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Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra
Enviado: sexta mar 23, 2012 11:15 pm
por Mumia
boa boa... venham mais melhorias dessas...

para que o investimento aguente e possa ser utilizado durante muito e bom tempo

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra
Enviado: segunda mar 26, 2012 12:22 am
por t3lmo
t3lmo Escreveu:@
Re: Mobi-E sexta mar 23, 2012 11:13 pm
ruimegas Escreveu:Posto de Carga normal no Fórum Sintra
Realmente uma boa noticia, no seguimento do
mail que recebi deles no inicio do ano. Esta semana já lá passo a testar

E assim foi, hoje fui inspecionar o novo mobi.e do Forum Sintra. Para aproveitar a viagem, fui ver outros 5 de Sintra (só 1 estava instalado mas não-operacional).
E já que ia fazer uma volta grande, porque não fazer o segundo teste de autonomia (com melhores temperaturas que o
primeiro)
Resumindo, velocidade média de 30km/h (60km/h na IC19), total de
73.1Km (com 18-20º de temperatua ambiente) versus 72.1Km (com 10-15º).
Pelo caminho...
Terrugem, São João das Lampas , Montelavar e Pêro Pinheiro, não têm mobi.e instalado, mesmo estando como tal nas listas deles

@SNT-00006 - Estação Ferroviária da Portela de Sintra

@Forum Sintra
Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra
Enviado: segunda mar 26, 2012 2:10 pm
por Mumia
eheheh smp a viajar
pois... essa ultima foto mostra o que eu temia....

a facilidade com que se pode desligar uma mota/carro desses novos pontos de carga

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra
Enviado: segunda mar 26, 2012 5:47 pm
por t3lmo
Hora de almoço 'mobi.e' pelos que faltavam ver a oriente...

@LSB-00035 - R. Pedro e Inês

@LSB-00045 - R. dos Aventureiros

@LSB-00043 - R. das Musas

@LSB-00031 - R. Fernando Pessoa
Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra
Enviado: terça mar 27, 2012 12:11 pm
por t3lmo
Ontem tive o meu primeiro 'contratempo VE': falta de bateria
À hora de almoço fiz 40km (bem puxados) a ver mobi.e's, cheguei e coloquei a mota a carregar (ou pensava eu que estava). Ao fim do dia a caminho de casa notei as barras a desaparecem muito rapidamente, vi logo que algo se passava, abrandei, e ao fim de 15km já ia a 30km/h pois tinha o 'red line' da bateria acesso. Para não ficar apeado num sitio menos civilizado, entrei para o centro do Cacém e pedi carga 'peregrina' num
café. Bem haja! Relato da situação, aula sobre VE's aos presentes, 15min de carga e lá deu para chegar a casa sem sustos maiores
Conclusão: tenho um mau contacto no cabo de carga, que numa qualquer posição não dá passagem. Como a hora mudou e agora a mota carrega com mais sol, não notei que os leds de carga não estavam acessos, ou seja, não carregou nada.
Com isto aprendi que posso andar uns 50km 'a fundo' após uma carga (e
73km a velocidades moderadas).
Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra
Enviado: terça mar 27, 2012 1:01 pm
por serges
Haja sempre boa disposição e claro esses empréstimos fazem falta...
Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra
Enviado: terça mar 27, 2012 2:22 pm
por Mumia
ora assim sim

ppl simpático

e é assim mesmo... só merece Publicidade que é justo

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra
Enviado: terça mar 27, 2012 5:50 pm
por t3lmo
Então vamos ao 'mobi.e-caching' de hoje...

@LSB-00140 - Av. Dr. Augusto de Castro

@LSB-00145 - R. Dr. José Espírito Santo, Lt 1A

@LSB-00147 - R. do Vale Formoso de Cima

@LSB-00150 - R. Fernando Palha, nº 1

@LSB-00146 - R. do Beato

@LSB-00151 - R. 3 - Matinha, Lt C

@LSB-00149 - Estação Braço de Prata, Praça General Humberto Delgado
... e já só me faltam 2 para terminar a verificação dos 162 pontos de carga de Lisboa

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra
Enviado: terça mar 27, 2012 5:55 pm
por Volt
Fantástico! Limpaste isto tudo com uma pinta... Da minha parte, obrigado. Raramente uso os pontos de carga, mas sei que quando precisar, este teu trabalho irá ajudar.

