Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

smarley Escreveu:quanto nós curtocircuitamos as 3 fases do aerogerador em dia de tormenta.
se ele mesmo assim girar por causa do vento forte, isso não irá gerar uma corrente altíssima e esquentar o enrolamento das bobinas?
as bobinas eu devo fazer o interior delas com o formato dos imãs ou pode ser um pouco diferentes?
abraços!
em tese é isso mesmo. no entanto se minimiza este aquecimento até um ponto muito seguro com o uso do fio mais grosso possível (desde que permita a obtenção da tensão desejada) e dimensionando as pás da turbina de acordo com a capacidade do gerador. se as pás, mesmo em condições extremas de vento não forem superdimensionadas em relação ao tamanho do gerador, naturalmente, um curto-circuito no gerador vai tranquilamente causar um peso tal que a rotação da hélice vai diminuir e não vai haver sobrecarga.

agora, se você usar pás de 2m para um gerador cuja potência, pás de 1m seria suficientes, quando o curto-circuito ocorrer, como as pás são muito grandes, levarão o gerador à sobrecarga, e aí sim, ele pode até ser danificado.

dê uma procurada aqui mesmo neste tópico, algumas páginas atrás já foi muito bem esclarecido sobre o formato e tamanho das bobinas em relação aos ímãs.

R2D2
Membro
Membro
Registado: domingo jan 23, 2011 6:47 pm

Mensagem por R2D2 »

boa tarde pessoal!

tenho acompanhado este fórum de discussão nos últimos meses e gostaria de parabenizar a todos pelo bom nível técnico das informações comaprtilhadas.
meu projeto de aerogrador ainda está na fase inicial e em breve estará operacional. a exemplo de vários usuários do fórum, pretendo utilizar um alternador automotivo como gerador. assim que tiver mais detalhes vou postar aqui no fórum.

tenho um dúvida com relação à fórmula de cálculo de número de espiras (condutores ativos - no livro de eletrotécnica que possuo).
a fórmula é a seguinte:
n = e x 10^8 / 4,44 x ka x f x fi

onde:
n = número de espriras;
e = fem a ser gerada (tensão em volts);
ka = fator de bobinamento -> varia entre 1 e 0,83. no meu caso é: 0,956;
f = frequência;
fi = fluxo em cada pólo do alternador.

alguém tem um número "mágico" ou normalmente usado para o fluxo magnético em cada pólo?
procurei pelas especificações técnicas do alternador mas não tive sucesso. o alternador que vou utilizar é o ncb1 da bosch (14v 120a) utilizado no astra/zafira da gm.

josenir, se me permite, vou utilizar o circuito excitador que vc projetou e disponibilizou no outro tópico.

[]s
r2d2

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

não sei lhe indicar um valor, pois isso vai depender do alternador. eu lhe sugiro, se vai usar o projeto do alternador automotivo como gerador eólico, publicado aqui no forum, seguir as indicações que se encontram no respectivo tópico. não haverá necessidade de fazer cálculo algum. pode montar o regulador/excitador como está publicado. ele está disponível para qualquer um que queira montar, para uso próprio, sem necessidade de pedir autorização prévia.
se você montar, não deixe de informar a qui os resultados.

R2D2
Membro
Membro

Mensagem por R2D2 »

josenir Escreveu:não sei lhe indicar um valor, pois isso vai depender do alternador. eu lhe sugiro, se vai usar o projeto do alternador automotivo como gerador eólico, publicado aqui no forum, seguir as indicações que se encontram no respectivo tópico. não haverá necessidade de fazer cálculo algum. pode montar o regulador/excitador como está publicado. ele está disponível para qualquer um que queira montar, para uso próprio, sem necessidade de pedir autorização prévia.
se você montar, não deixe de informar a qui os resultados.
olá pessoal.

josenir, obrigado pelas dicas. vou continuar pesquisando sobre o assunto e a forma de encontrar o valor de fi.
se alguém tiver este valor, por favor, me enviem.

li em alguns posts passados que o abreu está procurando por uma maneira mais simples de calcular as bobinas de um transformador.
eu encontrei na net a calculadora no link http://edufer.free.fr/017.html

caso queira uma leitura com um pouco da teoria do transformador o link http://dee.feg.unesp.br:8080/disciplina ... tulo_8.pdf tem uma visão bem legal sobre o assunto.

tentei anexar o pdf porém é maior que o permitido no fórum.

