Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta dez 30, 2010 10:22 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por joao000020 »

enão para começar um imã de 15kg deverá dar para carregar uma bateria de 12v de um carro ?
a força dor imãs vai influenciar a potencia?
o meu objectivo era carregar baterias de carros e depois converter para 220v para alimentar algumas lampadas de casa
mais uma vez obrigado e desculpa tanta pergunta

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

joao000020 Escreveu:enão para começar um imã de 15kg deverá dar para carregar uma bateria de 12v de um carro ?
a força dor imãs vai influenciar a potencia?
o meu objectivo era carregar baterias de carros e depois converter para 220v para alimentar algumas lampadas de casa
mais uma vez obrigado e desculpa tanta pergunta
o menor ímã de neodímio que você achar vai servir para carregar uma bateria de 12v. o que vai mudar, conforme a potência do ímã é o tempo de carga.
o que você precisa considerar não é se dá para carregar uma bateria, e nem quanto tempo o gerador vai gastar para carregar a tal bateria. o que você precisaria levantar, antes, seria a capacidade da sua turbina e a disponibilidade de vento. de nada vai adiantar você ter um gerador de grande potência se não tiver uma turbina capaz de fazê-lo funcionar a plena potência, ou se não houver vento disponível.
então, pelo sim, pelo não, comece por um pequeno gerador. assim vai ser mais fácil conseguir turbina e vento necessários.

joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado

eu já fiz um com um motor de varinha mágica . está num dos vossos topicos de motor da varinha magica , já tentei por fotos e tudo mas não consegui . a minha zona é muito ventosa . umas das coisas que não sei é que se por exemplo um aerogerador com imãs de força 42 kg , não vai "prender" "agarrar" ao desandar?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

joao000020 Escreveu:eu já fiz um com um motor de varinha mágica . está num dos vossos topicos de motor da varinha magica , já tentei por fotos e tudo mas não consegui . a minha zona é muito ventosa . umas das coisas que não sei é que se por exemplo um aerogerador com imãs de força 42 kg , não vai "prender" "agarrar" ao desandar?
não entendi o que quer dizer com "prender, agarrar, desandar". de todo jeito, especialmente para quem está iniciando, é mais fácil experimentar do que fazer cálculos. sugiro que experimente fazer o novo gerador sem exagerar no tamanho dos ímãs, e veja o resultado. se for pouco, no próximo use ímãs um pouco maiores. ou use mais ímãs.

joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado

ok vou fazer isso
oo que estava tentando explicar era que os imãs ao terem uma força de por exemplo 42kg ia criar uma campo magnético e que as fizesse com que ó aerogerador não rodasse tão bem
obrigado por tudo cumprimentos

joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado

só mais uma perguntinha.
se por exemplo eu meter 9 bobines , posso por 10 imãs?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

joao000020 Escreveu:só mais uma perguntinha.
se por exemplo eu meter 9 bobines , posso por 10 imãs?
nos geradores radiais em geral para cada bobina devem existir dois imãs.
mas como provavelmente você deve montar um gerador axial, para fazer bobinamento trifásico deve usar imãs e bobinas em uma razão de 4:3.

quant. de imãs quant. de bobinas
4 ........................ 3
8 .......................... 6
12 ........................ 9
16 ....................... 12
e assim por diante.

procure ler o material que existe neste tópico, pois este assunto já foi discutido e bastante esclarecido anteriormente.

joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado

umas das minhas duvidas e de certeza que tambem é a dos outros. podia-me sugerir uma site de imãs baratos e com força.
ja procurei procurei mas não encontro bom e barato como voçe tem mais expriencia talvez me podesse ajudar.