.
PS: Eu e todos os outros condutores de VE do país (vamos a ver se a folha do e-carga ainda não alimentará aplicações de outros voos)...
Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra
Enviado: terça mar 27, 2012 6:07 pm
por Mumia
ehehe sem dúvida um bom esforço

Parabéns!
eu só me faz confusão é as fotos assim tipo "panoramicas" que ficam em "curva" mas isso sou eu q me atrufio todo
a branquinha até vai é estranhar é depois a ausencia da "caça" aos pontos

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra
Enviado: terça mar 27, 2012 10:55 pm
por pafi
Um dia um pouco irónico t3lmo - tanta volta de posto em posto, tanto e- ali tão perto, e ficar sem carga.
Bem, então agora que já está Portugal de lés a lés em Mobi.E's (até rimou) é começar a pensar na edição de um e-book! Que tal?
Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra
Enviado: terça mar 27, 2012 10:58 pm
por t3lmo
Ora bem,
queriam um teste à TL6000, hoje foi o dia
Fui buscar uma TL6000 de serviço enquanto deixei a minha a
reparar o cabo de carga. Ao sair do Parque das Nações (PN) liguei os 2 GPS dos telemóveis e fui de punho enrolado na 2ª Circular e Eixo Norte-Sul. No regresso ao fim do dia também liguei um dos GPS. Eis os resultados:

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra
Enviado: terça mar 27, 2012 11:37 pm
por jmal
E viste alguma diferença entre os 2 gps ??
Ainda assim, tá muito próximo do que anunciam no site, que é 100 kmh, e não de 110 kmh como foi dito.
Muito bom...
EDIT: Esqueçam, afinal neste pdf tem 120 kmh.
http://www.ecocriterio.pt/Catalogo_Motas_TL600060.pdf
Neste tem 100 kmh.
http://www.ecocriterio.pt/Precario_Motas.pdf
Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra
Enviado: terça mar 27, 2012 11:42 pm
por ricardocruzs2
t3lmo Escreveu:Ora bem,
queriam um teste à TL6000, hoje foi o dia
Fui buscar uma TL6000 de serviço enquanto deixei a minha a
reparar o cabo de carga. Ao sair do Parque das Nações (PN) liguei os 2 GPS dos telemóveis e fui de punho enrolado na 2ª Circular e Eixo Norte-Sul. No regresso ao fim do dia também liguei um dos GPS. Eis os resultados:

Afinal tenho olho para estas coisas, pelos vistos acertei na diferença de cerca de 20 km/h do mostrador para o real e sem qualquer GPS...

