Projecto revolucionário de energia fotovoltaica
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica
Cá vem o discordante....
Será que justifica estar a investir em seguidores, estando os paineis ao preço que estão? Mesmo sendo contruidos or vós?
Será que justifica estar a investir em seguidores, estando os paineis ao preço que estão? Mesmo sendo contruidos or vós?
-
- Membro Gold
- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
@CrOhN se justifica... no meu caso até dá jeito ter algo que ande atrás do sol, moro num buraco onde o sol pela manhã chega mais tarde e ao fim do dia também vai embora mais cedo, dai ter de aproveitar o sol ao máximo, no meu caso não é bem acumular para depois gastar, apesar de ter as baterias, como já disse o meu sistema o que produz é gasto na hora.CrOhN Escreveu:Cá vem o discordante....
Agora o seguidor, @CrOhN e @Emanuel Couto, como sou eu a fazer não fica muito dispendioso, visto que o material é vindo de sucatas industrias, onde o ferro é novo , mesmo novo a um valor de 60 cêntimos o quilo, e lá tem quase tudo ou mesmo tudo que eu preciso.
@Emanuel Couto para o seguidor que estás a pensar é preciso ter uma base bem forte se não o vento leva tudo, e também leva um motor de braço como o da parabólica, e leva outro como este

É que já estás a falar em 8 painéis a resistência ao vento aumenta e muito, e ai na tua zona o vento sopra mais vezes que por aqui.
É como eu digo o ideal para quem tem boa exposição ao sol é este
Fica muito mais em conta e também dá para por um ou dois motores de parabólica, um para a elevação e outro para a orientação.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
- Membro Gold
Mais uma razão para que o uso de um seguidor não seja muito boa ideia. Já que o seguidor é mais rentável no verão, em que o sol percorre cerca de 240º do horizonte, e se tu tens obstruções nesses extremos, menos rentável é o seguidor.Esteves Escreveu: moro num buraco onde o sol pela manhã chega mais tarde e ao fim do dia também vai embora mais cedo, dai ter de aproveitar o sol ao máximo
No caso de custos, não esquecer que a maior parte do custo nem é a estrutura, mas actuadores e electrónica. Fora as possíveis avarias que venham a surgir.
Convem equacionar estes custo, e verificar quanta potência extra de paineis se adquiririam com esse custo.
-
- Membro Gold
- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
@CrOhN se eu tivesse os painéis fixos não tinha as horas que tenho com os sistema na alternativa, o consumo que tenho em media é de 30 amperes o que quer dizer que eu nesta altura do ano entre as 09:00 e as 16:30 tenho toda a casa na alternativa, claro isto só acontece se houver solCrOhN Escreveu:Mais uma razão para que o uso de um seguidor não seja muito boa ideia. Já que o seguidor é mais rentável no verão, em que o sol percorre cerca de 240º do horizonte, e se tu tens obstruções nesses extremos, menos rentável é o seguidor.Esteves Escreveu: moro num buraco onde o sol pela manhã chega mais tarde e ao fim do dia também vai embora mais cedo, dai ter de aproveitar o sol ao máximo
No caso de custos, não esquecer que a maior parte do custo nem é a estrutura, mas actuadores e electrónica. Fora as possíveis avarias que venham a surgir.
Convem equacionar estes custo, e verificar quanta potência extra de paineis se adquiririam com esse custo.

