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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quarta nov 19, 2008 6:30 pm
por visitante
josenir Escreveu:
post levemente modificado pelo bem geral da comunidade.
que chave ?
esta parte foi bem divertida..gosto de visualizar situações escritas recorrendo á minha imaginação e o resultado..transposto para uma outra area que me interesso..a militar..dá qualquer coisa como isto :

ó nosso primeiro..como temos inimigos no perimetro doravante sempre que lhes quisermos atirar umas bojardas fica desde já combinado que em vez de dizermos fogo sobre um sector passamos a usar um codigo em que fogo é substituido por chuva...avise a guarnição por megafone que é para todos ouvirem bem...


abraços
[***************]

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quarta nov 19, 2008 9:10 pm
por sandro_ventania
josenir...concordo que podemos deixar a parte da injeção de agua para depois...mas é certo que se voce usar um bico injetor de carro, este injetará um borrifo(spray) de agua atomizada, desta forma poucas gotas serão o suficiente para condensar o vapor do cilindro e dobrar a capacidade de trabalho do motor.
o problema de deixar essa parte pra depois é que a arvore de cames é diferente...se for injetar a agua, a valvula de escape só é aberta pouco antes do pms. se não for usar a injeção de agua a valvula já abre no inicio do pmi.
é realmente um desperdicio de energia não se utilizar deste artificio.
quanto a voce não querer fazer outra arvore, para que a coisa fique mais acessivel, eu entendo...e minha solução é a seguinte...pega-se esse mesmo eixo, retira-se todos os cames e solda-se outros nos lugares certos...pronto, qualquer torneiro faz, afinal já não terá que soldar novos para torna-lo a 2 tempos? basta fazer o trabalho completo...o segredo é saber onde soldar os cames.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quarta nov 19, 2008 9:34 pm
por visitante
vivam ...

[quote="sandro_ventania"]josenir...concordo que podemos deixar a parte da injeção de agua para depois...mas é certo que se voce usar um bico injetor de carro, este injetará um borrifo(spray) de agua atomizada, desta forma poucas gotas serão o suficiente para condensar o vapor do cilindro e dobrar a capacidade de trabalho do motor.
o problema de deixar essa parte pra depois é que a arvore de cames é diferente...se for injetar a agua, a valvula de escape só é aberta pouco antes do pms. se não for usar a injeção de agua a valvula já abre no inicio do pmi.
quote]

sandro..no caso de se optar pela injecção de agua o momento mais propicio para que isso ocorra é o imediatamente a seguir á passagem do piston pelo pmi..concordas ?..

baseio esta ideia porque quanto mais tarde essa injecção ocorrer maior será a pressão dentro do cilindro e por conseguinte maior pressão terá de ser conferida ao injector..e mais..assim que se inicia a compressão imediatamente surgirá como que um "travão" ao curso ascendente do piston..

estou neste preciso momento a congeminar uma ideia de como automatizar essa injecção com recurso a uma pequena alteração no motor..tendo apenas de aplicar um capilar..

quando tiver a ideia bem delineada e teorizada publico-a aqui..já que de facto essa é uma força que deve ser aproveitada..

abraços
[***************]

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quarta nov 19, 2008 10:00 pm
por Josenir
[***************] Escreveu:ó nosso primeiro..como temos inimigos no perimetro doravante sempre que lhes quisermos atirar umas bojardas fica desde já combinado que em vez de dizermos fogo sobre um sector passamos a usar um codigo em que fogo é substituido por chuva...avise a guarnição por megafone que é para todos ouvirem bem...
você está se perdendo aqui neste forum, você tinha que estar trabalhando era na rede globo. você tem talento rapaz... eh eh eh !

