Página 15 de 19

Re: Predator de Matosinhos

Enviado: quinta fev 23, 2012 1:18 pm
por david_neves
hp78 Escreveu:…e continuo a fazer km a usar eletrões,

A minha predator fez dois anos no passado dia 19, e já conta com 23850 km, que dá uma média de 993 km/mês.
Ora foi a minha experiencia durante dois anos que vou descrever, a compra de um veiculo eléctrico, dos primeiros a serem vendidos pela Empresa SW, e com baterias de gel, e que fui a Leiria ver a sua apresentação em Outubro de 2009, onde fiz um test drive numa de gel e lítio, também experimentei a concorrente Batlight Thunder 5000. A predator é uma mota relativamente grande que enche a vista, e que na altura verifiquei logo os seus fracos acabamentos e a fraca qualidade que é característico de todos os veículos chineses, mesmo assim optei por entrar neste mundo de inovação e diferente.
Os primeiros kilometros são a adaptação a estes veículos, e que se vão tornando viciantes, pois quanto mais se anda mais se quer andar. Eu fui fazendo pequenas alterações, desde colocação de lâmpadas led, a comprar carregadores mais pequenos, com saída de 72V/2,5 amperes, para as baterias de gel terem um melhor tratamento. Após 4000km tive um decréscimo de tensão sempre que andava, e aos 5000km foi trocado uma bateria. As baterias de gel de origem tiveram uma duração de 10000km e é notório a sua autonomia durante a sua vida, em que até aos 5000km é estável, após estes km a sua autonomia vai decrescendo, até que aos 10000km, tinha autonomia de 15km.
Entretanto tive problemas na travagem que demoraram muito a ser resolvidas pela assistência, desde os primeiros km, que detectei que a travagem da frente não estava correcta e travava com impulsos. Após verificação pela assistência, fiquei sem travão da frente durante meses a aguardar material. Foi substituída em garantia o sistema completo da travagem da frente –pinça+cabo+bomba- após alguns kms ficou tudo igual, e optei por comprar um disco da frente+pinça da frente+bomba da frente, que coloquei e resolveu. O acelerador também deixou de ser linear e teve de ser substituído (esta intervenção foi mais rápida, um mês de espera).
Voltei a colocar baterias de gel, vendidas pela SW, que coloquei aos 10000km, pois na altura a troca para lítio, era 2400euros e tinha garantia de 5000km. A partir desta altura comecei a me informar acerca da transformação para lítio e ser feita por mim, que agendei para trocar após ter usado as baterias de gel. Aos 15000km começou a diminuir a autonomia e aos 16600km foi o momento.
Os pneus originais não são de borracha, mas sim de plástico, e na condução temos a percepção que o seu formato é diferente de redondo, mas lá foi andando, e aos 6000km troquei o pneu traseiro para o Michelin pilot sport que voltou a ser substituído aos 18000km, por um igual. À frente o original durou até aos 15000km, e foi trocado por um Michelin pilot sport. O andamento da predator em estradas planas é relativamente bom, já que todos os sinais da estrada são facilmente transmitidos ao condutor pela lomba causada pelo menos bom funcionamento dos amortecedores, que ficam muito aquém do seu funcionamento ideal. Já em estradas más e de paralelos, temos que rezar que não se desintegre, pois o sentimento que se têm é mesmo esse.
Coloquei eu as baterias de lítio da Républica checa, e o bms da China, o restante material comprei em lojas da especialidade no Porto. O total do investimento foi 1650 euros. Também comprei um carregador de 72V/4 amperes, que coloquei dentro da mota, como o original de 72V/10 Amperes, tendo assim a opção de carregar a 4/10/14 amperes, dependendo da necessidade, e normalmente 95% dos carregamentos são a 4Amperes.
Aos 22500km tive problemas na Predator, que como estava com um comportamento estranho e ainda em garantia, entrei em contacto com a SW e o diagnóstico, foi que o problema estava localizado ou nas baterias ou no bms (peças que fui eu que coloquei), fiquei sem solução. Verifiquei tudo e optei por comprar um controlador, que após chegada e instalado, ficou a predator a funcionar. É com estas atitudes que a implementação dos VE se torna difícil, já que uma má experiência faz replicar o sentimento, pelos que nos rodeiam. Uma garantia que se refugia em possibilidades hipotéticas, sem analisar e ter essa certeza, peca pelo desleixo que dá aos clientes. Desejo que a SW tenho muitos anos de vida, para assistir os clientes com garantias, pelo menos, e este é o conselho que dou, não troquem nem uma lâmpada, pois podem ficar sem direito há garantia, e coloquem por escrito sempre que o veiculo está imobilizado ao abrigo da garantia, para ter a garantia de 2 anos com o veículos sempre disponível para o seu proprietário.