Ter mais painéis sim ajuda em muito, mas para mim talvez ajude mais no verão, visto que a potência é menor, o verão compensa nas horas de sol mas não no calor.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
Autor do tópico - Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Boas!!!!!
Por acaso foi um tema que nunca falei aqui no fórum!
Tenho a sorte de ter a area toda livre de sombras, desde o amanhecer, ao anoitecer, mesmo no inverno, e os painéis estarem a uns 5,5m de altura, pois estão em cima de uma placa, de um anexo da casa.
O meu calcanhar de Aquiles ! É um muro mesmo a lado da estrutura, pois coloquei lá a estrutura, porque neste lugar a placa e mais resistente, mas fiz mal, já me arrependi várias vezes...
A foto que colocaste, do moto-redutor, e mesmo este fabricante que estava a pensar comprar.
Eles tem motores para todo tipo de seguidores, já li a lista de produtos deles.
E e só sabermos a area em painéis, e eles indicam o moto-redutor mais indicado.
Mas claro que é caro, mesmo os motores lineares, mesmo próprios para seguidores, com mais 6/10 e mais, de torque que o meu de parabólica. Mesmos os de baixa\média potência.
Com engrenagem em aço.
Sim, teria que ter um tubo e base, Bem sólidas, porque o vento aqui não perdoa....
Por isto mesmo que construir uma estrutura, Bem sólida, em tubo galvanizado.
Não é novidade para ninguém, que um sistema de painéis, rotativos, tem ganhos superiores, a da mesma potência fixo.
Mas claro, e mais caro, e precisa de mais assistência,
Mas adorava ter um sistema destes com moto-redutor, com 8 painéis de 235w cada.
Sei que agora terão a pensar! Mas não vais ter retorno financeiro, do investimento extra!
Sim ..... sei Bem disso...... e qual o retorno que teremos em comprar um bom carro, com muitos extras, e vez de um mais modesto, mas baratinho!
Abraços..... Viva as renováveis.......
Por acaso foi um tema que nunca falei aqui no fórum!
Tenho a sorte de ter a area toda livre de sombras, desde o amanhecer, ao anoitecer, mesmo no inverno, e os painéis estarem a uns 5,5m de altura, pois estão em cima de uma placa, de um anexo da casa.
O meu calcanhar de Aquiles ! É um muro mesmo a lado da estrutura, pois coloquei lá a estrutura, porque neste lugar a placa e mais resistente, mas fiz mal, já me arrependi várias vezes...
A foto que colocaste, do moto-redutor, e mesmo este fabricante que estava a pensar comprar.
Eles tem motores para todo tipo de seguidores, já li a lista de produtos deles.
E e só sabermos a area em painéis, e eles indicam o moto-redutor mais indicado.
Mas claro que é caro, mesmo os motores lineares, mesmo próprios para seguidores, com mais 6/10 e mais, de torque que o meu de parabólica. Mesmos os de baixa\média potência.
Com engrenagem em aço.
Sim, teria que ter um tubo e base, Bem sólidas, porque o vento aqui não perdoa....
Por isto mesmo que construir uma estrutura, Bem sólida, em tubo galvanizado.
Não é novidade para ninguém, que um sistema de painéis, rotativos, tem ganhos superiores, a da mesma potência fixo.
Mas claro, e mais caro, e precisa de mais assistência,
Mas adorava ter um sistema destes com moto-redutor, com 8 painéis de 235w cada.
Sei que agora terão a pensar! Mas não vais ter retorno financeiro, do investimento extra!
Sim ..... sei Bem disso...... e qual o retorno que teremos em comprar um bom carro, com muitos extras, e vez de um mais modesto, mas baratinho!
Abraços..... Viva as renováveis.......

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
Uma foto que nunca foi postada do meu projeto de energia foto-voltaica, mas não menos importante!
Saída dos gases do banco de baterias, são muitas baterias a produzirem uma grande quantidade, de hidrogénio e outros....
Nocivos a saúde, e altamente explosivos!
Lembram do episódio, do grande susto, do curto circuito no banco de baterias de tracção!
Já imaginaram se na altura houvesse uma concentração de gases o que poderia acontecer!
Talvez não tivesse aqui para contar a historia!
E quando lerem na net que as baterias estacionarias, não produzem gases como as de carro.
Completamente errado..... produzem gases como as de carro.
Nada como comprovar as coisas pessoalmente.
Depois tenho características técnicas destas baterias, que não obedecem as normas de valores carga x voltagem, das tabelas que vemos por ai!
Depois falo nisso!
Abraços..... Boas entradas 2013 .............
Saída dos gases do banco de baterias, são muitas baterias a produzirem uma grande quantidade, de hidrogénio e outros....
Nocivos a saúde, e altamente explosivos!
Lembram do episódio, do grande susto, do curto circuito no banco de baterias de tracção!
Já imaginaram se na altura houvesse uma concentração de gases o que poderia acontecer!
Talvez não tivesse aqui para contar a historia!

E quando lerem na net que as baterias estacionarias, não produzem gases como as de carro.
Completamente errado..... produzem gases como as de carro.
Nada como comprovar as coisas pessoalmente.
Depois tenho características técnicas destas baterias, que não obedecem as normas de valores carga x voltagem, das tabelas que vemos por ai!
Depois falo nisso!
Abraços..... Boas entradas 2013 .............
- Anexos
-
- Entrada de ar baterias.jpg (90.92 KiB) Visto 3396 vezes

