Bereco EVO Amarelinha

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Mumia
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por Mumia »

sim isso dve ser alguma má ligaçao ou algo que não está deixar chegar os electroes em condiçoes ;) certeza q n é nada de grave... mas "active-se" os Dr's para ajudar aqui!!! ihihih :lol:
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

Agora faz o barulho sempre (desde que esteja a acelerar) a qualquer rotação. Ou seja, tem vindo a degradar-se progressivamente - primeiro cortava a potência e fazia um ligeiro arranhar; uns dias depois começou o barulho forte, mas por vezes não fazia, mesmo a acelerar; agora faz sempre que está a acelerar e sempre com a mesma intensidade de barulho e vibração.

Ontem estive a verificar as fichas do cabo que vem do motor e estava tudo bem encaixado. Desencaixei, soprei e voltei a encaixar... sem efeito, tudo na mesma. Por isso suspeito que algum dos sensores dentro do motor tenha ficado estragado.
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MRider
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por MRider »

Quando montaste o pneu deste muitas "pancadas " no motor ?
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hmma
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

Assim-assim... não deve ter sido mais do que ele leva nos buracos das ruas de Lisboa :P
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

Na continuação do diagnóstico do problema/barulho no motor, aqui fica mais uma imagem anotada das fichas dos sensores Hall.

Estive a experimentar qual das fichas é que dá problema, e retirando um fio de cada vez dos contactos para ver as diferenças.

Imagem

Por isso estou desconfiado do fio verde, cuja ausência não provocou qualquer alteração ao barulho que está a fazer, enquanto que retirando o fio amarelo ou azul o problema agrava-se e fica a rodar aos solavancos (a vencer as fases com dificuldade). Ou seja, tudo indica que seja este sensor do fio verde que esteja pifado... ou então alguma coisa do lado do controlador :?
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MRider
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por MRider »

O teu motor é de 6 fases ?
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

É sim...
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Jorge Rocha
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por Jorge Rocha »

Está mais que visto... defeito num dos sensores hall ou um fio partido do mesmo!

Ainda gostava de saber como é esse bobinamento do motor...

Penso que será igual aos outros motores de 3 fases. Ao juntar as cores correspondentes, até daria para funcionar com os controladores vulgares de 3 fases. Se assim não fosse esse motor não teria torque nenhum e teria o dobro da rotação! Apenas mais uma arte de assustar quem não sabe nada, para parecer um bicho de 7 cabeças... penso eu de que...

Já tentaste verificar, com dois led`s iguais e em serie com uma resistencia, para que funcionem a 5V, e entre por exemplo os fios azuis e os pretos do mesmo grupo de sensores hall, correspondentemente, para depois rodares o motor, mesmo com a mão e muito devagar, para verificares se acendem ao mesmo tempo?
Se acenderem ao mesmo tempo será sinal de que podes até eliminar um dos grupos de fios dos sensores, fazendo um paralelo apenas com o grupo dos que estão bons!
Se não acenderem ao mesmo tempo, prepara-te para arregaçar as mangas e abrir o motor, para a substituição do sensor ou seu circuito.

Bom trabalho!
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jmal
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por jmal »

Então vamos por partes.
P1050084_1.jpg
P1050084_1.jpg (183.82 KiB) Visto 2136 vezes
NOTA IMPORTANTE: Desliga sempre o disjuntor quando efetuares alguma operação que inclua movimentação, ligar/desligar fios e até tocar nos cabos de corrente, 72v já fazem cocegas.

Primeiro que tudo, na indicação 1. na foto, a junção está partida, e tens o fio preto de corretnte que vem da bateria encostado ao chassi da mota, penso que é aqui que o problema teve origem, antes de mais deves isolar esta parte do chassi da mota, em lojas de material eletrifico encontras junções deste tamanho. Para já isola-o do chassi e verifica se o problema ficou resolvido.

