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Re: Govecs S1.4

Enviado: sexta jul 24, 2015 10:32 am
por karamelo
Acho que só a marina de oeiras é que tem...

Eu já fiz lisboa - biblioteca de oeiras e voltei e ainda cheguei com autonomia.

Re: Govecs S1.4

Enviado: sexta jul 24, 2015 11:27 am
por cuttysark76
É fácil fazer pirraça com esse pack de 40A!

Re: Govecs S1.4

Enviado: sexta jul 24, 2015 12:04 pm
por karamelo
Não era pirraça, era para teres uma ideia que pelo menos a oeiras chegas :)

Re: Govecs S1.4

Enviado: domingo jul 26, 2015 11:46 pm
por Mumia
cuttysark76 Escreveu:Alguém me sabe informar se há postos Mobi.e a funcionar junto à Marginal entre Carcavelos e Cascais? Preciso de fazer um teste de autonomia Lisboa - Cascais com a minha mota.
Bom da ultima vez que verifiquei (não todos é verdade), tens 1 no que está à frente do Casino do Estoril, e o que está ao pé da Camara de Cascais. Os da Parede nao tenho a certeza e da Ponta do Sal tens 1 tomada a funcionar... ;)

dá uma olhadela no electromaps :) se tivesse por aí fazia-te companhia dependendo quando fosses fazer o teste....

P.S.- se houver alguma alteração no estado dos postos indica lá no electromaps ;)

Re: Govecs S1.4

Enviado: segunda jul 27, 2015 12:54 pm
por cuttysark76
Não vou conseguir fazer esta viagem de teste antes das férias. Estive a ver o Electromaps e parece que tenho vários pontos de socorro. Acho que vou conseguir chegar a Cascais com uma só carga. Não vai ser muito seguro porque tenho de circular a 30kmh o máximo de tempo possível, já fiz 35km ficando com 3 barras disponíveis nestas velocidades. O importante é fazer arranques muito suaves... A Marginal é relativamente plana.

Re: Govecs S1.4

Enviado: segunda jul 27, 2015 1:01 pm
por cuttysark76
Por falar em férias, a mota vai ficar parada durante 20 dias. Com que percentagem de carga a devo deixar? Li algures que pode ser conveniente deixar o pack no frigorífico, é verdade? Posso fazê-lo...

Re: Govecs S1.4

Enviado: segunda jul 27, 2015 4:52 pm
por sugarstorm
DEVES deixar o pack a meia carga. Entre os 40 a 50%. É o melhor para não stressar o pack.
Frigorífico? Nunca ouvi tal coisa?!?!?!?

Re: Govecs S1.4

Enviado: segunda jul 27, 2015 5:31 pm
por cuttysark76
sugarstorm Escreveu:DEVES deixar o pack a meia carga. Entre os 40 a 50%. É o melhor para não stressar o pack.
Frigorífico? Nunca ouvi tal coisa?!?!?!?
Obrigado! :D
Assim farei!

Re: Govecs S1.4

Enviado: segunda jul 27, 2015 10:17 pm
por cuttysark76
Fidel Escreveu:Não tens bms neste momento?
As minhas contas da 150 células para fazer 20Ah, ou seja 7paralelos x 21series. Pelo que andei a estudar acho que consigo fazer o pack pelos 3.50€ a célula, ou seja, 525€ +/-. O peso do pack fica abaixo de 10kg, o que o torna transportável.
Eu ainda não recebi nenhuma proposta pela minha moto, como tal, muito provavelmente, irei avançar para um Upgrade do Pack. Sem venda não posso investir numa nova moto.

@"Jorge Rocha" qual é o limite de voltagem do motor da minha Govecs? 84v?
Ou poderia colocar as 21 células em série e chegar 88v? Ou não há nenhuma vantagem nisso?
Qual é o limite em Ah da minha Govecs? Qual é o elo mais fraco, o fusível, o motor ou o controlador?
Há alguma forma de ligar um novo pack ao painel de instrumentos?

Estou a pensar num Pack de 60ah. Estará na ordem dos 1500€, segundo as contas do "Fidel". Se avançar para um Pack deste género, quanto tempo é que necessitas para o construir?

Re: Govecs S1.4

Enviado: segunda jul 27, 2015 11:59 pm
por karamelo
Olha que nas Govecs o BMS está sempre a atuar e a consumir, por isso não sei se será boa ideia deixares o pack a 40-50% esse tempo todo. Eles no manual têm umas recomendações, carregar totalmente 1x por mês. Eu no meu caso vou deixar carregada, e deixar o BMS ir tratando do resto...

Re: Govecs S1.4

Enviado: terça jul 28, 2015 12:04 am
por Fidel
Não te consigo dizer ao certo o tempo, mas imagino que numa semana devo conseguir tratar do pack.