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
-
BOAS!!!
Esta e o meu registo da produção de final de 2012.
O contador não foi colocado no principio da produção, portando houve produção que não foi contabilizada.
A cifra de 66 kwatts, não acho nada mal, já que a produção real, começou á menos de 3 meses.
E é preciso não esquecer que neste contador só está contabilizada a produção de corrente alternada.
A do sector para fornecer luz a casa toda não está!
Porque não tenho um contador cc nem sei a onde se vende! Já que a contagem em corrente continua é diferente.
Só sei que desde que tenho energia na casa para as luzes a 12v nunca mais gastei, da EDA.
E tb não foram contabilizados os carregamentos de aparelhos, directamente em cc!
Enfim, vamos lá ver se no futuro, arranjo maneira de contabilizar isto tudo.
Bom 2013…… Com melhores produções!
Mas sobretudo com muita saúde……
Esta e o meu registo da produção de final de 2012.
O contador não foi colocado no principio da produção, portando houve produção que não foi contabilizada.
A cifra de 66 kwatts, não acho nada mal, já que a produção real, começou á menos de 3 meses.
E é preciso não esquecer que neste contador só está contabilizada a produção de corrente alternada.
A do sector para fornecer luz a casa toda não está!
Porque não tenho um contador cc nem sei a onde se vende! Já que a contagem em corrente continua é diferente.
Só sei que desde que tenho energia na casa para as luzes a 12v nunca mais gastei, da EDA.
E tb não foram contabilizados os carregamentos de aparelhos, directamente em cc!
Enfim, vamos lá ver se no futuro, arranjo maneira de contabilizar isto tudo.
Bom 2013…… Com melhores produções!
Mas sobretudo com muita saúde……
- Anexos
-
- Contagem final 2012.jpg (124.01 KiB) Visto 3208 vezes

-
Boas, malta das renováveis!
Por acaso ontem vi no Odisseia um documentário sobre a construção de um satélite, que levou dois anos a fabricar, com a mais sofisticada tecnologia e componentes electrónicos.
Sabiam que um satélite leva cerca de 20 kg de ouro em circuitos electrónicos e outros!
Dá para imaginar o preço total dele!
Deixo aqui duas fotos do seguidor solar do satélite mais caro e sofisticado do mundo. Foram registadas com o meu tablet, directamente da TV.
Por curiosidade os sensores do respectivo seguidor são construídos com foto-resistores.
Para mim são os mais fiáveis.
Pois sem seguidor (um dos componentes mais importantes) o satélite ficaria sem energia, ficando inutilizado.
Abraços …
Por acaso ontem vi no Odisseia um documentário sobre a construção de um satélite, que levou dois anos a fabricar, com a mais sofisticada tecnologia e componentes electrónicos.
Sabiam que um satélite leva cerca de 20 kg de ouro em circuitos electrónicos e outros!
Dá para imaginar o preço total dele!
Deixo aqui duas fotos do seguidor solar do satélite mais caro e sofisticado do mundo. Foram registadas com o meu tablet, directamente da TV.
Por curiosidade os sensores do respectivo seguidor são construídos com foto-resistores.
Para mim são os mais fiáveis.
Pois sem seguidor (um dos componentes mais importantes) o satélite ficaria sem energia, ficando inutilizado.
Abraços …
- Anexos
-
- Seguidor satelite.jpg (122.32 KiB) Visto 2905 vezes

-
sensores
- Anexos
-
- Seguidor satelite2.jpg (125.58 KiB) Visto 2903 vezes

-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
isso não são sensores pahhh!! são as fichas de interligação 

VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
pnunes Escreveu:isso não são sensores pahhh!! são as fichas de interligação
são as fichas!!!!!!!!! Não tinha reparado!

-
- Membro Silver
- Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Bom ano a todos,Emanuel Couto Escreveu:pnunes Escreveu:isso não são sensores pahhh!! são as fichas de interligação
são as fichas!!!!!!!!! Não tinha reparado!![]()
![]()
eu por acaso, só mesmo por acaso, ehehe (porque acabou já perto da 1h da manhã), vi esse documentário, e salvo erro pois na altura não dei muita importância o custo da maquina rondava os 130 milhões de euros, trocos para a maioria de nós