Caso negativo, penso que o problema tá dentro do controlador, de qualquer maneira podes fazer outro teste para despistar se é dos halls ou do controlador, é simples, mas implica algumas mudanças de cabos.


Um motor de 6 fases, fisicamente é diferente dos de 3, cada ferro tem 2 bobines ao contrário do de 3 fases que tem apenas 1, e tem maior quantidade de imans em relação aos ferros/bobines. Mas eletricamente funciona como se houvesse 2 motores distintos, ou seja, tem 2 grupos de 3 fases, cada um com o seu grupo de halls, e podemos desligar um grupo e o outro fica a funcionar. O controlador, na verdade são 2 controladores de 3 fases numa placa única, onde partilha a alimentação e outras funcionalidades que não precisa de ter a dobrar.


Portanto a ideia é trocar os "motores" de lugar em relação ao controlador, porque já verificaste que um dos "motores" tá bom, na foto, indicado como halls H1, não sei se a correspondência ao F1 tá correta, mas também não interessa por vamos trocar tudo.

Começa por marcar todos os fios com etiquetas autocolantes marcando qual a sua função, como por exemplo H1,H2,F1,F2. Marca também as fichas dos halls para sabermos qual a que trabalha bem e a que trabalha mal.

Sendo assim, desligas o disjuntor, e trocas o grupo das fases F1, desapertando os 3 parafusos do lado de cima da foto (que vêm do motor) e trocas na mesma ordem com os F2, repara que uns têm uma ponteira preta (F1) e os outros com vermelha (F2), seguindo a mesma ordem e cor em relação aos do controlador, azul com azul, verde com verde, etc,etc.

Depois disto, trocas as fichas H1 com H2, neste caso tens de trocar os fios nas fichas, porque uma é macho e outra é fêmea.

Agora verifica qual o "motor" que trabalha bem. Caso se mantenha o mesmo comportamento, o problema tá no controlador, caso as fichas que trabalhavam trocaram, então é mesmo dos halls ou o fio verde tá encostado a outro, ou ao chassi.

:)
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Está mais que visto... defeito num dos sensores hall ou um fio partido do mesmo!

Ainda gostava de saber como é esse bobinamento do motor...
Vê no meu post anterior, tá uma breve explicação
Jorge Rocha Escreveu: Penso que será igual aos outros motores de 3 fases. Ao juntar as cores correspondentes, até daria para funcionar com os controladores vulgares de 3 fases. Se assim não fosse esse motor não teria torque nenhum e teria o dobro da rotação! Apenas mais uma arte de assustar quem não sabe nada, para parecer um bicho de 7 cabeças... penso eu de que...
NÃÃÃOOOOO, lol, são 2 motores distintos, ao fazer isso o mais provável é queimar o controlador.

Este motor tem muitas vantagens em relação aos de 3 fases, um de 3 fases, só tem sempre 1 bobine em trabalho, este tem sempre 1.5, ou seja, quando um iman tá a ser puxado por uma bobine, quando está no meio curso, entra outra a ser puxada, quando a primeira tá no fim, já está a anterior a meio e entretanto outro a entrar na bobine, falando simples e porcamente, faz de conta que temos um motor de 6 cilindros (na verdade na combustão trabalham 2 a 2) desfasado em meio pistão.
Em relação a vantagens, ele é muito mais pequeno com mais potencia, este motor é mais pequeno e leve que um de 2000w, fumarentos, este motor é mais pequeno que o teu, e tem 5.5 kw, no entanto na minha chegou a debitar 20kw e nunca queimou nada, só controladores. É muito silencioso, porque tem sempre uma bobine em trabalho, isto também conta para o torque.
Jorge Rocha Escreveu: Já tentaste verificar, com dois led`s iguais e em serie com uma resistencia, para que funcionem a 5V, e entre por exemplo os fios azuis e os pretos do mesmo grupo de sensores hall, correspondentemente, para depois rodares o motor, mesmo com a mão e muito devagar, para verificares se acendem ao mesmo tempo?
Se acenderem ao mesmo tempo será sinal de que podes até eliminar um dos grupos de fios dos sensores, fazendo um paralelo apenas com o grupo dos que estão bons!
Se não acenderem ao mesmo tempo, prepara-te para arregaçar as mangas e abrir o motor, para a substituição do sensor ou seu circuito.