[]s
r2d2

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

ufa !

pessoal,

vocês não imaginam a felicidade que eu tenho de voltar a este espaço. depois destes dias sem o nosso forum, pensei até que tinhamos sido vítimas de algum ato de terrorismo patrocinado pela indústria petroleira ! eh eh eh !

que bom estar aqui de volta. isso aqui é um paraíso !

tiktak
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm

Mensagem por tiktak »

josenir Escreveu:ufa !

pessoal,

vocês não imaginam a felicidade que eu tenho de voltar a este espaço. depois destes dias sem o nosso forum, pensei até que tinhamos sido vítimas de algum ato de terrorismo patrocinado pela indústria petroleira ! eh eh eh !

eu digo o mesmo josenir
+1

R2D2
Membro
Membro

Mensagem por R2D2 »

tiktak Escreveu:
josenir Escreveu:ufa !

pessoal,

eu digo o mesmo josenir
+1
eu também tomei um grande susto ao ver a mensagem informando que minha conta estava suspensa... :s

isso aconteceu logo após eu ter encontrado a resposta para a minha pergunta sobre o valor de fi.

bem, vamos lá:

o valor de fi é dado pela expressão -> fi = b x s
onde:
b = valor do fluxo magnético em gauss (normalmente é 10.000)
s = área do núcleo em cm2.

[]s
r2d2

sebastiaoclaudio
Membro
Membro
Registado: segunda jan 31, 2011 7:28 pm

Mensagem por sebastiaoclaudio »

ontem mesmo consegui um alternador de passat, pena que e de 12 volts, preciso de sua ajuda josenir para fazer a duplicacao dos enrolamentos e tudo mais, vou aprendendo com voces e testando aqui e no final direi o resultado, penso que a dificuldade vai ser em escolher a turbina pois aqui no tocantins venta pouco, talvez uma bicicleta seria melhor, sera que voce poderia dar mais detalhes sobre sua bicicleta eletrica ? muito obrigado

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

sebastiaoclaudio Escreveu:ontem mesmo consegui um alternador de passat, pena que e de 12 volts, preciso de sua ajuda josenir para fazer a duplicacao dos enrolamentos e tudo mais, vou aprendendo com voces e testando aqui e no final direi o resultado, penso que a dificuldade vai ser em escolher a turbina pois aqui no tocantins venta pouco, talvez uma bicicleta seria melhor, sera que voce poderia dar mais detalhes sobre sua bicicleta eletrica ? muito obrigado
se pretende montar o gerador eólico baseado no alternador automotivo, o mais indicado é usar o alternador de 12v mesmo. se tiver dúvidas sobre o projeto, sugiro que poste mensagem no referido tópico. o mesmo sobre a bicicleta elétrica. este tópico se refere apenas a bobinamento de motores. terei o maior prazer em esclarecer aquilo que estiver ao meu alcance, mas preciso contar com acolaboração dos colegas para não misturar os assuntos.
sobre a "duplicação" do bobinamento do alternador, isso pode ser pertinente aqui, mas na verdade é triplicação. o projeto prevê a troca do bobinamento original por um novo com o triplo do número de espiras de fio. para quem está iniciando, e não possui conhecimento algum sobre o bobinamento de geradores, é melhor confiar este primeiro serviço a um bobinador, que é um profissional muito acessível e de mão-de-obra relativamente barata.

sebastiaoclaudio
Membro
Membro
Registado: segunda jan 31, 2011 7:28 pm

Mensagem por sebastiaoclaudio »

josenir escreveu:
sobre a "duplicação" do bobinamento do alternador, isso pode ser pertinente aqui, mas na verdade é triplicação. o projeto prevê a troca do bobinamento original por um novo com o triplo do número de espiras de fio. para quem está iniciando, e não possui conhecimento algum sobre o bobinamento de geradores, é melhor confiar este primeiro serviço a um bobinador, que é um profissional muito acessível e de mão-de-obra relativamente barata.

obrigado por me responder e me dar esta dica, bom venho acompanhando desde as primeiras dicas, eu comprei em um ferro velho um alternador de fiat 12 vts ontem da bosh o abri, como as aspiras estavam meio detonadas fui desenrolando elas e o que pude entender e que ele e de 6 bubinas que davam sete voltas ao redor da coroa ou seja, iniciava-se e iam circulando pulando duas casas ate chegar onde começou e entao vem a proxima na outra casa e a outra ja na terceira casa completando tudo, sao seis bobinas no total, hoje vou correr atras dos fios e tentar seguir o vosso tutorial, acho que tenho uma duvida sobre enrolar por exemplo da esquerda pra direita ou direita pra esquerda e se começo frente ou fundo ou da frente tendo a coroa de frente pra mim, prefiro eu mesmo enrolar ao inves de pagar porque depois vou ficar sabendo fazer denovo, fico muito agradecido por tudo e agora vou ate o final e publicar os resultados depois de pronto, ja comprei tambem pela internet as plaquinhas de circuito impresso, te confesso em 2002 fiz um curso de eletricidade de automoveis a distancia mas nao me lembro bem porque nao trabalhei na area, obrigado denovo.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

