Página 14 de 18
Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Enviado: quarta out 19, 2011 2:07 pm
por PepeLegal
Olá Jmal,
Os 4600wh são o total das minhas baterias (24x3.2x60=4608wh), o carregador que me referia deve andar no limite dos 16A/230V <=3680w que é este:
http://www.ev-power.eu/?p=productsMore& ... ms-72v-35a
Eu sei que tiveste problemas com o Mobi-e, mas quero acreditar que irão resolver esse problema rapidamente, pois este tipo de carregador só faz sentido para ser usado "em viagem" e nunca em casa durante a carga da noite. De qualquer maneira, os preços precisam de descer mais um bocadinho...
Onde é que compraste o teu carregador ? já agora, se puderes dizer, quanto é que foi ?
Abraço,
Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Enviado: quarta out 19, 2011 2:16 pm
por jmal
PepeLegal Escreveu:Olá Jmal,
Os 4600wh são o total das minhas baterias (24x3.2x60=4608wh), o carregador que me referia deve andar no limite dos 16A/230V <=3680w que é este:
http://www.ev-power.eu/?p=productsMore& ... ms-72v-35a
Eu sei que tiveste problemas com o Mobi-e, mas quero acreditar que irão resolver esse problema rapidamente, pois este tipo de carregador só faz sentido para ser usado "em viagem" e nunca em casa durante a carga da noite. De qualquer maneira, os preços precisam de descer mais um bocadinho...
Onde é que compraste o teu carregador ? já agora, se puderes dizer, quanto é que foi ?
Abraço,
Oi, ok.
Na verdade o meu carregador são 2 carregadores de 15 amperes que comprei na marca da minha scooter, ambos dei um toquinho para darem mais +- 3 amperes cada 1, dando pelos dois cerca de 37 amperes.
Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Enviado: quarta out 19, 2011 2:24 pm
por PepeLegal
ah ok...isso é interessante tb...
hmmm....mas ligas os 2 carregadores em paralelo à mota ?
Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Enviado: quarta out 19, 2011 2:30 pm
por jmal
PepeLegal Escreveu:ah ok...isso é interessante tb...
hmmm....mas ligas os 2 carregadores em paralelo à mota ?
Sim, até mesmo muitos carregadores comerciais são assim, para terem mais potência, dentro do carregador existem mais que um em paralelo, além de ser mais barato porque não obriga a ter componentes de grandes potências, é mais seguro também.
Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Enviado: quarta out 19, 2011 2:51 pm
por PepeLegal
Isso é uma ideia mesmo muito interessante...
É mais barato porque um carregador de 15A custa cerca de 200€ e é uma solução modular, porque permite aumentar ou diminuir quando se precisa. Usa-se 1 carregador "normalmente" e 2 em paralelo quando "em viagem"...
Jmal, essa é uma ideia brilhante !
Tirando a teórica diminuição da longevidade das células por se usar uma carga maior, há algum problema, que tu tenhas conhecimento, para as células por se colocar os carregadores em paralelo ? alteração da curva de carga? BMS não aguentar ? etc. ?
Abraço,
Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Enviado: quarta out 19, 2011 4:13 pm
por jmal
PepeLegal Escreveu:Isso é uma ideia mesmo muito interessante...
É mais barato porque um carregador de 15A custa cerca de 200€ e é uma solução modular, porque permite aumentar ou diminuir quando se precisa. Usa-se 1 carregador "normalmente" e 2 em paralelo quando "em viagem"...
Jmal, essa é uma ideia brilhante !
Tirando a teórica diminuição da longevidade das células por se usar uma carga maior, há algum problema, que tu tenhas conhecimento, para as células por se colocar os carregadores em paralelo ? alteração da curva de carga? BMS não aguentar ? etc. ?
Abraço,
Obrigado, já uso essa pratica à bastante tempo, se reparares no fórum sou o recordista em tempos de carga.
E ainda tenho mais um carregador, o que vinha originalmente com a mota que é de apenas 6 ah, esse é o mais usado em casa.
Usar os 2 carregadores em paralelo não à problema nenhum, cada 1 tem a sua capacidade e tensão, mesmo que um desligue primeiro que o outro a carga continua. Tal como disse, muitos carregadores que se vendem de grandes potências são 2 ou mais carregadores pequenos em paralelo.
Para se usar é necessário que a mota esteja preparada para isso, ter fusível na carga que aguente, fios bons e grossos, e bms que aguente, porque quanto mais corrente dás às baterias, maiores vão ser os desequilíbrios, e mais rápido terá de ser o processo de equalização. A curva de carga será a mesma, mas mais acentuada em corrente. Nota que eu tenho baterias que aguentam cargas de 15 minutos, em baterias da thundersky ou winston não aconselho a fazer cargas menores de 1:30 a 2 horas, elas aguentam, as temperaturas que chegam é que são criticas, cargas acima de 0.5 C fazem-as aquecer muito, isto por experiência própria, no entanto as que tive fiz cargas acima de 0.5C muitas vezes, e ao fim de 17.000 kms vendi-as para outra mota e estão a fazer os mesmos kms que fazem em novas.
Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Enviado: quarta out 19, 2011 11:49 pm
por electrizado
Jmal pressuponho pelas tuas palavras q essa potencia de carregador n convem usar numa mota sem bms....
Abraço
Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Enviado: quinta out 20, 2011 10:56 am
por jmal
electrizado Escreveu:Jmal pressuponho pelas tuas palavras q essa potencia de carregador n convem usar numa mota sem bms....
Abraço
Mesmo com ele duvido que a grande maioria dos bms que andam por aqui aguentem.
Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Enviado: sexta out 21, 2011 10:36 am
por PepeLegal
Obrigado Jmal

