Isolar sótão.

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

serges Escreveu:muito bom aspecto!

qual vai ser a finalidade do espaço?
boas,

ele já falou disso há umas páginas atrás. é para habitar e para os putos, ou qualquer coisa assim

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Mensagem por CIMENTO »

é isso mesmo!

pequenos e grandes e para passar bons bocados lá em cima!

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

creio que vai ser um muito bom espaço de lazer...

podias fazer, com esse isolamento todo, uma sala de cinema!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

olá a todos

cá estou eu novamente...

finalmente consegui acabar uma divisão (uf! estava a ver que não ) acho que o resultado até ficou bastante razoável, aliás nunca pensei que ficasse tão bom (na minha perspectiva claro ) uns acertos aqui e ali, mas a espuma vai efectuar o acabamento no final de forma a conseguir uma área totalmente isolada.

deixei apenas por fechar aquelas duas pequenas zonas junto à janela, a fim de ver como decorre o inverno e respectivas chuvas, para não ter nenhuma surpresa desagradável (assim espero)

realmente para uma só pessoa dá bastante trabalho e houve alturas em que já estava a , mas enfim paciência também é algo que aprendemos a ter com o tempo

só tenho pena de não conseguir ter mais tempo disponível para avançar mais depressa, mas temos que ter calma e tentar conciliar tudo...vamos fazendo.

já cheguei à conclusão que as ripas não vão chegar, devo precisar de mais 25%.

e agora deixo a conversa e posto as fotos para verem
Anexos
Image1.jpg
Image1.jpg (66.4 KiB) Visto 7847 vezes
Image2.jpg
Image2.jpg (88.16 KiB) Visto 7847 vezes
Image3.jpg
Image3.jpg (81.57 KiB) Visto 7847 vezes

Steelman
Membro
Membro
Registado: sexta fev 08, 2008 4:20 pm

Mensagem por Steelman »

portas Escreveu:lsf - light steel framing, ou seja, a estrutura do telhado em vez de ser em madeira ou betão, é feita de aço galvanizado leve.
osb - oriented strand board, aglomerado de partículas de madeiras longas e orientadas, que é colocado por cima da estrutura de lsf, é bastante resistente e segundo dizem, durável, no fundo serve de base a tudo o resto.

o roofmate foi colocado por cima destas placas.

têm aqui alguma informação mais detalhada:
[é vetada a colocação de links comerciais]
caros amigos:

deixo aqui a informação que estamos a desenvolver um site enciclopédico sobre o light steel framing onde todos os interessados poderão também colocar as suas dúvidas técnicas sobre este sistema construtivo.

aqui está o endereço: [é vetado a colocação de links comerciais]

cumprimentos,

carlos pereira
[é vetada a colocação de informações comerciais]

artujorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta out 28, 2009 11:22 am

Mensagem por artujorge »

cumprimentos.
também estou a planear isolar todo o meu sótão (que é bastante grande), para o habitar. relativamente ao telhado e como de origem já tem isolamento em esferovite entre as bigotas, apenas colocarei o roofmate, usando a técnica que tão bem aqui tem sido explicada.
mantenho, contudo, algumas dúvidas da forma como aplicar o floormate (que levará no futuro flutuante para ser pisado) por cima da lage. como é que eu seguro o floormate ao chão da laje (parafusos - teria que furar; cimento; cola; silicone; espuma de poliuretano) ou não é preciso segurar? como é que eu colo as placas umas às outras (cola, espuma, silicone) ou não é preciso colar? como é que eu preencho o espaço entre as placas e as paredes? o cimento nivelador é colocado directamente por cima do floormate? não se "descola"?
agradecia uma breve explicação. obrigado.
nota: parabéns pelo tópico. tem excelentes explicações e aprendi muito....