Re: Govecs S1.4

Enviado: terça jul 28, 2015 8:07 pm
por Jorge Rocha
cuttysark76 Escreveu:
@"Jorge Rocha" qual é o limite de voltagem do motor da minha Govecs? 84v?
Ou poderia colocar as 21 células em série e chegar 88v? Ou não há nenhuma vantagem nisso?
Qual é o limite em Ah da minha Govecs? Qual é o elo mais fraco, o fusível, o motor ou o controlador?
Deves colocar a mesma tensão de origem para que o mostrador indique a capacidade de forma mais correta possível. Nesse caso são 20 células PoLi ou 23 LiFe.

Não existe limite de Ah, pois quanto mais tiveres mais lentamente se irão descarregar, sempre positivo!
O fusível só será o elo mais fraco se forem aumentados os parâmetros da potencia e da velocidade. Com a pouca potencia que tens de origem isso não será muito bom para as células.

O controlador é mais forte que o motor, mesmo sem dissipador, pois aquece muito menos.

Re: Govecs S1.4

Enviado: quarta jul 29, 2015 9:02 am
por cuttysark76
Jorge Rocha Escreveu: O fusível só será o elo mais fraco se forem aumentados os parâmetros da potencia e da velocidade. Com a pouca potencia que tens de origem isso não será muito bom para as células.

O controlador é mais forte que o motor, mesmo sem dissipador, pois aquece muito menos.
A minha pergunta era exactamente nesse sentido, alterando os limites de potência e velocidade, qual é o limite em amperes do sistema. Se fosse, por exemplo 60A, poderia dimensionar o pack para 60A sem forçar o pack de baterias a descargas superiores a 1C. Ou para 40A e fazer descargas 1,5C... Caso seja, imaginemos, 90A, alterando o fusível, dimensionaria o pack para 60 ou mais A.

Re: Govecs S1.4

Enviado: quarta jul 29, 2015 9:06 am
por cuttysark76
Para 4.4kw andará na ordem dos 60A. 5Kw já serão 70A.

Re: Govecs S1.4

Enviado: quarta jul 29, 2015 9:22 am
por cuttysark76
Jorge, o painel de instrumentos da Govecs lê ou recebe informação do BMS ou do controlador?

Re: Govecs S1.4

Enviado: quarta jul 29, 2015 6:06 pm
por cuttysark76
Preciso de ajuda na escolha de um BMS para a seguinte configuração:
20S20P
18650
Quimica LiPO
4.2 Vmax (LiPO, Cobalt)
Este site ajuda, mas há coisas que não sei o que escolher.
Digital ou Análogo?
Gostava de ter a hipótese de conectar ao PC, ter um GUI ou um mini CB.
http://liionbms.com/php/bms-selector.php

Os BMS da Interflexo são compatíveis? Gostava de comprar nacional!
Obrigado

Re: Govecs S1.4

Enviado: quarta jul 29, 2015 7:21 pm
por Fidel
Eu pessoalmente so aconcelho o iBMS (da interflexo) sim sao compativeis... eu tenho um e so tenho a dizer maravilhas.

Re: Govecs S1.4

Enviado: quarta jul 29, 2015 8:59 pm
por cuttysark76
Escolhido!

Re: Govecs S1.4

Enviado: sexta jul 31, 2015 9:03 am
por Jorge Rocha
cuttysark76 Escreveu:Jorge, o painel de instrumentos da Govecs lê ou recebe informação do BMS ou do controlador?
Lê a informação do controlador.

cuttysark76 Escreveu:Para 4.4kw andará na ordem dos 60A. 5Kw já serão 70A.
Em dias quentes, motor não aguenta mais de 30A contínuos, pois seu arejamento é insuficiente. Por isso não te adianta muito ter muita disponibilidade de corrente se a não podes usar. A não ser que necessites de muita autonomia a velocidades de 60Km/h, ou menos.
Fidel Escreveu:Eu pessoalmente so aconcelho o iBMS (da interflexo) sim sao compativeis... eu tenho um e so tenho a dizer maravilhas.
Eu também gosto do iBMS, que protege o sistema em muitos outros casos que um outro BMS normal não o faz. Mas sinceramente, para as Govecs, que já estão equipadas com um sistema de relé protegendo a ignição, que também têm uns carregadores de uma qualidade extra, acaba por suas vantagens do iBMS, não fazerem grande trabalho, ou as probabilidades de erro dos restantes componentes da mota serem muito menores.

Se quiseres um BMS igual ao original das Govecs, posso disponibilizar um dos que aqui tenho.

Re: Govecs S1.4

Enviado: sexta jul 31, 2015 7:50 pm
por cuttysark76
Então é possível configurares o teu controlador de forma a que ele reconheça a capacidade do teu pack de CalbFI, correcto? Por conseguinte, apresentar a capacidade de carga correcta no painel de instrumentos