SW - Predator 9000 ex 5000 - Ogadiv

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Mensagem por tavares »

Só posso dizer uma coisa :

Fabuloso;

Eu sempre soube que a Predator era uma mota fantástica, e uma base muito boa para fazer uma grande mota , declaradamente melhor até que algumas que custam quase o dobro do preço, a base está lá e com um pouco de tuning e conhecimento é claro sai o que está á vista , parabéns ao Jorge pelo trabalho feito e ao Ogadiv pela paciência que teve em esperar.

P.S. - Algumas das alterações ( nomeadamente a suspensão, igual ao que o Jorge fez ) foram propostas por mim várias vezes á SW, infelizmente não foram ouvidas , talvez a vida da Predator e da SW tivessem sido diferente.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

_rapt0r_ Escreveu:Bem ouvi dizer que ontem a predator teve o desafio da vida dela... e mt por minha causa xD
Foram 100km feitos debaixo de chuva! Parte deles á procura de uma morada de uma certa pessoa! :)
ICEM4N Escreveu: Amanha vou fazer escolta ao Jorge do Porto ate Felgueiras!
O trabalho prolongou-se e ficará para amanhã. Desde já muito obrigado pela escolta! :)
RJSC Escreveu:Se ele chegar aí com autonomia suficiente, vão ficar para trás... :lol:

Ele voltou a Aveiro para reforçar o apoio do motor, já que com tanta potência o apoio de origem já estava a "moer"...

...Jorge agora que vais voltar a andar de E-Max... Como te sentes? ;)
Menos RJSC, menos! Isso de deixar todos para trás era com a Flash 2000. Agora com esta é mais levantar alcatrão! Hihihih

Em apenas 700 km já se notava uma boa folga, entre aceleração e regeneração.

Como não gosto mesmo nada de não ter regenerativa na e-max, vou ter de comprar um controlador à sua medida. Pois realmente não será muito gostoso passar de uma para outra!

pafi Escreveu:... Isso já queima pneu no arranque é?
O que vale, são chinocas ;)
jmal Escreveu:
Excelente trabalho, Parabéns a todos...

Que controlador tem essa Predator ???
Obrigado jmal!
O Marco já respondeu, e acertadamente, como também já estamos acostumados! :D

tavares Escreveu:Só posso dizer uma coisa :

Fabuloso;

Eu sempre soube que a Predator era uma mota fantástica, e uma base muito boa para fazer uma grande mota , declaradamente melhor até que algumas que custam quase o dobro do preço, a base está lá e com um pouco de tuning e conhecimento é claro sai o que está á vista , parabéns ao Jorge pelo trabalho feito e ao Ogadiv pela paciência que teve em esperar.

P.S. - Algumas das alterações ( nomeadamente a suspensão, igual ao que o Jorge fez ) foram propostas por mim várias vezes á SW, infelizmente não foram ouvidas , talvez a vida da Predator e da SW tivessem sido diferente.
Concordo em tudo o que referiste!

Um obrigado a todos, pois sem este feedback nada disto seria possivel! Inclusivé todas as criticas também! ;)
Tudo por um mundo mais limpo!

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Boas

E como ja referi nuns topicos atraz sobre o arrefecimento do motor alguem tem alguma opinião como melhorar?
Live long and prosper!

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

Amanha posso alongar um pouco mais sobre o assunto.
Hoje andei na mota do ogadiv.tenho um grupo de fim de semana onde todos.tem motas a gasolina 125cc e andei já em quase todas. Andam muito bem sim senhor. Desde Sym a honda pcx.

Agora com a minha experiência sinto-me à vontade para dizer: tragam uma mota 125cc de origem que dos 0-100 km/h passe a do ogadiv!!! NAO CONSEGUEM POIS DE ORIGEM NAO EXISTE.

A única que poderia andar o mesmo seria a Dtr 125 mas estamos a falar de motas diferentes

ICEM4N - Ricardo
19.000 Km
Tapatalk mode on

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm

Mensagem por g_card »

por momentos a ler este topico fico com ideia que estou num forum de automoveis muito conheçido....

bons km's e vai dando noticias dos potençiais da mota!
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

g_card Escreveu:por momentos a ler este topico fico com ideia que estou num forum de automoveis muito conheçido....

Nao percebi .... isso é bom ou mau???

Eu tenho uma Predator e depois de andar na Predator do ogadiv apatece-me deitar a minha ao lixo... apenas isso ....
Tenho uma mota igual à dele (mais bonita pq a minha é preta) e o andamento não tem nada haver .. parece que ando de trotinete!!!