JoelM
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta nov 06, 2009 7:23 pm

Mensagem por JoelM »

artujorge Escreveu:cumprimentos.
também estou a planear isolar todo o meu sótão (que é bastante grande), para o habitar. relativamente ao telhado e como de origem já tem isolamento em esferovite entre as bigotas, apenas colocarei o roofmate, usando a técnica que tão bem aqui tem sido explicada.
mantenho, contudo, algumas dúvidas da forma como aplicar o floormate (que levará no futuro flutuante para ser pisado) por cima da lage. como é que eu seguro o floormate ao chão da laje (parafusos - teria que furar; cimento; cola; silicone; espuma de poliuretano) ou não é preciso segurar? como é que eu colo as placas umas às outras (cola, espuma, silicone) ou não é preciso colar? como é que eu preencho o espaço entre as placas e as paredes? o cimento nivelador é colocado directamente por cima do floormate? não se "descola"?
agradecia uma breve explicação. obrigado.
nota: parabéns pelo tópico. tem excelentes explicações e aprendi muito....
deixo aqui o site de uma empresa que fornece esse tipo de material e que possui varios desenhos exemplificativos de como aplicar, espero que seja util.
http://www.fibrosom.com/index.php?pag=m ... -extrudido

artujorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por artujorge »

"etapa 1 construção da estrutura contínua ou suporte.
etapa 2 colocação das placas de poliestireno extrudido.
etapa 3 aplicação da manta resiliente de polietileno fibroespuma até ao rodapé.
etapa 4 aplicação de betonilha armada com 4 cm.
etapa 5 revestimento final."

é o que está no link. percebi a explicação, apenas preciso que me expliquem como é que faço a betonilha armada e o que é?

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

do pouco que sei : julgo que a betonilha serve para nivelar o chão, e a armadura acho que até pode ser feita com aquele tipo de rede galinheiro!que é inserida a meio da camada para conferir mais resistência/elasticidade?!!

se não for assim, corrigam pf

JoelM
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta nov 06, 2009 7:23 pm

Mensagem por JoelM »

cimento Escreveu:do pouco que sei : julgo que a betonilha serve para nivelar o chão, e a armadura acho que até pode ser feita com aquele tipo de rede galinheiro!que é inserida a meio da camada para conferir mais resistência/elasticidade?!!

se não for assim, corrigam pf
corretissimo! betonilha armada é basicamente argamassa com uma rede no meio como ja foi explicado para conferir maior resistencia.

artujorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por artujorge »

então por partes:
na etapa 1: deve ser a laje do sótão que, obviamente, já está construida.
etapa 2: coloco o floormate directamente por cima sem o fixar à laje?
etapa 3: coloco a fibroespuma (agradecia que me colocassem um link para eu saber o que é ) directamente por cima do floormate sem o fixar a lado nenhum?
etapa 4: coloco argamassa (deixo secar e depois coloco a dita rede (tipo galinheiro) e nova camada de argamassa (talvez niveladora?)?
etapa 5: coloco espuma e o flutunate por cima com rodapé em madeira?

é isto? desculpem este magote de perguntas, mas é que eu sou novo na arte lol?

jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Mensagem por jackslater »

pessoal, tenho pena que só vi este tópico agora, ando á um ano a bricolar o sótão (60 m2) para ficar aproveitado para habitação, a minha vivenda é 1º andar e pega pelos corredores a outra vivenda (são lotes de duas casas- geminadas).

comecei por fazer a parte eléctrica, passei cabos de dois quadros eléctricos diferentes, 16a para tomadas 10a para luzes, coloquei tomadas eléctricas em todas as paredes, coloquei tvcabo e deixei umas caixas para passar fios, e coloquei 4 pontos de luz. tudo feito por moi.

depois a cimentei o chão e reboquei as paredes 3m cúbicos de areias mais 20 sacas de cimento, tudo levado lá para cima á mão (aqui tive ajuda de amigos e família) e alguns 100 garrafões de 5l de agua.

depois o telhado tem placa e 2 janelas então comprei ripas (na serração) fixei-as ás vigas (não fixei aos blocos porque ficava menos seguro) deu uma trabalheira desgraçada furar as vigas com um berbequim, 4 ou 5 broncas de 6mm.
depois comprei esferovite e lambril de pinho natural, fui "pregando" o lambril e colocando o esferovite, pelo que li aqui devia ter ido para roofmate (mas como tem placa pode ser que..)