Agora é tempo de contas e o valor gasto até agora no meu VE, com a compra, upgrade para lítio, baterias de gel, sistema de travagem, seguro, pneus, carregadores, controlador e claro eletrões foi de 5957 euros, que dá um valor diário de 8,24 euros em 723 dias.
.
É bonito ver alguem com tanta frontalidade e por 5957euros é quase o mesmo valor que tivesses comprado uma predador 60ah de origem(5800euros) e tivesses andando 2 anos a borla, o gel e sempre mau investimento quase tanto como sustentar um carro a ci.

Re: Mudança de baterias gel para LiFeYPO4

Enviado: quinta fev 23, 2012 7:32 pm
por Volt
rybor Escreveu:Viva HP,
Recentemente (final de Dezembro 2011), comprei a scooter do hugosantos2004. Por enquanto estou a fazer um percurso pequeno e as baterias de gel da mota, tem chegado para os gastos. Faz cerca de 16 a 20 km com a carga, carrega cerca de 1,5 a 2 kw, em cada carregamento após ter andado os 16 a 20 km.
Estou a pensar em mudar para LiFeYPO4, mas só lá para o verão, contudo gostava de colocar umas dúvidas:
1. Porque é que todos os que têm baterias LiFeYPO4, optaram pelas de 3,2V que leva a que tenham de ser 24 baterias e com um bom bms para estabilizar as 24 baterias e não optaram por LiFeYPO4 batteries (12V).
2. Com as baterias de LiFeYPO4 (12V), será necessário o bms, ou basta ligar como as de gel estão ligadas. A estabilização não será necessária mas é aconselhada?
3. Que bms colocas-te na tua mota? Caso seja necessário colocar um bms na LiFeYPO4 (12V), podias-me indicar onde compras-te o teu?

Até breve,
Luis Moreira
Abre um DB teu (ou continua o DB que o hugosantos2004 abriu). Assim poderíamos acompanhar a evolução do teu VE.
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=62&t=12666" onclick="window.open(this.href);return false;

:-).

Re: Predator de Matosinhos

Enviado: terça mar 27, 2012 9:19 pm
por hp78
Mais uma actualização.
Já cheguei aos 27900km, e nada tenho a acrescentar, tudo normal.
De facto as baterias de lítio são do melhor, nada tem a ver com o gel. se eu soubesse.....nunca tinha comprado com gel.

A mola do descanso lateral ficou com pouca força, e após verificação vi que um dos terminais da mola partiu, já que a mola é dupla.
Tive de comprar uma mola por 60 cêntimos e colocar, ficou bem e barato.

Re: Predator de Matosinhos

Enviado: terça mar 27, 2012 9:27 pm
por serges
Hp78 que seja só esse o stress com a mota kms para cima que ela gosta disso... nota se :smile:

Re: Predator de Matosinhos

Enviado: terça mar 27, 2012 9:34 pm
por Mumia
é assim mesmo.. resolvido sigaaaaaaa :D

Re: Predator de Matosinhos

Enviado: sexta mai 18, 2012 3:52 pm
por hp78
Cheguei a meta dos 30000km.

Até acho estranho não ter nenhuma avaria há mais de 7500km, (a mola do descanso não conta).
Proxima intervenção será o pneu traseiro, que já está em casa, da marca Continental.

Re: Predator de Matosinhos

Enviado: sexta mai 18, 2012 4:40 pm
por ICEM4N
hp78 Escreveu:Cheguei a meta dos 30000km.

Até acho estranho não ter nenhuma avaria há mais de 7500km, (a mola do descanso não conta).
Proxima intervenção será o pneu traseiro, que já está em casa, da marca Continental.
Boas HP.

Ainda nao sentes falta de mais 20ha?
Onde compraste o teu carregador?

Re: Predator de Matosinhos

Enviado: sexta mai 18, 2012 7:21 pm
por BondadeSua
:mrgreen:
ICEM4N Escreveu:
hp78 Escreveu:Cheguei a meta dos 30000km.

Até acho estranho não ter nenhuma avaria há mais de 7500km, (a mola do descanso não conta).
Proxima intervenção será o pneu traseiro, que já está em casa, da marca Continental.
Boas HP.

Ainda nao sentes falta de mais 20ha?
Onde compraste o teu carregador?
Quando isso suceder, (troca de pneu), avisa. Quem sabe não se faz um mini-encontro, ... pra dar apoio moral! :lol: :lol:

BondadeSua

Re: Predator de Matosinhos

Enviado: sábado mai 19, 2012 12:25 am
por XaYu
hp78 Escreveu:Cheguei a meta dos 30000km.