Bom trabalho!
Repara que ele diz que o verde ligado ou desligado dá o mesmo efeito, dai eu não desconfiar muito dos halls, de qualquer maneira deixei a solução para despistar o problema.
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jmal
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por jmal »

Acho que meti água,
Depois disto, trocas as fichas H1 com H2, neste caso tens de trocar os fios nas fichas, porque uma é macho e outra é fêmea.
Os fios não devem dar para trocar da fica fêmea para macho, bolas.

Vou pensar em algo.
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Jorge Rocha
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por Jorge Rocha »

Jmal, se reparares bem, o fio preto da bateria já tem um ligador de barra de junção (branco). Daí não haverá falta de isolamento.

Em relação ao funcionamento do motor, se assim for como dizes, e que eu acredito e acho muito bom (ebora eu goste de ver com os meu olhos para melhor entender).
Então os grupos de sensores estarão desfasados exactamente igual aos enrolamentos do motor, e deveria ser notado isso com o teste que recomendei com os Led`s.
Esse teste também poderia servir para verificar se o sensor do fio verde está ou não a funcionar. Claro que se pode verificar isso com o voltimetro, só que por vezes o prossesador do voltimetro não mostra em tempo real a reação da tensão, enquanto que o Led ficaria a piscar com um simples e pequeno movimento na roda!

Dá para separar os terminais dessas fichas do plastico, tendo uma chave de relejoeiro...
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hmma
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

Os terminais de cima da ficha H2 consegui retirá-los (fêmeas), já os machos não descobri como desencaixar os terminais... depois, ao trocá-los ficava era pilinha com pilinha :lol:

Se medir com o multimetro (ou led) será entre um dos pretos e um dos outros (amarelo, verde e azul)? Ou melhor, qual a função dos fios vermelho e preto em H1 e H2?
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por jmal »

hmma Escreveu:Os terminais de cima da ficha H2 consegui retirá-los (fêmeas), já os machos não descobri como desencaixar os terminais... depois, ao trocá-los ficava era pilinha com pilinha :lol:

Se medir com o multimetro (ou led) será entre um dos pretos e um dos outros (amarelo, verde e azul)? Ou melhor, qual a função dos fios vermelho e preto em H1 e H2?

Preto é 0v, vermelho 5v.

Os restantes são feedback dos sensores, estes, ficam com 0 ou 5v, ou lá perto, 4.x volts.

Podes verificar como o Jorge Rocha diz, basta um led entre o vermelho e cada uma das cores, mas o preto e vermelho devem ficar ligados ao controlador, os restantes (amarelo, verde e azul) desligados. Depois ao rodares o motor com a mão, ele deve piscar, todas as 3 cores devem fazer isso.
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Jorge Rocha
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por Jorge Rocha »

Obrigado jmal pela resposta!
Bom trabalho hmma!
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

Aproveitando as dicas, fiz o teste com o led e medindo com o voltímetro ao mesmo tempo.

Em todos varia entre os 0,16 e 4,70V, excepto no fio verde, do qual já estava a desconfiar, que fica sempre com sinal a variar entre 2,70 e 3,09V (nunca chega a apagar o led)

Fiz um pequeno vídeo com o teste.
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por jmal »

hmma Escreveu:Aproveitando as dicas, fiz o teste com o led e medindo com o voltímetro ao mesmo tempo.

Em todos varia entre os 0,16 e 4,70V, excepto no fio verde, do qual já estava a desconfiar, que fica sempre com sinal a variar entre 2,70 e 3,09V (nunca chega a apagar o led)

Fiz um pequeno vídeo com o teste.