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

eu compro os meus em:

www.supermagnete.de

entrega em portugal em 6 dias uteis.

joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado

es vi este site de imãs pareceu-me a nivel de preços melhor
http://www.aimangz.com

joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado

boa noite
gostaria de saber quantos watts vou produzir com 9 bobines de fio 14 agw e com 35 voltas duplos , com imãs de força 35,5 (4cm;2cm;1cm) e com 300 rpm
agradeço a sua atenção

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

joao000020 Escreveu:boa noite
gostaria de saber quantos watts vou produzir com 9 bobines de fio 14 agw e com 35 voltas duplos , com imãs de força 35,5 (4cm;2cm;1cm) e com 300 rpm
agradeço a sua atenção
não conheço nenhuma fórmula que venha a fornecer essa informação com um mínimo de confiabilidade para um gerador construido artesanalmente. são muitas as variáveis envolvidas que podem afetar os resultados, especialmente na qualidade da construção. além dessas muitas variáveis envolvidas no gerador, ainda terá outras tantas envolvidas no rendimetno mecânico da turbina, no rendimento aerodinâmico das pás, etc. e mais ainda na disponibilidade de vento. talvez você consiga chegar a um gerador ótimo, mas não tenha vento disponível, e no final o aproveitamento seja insatisfatório. então é melhor não se preocupar com isso.
procure montar um gerador com o mínimo gasto possível, e só depois de ter construido o conjunto completo (gerador e turbina) será possível avaliar os resultados, e partir para melhoramentos naquilo que já foi feito, ou construir um novo conjunto.

a construção amadora de geradores não precisa perseguir o mais alto padrão de rendimento. o necessário é apenas que funcione com um mínimo de rendimento aceitável. de outra forma terá que se matricular em um curso superior de engenharia elétrica.

joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado

muito obrigado

Ricardo Pacheco
Membro
Membro
Registado: sexta mar 11, 2011 5:05 am

Mensagem por Ricardo Pacheco »

saudaçoes josenir..... meu nome eh ricardo e sou leigo no assunto.... conheci este forum a pouco tempo. gostaria de encontrar ajuda com alguem que entenda desse assunto...se for possivel voce me ajudar, fico muito agradecido...

bom, vi suas fotos com a bicicleta geradora de energia. tentei criar uma bicicleta parecida. usei a roda de traz pra girar uma polia de 10cm, e esta polia por sua vez estava acoplada em outra roda, que no caso era a roda da frente da mesma bicicleta. assim consegui aumentar, e muito, a rotaçao da polia do alternador.
usei um alternador de um tempra 14v da bosh 90a e liguei na bateria de carro de 60 a 12v
achei que estava tudo certo com meu projeto. girando somente o alternador, sem estar conectado a bateria, consegui alcançar 15v. meu problema foi quando conectei a bateria no alternador.... comecei a pedalar o mais forte possivel e logo que o o eletromagnetismo foi acionado, o alternador ficou pesado e nao consegui mais pedalar.... fica muito pesado mesmo...
e agora? o que voce me sugere? troco o alternador? tem como mexer e deixar ele mais leve? com o dinamo aconteceria a mesma coisa? existe alguma turbina ou algum outro gerador que eu possa usar no lugar desse alternador?
desde ja, grato pela atençao

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

ricardo pacheco Escreveu:saudaçoes josenir..... meu nome eh ricardo e sou leigo no assunto.... conheci este forum a pouco tempo. gostaria de encontrar ajuda com alguem que entenda desse assunto...se for possivel voce me ajudar, fico muito agradecido...

bom, vi suas fotos com a bicicleta geradora de energia. tentei criar uma bicicleta parecida. usei a roda de traz pra girar uma polia de 10cm, e esta polia por sua vez estava acoplada em outra roda, que no caso era a roda da frente da mesma bicicleta. assim consegui aumentar, e muito, a rotaçao da polia do alternador.
usei um alternador de um tempra 14v da bosh 90a e liguei na bateria de carro de 60 a 12v
achei que estava tudo certo com meu projeto. girando somente o alternador, sem estar conectado a bateria, consegui alcançar 15v. meu problema foi quando conectei a bateria no alternador.... comecei a pedalar o mais forte possivel e logo que o o eletromagnetismo foi acionado, o alternador ficou pesado e nao consegui mais pedalar.... fica muito pesado mesmo...
e agora? o que voce me sugere? troco o alternador? tem como mexer e deixar ele mais leve? com o dinamo aconteceria a mesma coisa? existe alguma turbina ou algum outro gerador que eu possa usar no lugar desse alternador?
desde ja, grato pela atençao
você precisa de um regulador de tensão adequado para esta finalidade. eu usei na minha bicicleta o mesmo regulador de tensão que uso no gerador eolico baseado no alternador automotivo. este regulador possui um trimpot onde se pode regular o peso máximo do alternador. ou seja, você determina a quantidade máxima de energia a ser enviada para a bateria. para ficar mais prático para o uso em uma bicicleta ergométrica, pode-se usar um cabo de três vias e colocar um potenciômetro no lugar do trimpot e fixá-lo no guidão da bicilceta. assim, conforme o atleta, ele mesmo regula o peso máximo que deseja, conforme a sua capacidade física.

