

Vê no meu post anterior, tá uma breve explicaçãoJorge Rocha Escreveu:Está mais que visto... defeito num dos sensores hall ou um fio partido do mesmo!
Ainda gostava de saber como é esse bobinamento do motor...
NÃÃÃOOOOO, lol, são 2 motores distintos, ao fazer isso o mais provável é queimar o controlador.Jorge Rocha Escreveu: Penso que será igual aos outros motores de 3 fases. Ao juntar as cores correspondentes, até daria para funcionar com os controladores vulgares de 3 fases. Se assim não fosse esse motor não teria torque nenhum e teria o dobro da rotação! Apenas mais uma arte de assustar quem não sabe nada, para parecer um bicho de 7 cabeças... penso eu de que...
Repara que ele diz que o verde ligado ou desligado dá o mesmo efeito, dai eu não desconfiar muito dos halls, de qualquer maneira deixei a solução para despistar o problema.Jorge Rocha Escreveu: Já tentaste verificar, com dois led`s iguais e em serie com uma resistencia, para que funcionem a 5V, e entre por exemplo os fios azuis e os pretos do mesmo grupo de sensores hall, correspondentemente, para depois rodares o motor, mesmo com a mão e muito devagar, para verificares se acendem ao mesmo tempo?
Se acenderem ao mesmo tempo será sinal de que podes até eliminar um dos grupos de fios dos sensores, fazendo um paralelo apenas com o grupo dos que estão bons!
Se não acenderem ao mesmo tempo, prepara-te para arregaçar as mangas e abrir o motor, para a substituição do sensor ou seu circuito.
Bom trabalho!
Os fios não devem dar para trocar da fica fêmea para macho, bolas.Depois disto, trocas as fichas H1 com H2, neste caso tens de trocar os fios nas fichas, porque uma é macho e outra é fêmea.
hmma Escreveu:Os terminais de cima da ficha H2 consegui retirá-los (fêmeas), já os machos não descobri como desencaixar os terminais... depois, ao trocá-los ficava era pilinha com pilinha![]()
Se medir com o multimetro (ou led) será entre um dos pretos e um dos outros (amarelo, verde e azul)? Ou melhor, qual a função dos fios vermelho e preto em H1 e H2?
hmma Escreveu:Aproveitando as dicas, fiz o teste com o led e medindo com o voltímetro ao mesmo tempo.
Em todos varia entre os 0,16 e 4,70V, excepto no fio verde, do qual já estava a desconfiar, que fica sempre com sinal a variar entre 2,70 e 3,09V (nunca chega a apagar o led)
Fiz um pequeno vídeo com o teste.
Pois, neste motor é simples, os halls estão do lado da tampa, do lado que saiem os fios, só tens de tirar o motor fora, apoia-lo e desapertar os parafusos da tampa, no fim esta sai com relativa facilidade, e identificas o hall do fio verde.hmma Escreveu:Sim, faz exatamente o mesmo, com uma variação de décimas de volt, quer para o verde quer para os outros, a medição é idêntica estando os pinos retirados da ficha.
Ou seja, podemos por de parte que o problema seja do lado do controlador, certo? visto que o sinal do sensor nunca vai a zero, mesmo com o fio desligado do controlador :S
Próximo passo? Abrir o motor?
O homem sabejmal Escreveu:Então vamos por partes.
NOTA IMPORTANTE: Desliga sempre o disjuntor quando efetuares alguma operação que inclua movimentação, ligar/desligar fios e até tocar nos cabos de corrente, 72v já fazem cocegas.
Primeiro que tudo, na indicação 1. na foto, a junção está partida, e tens o fio preto de corretnte que vem da bateria encostado ao chassi da mota, penso que é aqui que o problema teve origem, antes de mais deves isolar esta parte do chassi da mota, em lojas de material eletrifico encontras junções deste tamanho. Para já isola-o do chassi e verifica se o problema ficou resolvido.
Caso negativo, penso que o problema tá dentro do controlador, de qualquer maneira podes fazer outro teste para despistar se é dos halls ou do controlador, é simples, mas implica algumas mudanças de cabos.
Um motor de 6 fases, fisicamente é diferente dos de 3, cada ferro tem 2 bobines ao contrário do de 3 fases que tem apenas 1, e tem maior quantidade de imans em relação aos ferros/bobines. Mas eletricamente funciona como se houvesse 2 motores distintos, ou seja, tem 2 grupos de 3 fases, cada um com o seu grupo de halls, e podemos desligar um grupo e o outro fica a funcionar. O controlador, na verdade são 2 controladores de 3 fases numa placa única, onde partilha a alimentação e outras funcionalidades que não precisa de ter a dobrar.
Portanto a ideia é trocar os "motores" de lugar em relação ao controlador, porque já verificaste que um dos "motores" tá bom, na foto, indicado como halls H1, não sei se a correspondência ao F1 tá correta, mas também não interessa por vamos trocar tudo.
Começa por marcar todos os fios com etiquetas autocolantes marcando qual a sua função, como por exemplo H1,H2,F1,F2. Marca também as fichas dos halls para sabermos qual a que trabalha bem e a que trabalha mal.
Sendo assim, desligas o disjuntor, e trocas o grupo das fases F1, desapertando os 3 parafusos do lado de cima da foto (que vêm do motor) e trocas na mesma ordem com os F2, repara que uns têm uma ponteira preta (F1) e os outros com vermelha (F2), seguindo a mesma ordem e cor em relação aos do controlador, azul com azul, verde com verde, etc,etc.
Depois disto, trocas as fichas H1 com H2, neste caso tens de trocar os fios nas fichas, porque uma é macho e outra é fêmea.
Agora verifica qual o "motor" que trabalha bem. Caso se mantenha o mesmo comportamento, o problema tá no controlador, caso as fichas que trabalhavam trocaram, então é mesmo dos halls ou o fio verde tá encostado a outro, ou ao chassi.