mas todo ele fabricado na Europa, UK e montado em França.
Mas recordo que na altura foram essas as fichas mostradas aquando se falou na orientação dos painéis fotovoltaicos, como sendo elas as responsáveis pela orientação da estrutura. (fotodiodos)
-
- Membro Platinium
Os jornalistas são mesmo asssim, estão apresentar qq coisa e depois mostram o que estiver á mão, como a maioria do pessoal não está atento ao promenor passa por ser o que não é!
cumprimentos
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Platinium
Aliás são fichas iguais a umas que foram incorporadas em equipamento fabricado na Efacec para o CERN (European Organization for Nuclear Research)
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
Patalhetas Escreveu:Bom ano a todos,Emanuel Couto Escreveu:pnunes Escreveu:isso não são sensores pahhh!! são as fichas de interligação
são as fichas!!!!!!!!! Não tinha reparado!![]()
![]()
eu por acaso, só mesmo por acaso, ehehe (porque acabou já perto da 1h da manhã), vi esse documentário, e salvo erro pois na altura não dei muita importância o custo da maquina rondava os 130 milhões de euros, trocos para a maioria de nós![]()
mas todo ele fabricado na Europa, UK e montado em França.
Mas recordo que na altura foram essas as fichas mostradas aquando se falou na orientação dos painéis fotovoltaicos, como sendo elas as responsáveis pela orientação da estrutura. (fotodiodos)
Bom ano Patalhetas!
Pois foi mesmo coincidência termos visto o mesmo documentário !
Adoro tudo que está relacionado com tecnologia.....
Realmente pelo que me apercebi!
Quando relataram o que detetava o sol relativamente ao posicionamento dos painéis !
Mostraram as ditas fichas .
A respeito dos sensores detectores de luz!
Um dia quando construir o meu seguidor solar, sem dúvida que vou optar por fotoresistores,
De um prototico de um seguidor para um robô, que já tinha feito à tempos, mesmo antes de aderir as alternativas,
Utilizei fotoresistores. Muito práticos, com grande durabilidade, e não há problema em inverter a polaridade dos mesmos.
Mas na verdade vai dar na mesma, com fotodiodos, mas com outros condicionantes....
Na verdade as células fotovoltaicas, são construídas com muitos fotodiodos, com junção pn.
Com uma grande resistência, com a polaridade invertida, quando são expostos aos fotões de luz, de alguns coprimento de onda, vão perdendo sua resistência, e obrigando a fluir eletrões livres ....
Uma idéia é aplicar fototransistores, assim temos um sinal, já com alguma amplificação.
Abraço.

-
Boas!!!!
Estava bem descansado com a minha fonte de alimentação que não me deu trabalho, já que tinha uma por lá com 30v, que na verdade são 38v.
Ainda bem porque estas fontes com estes volts são sempre mais difíceis de encontrar.
Não é que ontem, quando, como faço sempre ao fim do dia, rodava a estrutura para a posição inicial, através do controlo remoto! Mas ao mesmo tempo falava com uma pessoa, e enganei-me, em vez de rodar para a posição este, rodei para oeste!
Exactamente ao contrario do que deveria!
Lá foi a estrutura contra a parede, felizmente, tem uma grande protecção.
E como ainda leva cerca de 1minuto, para rodar.
Foi exactamente este tempo, que o circuito esteve fechado, sem produzir trabalho.
Dá para imaginar a tensão que criou nos indutores, transformador fonte, e no motor do rotor!!!!
E perguntam vocês! Porque não queimou o fusível de protecção!
Porque simplesmente não coloquei fusível.
E a tensão foi, até rebentar o mais fraco! O transformador da fonte.
Ainda bem que assim foi, já imaginaram se fosse o do rotor! Bem pior…..
Lá tive a pressa de construir uma fonte.
A fonte que construi, foi tudo com material reutilizado….
Transformador novo, estava avariado, foi reparado.
Como tinha um bom transformador 220/12/24/20A, optei por uma fonte linear, já que chaveada iria dar mais trabalho, e tempo é coisa que não tinha.
Já foi testada, e trabalha bem.
O multímetro da esquerda, a tensão AC, e da direita tensão DC.
Os valores em v são diferentes dos que vêm do fabricante, mas isto é normal.
Dei uma aumentada na tensão, porque a anterior fonte estava muito fraca, no final (no motor), pois o fio é um pouco fino.
Sei que o valor de saída da fonte 45.7v,é um pouco alta sendo a nominal do motor de 36v.
Mas pela equação que fiz, com estabilização com o circuito fechado, com as perdas do cabo, vai ficar só com uns poucos v acima.
Já está montada, e testada, muito bom, roda um pouco mais rápido, e agora aguenta a rodar os dois rotores ao mesmo tempo, já que tenho uma fonte mais potente..
Em termos de assolação, ficou com corrente de fuga, na ordem dos (0.04 v) nada mal para uma fonte feita em cerca de 2,5 horas, com material reutilizado.
Claro fora o tempo para fazer os ajustes, para colocar este transformador e circuito, na caixa, já que o outro era bem mais pequeno.
Abraços……
Estava bem descansado com a minha fonte de alimentação que não me deu trabalho, já que tinha uma por lá com 30v, que na verdade são 38v.
Ainda bem porque estas fontes com estes volts são sempre mais difíceis de encontrar.
Não é que ontem, quando, como faço sempre ao fim do dia, rodava a estrutura para a posição inicial, através do controlo remoto! Mas ao mesmo tempo falava com uma pessoa, e enganei-me, em vez de rodar para a posição este, rodei para oeste!
Exactamente ao contrario do que deveria!
Lá foi a estrutura contra a parede, felizmente, tem uma grande protecção.
E como ainda leva cerca de 1minuto, para rodar.
Foi exactamente este tempo, que o circuito esteve fechado, sem produzir trabalho.
Dá para imaginar a tensão que criou nos indutores, transformador fonte, e no motor do rotor!!!!
E perguntam vocês! Porque não queimou o fusível de protecção!
Porque simplesmente não coloquei fusível.
E a tensão foi, até rebentar o mais fraco! O transformador da fonte.
Ainda bem que assim foi, já imaginaram se fosse o do rotor! Bem pior…..
Lá tive a pressa de construir uma fonte.
A fonte que construi, foi tudo com material reutilizado….
Transformador novo, estava avariado, foi reparado.
Como tinha um bom transformador 220/12/24/20A, optei por uma fonte linear, já que chaveada iria dar mais trabalho, e tempo é coisa que não tinha.
Já foi testada, e trabalha bem.
O multímetro da esquerda, a tensão AC, e da direita tensão DC.
Os valores em v são diferentes dos que vêm do fabricante, mas isto é normal.
Dei uma aumentada na tensão, porque a anterior fonte estava muito fraca, no final (no motor), pois o fio é um pouco fino.
Sei que o valor de saída da fonte 45.7v,é um pouco alta sendo a nominal do motor de 36v.
Mas pela equação que fiz, com estabilização com o circuito fechado, com as perdas do cabo, vai ficar só com uns poucos v acima.
Já está montada, e testada, muito bom, roda um pouco mais rápido, e agora aguenta a rodar os dois rotores ao mesmo tempo, já que tenho uma fonte mais potente..
Em termos de assolação, ficou com corrente de fuga, na ordem dos (0.04 v) nada mal para uma fonte feita em cerca de 2,5 horas, com material reutilizado.
Claro fora o tempo para fazer os ajustes, para colocar este transformador e circuito, na caixa, já que o outro era bem mais pequeno.
Abraços……
- Anexos
-
- Reparação fonte.jpg (130.67 KiB) Visto 2402 vezes