sebastiaoclaudio Escreveu:obrigado por me responder e me dar esta dica, bom venho acompanhando desde as primeiras dicas, eu comprei em um ferro velho um alternador de fiat 12 vts ontem da bosh o abri, como as aspiras estavam meio detonadas fui desenrolando elas e o que pude entender e que ele e de 6 bubinas que davam sete voltas ao redor da coroa ou seja, iniciava-se e iam circulando pulando duas casas ate chegar onde começou e entao vem a proxima na outra casa e a outra ja na terceira casa completando tudo, sao seis bobinas no total, hoje vou correr atras dos fios e tentar seguir o vosso tutorial, acho que tenho uma duvida sobre enrolar por exemplo da esquerda pra direita ou direita pra esquerda e se começo frente ou fundo ou da frente tendo a coroa de frente pra mim, prefiro eu mesmo enrolar ao inves de pagar porque depois vou ficar sabendo fazer denovo, fico muito agradecido por tudo e agora vou ate o final e publicar os resultados depois de pronto, ja comprei tambem pela internet as plaquinhas de circuito impresso, te confesso em 2002 fiz um curso de eletricidade de automoveis a distancia mas nao me lembro bem porque nao trabalhei na area, obrigado denovo.
sobre o bobinamento, é isso mesmo. é assim que se faz. desmonta-se com muito cuidado contando as voltas de fio e a sequência de colocação das bobinas. o sentido de enrolamento pode ser para a esquerda ou para a direita, desde que o faça no mesmo sentido para todas as bobinas das três fases.

o estator (coroa, como você disse) normalmente não tem lado da frente ou de trás, qualquer dos lados tem o mesmo formato.

comece a enrolar a primeira bobina da primeira fase em qualquer uma das ranhuras do estator, pulando de duas em duas, como você já observou. quando terminar as seis bobinas, terá terminado a primeira fase. comece a segunda fase duas ranhuras após o início da primeira. e comece a terceira fase duas ranhuras após o iníco da segunda.

tiktak
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm

Mensagem por tiktak »

josenir;

gostava de colocar uma questão,sobre a minha recente experiencia com o motor
do vosso compatriota professor keppe.

se eu pretendo aumentar a potencia deste motor,devo;
1º. aumentar o numero de espiras nas bobinas ?
2º. aumentar a quantidade e força dos imãs ?

ou nem uma coisa nem as duas?

grato pelas dicas possiveis.

para exemplificar,envio o video.

http://www.youtube.com/watch?v=hcaetxcf ... ture=feedu

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

tiktak Escreveu:josenir;
o projeto e cálculo de bobinamento de motores não é o meu forte, mas arrisco dizer que, neste caso, para aumentar a potência é preciso aumentar a intensidade do campo gerado pela sua bobina. para isso deve-se aumentar a bitola do fio. se apenas aumentar o número de espiras, a corrente circulante vai diminuir, e o campo também.

R2D2
Membro
Membro

Mensagem por R2D2 »

josenir Escreveu:
tiktak Escreveu:josenir;
o projeto e cálculo de bobinamento de motores não é o meu forte, mas arrisco dizer que, neste caso, para aumentar a potência é preciso aumentar a intensidade do campo gerado pela sua bobina. para isso deve-se aumentar a bitola do fio. se apenas aumentar o número de espiras, a corrente circulante vai diminuir, e o campo também.
olá tiktak!

assisti ao vídeo que vc mandou e me interessei pelo assunto e fiz algumas pesquisas a respeito. como resultados encontrei um site que trata de vários aspectos do kepper motor - http://www.keppemotor.com/pt/grupo1.php

neste mesmo site encontrei a seguinte pergunta e resposta:

o keppe motor pode ser acoplado a um gerador e alimentar uma casa?

resp.: não. toda máquina tem perdas na conversão da energia de entrada na energia de saída e isso não é uma exceção para o keppe motor. tal façanha só seria possível para uma máquina comprovadamente “overunity” (eficiência maior que 100%) e estável, com uma potência extra de saída razoável da ordem de 6kw.

apesar da nova tecnologia empregada no keppe motor sua eficiência chega próximo a 100% mas não ultrapassa este valor, de forma que ele precisa de uma fonte de alimentação externa para funcionar.

caso queira executar um projeto com motor/gerador com todos os cálculos, o site http://www.gustavoroberto.blog.br/2009/ ... trifasico/ tem boas dicas e inclusive oferece um livro para auto-estudo.