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

pena33
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça ago 14, 2012 7:36 pm

Mensagem por pena33 »

ICEM4N Escreveu:
g_card Escreveu:por momentos a ler este topico fico com ideia que estou num forum de automoveis muito conheçido....

Nao percebi .... isso é bom ou mau???

Eu tenho uma Predator e depois de andar na Predator do ogadiv apatece-me deitar a minha ao lixo... apenas isso ....
Tenho uma mota igual à dele (mais bonita pq a minha é preta) e o andamento não tem nada haver .. parece que ando de trotinete!!!
Vais ter de converter a tua... :D :D :D
A continuar assim o Jorge e restante pessoal que ajudou na montagem, vão ter mais trabalho de futuro.

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

Calem-se com isso de aumentos de autonomia que já tinha deixado de pensar nisso ate andar na mota do Ogadiv....
No entanto em principio vou passar a fazer metade dos kms/ dia trabalho-casa ou seja de 40km passo a 20 diarios, com esta situação torna-se mesmo desnecessario aumento de autonomia... so preciso de mais para passeios e com a cegonha a caminho os passeios de mota vão-se limitar a concentracoes e pouco mais. os 2 carregadores vão dar um jeito .... vou é pensar em comprar uma bicicleta e converter a electrica para uns passeios com o bebé pela praia!!!

Saindo do Off topic e falar na Pretador Ogadiv made by JR, realmente ontem não exagerei. Tenho andado em varias motas 125cc, uma sym considerada muito rápida pois já dei 135km/h na VCI estando a mesma de origem não tem a minima hipotese ate aos 90km/h, mas quando falo em minima hipotese a Predator vai nos 90 e a CI vai nuns 50/60 no maximo ....
Julgo que está até a debitar demasiada potencia pois o motor ontem depois de 60km o meu motor estava morno e a do ogadiv queimava mesmo!!!! E viemos sempre no maximo que a estrada permitia!!

Um excelente trabalho de suspensao pois não se notam tampas ao passar por cima das mesmas enquanto que na minha quase que se desfaz a passar numa tampa com 3cm de profundidade.

Travagem progressiva na manete da esquerda é fabuloso, mais parece uma manete de travao, julgo que igual As vectrix se nao estou em erro mas nunca andei em nenhuma.

Computador de bordo muito bonito mas ainda muito a melhorar!!!

O espaço por baixo do banco é qualquer coisa de fabuloso, ainda por cima tem luzinha como os frigorificos!!!

QUando à extensao tipo aspirador está muito porreiro pois é so parar a mota e esticar a corda!!!

Enfim, demorou, o Ogadiv desesperou mas tem ali uma super maxi de fazer inveja às melhores maxis a CI.
Fico contente por realmente poder ser possivel num futuro proximo dizer a uma mota CI "apanha-me se puderes"!!! Haaa com uma autonomia de cerca de 140kms com calma!!

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

Não se pode arrefecer mais o motor?
Live long and prosper!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

visitante2 Escreveu:Não se pode arrefecer mais o motor?
ICEM4N Escreveu: ...Julgo que está até a debitar demasiada potencia pois o motor ontem depois de 60km o meu motor estava morno e a do ogadiv queimava mesmo!!!! E viemos sempre no maximo que a estrada permitia!!...
Penso que seria possível fazer um sistema de refrigeração liquida, passando um fluido pelo lado inverso à passagem dos condutores da corrente ao motor, onde este fluido passasse encostado às bobines, e viesse cá para fora, onde fosse arrefecido num radiador.
Se a evolução nos VEs estivesse a 10% da dos CIs, já muito mais se teria feito, e não haveria concorrência em potência entre os mesmos, ganhando os VEs, claro!

A mota do nosso amigo Ogadiv, está com demasiada potencia para a dissipação térmica que aquela roda/motor, de 13´, consegue dissipar.

Temos que ver que o motor está isolado da roda (parte exterior) e que o seu aquecimento é aumentado exponencialmente com a potência. Por outras palavras, o motor a consumir uns 40A, aquece bem menos de metade do que quando consome uns 60A, e por aí fora...

Conforme está programado o controlador, com rápida resposta ao acelerador e sem limite de potência, é muito fácil ir a acelerar e de seguida a regenerar, promovendo o aquecimento do motor. Desta forma torna-se difícil o controlo da subida de temperatura dentro do motor, pondo em causa os sensores hall, com temperaturas máximas de 125º.

Mesmo em noite de temperaturas abaixo de zero (-1º), depois de já rolados uns 60km e com duas pessoas em cima, sempre com o acelera e regenera, a temperatura excedeu os limites e provocou um curto-circuito num dos sensores que daria para medir a temperatura (mas que não estava a ser utilizado, ainda).