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Enviado: quinta dez 15, 2011 11:43 am
por PepeLegal
6000 km feitos no dia 13 de Dezembro.
Neste periodo mais chuvoso e frio tenho usado a mota quase exclusivamente para o percurso Casa-Trabalho. Mas continua a correr tudo bem, aparentemente sem falhas, mesmo usando (e deixando) a mota à chuva.
Noto claro, nestes dias uma perda maior da autonomia. As "barras" do depósito consomem-se mais depressa...pelo tempo frio e porque enrolo mais o punho...talvez!
Estão amortizados 14,8% da mota...
Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Enviado: terça fev 21, 2012 1:56 pm
por david_neves
PepeLegal Escreveu:É verdade, a praia da areia branca é na Lourinhã :p
E já chegámos ao destino do primeiro dia, após 2 pontos de carga, um num café da Venda do Pinheiro e outro no Mobi-e em Torres Vedras

Encontrámos um Mobi-e à entrada de Torres que não estava no mapa, ia todo lampeiro para colocar as motas à carga e.... estava inoperacional

90km, 4.5kw/2 motas.
Amanha eapera-nos 2 trocos de 50km até Pedrogão.
PS: obrigado o_volt

boas alguem sabe se algum ponto em torres vedras operacional e quantos pins ë?
Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Enviado: sexta fev 24, 2012 5:56 pm
por serges
Bem realmente deverias perguntar no tópico dos pontos de carga, creio que assim há primeira vista creio que há mas temos de analisar e procurar pois pouca gente os testou por lá...
Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Enviado: sexta fev 24, 2012 9:51 pm
por david_neves
serges tens razao na altura tinha os dois topicos abertos e acabei por postar no sitio errado tentei apagar ou modificar mas nao tenho autorizacao para isso
Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Enviado: domingo abr 15, 2012 12:24 am
por flautinha
olá pepe,
sou novo por estas bandas, e do pouco que tenho visto agradou-me muito a sua mota.
se possível gostaria que me fizesse um resumo quanto à satisfação geral com a mota...
obrigado
Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Enviado: domingo abr 15, 2012 11:01 am
por mauri
flautinha Escreveu:
sou novo por estas bandas,
Enquanto aguardas pela resposta passa pelas
Apresentações e diz-nos algo sobre ti.
Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Enviado: terça mai 01, 2012 12:20 pm
por PepeLegal
flautinha Escreveu:olá pepe,
sou novo por estas bandas, e do pouco que tenho visto agradou-me muito a sua mota.
se possível gostaria que me fizesse um resumo quanto à satisfação geral com a mota...
obrigado
Olá Viva,
Desculpe só agora vi a sua mensagem.
A minha mota continua a portar-se bem, já vai com quase 8000 km e até agora não tenho tido problemas, inclusive conduzindo e deixando-a à chuva. Não tenho é conduzindo tanto como gostaria, pois a familia aumentou e agora é o carro que ao FDS anda, relegando a mota para a exclusividade do percurso Casa-Trabalho e alguns breves percursos.
No geral, estou bastante satisfeito com a mota. No entanto, é verdade que em termos de qualidade de materiais há um grande espaço para melhorias. Estou a pensar ir à Ecocritério fazer-lhe uma revisão para confirmar que as baterias estão bem e que está tudo como deve ser. Depois coloco aqui o resultado.
Alguma questão que queira colocar, força.
Cumprimentos,
Pedro
Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Enviado: segunda set 10, 2012 5:14 pm
por PepeLegal
Já a algum tempo que não vinha aqui ao Diário.
Por um lado, felizmente, também não tenho tido razões para colocar aqui grandes novidades (não tem havido problemas) e tem sido mesmo só andar. A mota tem 9418km e é carregar e andar. A única manutenção que teve foi a de limpeza e mesmo assim não foram muitas vezes

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Enviado: segunda set 10, 2012 9:47 pm
por ogadiv
PepeLegal Escreveu:Já a algum tempo que não vinha aqui ao Diário.
Por um lado, felizmente, também não tenho tido razões para colocar aqui grandes novidades (não tem havido problemas) e tem sido mesmo só andar. A mota tem 9418km e é carregar e andar. A única manutenção que teve foi a de limpeza e mesmo assim não foram muitas vezes

Realmente primeiro eras bastante mais participativo, e penso que fazias mais km. também

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Enviado: segunda set 10, 2012 10:07 pm
por MRider
Boas só agora li este tópico realmente ja fizeste umas aventuras

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Enviado: terça set 11, 2012 10:17 am
por PepeLegal
Ogadiv, é o "mal" de entretanto ter tido um puto!
Os passeios ao FDS passaram a ser feitos a petróleo e a mota serve apenas para o percurso casa-trabalho e algumas voltas solitárias.
Para o ano vou a Barcelona de VE para compensar
Abraço,
PS: Já estive a ver o teu "projecto"... muito bom! parabéns!!