[]s
r2d2

maison
Membro
Membro
Registado: sexta fev 11, 2011 11:02 am

Mensagem por maison »

bom dia a todos .
acompanhando o forum veio algumas perguntas .
em um outro forum aqui mesmo tem o esquema para o regulador excitador mais o recomentado e um alternador de 24 vts , eu tenho um alternador 12 v por 75 amp .
como converter o bobinamento para 24 vts , verifiquei tambem para converter a quantidade de polos tenho que triplicar a quantidade de voltas . tenho que permanecer com a mesmo bitola de fio mais somente triplicar a quantidade de voltas ou eu altero a bitola do fio tambem . qual a bitola correta .

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

maison Escreveu:bom dia a todos .
acompanhando o forum veio algumas perguntas .
em um outro forum aqui mesmo tem o esquema para o regulador excitador mais o recomentado e um alternador de 24 vts , eu tenho um alternador 12 v por 75 amp .
como converter o bobinamento para 24 vts , verifiquei tambem para converter a quantidade de polos tenho que triplicar a quantidade de voltas . tenho que permanecer com a mesmo bitola de fio mais somente triplicar a quantidade de voltas ou eu altero a bitola do fio tambem . qual a bitola correta .
na verdade o projeto não se propõe a converter um alternador de 12v para 24v, e sim montar um gerador eólico baseado no alternador automotivo. todos os detalhes acerca das modificações necessárias se encontram no respectivo tópicos, e as eventuais dúvidas devem ser postadas ali.
no entanto, como este tópico também trata de bobinamento, cabe esclarecer que o projeto usa um alternador automotivo com o bobinamento alterado para o triplo da quantidade de espiras. naturalmente não é possível inserir três vezes mais fio no mesmo espaço físico existente, e com certeza será necessário usar um fio um pouco mais fino. a bitola pode ser obtida experimentalmente, ou então usa-se uma bitola com número awg dois degraus a mais. se o fio original for 18awg, use fio 20awg.
a quantidade de pólos do bobinamento não será alterada, e nem poderia. logo o bobinamento será feito da mesma forma que o original, mudando apenas a quantidade de espiras.

joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta dez 30, 2010 10:22 pm

Mensagem por joao000020 »

boas . já vi parte do forum e ésta muito interesante mas surgiu-me uma dúvida
gostaria de saber do que achas deste imãn para um aerogerador
gostava de carregar umas baterias de 12 v
http://www.magnet4sale.com/on-sale-neod ... gnets.html

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

joao000020 Escreveu:boas . já vi parte do forum e ésta muito interesante mas surgiu-me uma dúvida
gostaria de saber do que achas deste imãn para um aerogerador
gostava de carregar umas baterias de 12 v
é uma medida das mais usadas para geradores a partir de 200w. para um primeiro gerador, talvez eles estejam até um pouco grandes. mas servem.
num primeiro momento alguém pode lhe recomendar que defina logo a capacidade dessas baterias para definir o tamanho dos imãs. mas como são muitas as variáveis, e como no início sempre se comete muitos erros, talvez seja melhor seguir em frente, e só depois verificar o que deu errado. no próximo gerador se comete menos erros, e assim se chega a resultados mais rápidos.
não esqueça que precisa de 24 ímãs para fazer um bom gerador. então multiplique o preço por 24. se ficar caro, escolha um ímã menor. uma das variáveis mais críticas do projeto é justamente o custo.

joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta dez 30, 2010 10:22 pm

Mensagem por joao000020 »

eu gostava de pruduzir ainda um bocado , queria acender umas lampadas e ainda carregar umas baterias dos carros.
sou novo nisto, mas acho muito intressante e já me informei de muita coisa.
eu queria comprar ja os imãs para serem defebitivos , para depois não gastar mais dinheiro
deixo este para ver o que acha
agradeço a sua compreenção
obrigado

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

joao000020 Escreveu:eu gostava de pruduzir ainda um bocado , queria acender umas lampadas e ainda carregar umas baterias dos carros.
sou novo nisto, mas acho muito intressante e já me informei de muita coisa.
eu queria comprar ja os imãs para serem defebitivos , para depois não gastar mais dinheiro
deixo este para ver o que acha
agradeço a sua compreenção
obrigado
não existe nada definitivo. ademais a sua necessidade é muito vaga. não sabe dizer de quantos watts/dia você precisa. não sabe se conseguirá construir uma turbina capaz de levar o gerador a sua máxima potência. não sabe se o vento disponível na sua região vai ser suficiente. etc..
então é melhor começar com algo bem modesto para início. o link indicado parece ser o mesmo já indicado anteriormente.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”