A minha "Mula"

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Re: A minha

Mensagem por galt »

boostpt Escreveu:
galt Escreveu:Já pensaram num pneu com as medidas 130/70 R13. Eu instalei a trás e estou muito satisfeito, porque a velocidade de ponta aumenta.... ;)

Já agora, eu comprei o da michelin City Grip muito boa aderência em seco e molhado e menos atrito no relamento com o chão.
Eu já pensei nisso. Mas o problema é que a '' forca '' do motor tambem diminui. E na minha zona tenho muitas subidas.
Notas muito a perda de potência em subidas?

Sent from my iPhone using Tapatalk
Perda de potência, não noto. Existe um esforço maior do motor nos arranques em especial a subir. Se moras numa zona com muitas inclinações, mantém as medidas.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: A minha "Mula"

Mensagem por RJSC »

Para quem circula em auto-estrada e não precisa de esticar a autonomia, mais velocidade dá jeito...
86 km/h reais não dão jeito nenhum.

Atenção é a quem tem baterias de 40Ah, porque as de 40Ah vêm com um limite de corrente mais baixo e desenvolvem menos potência que as de 60Ah.
O galt com 60 Ah não notou falta de potência mas os de 40Ah podem notar...

Só pedirem um pneu careca maior emprestado para experimentar. :lol:

Já não me lembro dos limites de corrente que os controladores das de 40Ah e 60Ah têm, para ver se faz muita diferença, e se é apenas na velocidade de ponta.

Se a "motor current" for igual, não perdem potência nenhuma a baixas velocidades.
Que me lembre, as de 40Ah têm menos "battery current" e portanto a velocidade de ponta ficam com menos potência que as de 60Ah.

boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am

Mensagem por boostpt »

eu já mexi nisso tudo...
a minha battery current está a 50%
e o motor a 92%, acho que são estes os valores. Assim o voltímetro nos limites inferiores vai a 67.8v. Ainda não desceu daí. Portanto não posso subir mais os parametros.

de facto eu não preciso de mais autonomia, preciso mesmo é de potencia e velocidade de ponta, ou melhor, que a velocidade de ponta se mantenha regular nos 80-90 kmh. É que com este tempo chego a fazer subidas de caca a 60 e 50kmh em AE. Isto torna-se cansativo e perigoso.... 80% do meu percurso é em AE

Estou a pensar a fundo no assunto, mas vou colocar no meu DB os meus pensamentos a ver se os mestres me podem ajudar...

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Na questão de mudar de "perfil" e/ou caracteristicas de pneu, por causa da velocidade, não sinto essa necessidade. E exigir do "conjunto" melhores prestações, imagino que pode até nem ser a melhor opção! ;) ... (eu é que sou medricas)!

O "mikelin piloto" que furou ainda fazia mais alguma coisa, (quase 15k feitos), mas já estava a ficar sem relevo.
Como deram boa informação do pirela, fico-me por essa!
Mas façam as vossas escolhas para uma "meiaduzia" que fica mais em conta. Acho que não precisam de ser iguais :lol:

PIRELLI SL 26 130/60-13 53L R TL

Quem estiver a pensar e precisar, deixe indicação, pf ;)

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

boostpt
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por boostpt »

por mim mando vir 2 :)

Mas fiquei com a pulga atrás da orelha na alteração do perfil do pneu para 70...

vou fazer uns calculos e ja volto :)

boostpt
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por boostpt »

ora bem... calculos feitos hehe

alterando o perfil de 60 para 70, dá uma diferença de +/- 5.3%
O que quer dizer que se a minha mota rolasse a 100kmh, passaria a voar a 105.3 kmh
Penso que será uma diferença mais que aceitável por isso vou nessa :)

Ora portanto para a mesa do sul vai 1 de 60 e outro de 70. Mas existe dessa marca com este perfil?

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

Bostpt, eu tenho na minha predator desde que a comprei um pneu atrás com perfil ligeiramente maior do que o de frente (não sei se por acaso tinhas reparado). Logo, vou ver as referencias e coloco aqui.
O Humberto sempre desaconselhou este pneu por esforçar mais o motor no arranque. A verdade é que a minha mota bem embaladinha com baterias carregadas de carregar chega aos 100km/h. Também é certo que pode ter o controlador afinado para permitir tal velocidade ligeiramente acima. Relembro que a minha mota tem baterias de 60A, por isso pode debitar mais corrente do que a tua.

A minha opinião é que não vale a pena ter este pneu. Pois para além das desvantagens apontadas pelo Humberto quando tenho pendura e passo numa cova o pneu bate nas baterias....tenho sempre de pedir ao pendura para se sentar mais à frente por causa do peso. (e eu peso 63 ao que junto 50 do pendura)
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

boostpt
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por boostpt »

na 4feira qdo vi a tua mota, pareceu-me que o pneu era ligeiramente mais largo, mas pensei que fosse impressão minha..
mas afinal não será mais largo, mas sim de perfil diferente.