o que eu quiz dizer é que não ficaria bem nós ficarmos aqui repetindo várias vezes por dia o nome de duas partes explicitamente, pois uma hora isso chegaria aos ouvidos deles. alguém já reparou que qualquer mensagem que escrevemos aqui vai parar na busca do google no mesmo dia ? experimentem buscar no google o nome de vocês mais a palavra vapor, como "josenir vapor", por exemplo, e tomarão um susto !
logo a nossa mensagem com a tal chave vai ficar para trás e dificilmente alguém lá na frente vai ligar uma coisa à outra.
eu não tenho a menor duvida de que o "motor a vapor para todos", como está já ganha dos motores de 100 anos atrás e já é uma solução que no ponto em que se encontra já é uma ameaça a muitos interesses. ele evoluir para uma versão controlada eletronicamente com injeção de água ou outro meio que se cogita aqui, mais ainda !
levem a sério o que estou dizendo, caso contrário, todo o nosso esforço será jogado fora e ao invés de produzir uma solução, teremos produzido um grande problema para nós e para os outros.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quarta nov 19, 2008 10:18 pm
por Josenir
sandro_ventania Escreveu:josenir...concordo que podemos deixar a parte da injeção de agua para depois...mas é certo que se voce usar um bico injetor de carro, este injetará um borrifo(spray) de agua atomizada, desta forma poucas gotas serão o suficiente para condensar o vapor do cilindro e dobrar a capacidade de trabalho do motor.
o problema de deixar essa parte pra depois é que a arvore de cames é diferente...se for injetar a agua, a valvula de escape só é aberta pouco antes do pms. se não for usar a injeção de agua a valvula já abre no inicio do pmi.
é realmente um desperdicio de energia não se utilizar deste artificio.
quanto a voce não querer fazer outra arvore, para que a coisa fique mais acessivel, eu entendo...e minha solução é a seguinte...pega-se esse mesmo eixo, retira-se todos os cames e solda-se outros nos lugares certos...pronto, qualquer torneiro faz, afinal já não terá que soldar novos para torna-lo a 2 tempos? basta fazer o trabalho completo...o segredo é saber onde soldar os cames.
ainda bem que vocês concordam, isso economiza tempo e stress. eu me comprometo em fazer a parte eletrônica dessa injeção. vai ser a maior moleza, mas cada coisa no seu tempo... precisamos diminuir as variáveis. a indústria fez primeiro o motor com carburador e muito tempo depois a injeção de combustível, por que nós teríamos que já sair lá na frente. por acaso o nosso grupo é tão superior à indústria automobilistica mundial ?
já tenho uma idéia melhor: não precisamos tirar todos os cames do eixo para fazê-los todos novos no lugar que queremos. só precisamos tirar um dos dois cames de cada cilindro. logo num eixo de comando de 4 cilindros temos 8 cames, 4 de admissão e 4 de escape. tiramos os 4 de admissão, por exemplo. de imeditado alteramos os 4 que ficaram de escape para acrescentar o seu came oposto. e por fim fazemos os de admissão já com o seu came oposto para cada cilindro, na posição que queremos. isso já é algo mais factível.
já estou estudando qual seria a posição ideal para os cames. quero ver quem aparece com um desenho disso antes de mim....

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quarta nov 19, 2008 10:32 pm
por Luciano Kaefer
algumas "palavras" foram suprimidas, à pedido.

se tiverem outras que precisem ser modificadas, avisem-me por pm.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quarta nov 19, 2008 10:52 pm
por visitante
vivam ...
josenir Escreveu:
sandro_ventania Escreveu:josenir...concordo que podemos deixar a parte da injeção de agua para depois...mas é certo que se voce usar um bico injetor de carro, este injetará um borrifo(spray) de agua atomizada, desta forma poucas gotas serão o suficiente para condensar o vapor do cilindro e dobrar a capacidade de trabalho do motor.
o problema de deixar essa parte pra depois é que a arvore de cames é diferente...se for injetar a agua, a valvula de escape só é aberta pouco antes do pms. se não for usar a injeção de agua a valvula já abre no inicio do pmi.
é realmente um desperdicio de energia não se utilizar deste artificio.
quanto a voce não querer fazer outra arvore, para que a coisa fique mais acessivel, eu entendo...e minha solução é a seguinte...pega-se esse mesmo eixo, retira-se todos os cames e solda-se outros nos lugares certos...pronto, qualquer torneiro faz, afinal já não terá que soldar novos para torna-lo a 2 tempos? basta fazer o trabalho completo...o segredo é saber onde soldar os cames.
ainda bem que vocês concordam, isso economiza tempo e stress. eu me comprometo em fazer a parte eletrônica dessa injeção. vai ser a maior moleza, mas cada coisa no seu tempo... precisamos diminuir as variáveis. a indústria fez primeiro o motor com carburador e muito tempo depois a injeção de combustível, por que nós teríamos que já sair lá na frente. por acaso o nosso grupo é tão superior à indústria automobilistica mundial ?
já tenho uma idéia melhor: não precisamos tirar todos os cames do eixo para fazê-los todos novos no lugar que queremos. só precisamos tirar um dos dois cames de cada cilindro. logo num eixo de comando de 4 cilindros temos 8 cames, 4 de admissão e 4 de escape. tiramos os 4 de admissão, por exemplo. de imeditado alteramos os 4 que ficaram de escape para acrescentar o seu came oposto. e por fim fazemos os de admissão já com o seu came oposto para cada cilindro, na posição que queremos. isso já é algo mais factível.
já estou estudando qual seria a posição ideal para os cames. quero ver quem aparece com um desenho disso antes de mim....
força no que realçei a vermelho..mas a minha ideia difere um pouco..em uns quantos motores a gasolina que transformei para ficarem mais performantes apliquei injecção de agua mas não recorri á electronica..recorri a bombas de combustivel (na epoca usei umas que equipavam os fiat) que eram accionadas tambem pela arvore de cames sem alterações nesta..deu algum trabalho a coloca-las na tampa de valvulas (que teve de ser fabricada) e a encontrar a melhor solução para que esguichassem no tempo certo para o cilindro certo..e a solução estava ali mesmo na arvore de cames..