já dei o tratamento no tecto e dei a primeira de mão de verniz.
as paredes estão apenas rebocadas, nas laterais tem um pouco mais de 1 metro de altura nos topos tem mais.
as minhas perguntas são e aguardo a vossa opinião:

devo de pintar as paredes e aquilo fica mais ou menos bom?

devo de isolar termicamente todas as paredes? se sim qual o melhor método?

na parede que faz contacto com o vizinho não devo de me preocupar apenas com a temperatura mas também com o som e ouvi dizer que a lã de rocha era boa para as temperaturas e para o som mas não é cancerígena? a ideia era lã de rocha e depois gesso, se esta for uma boa ideia qual á melhor forma de aplicar?

no chão quero colocar chão flutuante, para isolar basta colocar aqueles rolos de material isolante que parece metal?

nota: peço desculpa de ainda não ter lido as 15 paginas de tópico, se calhar até estão lá as respostas ás minhas duvidas. vou lendo o tópico, prometo.

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

olá jackslater

isso é que foi "transpirar" parabéns.

parece mentira, mas no meu caso também faz um ano daqui a uns meses (passou a correr)

naquilo que sei (ou penso saber) por experiência própria e tenho lido por aí, é assim :

* pintar as paredes ? » sem dúvida, apesar do estuque ser branco, há sempre uma ou outra parte menos clara e pintado vai dar outra "pinta".
*isolar térmicamente todas as paredes ? optei por não o fazer porque a área de cada parede em contacto com a zona não isolada é muito pequena e corresponde apenas à largura de um tijolo, pelo que penso não ter grande influência no comportamento térmico do conjunto. de qualquer forma só no fim é que poderei tirar conclusões definitivas. porém se o podes fazer força, não perdes nada a não ser uns €€€ uns cm de espessura e umas horas/dias/meses de trabalho.
*no respeitante à parede que contacta com o teu vizinho, essa sim acho que deves isolar, fala-se muito em lã de rocha e pladur, mas há outras soluções, wallmate com lambrim por cima, placas de poliuretano a imitar parede (bem caras mas bonitas), é uma questão de estudares o assunto.
*no chão, existe uma espécie de espuma branca (aquela que vem a tapar os monitores dos computadores novos), mas pelo que tenho visto também exitesm outras soluções a pesquisar.

não tens por aí umas fotos para o pessoal ver ? quase ninguém posta aqui umas fotos das obras

espero ter ajudado e que o restante pessoal também participe com o seu conhecimento.

jackslater
Membro Silver
Membro Silver

muito obrigado cimento, logo se tiver tempo coloco fotos.

ainda tenho muito trabalho pela frente, e o tempo é sempre curto, tantos projectos é assim, mas faço com gosto (até tenho outras bricolas em mente).

ps: não esquecer que sou um mero tecnico de informática e que á dois anos atrás não sabia a diferença entre um tijolo de 11 e um de 15 (lol). aprende-se muito com as bricolas, desde pedreiro, electrecista, carpiteiro, pintor etc..

em relação á parede do vizinho estou inclinado para lã de rocha (ainda tenho duvidas se é saudavel) e pladur, porque queria pintar essa parede de cor, falei com o vizinho e ele disse-me que tambem quer aproveitar o sotão dele e vai isolar com lã de rocha e pladur. quanto ás outras paredes tenho de ver preços.
no chão já vi essa espuma branca, só não sei se é mesmo um bom isolante porque alem da parte termica tambem não queria que o som se propaga-se para o andar de baixo.

um abrço a todos

artujorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por artujorge »

continuo a precisar de uma ajuda!!!!

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

artujorge Escreveu:então por partes:
na etapa 1: deve ser a laje do sótão que, obviamente, já está construida.
etapa 2: coloco o floormate directamente por cima sem o fixar à laje?
etapa 3: coloco a fibroespuma (agradecia que me colocassem um link para eu saber o que é ) directamente por cima do floormate sem o fixar a lado nenhum?
etapa 4: coloco argamassa (deixo secar e depois coloco a dita rede (tipo galinheiro) e nova camada de argamassa (talvez niveladora?)?
etapa 5: coloco espuma e o flutunate por cima com rodapé em madeira?