-
Reparação fonte.
- Anexos
-
- Reparação fonte2.jpg (94.95 KiB) Visto 2400 vezes

-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Boas
Já deveria ter colocado um botão de fim curso ou afinado nos próprios rotores. Para evitar essas situações.

Já deveria ter colocado um botão de fim curso ou afinado nos próprios rotores. Para evitar essas situações.

Live long and prosper!
-
Boas!
Já sou pro em abrir fontes seladas, Já foram dezenas….
Mas esta estava de uma maneira, nada fácil de abrir, a única maneira foi com um serrote, e mesmo assim…..
Ficou com a caixa de protecção toda destruída, os tipos colocaram cola até dizer basta….
Não tenho a certeza se algum dos indutores, está mesmo queimado!
Tomara que não, pode ter danificado só os componentes de rectificação, ainda vou verificar se pode ser reparada.
O que não estava à espera era um capacitor com esta capacidade, (4700 microfarads 50v) nada mal.
O resto do circuito muito básico, já que se trata de uma fonte linear e (11 amperes) já é uma boa amperagem.
Quem sabe se ela volta à vida!
Abraços……
Já sou pro em abrir fontes seladas, Já foram dezenas….
Mas esta estava de uma maneira, nada fácil de abrir, a única maneira foi com um serrote, e mesmo assim…..
Ficou com a caixa de protecção toda destruída, os tipos colocaram cola até dizer basta….
Não tenho a certeza se algum dos indutores, está mesmo queimado!
Tomara que não, pode ter danificado só os componentes de rectificação, ainda vou verificar se pode ser reparada.
O que não estava à espera era um capacitor com esta capacidade, (4700 microfarads 50v) nada mal.
O resto do circuito muito básico, já que se trata de uma fonte linear e (11 amperes) já é uma boa amperagem.
Quem sabe se ela volta à vida!
Abraços……
- Anexos
-
- Fonte avariada.jpg (102.29 KiB) Visto 2310 vezes

-
- Membro Gold
Acho muito estranho uma fonte de 30V 11A com um transformador tão pequeno.