como existe um atrazo entre o accionamento da bomba e a aparição do esguicho junto á camera de admissão coloquei a bomba para o cilindro nº3 a ser accionada por uma came do cilindro nº1..ou seja na ordem de ignição as bombas para injecção de agua eram sempre accionadas por uma came do cilindro anterior..

para este proposito em concreto estou a pensar em algo semelhante..

abraços
[***************]

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quarta nov 19, 2008 11:27 pm
por Josenir
[***************] Escreveu:força no que realçei a vermelho..mas a minha ideia difere um pouco..em uns quantos motores a gasolina que transformei para ficarem mais performantes apliquei injecção de agua mas não recorri á electronica..recorri a bombas de combustivel (na epoca usei umas que equipavam os fiat) que eram accionadas tambem pela arvore de cames sem alterações nesta..deu algum trabalho a coloca-las na tampa de valvulas (que teve de ser fabricada) e a encontrar a melhor solução para que esguichassem no tempo certo para o cilindro certo..e a solução estava ali mesmo na arvore de cames..
como existe um atrazo entre o accionamento da bomba e a aparição do esguicho junto á camera de admissão coloquei a bomba para o cilindro nº3 a ser accionada por uma came do cilindro nº1..ou seja na ordem de ignição as bombas para injecção de agua eram sempre accionadas por uma came do cilindro anterior..
para este proposito em concreto estou a pensar em algo semelhante..
quem tem acompanhado meus posts deve ter observado que o meu forte é a eletrônica, mas a mecânica é a minha segunda paixão. mesmo tendo aqui uma oficina mecânica com solda e tornearia completa não vejo viabilidade em uma injeção mecânica para um motor. a não ser que se usasse uma bomba injetora de motor a diesel, mas aí vem o problema da corrosão na bomba pela água e o alto custo da própria bomba.
a injeção eletrônica é plenamente viável e simples de ser implementada na prática. além das facilidades em se alterar o ponto de funcionamento, tem ainda um custo mais baixo, menor manutenção, maior precisão, entre outras vantagens.
usando o sensor que substitui o antigo platinado, ou o próprio platinado, que é acionado pelo virabrequin, temos a posição exata do virabrequin. o que o circuito precisa fazer é apenas controlar a pressão entre a bomba e os bicos injetores e, com a leitura da posição do virabrequin fazer o acionamento dos solenóides de cada bico no ponto certo. como a pressão já está alta no bico, a injeção é imediata, sem nenhum tipo de atraso. e o ciclo se repete milhares de vezes com a mesma precisão, independente da aceleração ou da temperatura.
se o projeto avançar até chegar neste ponto, podem ter certeza que eu faço questão de desenvolver o controlador eletrônico. e faço questão de desenvolver um circuito simples para qualquer estudante de eletrônica montar, pois esta é a minha marca.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quinta nov 20, 2008 1:48 am
por sandro_ventania
josenir...antes que voce passe a a lixadeira no cabeçote...já pensou em antes encher de chumbo, aluminio ou até mesmo gesso, a camara de combustão? pelo menos dá pra fazer um teste e saber se é lucrativo mais essa operação no motor...isto seguindo a linha do "quanto menos alterar melhor".
que bom que voce entende de eletronica tambem...he he he...cientista completo!!
ahhh...a ideia de usar aneis de silicone não é má, pois acho que a vedação ficará melhor e não contaminará o oleo. só não sei se a borracha vai suportar a temperatura.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quinta nov 20, 2008 2:50 am
por Josenir
sandro_ventania Escreveu:josenir...antes que voce passe a a lixadeira no cabeçote...já pensou em antes encher de chumbo, aluminio ou até mesmo gesso, a camara de combustão? pelo menos dá pra fazer um teste e saber se é lucrativo mais essa operação no motor...isto seguindo a linha do "quanto menos alterar melhor".
que bom que voce entende de eletronica tambem...he he he...cientista completo!!
a idéia de eliminar o volume morto talvez seja vantagem não apenas para quem quer aproveitar a elevação de temperatura no momento da compressão no tempo anterior ao escapamento, para talvez injetar aquela gota d'água. mas eu acredito que ter um espaço vazio dentro do cilindro favorece também a permanência de um pouco de vapor que não é expulso no tempo de escapamento e que perde temperatura. este resto de vapor com temperatura mais baixa reduz a temperatura do vapor que está entrando e diminui a pressão.