Até acho estranho não ter nenhuma avaria há mais de 7500km, (a mola do descanso não conta).
Proxima intervenção será o pneu traseiro, que já está em casa, da marca Continental.
E n é que essa mola xateia à brava? A minha teimava em não querer funcionar... e não sei onde comprar! Mas pra já com uns apertos foi ao sitio e tem estado bem...

Re: Predator de Matosinhos

Enviado: quinta jun 13, 2013 12:43 am
por hp78
Ora, a Predator ainda continua a rolar,
já conta com 46000km,
mais dois pneus,
e uma batida na traseira, já resolvida pelo seguro.
e pequenas avarias que se vão reparando, pois o material é de origem já conhecida.

Re: Predator de Matosinhos

Enviado: quinta jun 13, 2013 7:22 am
por MRider
Já está quase nos 50000 km muito bem :-)

Re: Predator de Matosinhos

Enviado: quinta jun 13, 2013 11:49 am
por galt
De acordo com os quilómetros que a malta do norte percorre... quando for ao norte vou encontrar um veiculo elétrico de certeza.... :lol:

Re: Predator de Matosinhos

Enviado: quinta jun 13, 2013 10:21 pm
por e_bike
Afinal a Predator ainda mexe! Nunca mais tinhas dito nada por aqui.
Ainda bem que continua a rolar e estás no topo do ranking dos kms das Predators! :D

Re: Predator de Matosinhos

Enviado: quinta jun 13, 2013 10:31 pm
por augsantos
As predator continuam a somar km's. Só para espicaçar... ;) aqui vai uma piada... :lol: Quantas vetrix são necessárias para fazer uma predator (em km's)? :P :P :P :P

Continua a rolar HP78, vamos no teu encalço! :lol: :lol: :lol:

Re: Predator de Matosinhos

Enviado: quinta jun 13, 2013 11:18 pm
por Mumia
vaaaa não vamos por aí de novo paaaaaaaa :roll:

Re: Predator de Matosinhos

Enviado: quinta jun 13, 2013 11:40 pm
por galt
Mumia Escreveu:vaaaa não vamos por aí de novo paaaaaaaa :roll:
A pedido do mumia não vamos por aí... mas já agora porquê? Queremos apenas analisar os casos reais do que existe a circular... :roll:

A percepção da qualidade, fiabilidade e longevidade não pode ser exclusiva do marketing... os utilizadores são os que podem e devem manifestar sobre o produto que utilizam.

Eu comprei eletrica de acordo com as palavra de quem já a tinham e não me baseei apenas na empresa que as vendida.
:|

Re: Predator de Matosinhos

Enviado: sexta jun 14, 2013 12:30 am
por Mumia
digo-o pq ja sabemos onde isto vai dar... e penso eu de que... que é algo escusado.

Todos sabemos que ha lugar para tudo ;)

Se ha ferraris por aí?? há...
Se ha clios por aí??? há..

interessa é que cada um satisfaça a necessidade do seu dono ;) se o A é melhor que o B? ou o B melhor que o A? se serve para o que cada um quer... Então é bom!! ;)

mas... isto sou só eu a dizer ;)

Re: Predator de Matosinhos

Enviado: sexta jun 14, 2013 12:39 am
por serges
Enfim...

Voltamos ao mesmo...

hp78 parabéns e kms iguais para essas baterias...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2

Re: Predator de Matosinhos

Enviado: sexta jun 14, 2013 3:21 am
por Jorge Rocha
serges Escreveu:Enfim...

Voltamos ao mesmo...

E-bike parabéns e kms iguais para essas baterias...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
Se calhar querias dizer hp78... :lol:

Realmente já era tempo de postares novidades!
Muitos parabéns!
Não apareces nos encontros desde o primeiro, meio improvisado de um dia para o outro, na baixa de Gaia!
Vai dando noticias, que o pessoal agradece!
Bons kms!

Re: Predator de Matosinhos

Enviado: sexta jun 14, 2013 12:19 pm
por serges
Jorge Rocha Escreveu:
serges Escreveu:Enfim...

Voltamos ao mesmo...

E-bike parabéns e kms iguais para essas baterias...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
Se calhar querias dizer hp78... :lol:

Realmente já era tempo de postares novidades!
Muitos parabéns!
Não apareces nos encontros desde o primeiro, meio improvisado de um dia para o outro, na baixa de Gaia!
Vai dando noticias, que o pessoal agradece!
Bons kms!

Peço desculpa pois estas coisas da minha coisinha é maior que a tua e mais barata e assim semeia a discordia num meio tão pequeno haver estas discordias...

Parabéns Hp78