Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Mensagem por civic »

mas costumas esgotar sempre a carga toda das baterias?
é que eu no meu caso sempre que ando com ela fica sempre a carregar à noite, por norma faz cerca de 20 km's\dia, pois acho que essas baterias (de chumbo) não gostam muito de descargas completas.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

civic Escreveu:mas costumas esgotar sempre a carga toda das baterias?
é que eu no meu caso sempre que ando com ela fica sempre a carregar à noite, por norma faz cerca de 20 km's\dia, pois acho que essas baterias (de chumbo) não gostam muito de descargas completas.

certissimo!
gostam sempre de ter alguma carga e não de andarem na reserva pois diminui o tempo de vida!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
marcoluz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça nov 04, 2008 11:33 am

Mensagem por marcoluz »

normalmente faço 40km e depois ponho à carga. outros dias faço 30km ponho à carga umas 4 horas e depois faço mais 30km para chegar a casa.

mas já cheguei a fazer 65km de seguida... quando necessário.

sei por informações que me passaram que não faz lá muito bem...

mas existe uma questão que me irrita no meio disto tudo, se não devemos fazer tantos kms com estas baterias porque razão as marcas anunciam nos seus sites autonomias de 65km?
para um possivel cliente é enganador visto que terá em mente que pelo menos 65km poderá fazer. e depois vêm-nos dizer que ahhhh... afinal... não se deve fazer esgotar as baterias até ao fim... dahhh??? então porque passam informação enganadora?

não é correcto!

se eu fizer 65km de todas as vezes que pegar na mota, correrei o risco de estragar as baterias ao fim de quantos kms? se for em menos de 1 ano ou 15000km a garantia cobrirá esta anomolia? é bom que cubra!
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

isso é certo, mas na minha opinião digo que se quisesse um veículo para fazer 65km's seguidos não compraria um que tivesse precisamente essa autonomia, até por uma questão de segurança (não ficar apeado), o que não impede que uma vez por outra não utilize essa autonomia, o facto de fazer 65 km's e a seguir não andar mais não quer dizer que as baterias fiquem a "zero", podem ainda ter alguma carga, a questão das baterias de chumbo e tenho muita experiência nos automoveis é que quanto mais em cima elas andarem, mais elas duram.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

Autor do tópico
marcoluz
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por marcoluz »

civic Escreveu:isso é certo, mas na minha opinião digo que se quisesse um veículo para fazer 65km's seguidos não compraria um que tivesse precisamente essa autonomia, até por uma questão de segurança (não ficar apeado), o que não impede que uma vez por outra não utilize essa autonomia, o facto de fazer 65 km's e a seguir não andar mais não quer dizer que as baterias fiquem a "zero", podem ainda ter alguma carga, a questão das baterias de chumbo e tenho muita experiência nos automoveis é que quanto mais em cima elas andarem, mais elas duram.
sim, mas a questão não é essa. a questão que se coloca é se todas as pessoas que comprem estes veiculos têm de ser experts em veiculos elétricos ou em baterias?

se é um veiculo para o público em geral deverá ser visto como tal e não o veiculo para os "nerds" das energias reneváveis.
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

claro que como qualquer outro veículo a sua durabilidade depende da sua utilização, pois eu se perceber alguma coisa de motores ci terei um cuidado diferente das pessoas que não percebem nada, com os ev é a mesma coisa, se eu não perceber nada de baterias ou de ev's eles vão cumprir a sua missão também, podem é durar menos, isso é comum a qualquer tipo de veículo, por isso eu me informei bem para tirar o maximo de partido do sistema.
a marca diz que a mota tem 65 km's de autonomia, o facto é que isso é verdade, embora fazendo isso a durabilidade das baterias seja afectada, mas se calhar faz os 15 000 km's dados pela marca, se tiveres cuidado fará mais de certeza.
não acho que andem a enganar os clientes.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

civic Escreveu:claro que como qualquer outro veículo a sua durabilidade depende da sua utilização, pois eu se perceber alguma coisa de motores ci terei um cuidado diferente das pessoas que não percebem nada, com os ev é a mesma coisa, se eu não perceber nada de baterias ou de ev's eles vão cumprir a sua missão também, podem é durar menos, isso é comum a qualquer tipo de veículo, por isso eu me informei bem para tirar o maximo de partido do sistema.
a marca diz que a mota tem 65 km's de autonomia, o facto é que isso é verdade, embora fazendo isso a durabilidade das baterias seja afectada, mas se calhar faz os 15 000 km's dados pela marca, se tiveres cuidado fará mais de certeza.
ora nem mais podem perceber facilmente com os consumos anunciados nas marcas de veiculos a combustão!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