terceiro mandamento da lei do inventor:
3) nunca introduza mais de uma variável ao mesmo tempo em um experimento, pois assim fica mais difícil saber o motivo da falha ou do melhor resultado.

sendo assim, como estamos na dependência de resolver o problema das válvulas, só devo fazer a eliminação do espaço morto depois. mas se o resultado der errado, não tem problema, este motor já estava no lixo mesmo. e ademais o meu objetivo é um motor maior, de 4 cilindros, este é somente para experimento. ademais, acho improvável que a eliminação venha a prejudicar o funcionamento do motor.
sobre a eletrônica, sempre foi a minha área preferida. hoje não atuo mais na área, tenho apenas como hobby, mas ainda estudo tanto quanto estudava antes. se você olhar a sua volta vai ver que a eletrônica está em todo lugar, invade até os domínios da mecânica e pode estar até em um motor a vapor. não é fantástico ?

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quinta nov 20, 2008 5:23 pm
por Josenir
segue abaixo uma figura para ajudar a achar a melhor posição dos cames do eixo de comando. no esquema abaixo o came de escapamento está defasado em 90º em relação ao de admissão, para facilitar o entendimento. no motor a combustão este defasamento é menor, em torno de 80º. no meu motor é de exatamente 80º. mas acredito que no motor a vapor o defasamento deve mesmo ser de 90º devido ao fato de os cames seram duplos, para que fique simétrico, como um trevo de quatro folhas. na figura estou considerando o eixo de comando girando em sentido horário. as medidas em graus se referem à posição do eixo de comando.
Vapor_Tempos.JPG
Vapor_Tempos.JPG (64.33 KiB) Visto 3274 vezes

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: sexta nov 21, 2008 6:11 pm
por sandro_ventania
josenir, fica dificil opinar em situação melhor do que está que já está nos desenhos...assim como tá é certo que funciona bem...qualquer tentativa de mudança é a busca de melhorar na pratica, pois em teoria fica dificil.
eu disporia assim...lembrando que na pratica pode ser que não dê certo.
1º quadro:
escape-(como está no desenho)
admissão-20º


esc - (como está no desenho)
ad - 65º


esc - (como está no desenho)
ad - 115º

e assim por diante...

