra ainda com a moto em andamento, só reativa depois de parar novamente. Imagina o que era andares para a frente, depois colocares o punho na posição neutra porque precisas de abrandar um pouco e de seguida para novamente acelerares teres de parar...não era prático, e a marcha da Vectrix atrás funciona assim.
Epá, agora baralhaste-me.

Será que percebi o que queres dizer? Preferes que a marcha-atrás active antes da mota parar, é isso? É que o sistema de segurança é mesmo esse. A Vectrix, enquanto estiver a andar para a frente, não activa a marcha-atrás. Claro que é mais fácil fazer um sistema que não detecte se a mota está a andar e active a marcha-atrás imediatamente assim que o punho vá ao neutro, mas a Vectrix tem essa funcionalidade extra, por razões óbvias (acho) de segurança... E não só: Pensa numa descida com 3 quilómetros (não precisas ir muito longe, basta visitares a praia da minha terra, Sesimbra, e virás sempre a descer desde os semáforos de Santana). Nessa descida, vais sempre em neutro, excepto quando precisas de travar (ou melhor, regenerar). Já viste que a regenerativa está sempre activa e não há o perigo de activares a marcha-atrás pelo caminho? E, já agora, meteres um motor eléctrico a trabalhar para trás enquanto a mota está a andar para a frente, é capaz de encurtar a vida da mota rapidamente...

.
zointz Escreveu:
Agora mais uma palmada no punho pois faltou dizer mais um detalhe que não me agradou, que é o fato de não conseguir ir da aceleração máxima a regeneração máxima sem ter de reposicionar a mão, para mim o curso é demasiado longo, e se é verdade que não é tão normal usar a aceleração máxima, a regeneração máxima já será mais comum, principalmente em circuito urbano o que obriga um reposicionamento constante da mão. Este é mais um dos pormenores que com o tempo acabamos por nos habituar, eu não consegui.
Para não variar, não concordo contigo. Acho que a Vectrix até tem o punho mais curto do que a tua chinesa, caso ignores a regeneração, que está depois do "neutro". Claro que, quem não está habituado à regenerativa, vai ter dificuldade em usá-la. Mas olha que há aí uns vídeos na net onde se vê uma condução altamente desportiva de uma Vectrix que vai facilmente da aceleração máxima à regeneração máxima.

.
Mas sobre a posição de condução, também tenho muito a dizer/ensinar. Há muita gente que acelera com o pulso (normalmente, todo o condutor de mota começa por conduzir assim). Isto está errado e provoca mazelas. Na minha opinião, deve conduzir-se mais com os dedos (mesmo tendo a mão fechada) aproveitando a ajuda da mola que recoloca o punho do acelerador na posição neutra quando desaceleramos (não se mexendo os pulsos, deixando o punho rodar pelos dedos/mão). Além disto, é preciso ter os braços descontraídos (o cotovelo deve fazer ângulo) e não esticados! Se não conseguiste rodar o punho por completo de uma ponta à outra, é porque estavas a cometer um dos "erros" que acima apontei. Posso, num próximo encontro, mostrar-te como isto se faz.

.
zointz Escreveu:
Para terminar.... fiquei a pensar porque as coisas que mais me marcaram foram as negativas na Vectrix.... cheguei a conclusão que tinha as expectativas muito altas e o que correspondeu porreiro, o que surpreendeu...pimba dá-lhe
Epá, acredito que tenhas colocado as expectativas altas, coisa que muitos dos meus amigos motards também fazem, mas eles não saem defraudados... Acho que neste caso o problema és tu e não a mota.