Sorte foi o motor separar-se da mota facilmente, através das fichas de ligação rápida, que promoveu assim a sua reparação, sem ter de levar a mota de novo à oficina JR. Em menos de 24 horas já estava tudo em ordem de novo!

Todos os engenhos requerem tempo para que se manifeste os pontos mais fracos. Muitos dos testes de resistências dos materiais por mim realizados numa vida de trabalho de mais de 20 anos, foram nesta mota aplicados. No entanto, outros tantos foram realizados pela primeira vêz, estando apenas aptos após alguma correções.

Mesmo nas melhores marcas de veículos, existe lotes onde mais tarde se verifica alguma anomalia, sendo estes recolhidos posteriormente, ou aquando as próximas revisões, para sua substituição.

Neste caso não será diferente, mesmo sendo eu muitíssimo pequenino, comparando, não descansarei enquanto não esteja tudo bem, nos trabalhos por mim realizados.

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

É isso mesmo Jorge Rocha... :)

O teu mérito é reconhecido por todos e em breve a vida abre-te outros horizontes.
A perfeição é amiga do sucesso! :idea:

O meu país precisa de homens como este! ;)
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

XaYu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta fev 03, 2010 10:48 pm

Mensagem por XaYu »

*Palmas*Palmas*

(retiraram o bonequinho das palmas :? :? )
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM

(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 12.700KM

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Mensagem por ogadiv »

Tenho andado com pouco tempo para comentar as minhas sensações na nova mota (Claro que tenho andado a queimar uns electrões), fica prometido mais algumas fotos e mais uns pormenores sobre o novo veículo mais para a frente ...

Em forma de resumo posso dizer que estou muito satisfeito com o trabalho desenvolvido pelo JR e todos com ele colaboraram, como foi o caso do RJSC. Existem uns pormenores que vão ter que ir sendo ajustados, mas isso é perfeitamente normal para um projecto desta envergadura.

A principal é a tremenda força que a mota tem, acreditem que é muito raro utilizar mais do que metade do acelerador, também com receio de abusar, "gato escaldado0 da água fria tem medo", mas consequência disso é o grande aquecimento do motor, logo no sábado vai ter que se reduzir a potência, para poder andar tranquilo sem cometer nenhum exagero, já que também ainda me estou a habituar à mota.

Quanto à suspensão está simplesmente excelente, bom trabalho JR, mas no caso de irem 2 pessoas, em estradas muito irregulares, por vezes a suspensão bate no ferro. Acreditem se a maior parte das vezes andasse sozinho, não mexia, mas como ando muitas vezes com pendura, o Jorge ficou de alterar.

O que ainda precisa de muitas afinações é o computador de bordo, já que a previsão da distância percorrida tem em conta apenas o último km. o que tanto coloca autonomia muito longa, como curta, depende do trajecto que tenha feito nesse último km. Além disto, algumas das vezes que desligo a chave, faz tipo um reset, que indica que a bateria está totalmente carregada, e o odometro fica com 0 km. percorridos.

O que me está a agradar imenso é a travagem regenerativa progressiva, têm de experimentar ...

Por enquanto é isto.
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

XaYu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta fev 03, 2010 10:48 pm

Mensagem por XaYu »

ogadiv Escreveu:O que me está a agradar imenso é a travagem regenerativa progressiva, têm de experimentar ....
Sábado se deixares assim o faremos!! :lol:
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM

(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 12.700KM

labutess
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Mensagem por labutess »

Jorge Rocha Escreveu:
visitante2 Escreveu:Não se pode arrefecer mais o motor?
ICEM4N Escreveu: ...Julgo que está até a debitar demasiada potencia pois o motor ontem depois de 60km o meu motor estava morno e a do ogadiv queimava mesmo!!!! E viemos sempre no maximo que a estrada permitia!!...
Penso que seria possível fazer um sistema de refrigeração liquida, passando um fluido pelo lado inverso à passagem dos condutores da corrente ao motor, onde este fluido passasse encostado às bobines, e viesse cá para fora, onde fosse arrefecido num radiador.
Se a evolução nos VEs estivesse a 10% da dos CIs, já muito mais se teria feito, e não haveria concorrência em potência entre os mesmos, ganhando os VEs, claro!

A mota do nosso amigo Ogadiv, está com demasiada potencia para a dissipação térmica que aquela roda/motor, de 13´, consegue dissipar.

Temos que ver que o motor está isolado da roda (parte exterior) e que o seu aquecimento é aumentado exponencialmente com a potência. Por outras palavras, o motor a consumir uns 40A, aquece bem menos de metade do que quando consome uns 60A, e por aí fora...