para evitar o atropelo das valvulas, creio que os cames de escape e admissão teriam que ter tamanhos diferentes(critico em motores de alta rpm dos cis, mas factivel em motores com baixa rpm), pois apesar de eu ter posto a valvula de admissão para já estar totalmente aberta praticamente a 1/4 do cilindro, não tenho a intenção que ela se abra antes do inicio do pms...entendeu? isso acho que só seria possivel com cames de tamanho diferente e com regulagens de valvulas.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: sexta nov 21, 2008 7:03 pm
por Josenir
exatamente sandro,
no desenho já está como o meu motor está desde o início. a admissão abrindo no início do pms, na descida do pistão, e fechando no início do pmi e o escape abrindo no final do pmi, na subida do pistão, e fechando no início do pms.
o problema é que assim não se aproveita a expansão do vapor, que entra em alta pressão.
e você tem razão quando diz que a altura dos cames de escape e admissão deve ser diferente.
foi o que eu fiz agora, e com isso consegui fazer a valvula de admissão abrir no início do pms e fechar a 45º, exatamente quando o pistão chega no meio do cilindro. e a de escape continuou abrindo no fianal do pmi e fechando no início do pms.
com o motor funcionando não se percebe nenhum aumento ou diminuição do rendimento, aparentemente está normal. o que eu percebí foi que ele aumentou um pouco a rotação com a mesma pressão que usava antes e parece que está gastando menos ar, mas a diferença é pouca. para perceber a diferença eu estive cronometrando quanto tempo ele funciona com a garrafa de ar de 24 litros cheia de ar, com o compressor desligado. antes ele funcionava um minuto e 10 segundos, agora ele funciona 1 minuto e 30 segundos e com uma rotação um pouco maior.
é claro que eu já tentei várias outras posições de abertura e fechamento de válvulas, mas aparentemente esta foi a que deu melhor resultado.
veja abaixo a figura que mostra a alteração que fiz nos cames:
Came_vapor_alt.JPG
Came_vapor_alt.JPG (16.14 KiB) Visto 3239 vezes

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: sexta nov 21, 2008 7:36 pm
por sandro_ventania
pela cronometragem a diferença é bem substancial! excelente!
e fiquei muito feliz em comprovar que minha teorização , estava correta...
a unica tristeza é que isso prejudicou o tamanho da abertura da valvula de admissão ...mas fazer o quê, né...ganha-se de lado, perde-se de outro...importante é que o saldo foi positivo
vamos em frente...e a caldeira, como anda?

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: sexta nov 21, 2008 10:06 pm
por Josenir
a caldeira sai em breve. já soldei os tubos de cobre no reservatório e fiz mais uns testes com a serpentina. na verdade até já funcionei o motor com o vapor da serpentina em teste, por alguns minutos. já dá para ver que ela consegue produzir o tanto de vapor que o motor precisa. até aqui tudo bem dentro do esperado. o problema é que a minha folga para trabalhar sério mesmo é apenas no final de semana. e neste final de semana estou com um trabalho extra. mas até a semana que vem é provável que ela esteja pronta.

mas como já tinha dito, este motor é velho, da sucata, e está com uma boa folga nos anéis de segmento e na camisa. passei parte do dia hoje procurando comprar pistão e anéis para ele, mas não existe em lugar nenhum, porque ele é importado. o pistão mede 62mm de diâmetro. depois de muita pesquisa encontrei um pistão de moto honda com medida de 63,5mm. já acertei com um amigo que tem uma retífica para dar um passe na camisa para esta medida e adaptar o pino do novo pistão que é 2mm mais grosso, na biela. amanhã cedo eu deixo o motor lá e ele me entrega antes de meio dia. ainda tem uma pequena diferença na altura da cabeça do pistão, mas isso eu mesmo resolvo no torno.

agora sim, vai ficar "o bicho" ! um motor de 2,5 cv com o kit zerado de moto 250cc. vai durar para o resto da vida.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: sexta nov 21, 2008 10:41 pm
por sandro_ventania
voce usou pistão de tornado,né? quanto a altura dele, acho que não terá problema...seu motor não trabalha com as valvulas em cima do pistão então creio que o pistão não tocará em nada...aliás vai é tirar o espaço morto...se fosse ci ia aumentar a taxa dele.
voce tambem pode usar um oleo mais fino, pois ele não se aquecerá muito...quanto mais fino o oleo mais o motor trabalha mais solto e rende mais.
acho que em poucos dias teremos o motor funcionando na melhor forma possivel...seria interessante fazer algumas medidas, como potencia em hp, rpm maxima para determinada pressão da caldeira, etc.
depois disso...vem a melhor parte...incrementar o jato dágua para vermos o quanto aumenta o rendimento.

luciano, no começo falamos em adaptar um motor para vapor...depois voltamos a atenção para turbinas...agora retornamos novamente para o motor...esse promete, pois o josenir está fazendo um excelente trabalho...acho bom voce já ir frequentando uns ferro-velhos daí da sua região e começar a namorar um bom motor para a sua transformação!!! o josenir faz pra voce em troca de uma carreta de palha de arroz...he he he he!!