a informação que eles passam é a mesma que recebem, isto porque todos somos novos nestas andanças, ninguém sabe ao certo a duração destes equipamentos, e como tal as motas ainda não têm tudo o que precisam para assegurar a sua durabilidade.
o exemplo disso são das scooters com baterias de lítio, como estas têm um preço mais elevado de aquisição, tornou-se necessário a implementação de sistemas que assegurem o seu bom funcionamento sem cuidados por parte do utilizador, que é o que faz o bms, podemos andar até parar e temos a segurança de que os níveis de segurança não foram ultrapassados.
as baterias de chumbo deviam ter também este dispositivo, aposto que faziam mais do dobro dos kms que fazem sem ele, mas infelizmente estes equipamentos têm um custo elevado e como tudo na vida se quer é barato, o resultado é este.
para exemplificar, normalmente dou como exemplo o termómetro que mede a temperatura de um veículo a gasolina, toda a gente sabe que se o ponteiro chegar ao vermelho, o motor avaria, então não seria lógico a electrónica do carro fazer isto automaticamente quando a temperatura do motor estivesse em níveis críticos, porque tem de ser o utilizador a controlar isso, tanto esta como outras situações, como a de o carro poder acelerar a fundo sem estar em andamento, é outra situação estúpida, mas tanta tecnologia ao alcance e deixam estes e outros pormenores entregues ao condutor.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
marcoluz
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por marcoluz »

civic Escreveu:claro que como qualquer outro veículo a sua durabilidade depende da sua utilização, pois eu se perceber alguma coisa de motores ci terei um cuidado diferente das pessoas que não percebem nada, com os ev é a mesma coisa, se eu não perceber nada de baterias ou de ev's eles vão cumprir a sua missão também, podem é durar menos, isso é comum a qualquer tipo de veículo, por isso eu me informei bem para tirar o maximo de partido do sistema.
fazer os 15000km faz de certeza, a questão é se eu fizer desde o inicio 65km por cada carga será que ao final de 1435km faz mais 65km/carga?

a garantia aponta para essa direção, certo?

mas o facto é que ainda ninguém fez 15000km.

outra questão, se as motas têm garantia por 2 anos, como obrigatório por lei, porque razão as baterias só têm de 1?
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

marcoluz Escreveu:
fazer os 15000km faz de certeza, a questão é se eu fizer desde o inicio 65km por cada carga será que ao final de 1435km faz mais 65km/carga?

outra questão, se as motas têm garantia por 2 anos, como obrigatório por lei, porque razão as baterias só têm de 1?
nos telemóveis é a mesma cena, tem 2 anos, e nalguns casos a bateria é só 6 meses.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

marcoluz Escreveu:

as baterias são considerados consumiveis, como tal não têm a mesma garantia.
a autonomia é dada numas determinadas condições, até porque pelo que vejo, as bereco dificilmente fazem a autonomia declarada desde novas, não sei se podes reclamar isso na garantia. pela ecoglady sei que as condições são:
peso 75 kg
temperatura 25ºc com uma janela de +\- 5 cº
vento de 3m\s
sempre a rolar sem paragens
terreno plano
o teste acaba quando as baterias atingem os 42v

isto vem no manual da mota, não é preciso ser nenhum nerd de veiculos ev para ler isto, e a autonomia no manual é de 60 km's e não os 65 km's. no meu caso comprei-a porque chega e sobra para o fim que lhe dou (+\- 20 km's\dia, tenho 40 de reserva), para o meu trabalho faço cerca de 50 km's, já nem coloco a duvida de a levar, com uma vetrix e tal a coisa era diferente, mas para já a minha senhora vai-se assenhorando da piquena scooter.
talvez no proximo ano fique entre a vetrix e o i-miev, isso depende das marcas, pois eu já estou convencido.

também vem isto no manual: "please charge it immediately after using it,....." , ou seja, independentemente dos km's convem carregá-le sempre que se use.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

Autor do tópico
marcoluz
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por marcoluz »

civic Escreveu:
marcoluz Escreveu:

as baterias são considerados consumiveis, como tal não têm a mesma garantia.
a autonomia é dada numas determinadas condições, até porque pelo que vejo, as bereco dificilmente fazem a autonomia declarada desde novas, não sei se podes reclamar isso na garantia. pela ecoglady sei que as condições são:
peso 75 kg
temperatura 25ºc com uma janela de +\- 5 cº
vento de 3m\s
sempre a rolar sem paragens
terreno plano
o teste acaba quando as baterias atingem os 42v

isto vem no manual da mota, não é preciso ser nenhum nerd de veiculos ev para ler isto, e a autonomia no manual é de 60 km's e não os 65 km's. no meu caso comprei-a porque chega e sobra para o fim que lhe dou (+\- 20 km's\dia, tenho 40 de reserva), para o meu trabalho faço cerca de 50 km's, já nem coloco a duvida de a levar, com uma vetrix e tal a coisa era diferente, mas para já a minha senhora vai-se assenhorando da piquena scooter.
talvez no proximo ano fique entre a vetrix e o i-miev, isso depende das marcas, pois eu já estou convencido.