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra
Enviado: terça mar 27, 2012 11:45 pm
por t3lmo
jmal Escreveu:E viste alguma diferença entre os 2 gps ??
A diferença entre os GPS's foi de 1,3% no valor da velocidade máxima, atingida para o mesmo local no Eixo Norte-Sul.
Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra
Enviado: quarta mar 28, 2012 12:02 am
por Volt
Excelente o teste. 5*.
Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra
Enviado: quarta mar 28, 2012 1:37 am
por Jorge Rocha
Muito bem t3lmo!
Olha que se fosse eu a fazer as conta até ía dizer que a diferença andava mais proxima aos 20%, considerando a média dos GPS.
Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra
Enviado: quarta mar 28, 2012 10:22 am
por jmal
Tás a ver Jorge Rocha, 100kmh (ou perto) com 6000w, pouco mais de 8cv, só a descer...
Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra
Enviado: quarta mar 28, 2012 3:49 pm
por Jorge Rocha
jmal Escreveu:Tás a ver Jorge Rocha, 100kmh (ou perto) com 6000w, pouco mais de 8cv, só a descer...
Pode ser... mas então é porque a Honda, há 20 anos atrás, diminuía em muito a potencia real das motas, que em suas características eram apenas 7cv para a NSR 50R.
Claro que a NSR era por excelência uma das motas mais magrinhas e baixas, podendo, com esse facto de aerodinâmica, dar mais velocidade. Lembro-me que um amigo meu tinha uma Aprilia Futura, com 9cv e a minha passava por a dele com a vantagem de uns 5 km/h.
Ainda voltando às elétricas, a minha é de 2000w e quando vai a 50 km/h em plano e sem vento, apenas gasta 1536W.
Poderá a de 6000W também diminuir a potência assim que atinge a velocidade máxima.
Pela mesma relação que a minha de 2000W gasta 1536W, uma de 6000W gastaria 4608W, que era equivalente a 6,3cv.
Ficam os números...para se pensar um pouco... mas uma coisa que não se deve fazer é por em causa a palavra de outra pessoa, sem que primeiro se saiba em que condições isso aconteceu.
Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra
Enviado: quarta mar 28, 2012 4:30 pm
por jmal
Jorge Rocha Escreveu:Pode ser... mas então é porque a Honda, há 20 anos atrás, diminuía em muito a potencia real das motas, que em suas características eram apenas 7cv para a NSR 50R.
Lembro-me de haver muito poucas 50cc a darem 100 kmh, apenas as artilhadas, o que tinham era o mesmo que algumas scooters agora têm, o contador aumentado. Além disso não compares o peso.
Jorge Rocha Escreveu:Claro que a NSR era por excelência uma das motas mais magrinhas e baixas, podendo, com esse facto de aerodinâmica, dar mais velocidade. Lembro-me que um amigo meu tinha uma Aprilia Futura, com 9cv e a minha passava por a dele com a vantagem de uns 5 km/h.
Ainda voltando às elétricas, a minha é de 2000w e quando vai a 50 km/h em plano e sem vento, apenas gasta 1536W.
Poderá a de 6000W também diminuir a potência assim que atinge a velocidade máxima.
Pela mesma relação que a minha de 2000W gasta 1536W, uma de 6000W gastaria 4608W, que era equivalente a 6,3cv.
Mas para dares 100 kmh não precisas do dobro da potência, mas um pouco mais;
A aerodinâmica é a ciência que estuda o comportamento dos corpos ao passar por um determinado fluido (ar, água, etc.). O estudo da aerodinâmica nos veículos é de extrema importância, pois influencia os consumos, comportamento dinâmico e performances. A potência aerodinâmica que um veículo tem de vencer para se deslocar a uma determinada velocidade depende da sua área frontal, do tipo de fluido (ar, água etc.) e da maior ou menor capacidade que o veículo apresenta para penetrar esse meio. Essa capacidade é traduzida pelo coeficiente de penetração ao ar Cx (ou muita vezes designando de Cd).
Quanto menor for o Cx, menor serão os atritos aerodinâmicos. Um automóvel apresenta um Cx normalmente entre 0,28 e 0,34, valores estes medidos em túneis de vento.
A potência aerodinâmica pode ser calculada pela seguinte fórmula:
• P (CV) = C1 x Af x Cx x V3 onde:
• C1 - Constante = 1,29x10-5
• Af - Área frontal do veículo (tipicamente entre 1,5 e 2,25 m2)
• Cx - Coeficiente de penetração ao ar (0,28 a 0,35)
• V - velocidade do automóvel em km/h
De notar que a potência necessária cresce com o cubo da velocidade. Ou seja, se duplicarmos a velocidade do automóvel, a potência necessária para vencer os atritos aerodinâmicos aumenta 8 vezes.
http://www.xl.pt/autopedia/car_chas_aer ... mica.shtml
Jorge Rocha Escreveu:
Ficam os números...para se pensar um pouco... mas uma coisa que não se deve fazer é por em causa a palavra de outra pessoa, sem que primeiro se saiba em que condições isso aconteceu.
Não é preciso pensar, é física.