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: sexta nov 21, 2008 11:18 pm
por Luciano Kaefer
depois que ele descobrir os trabalhos que estou desenvolvendo para transformar amido em etanol, não vai desgrudar de mim, como eu nao desgrudo dele.

só não participo mais por falta de conhecimentos técnicos. e dar palpite furado, não dou. mas estou sempre atento. não há mensagens que não tenha lido diariamente.

fico especialmente feliz em ver um tópico que nasceu com pedras sendo jogadas nele, se desenvolver com tamanha velocidade e qualidade.

culpa dos intervenientes. gente da melhor espécie. que sabem o que significa partilhar conhecimento.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: sexta nov 21, 2008 11:38 pm
por Josenir
sandro_ventania Escreveu:voce usou pistão de tornado,né? quanto a altura dele, acho que não terá problema...seu motor não trabalha com as valvulas em cima do pistão então creio que o pistão não tocará em nada...aliás vai é tirar o espaço morto...se fosse ci ia aumentar a taxa dele.
voce tambem pode usar um oleo mais fino, pois ele não se aquecerá muito...quanto mais fino o oleo mais o motor trabalha mais solto e rende mais.
acho que em poucos dias teremos o motor funcionando na melhor forma possivel...seria interessante fazer algumas medidas, como potencia em hp, rpm maxima para determinada pressão da caldeira, etc.
depois disso...vem a melhor parte...incrementar o jato dágua para vermos o quanto aumenta o rendimento.
luciano, no começo falamos em adaptar um motor para vapor...depois voltamos a atenção para turbinas...agora retornamos novamente para o motor...esse promete, pois o josenir está fazendo um excelente trabalho...acho bom voce já ir frequentando uns ferro-velhos daí da sua região e começar a namorar um bom motor para a sua transformação!!! o josenir faz pra voce em troca de uma carreta de palha de arroz...he he he he!!
me desculpe, o pistão não é de 250cc, e sim de 200cc. é da xr-200, ref: 13101-kbb-305, original da honda. e o problema da altura é que ele é 6mm mais baixo. isso é menos da metade do volume que vai sair da câmara de combustão que vai ser eliminada. em princípio eu pensei em fazer um calço de alumínio para a cabeça do pistão, mas primeiro vou testar assim mesmo e depois vou calcular o volume desta área vazia em cima do pistão e tirar o equivalente da câmara de combustão e testar. e por último vou tirar totalmente a câmara para ver como fica. e é provável que eu ainda faça o calço para zerar este espaço. mas é importante esse defeito porque me dá mais variáveis para testar e observar como fica o rendimento.
amanhã, antes de montar ele, já vou comprar óleo lubrificante para motor a álcool, do mais fino, indo na sua sugestão.
eu acho que o luciano não precisa se preocupar muito porque da maneira que está saindo qualquer um vai conseguir fazer a adaptação. mas já que você falou em motor, tem um vizinho meu, que tem um ferro velho, que já está há quase um ano tentanto vender um motor de 6 cilindros de crevrolet c-10, é um medonho. ele garante que está funcionando perfeito e é apenas r$ 350,00 (trezentos e cinqüenta reais). se fosse a diesel valia pelo menos uns r$ 5.000,00 e vendia na mesma hora, mas a gasolina, ninguém quer. eu acho que esse aí é o ideal para o trabalho dele. e não tem o menor perigo de ser vendido até o fim do ano... eh eh eh !

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: sexta nov 21, 2008 11:43 pm
por Josenir
eu queria ser uma abelha para entrar lá na oficina do fendel e ver o que ele anda fazendo por lá... por que será ele anda tão caladinho ? assim não vale companheiro !

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: sexta nov 21, 2008 11:45 pm
por Luciano Kaefer
por r$ 350,00 vale a viagem para buscar.
se contar ainda com a transformação do morto em ressuscitado, e as belas fotos que faríamos da transformação do dito, estou dentro.