também vem isto no manual: "please charge it immediately after using it,....." , ou seja, independentemente dos km's convem carregá-le sempre que se use.
no site da ecolgady vem a referência a 65km de autonomia.
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

sim, mas eu acredito mais no manual do fabricante do que no importador. até porque no manual dá para ver que os 65 km's de autonomia são para a 1.5kw, a 2.0kw são 60km's.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

boas,
hoje posso dar o meu testemunho da autonomia da minha agora que cheguei aos 4779km.
o trajecto foi feito da parte da tarde, sem recargas, mas com quatro paragens no total.
trajecto: vila nova de gaia - esmoriz - vila nova de gaia
total de kilometros: 4779-4727=52km
no regresso, na última subida foi visível que já estava sem carga pois no topo da subida velocidade foi descendo para os 20...15....10km, depois de atingir o topo num piso horizontal, voltou a subir para os 30km/h, atingiu um máximo de 32km/h ou 33km/h e cheguei a casa.

se houvesse outra subida, teria de a levar ao meu lado e eu a pé, mas se houvesse mais piso horizontal penso que faria mais uns 5 km antes dela não dar mais nada (será?).
não costumo fazer estas proezas, mas como estava com vontade de a testar, e como precisei de ir a esmoriz, aceitei o desafio.

aspectos favoráveis:
- poupei o travão, tentei prever as travagens, nos semáforos e nos carros, para evitar acelerar desde os zero km.
- nas descidas e em alguns pisos horizontais (ligeiramente a descer) soltei o punho.
- temperaturas cerca dos 17º-20º
aspectos desfavorávies:
- muitas subidas e descidas
- um pouco de vento
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

claro que com tantas variaveis tem que haver um factor "cagaço", pois se a marca diz que faz 60 km's ou 65 km's é numas determinadas condições e podemos apanhar condições favoraveis ou desfavoraveis, por mim não me aventurarei mais de 50 km's, pois o restante será o factor "cagaço". mas começo a perceber que as ecoglady são melhores em termos de autonomia do que as bereco, será?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

rocker_pt só faltou dizer que no teu modelo a ecoglady anuncia 55km de autonomia, por isso cumpre o anunciado.
civic Escreveu:...começo a perceber que as ecoglady são melhores em termos de autonomia do que as bereco, será?
sim, isso é evidente logo nas paginas oficiais... a bereco anuncia autonomia de 40-50km no site, muito inferior aos 65km anunciados na ecoglady. também não podemos esquecer que a bereco é a mais potente.
posso confirmar que a bereco cumpre o anunciado

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

a ok, pensei que a bereco anunciava os mesmos 60 km's.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

exacto! a marca anuncia 55km de autonomia para a minha, e eu fiz (real) 52km. se tivesse mais uma subida, para além dos 52km, ela teria de subir ao meu lado (mas iria por si). se tivesse mais piso horizontal, ela andaria bem mais uns kilometros. embora com 10km/h de velocidade no topo, não foi preciso sair fora da mota (quase, he he he)
por isso, perto de 1/3 da duração total das baterias, elas ainda estão em boas condições.
e realço que teve muitas subidas inclinadas, que obrigam a debitar muita corrente.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Autor do tópico
marcoluz
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por marcoluz »

marcopns Escreveu:rocker_pt só faltou dizer que no teu modelo a ecoglady anuncia 55km de autonomia, por isso cumpre o anunciado.
civic Escreveu:...começo a perceber que as ecoglady são melhores em termos de autonomia do que as bereco, será?
sim, isso é evidente logo nas paginas oficiais... a bereco anuncia autonomia de 40-50km no site, muito inferior aos 65km anunciados na ecoglady. também não podemos esquecer que a bereco é a mais potente.
posso confirmar que a bereco cumpre o anunciado
tem um motor mais potente, mas debita apenas 2.0kw.
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

Autor do tópico
marcoluz
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por marcoluz »

civic Escreveu:sim, mas eu acredito mais no manual do fabricante do que no importador. até porque no manual dá para ver que os 65 km's de autonomia são para a 1.5kw, a 2.0kw são 60km's.
a racer é de 2.0kw e tb tem anunciado 65km de autonomia.
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”