E assim foi, hoje fui inspecionar o novo mobi.e do Forum Sintra. Para aproveitar a viagem, fui ver outros 5 de Sintra (só 1 estava instalado mas não-operacional).t3lmo Escreveu:@Re: Mobi-E sexta mar 23, 2012 11:13 pmRealmente uma boa noticia, no seguimento do mail que recebi deles no inicio do ano. Esta semana já lá passo a testarruimegas Escreveu:Posto de Carga normal no Fórum Sintra
Afinal tenho olho para estas coisas, pelos vistos acertei na diferença de cerca de 20 km/h do mostrador para o real e sem qualquer GPS...t3lmo Escreveu:Ora bem, queriam um teste à TL6000, hoje foi o dia
![]()
Fui buscar uma TL6000 de serviço enquanto deixei a minha a reparar o cabo de carga. Ao sair do Parque das Nações (PN) liguei os 2 GPS dos telemóveis e fui de punho enrolado na 2ª Circular e Eixo Norte-Sul. No regresso ao fim do dia também liguei um dos GPS. Eis os resultados:
A diferença entre os GPS's foi de 1,3% no valor da velocidade máxima, atingida para o mesmo local no Eixo Norte-Sul.jmal Escreveu:E viste alguma diferença entre os 2 gps ??
Pode ser... mas então é porque a Honda, há 20 anos atrás, diminuía em muito a potencia real das motas, que em suas características eram apenas 7cv para a NSR 50R.jmal Escreveu:Tás a ver Jorge Rocha, 100kmh (ou perto) com 6000w, pouco mais de 8cv, só a descer...
Lembro-me de haver muito poucas 50cc a darem 100 kmh, apenas as artilhadas, o que tinham era o mesmo que algumas scooters agora têm, o contador aumentado. Além disso não compares o peso.Jorge Rocha Escreveu:Pode ser... mas então é porque a Honda, há 20 anos atrás, diminuía em muito a potencia real das motas, que em suas características eram apenas 7cv para a NSR 50R.
Jorge Rocha Escreveu:Claro que a NSR era por excelência uma das motas mais magrinhas e baixas, podendo, com esse facto de aerodinâmica, dar mais velocidade. Lembro-me que um amigo meu tinha uma Aprilia Futura, com 9cv e a minha passava por a dele com a vantagem de uns 5 km/h.
Ainda voltando às elétricas, a minha é de 2000w e quando vai a 50 km/h em plano e sem vento, apenas gasta 1536W.
Poderá a de 6000W também diminuir a potência assim que atinge a velocidade máxima.
Pela mesma relação que a minha de 2000W gasta 1536W, uma de 6000W gastaria 4608W, que era equivalente a 6,3cv.
A aerodinâmica é a ciência que estuda o comportamento dos corpos ao passar por um determinado fluido (ar, água, etc.). O estudo da aerodinâmica nos veículos é de extrema importância, pois influencia os consumos, comportamento dinâmico e performances. A potência aerodinâmica que um veículo tem de vencer para se deslocar a uma determinada velocidade depende da sua área frontal, do tipo de fluido (ar, água etc.) e da maior ou menor capacidade que o veículo apresenta para penetrar esse meio. Essa capacidade é traduzida pelo coeficiente de penetração ao ar Cx (ou muita vezes designando de Cd).
Quanto menor for o Cx, menor serão os atritos aerodinâmicos. Um automóvel apresenta um Cx normalmente entre 0,28 e 0,34, valores estes medidos em túneis de vento.
A potência aerodinâmica pode ser calculada pela seguinte fórmula:
• P (CV) = C1 x Af x Cx x V3 onde:
• C1 - Constante = 1,29x10-5
• Af - Área frontal do veículo (tipicamente entre 1,5 e 2,25 m2)
• Cx - Coeficiente de penetração ao ar (0,28 a 0,35)
• V - velocidade do automóvel em km/h
De notar que a potência necessária cresce com o cubo da velocidade. Ou seja, se duplicarmos a velocidade do automóvel, a potência necessária para vencer os atritos aerodinâmicos aumenta 8 vezes.
http://www.xl.pt/autopedia/car_chas_aer ... mica.shtml
Não é preciso pensar, é física.Jorge Rocha Escreveu: Ficam os números...para se pensar um pouco... mas uma coisa que não se deve fazer é por em causa a palavra de outra pessoa, sem que primeiro se saiba em que condições isso aconteceu.