Agora separa-o da ficha, e verifica se faz o mesmo, só ao verde.
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

Sim, faz exatamente o mesmo, com uma variação de décimas de volt, quer para o verde quer para os outros, a medição é idêntica estando os pinos retirados da ficha.

Ou seja, podemos por de parte que o problema seja do lado do controlador, certo? visto que o sinal do sensor nunca vai a zero, mesmo com o fio desligado do controlador :S

Próximo passo? Abrir o motor?
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por jmal »

hmma Escreveu:Sim, faz exatamente o mesmo, com uma variação de décimas de volt, quer para o verde quer para os outros, a medição é idêntica estando os pinos retirados da ficha.

Ou seja, podemos por de parte que o problema seja do lado do controlador, certo? visto que o sinal do sensor nunca vai a zero, mesmo com o fio desligado do controlador :S

Próximo passo? Abrir o motor?
Pois, neste motor é simples, os halls estão do lado da tampa, do lado que saiem os fios, só tens de tirar o motor fora, apoia-lo e desapertar os parafusos da tampa, no fim esta sai com relativa facilidade, e identificas o hall do fio verde.
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por Emanuel Couto »

jmal Escreveu:Então vamos por partes.
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NOTA IMPORTANTE: Desliga sempre o disjuntor quando efetuares alguma operação que inclua movimentação, ligar/desligar fios e até tocar nos cabos de corrente, 72v já fazem cocegas.

Primeiro que tudo, na indicação 1. na foto, a junção está partida, e tens o fio preto de corretnte que vem da bateria encostado ao chassi da mota, penso que é aqui que o problema teve origem, antes de mais deves isolar esta parte do chassi da mota, em lojas de material eletrifico encontras junções deste tamanho. Para já isola-o do chassi e verifica se o problema ficou resolvido.

Caso negativo, penso que o problema tá dentro do controlador, de qualquer maneira podes fazer outro teste para despistar se é dos halls ou do controlador, é simples, mas implica algumas mudanças de cabos.


Um motor de 6 fases, fisicamente é diferente dos de 3, cada ferro tem 2 bobines ao contrário do de 3 fases que tem apenas 1, e tem maior quantidade de imans em relação aos ferros/bobines. Mas eletricamente funciona como se houvesse 2 motores distintos, ou seja, tem 2 grupos de 3 fases, cada um com o seu grupo de halls, e podemos desligar um grupo e o outro fica a funcionar. O controlador, na verdade são 2 controladores de 3 fases numa placa única, onde partilha a alimentação e outras funcionalidades que não precisa de ter a dobrar.


Portanto a ideia é trocar os "motores" de lugar em relação ao controlador, porque já verificaste que um dos "motores" tá bom, na foto, indicado como halls H1, não sei se a correspondência ao F1 tá correta, mas também não interessa por vamos trocar tudo.

Começa por marcar todos os fios com etiquetas autocolantes marcando qual a sua função, como por exemplo H1,H2,F1,F2. Marca também as fichas dos halls para sabermos qual a que trabalha bem e a que trabalha mal.

Sendo assim, desligas o disjuntor, e trocas o grupo das fases F1, desapertando os 3 parafusos do lado de cima da foto (que vêm do motor) e trocas na mesma ordem com os F2, repara que uns têm uma ponteira preta (F1) e os outros com vermelha (F2), seguindo a mesma ordem e cor em relação aos do controlador, azul com azul, verde com verde, etc,etc.

Depois disto, trocas as fichas H1 com H2, neste caso tens de trocar os fios nas fichas, porque uma é macho e outra é fêmea.

Agora verifica qual o "motor" que trabalha bem. Caso se mantenha o mesmo comportamento, o problema tá no controlador, caso as fichas que trabalhavam trocaram, então é mesmo dos halls ou o fio verde tá encostado a outro, ou ao chassi.

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