é isto? desculpem este magote de perguntas, mas é que eu sou novo na arte lol?
na minha opinião acho que é:

*colocar o floormate sobre a lage, se pretender (acho que é necessário) até pode aplicar pontos de cimento cola para fixar à lage.(não sei se antes de aplicar o floormate deve aplicar uma camada de betonilha para regularizar)
*a fibroespuma não sei o que é nem para que serve (experimente googlar um pouco)
*colocação de parte da betonilha em cima do floormate e de seguida aplicação da rede galinheiro, e de seguida aplicar a restante camada de betonilha para regularizar. (só não sei se entre uma etapa e outra, deve deixar secar a 1ª aplicação de betonilha, ou aplicar tudo de seguida
*etapa 5 como descreve.

espero ter ajudado em alguma coisa... quem é pró que se chegue à frente

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

cá estou eu outra vez

andei a testar o lambrim e a aplicação não parece complicada!(com a ajuda do agrafador eléctrico) só que enganei-me e instalei de pernas para o ar quando for a valer espero que isto não se repita, senão

resolvemos (eu e a maria) que vamos instalar deste nos dois opens (sala de estar/escritório e sala de brincar) e quarto de banho , aliás optámos por aplicar tudo em pvc, pelos seguintes motivos e mais alguns :

* é incombustível
* não precisa de pré tratamento e o bicho não pega
* resiste à humidade
* representa muito menos peso para a estrutura
* mais fácil de trabalhar
* mais em conta (pelo menos este) face à madeira
* e por aí fora

talvez não seja tão bonito nem tão agradável ao tacto, mas não se pode ter tudo e os prós são muito mais que os contras
nas restantes divisões (2 quartos e dois closets) estamos a pensar aplicar também pvc mas a imitar madeira, neste caso o custo dispara, mas lá terá que ser.

boas obras
Anexos
Foto0459.jpg
Foto0459.jpg (73.08 KiB) Visto 7254 vezes
Foto0455.jpg
Foto0455.jpg (58.42 KiB) Visto 7254 vezes
Foto0462.jpg
Foto0462.jpg (49.66 KiB) Visto 7254 vezes

jackslater
Membro Silver
Membro Silver

boas,

continuo na minha saga de aproveitamento do sotão e cada vez esta mais perto de estar concluido, e lembrei-me, vou fazer um manual a contar como fiz, tenho fotos de todos os pontos e vou tentar assim que tiver tempo deixar aqui um manual que vos pode ajudar ou não. lol

um abraço

jackslater
Membro Silver
Membro Silver

gosto de fazer as coisas certinhas e o tempo não dá para tudo pensei que até domingo que vem ia ter a 2ª de mao de verniz no tecto, a parede que encosta com o vizinho isolada e ainda acabamentos vários mas estou atrsado e logo o manual que prometi esta atrasado. mas para os mais interessados/urgentes deixo aqui umas fotos do isolamento da parade.
Anexos
DSC07711.JPG
DSC07711.JPG (121.66 KiB) Visto 7013 vezes
DSC07712.JPG
DSC07712.JPG (101.73 KiB) Visto 7013 vezes
DSC07718.JPG
DSC07718.JPG (105.08 KiB) Visto 7013 vezes

jackslater
Membro Silver
Membro Silver

gosto de fazer as coisas certinhas e o tempo não dá para tudo pensei que até domingo que vem ia ter a 2ª de mao de verniz no tecto, a parede que encosta com o vizinho isolada e ainda acabamentos vários mas estou atrsado e logo o manual que prometi esta atrasado. mas para os mais interessados/urgentes deixo aqui umas fotos do isolamento da parade.

aquela tomada na parede deu cá uma trabalheira.

depois faço o manual faça voce mesmo.
Anexos
DSC07710.JPG
DSC07710.JPG (106.58 KiB) Visto 7012 vezes

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”