Eu ando sempre sozinho, peso 86 kg.. e a diferença não é assim tanta... 5% é pouco..
estou tentado a experimentar..
de qq forma o pneu de trás ainda deve fazer mais 3 ou 4k km
O da frente é o china de origem, já anda furado praí á 10k km, e o pneu apresenta desgaste irregular, por isso quando trocar um, troco tb o outro.
O de trás vai com pouco mais de 7k km, mas o desgaste acentua-se, por isso vou ter que comprar e fica em casa á espera do desgaste total para o trocar..

mas qd puderes vê as medidas do teu..

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold

boostpt Escreveu:ora bem... calculos feitos hehe
...
Ora portanto para a mesa do sul vai 1 de 60 e outro de 70. Mas existe dessa marca com este perfil?
Na página: http://www.bikepor.com/lista_pneus.php, fazendo a pesquisa 130 70 13, dá para ver que do modelo SL 26 não, mas tem pelo menos 2 opções, a preço próximo. É só escolher. ;) Não sei discutir as diferenças entre eles!

BondadeSua

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

boostpt Escreveu:mas qd puderes vê as medidas do teu..
O meu pneu de trás tem as referencias: 130/70-13 M/C
É um Bridgestone HOOP- B02

Quando tiver de o trocar coloco um de 60. Mas se tu quiseres mesmo escolher um de 70, experimenta primeiro se cabe na jante, se cabe no espaço debaixo do para lamas, coloca um pendura pesado na mota e depois salta em cima da mota (simular buracos)...
Mais de 160.000km em VE!

boostpt
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por boostpt »

amanhã vou medir a cavidade da roda, ja que tenho os cálculos todos feitos, tb tenho diâmetro externo.

se couber com folga, estou inclinado para:

MICHELIN CITY GRIP 130/70-13 63P R TL - trás
MICHELIN PILOT SPORT SC 130/60-13 53P F/R TL - frente

Não é que perceba as diferenças, é mais pelo desenho dos rasgos..
qua acham da escolha?

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

boostpt, não precisas de fazer muitos cálculos, basta veres in loco a minha e decidires depois o que quiseres. Para colocar o pneu de 70 tens também de subir a suspensão. A minha já está no máximo. Neste momento eu preciso de colocar um guarda lamas novo...por causa do pneu!
Mais de 160.000km em VE!

boostpt
Membro Silver
Membro Silver

A minha "Mula"

Mensagem por boostpt »

Ó diabo, isso nao...
A tua é o modelo c que pode fazer diferença...
Daki a pouco vou á Mota averiguar os cursos e cavidades disponíveis para o pneu..

Sent from my iPhone using Tapatalk

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold

Ponto de situação:
Fui falar com o Sr. Nelson, sobre a compra dos pneus. Garante-nos o preço de 40,00 (aérios), para uma compra mínima de 4 Pirelli SL 26 130/60-13 53P, mas com confirmação até Domingo às 22 horas.
Isto porque a partir de 26 a firma encerra para "balanço de fim de ano", como muitas outras. O que implica que já não sejam entregues este ano!
Boostpt, vê a tua preferência. O caso dos estragos na scooter do rocker_pt, são visíveis. Confirma! Ainda podem ser outros, mas tem que ser confirmado! ;)

Suponho que é um bom preço, mesmo para quem só precise mudar em Fevereiro!

Disse-lhe que preferia-mos ir lá levantar, a receber em casa com portes!
O estabelecimento está num local fácil de encontrar e a boa distancia até de Aveiro.
Digam qualquer coisa!

BondadeSua

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

Embora não vá comprar mais nenhum pneu nesta rodada, dado a proximidade da loja de minha casa, posso ir à loja novamente ou recolher algum pneu se tal for necessário para quem é de longe.
Mais de 160.000km em VE!

boostpt
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por boostpt »

eu alinho em pelo menos num pirelli.
Quanto ao outro, estou mesmo indeciso nas medidas...
Vou pensar melhor e confirmo antes da hora limite :)

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

Bondadesua, já confirmei com o mecânico que mudou o meu pneu da frente, ele muda o pneu de trás também, mas disse que irá demorar bastante mais tempo por ser sem a máquina.
O contacto é:
Madalena Motos - Rua do Barreiro, 341 R/C 4405-730 Madalena (220613572/919031478)
Mais de 160.000km em VE!

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

Boostpt, envio-te as fotos dos pneus da minha. Mas não pretendo dizer que um pneu maior só tem desvantagens, pois pode dar um pouco mais de estabilidade e agarrar mais à estrada.
Anexos
Pneus1.jpg
Pneus1.jpg (75.5 KiB) Visto 2673 vezes
Mais de 160.000km em VE!

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

Isso com perfil 70 atrás vai bater na caixa das baterias de certeza! O meu com as medidas normais costuma raspar na caixa das baterias quando passo em buracos.

Acho que não vale a pena, pouco ganhas em velocidade de ponta e o desgaste do guarda-lamas traseiro vai acentuar-se.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold

e_bike Escreveu:Isso com perfil 70 atrás vai bater na caixa das baterias de certeza! ........ e o desgaste do guarda-lamas traseiro vai acentuar-se.
A minha percepção é igual. Mesmo que a altura do "pirelas" seja inferior à do "briges" do rocker_pt, é um risco elevado...mas na boa se for essa a opção! ;)...(70) mikelinho, ... que seja :?:

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”