Conforme está programado o controlador, com rápida resposta ao acelerador e sem limite de potência, é muito fácil ir a acelerar e de seguida a regenerar, promovendo o aquecimento do motor. Desta forma torna-se difícil o controlo da subida de temperatura dentro do motor, pondo em causa os sensores hall, com temperaturas máximas de 125º.

Mesmo em noite de temperaturas abaixo de zero (-1º), depois de já rolados uns 60km e com duas pessoas em cima, sempre com o acelera e regenera, a temperatura excedeu os limites e provocou um curto-circuito num dos sensores que daria para medir a temperatura (mas que não estava a ser utilizado, ainda).

Sorte foi o motor separar-se da mota facilmente, através das fichas de ligação rápida, que promoveu assim a sua reparação, sem ter de levar a mota de novo à oficina JR. Em menos de 24 horas já estava tudo em ordem de novo!

Todos os engenhos requerem tempo para que se manifeste os pontos mais fracos. Muitos dos testes de resistências dos materiais por mim realizados numa vida de trabalho de mais de 20 anos, foram nesta mota aplicados. No entanto, outros tantos foram realizados pela primeira vêz, estando apenas aptos após alguma correções.

Mesmo nas melhores marcas de veículos, existe lotes onde mais tarde se verifica alguma anomalia, sendo estes recolhidos posteriormente, ou aquando as próximas revisões, para sua substituição.

Neste caso não será diferente, mesmo sendo eu muitíssimo pequenino, comparando, não descansarei enquanto não esteja tudo bem, nos trabalhos por mim realizados.

Jorge,
vejo que estás a fazer um excelente trabalho 8-)
quanto ao arrefecimento do motor,não seria viável ter umas entradas de ar nas laterais da mota que entrasse o ar e fosse canalizado para o motor?
do tipo,como os automoveis tem nos parachoques umas aberturas para entrar o vento que vão dar aos discos de travões!
E no motor colocar um disco em aluminio (tipo o disco de travão),de forma que este disco puxasse o calor de dentro do motor e fosse arrefecido com deslocação do ar ;)

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Porque não meter um motor mais potente ??

Por mais que arrefeçam esse, ele está feito para 5 kw, tudo o que for a mais vai faz fazê-lo aquecer e torna-lo menos eficiente.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

ogadiv Escreveu:O que ainda precisa de muitas afinações é o computador de bordo, já que a previsão da distância percorrida tem em conta apenas o último km. o que tanto coloca autonomia muito longa, como curta, depende do trajecto que tenha feito nesse último km. Além disto, algumas das vezes que desligo a chave, faz tipo um reset, que indica que a bateria está totalmente carregada, e o odometro fica com 0 km. percorridos.
O cálculo da autonomia também me vai dar água pela barba no projecto que estou a fazer para o CB da minha liberty. Não sei se esse teu módulo precisa se algum tipo de corrente contínua para "alimentar" a memória do CB (como nos autorádios), pode ser por ai o problema...

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Mensagem por civic »

Esta história do arrefecimento do motor fez-me lembrar os arrefecedores de travões do lancia delta, uma coisa destas colada ao motor deveria funcionar.
Imagem
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

jmal Escreveu:Porque não meter um motor mais potente ??

Por mais que arrefeçam esse, ele está feito para 5 kw, tudo o que for a mais vai faz fazê-lo aquecer e torna-lo menos eficiente.
Tens toda a razão, e eu acho que, sabendo suas limitações, poderá, esses 5000W, serem mais do que suficiente para as deslocações comuns!
lopes Escreveu:O cálculo da autonomia também me vai dar água pela barba no projecto que estou a fazer para o CB da minha liberty. Não sei se esse teu módulo precisa se algum tipo de corrente contínua para "alimentar" a memória do CB (como nos autorádios), pode ser por ai o problema...
Penso que não será esse problemas Lopes, pois ele está sempre alimentado por um DC/DC, 24horas por dia!
Em relação à autonomia, penso que se poderia fazer uma média das velocidades dos ultimos 5km, em que se relacionasse com a média dos consumos durante esses mesmos 5km. Sei que não será facil fazer estes calculos (entre tempo, km e Wh), mas será interessante!
civic Escreveu:Esta história do arrefecimento do motor fez-me lembrar os arrefecedores de travões do lancia delta, uma coisa destas colada ao motor deveria funcionar.
O problema é que o que aquece é a parte de dentro do motor (a parte fixa onde tem as bobines), que está completamente separada da parte de fora (a roda que gira com o pneu).

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

Mas a nível de arrefecimento. Se arrefecer bem a carcaça do motor deve de ajudar não ?
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”