Ricardo Pacheco
Membro
Membro

saudações josenir.... bom, cheguei a ver o desenho deste regulador/exitador para alternador automotivo. vou ter que mostrar para quem entende mesmo e pagar pra montar pra mim.

no mercado existe esse regulador pronto pra comprar, com o nome ja definido pela abnt, ou algum outro que tenha a mesma função? e se não existir no mercado, com qual profissional eu poderia encomendar esse regulador de tensão? numa eletronica qualquer... ou precisa ser em algum lugar mais específico?

bom, acredito que, posteriormente, vou ter que levar o alternador numa auto elétrica, para fazer o serviço de instalar esse regulador no lugar do regulador original.... outra dúvida:

e se eu usar um alternador de 40a ou de 30a ao invés de usar esse de 90a o "peso do eletromagnetismo" diminuirá? ou não tem nada a ver?

valeu josenir, e que sua humildade e sua vontade de ajudar a todos que te procuram, aumente cada vez mais.
com gratidão... ricardo

vladimirsilva
Novo membro
Novo membro
Registado: sábado mar 12, 2011 12:56 pm

Mensagem por vladimirsilva »

saudações senhores, por favor, como consigo determinar a potência ou intensidade de corrente numa bobina, que esta sendo induzida uma fem?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

ricardo pacheco Escreveu:saudações josenir.... bom, cheguei a ver o desenho deste regulador/exitador para alternador automotivo. vou ter que mostrar para quem entende mesmo e pagar pra montar pra mim.
no mercado existe esse regulador pronto pra comprar, com o nome ja definido pela abnt, ou algum outro que tenha a mesma função? e se não existir no mercado, com qual profissional eu poderia encomendar esse regulador de tensão? numa eletronica qualquer... ou precisa ser em algum lugar mais específico?
bom, acredito que, posteriormente, vou ter que levar o alternador numa auto elétrica, para fazer o serviço de instalar esse regulador no lugar do regulador original.... outra dúvida:
e se eu usar um alternador de 40a ou de 30a ao invés de usar esse de 90a o "peso do eletromagnetismo" diminuirá? ou não tem nada a ver?
valeu josenir, e que sua humildade e sua vontade de ajudar a todos que te procuram, aumente cada vez mais.
com gratidão... ricardo
ainda não vi disponível no mercado um regulador adequado para o gerador eólico baseado no alternador automotivo. se procurar vai achar o alternador pronto, com regulador, mas adicionado de imãs permanentes. acredito que para a bicicleta ergométrica, como vai precisar de uma boa ampliação de rotação, o cogging de um gerador com estator de material ferroso vai se multiplicar, e no final, aproximadamente metade do esforço físico será disperdiçado apenas para vencer este atrito.
para esta aplicação o ideal seria um gerador axial de ímãs de duplo rotor, que não possui cogging ou o alternador automotivo, onde o cogging é controlado.
usar um outro alternador talvez não seja a melhor solução. faça da seguinte maneira: ligue uma lâpada de 12v x 21w (do pisca-pisca do automóvel) entre a saída do alternador e a bateria. assim a lâmpada vai servir como um amortecedor, impedindo que toda a energia gerada chegue à bateria. vai haver um desperdício de parte da energia gerada, mas é uma solução fácil para começar a usar a sua bicicleta. se com uma lâmpada os esforço ficar muito reduzido, use duas ou mais.

achar um profissional para montar um circuito eletrônico vai ser difícil. não conheço alguém que preste este serviço. mas pode ser que encontre um técnico em eletrônica com boa vontade que possa ajudar.
Última edição por Josenir em sábado mar 12, 2011 2:08 pm, editado 1 vez no total.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

vladimirsilva Escreveu:saudações senhores, por favor, como consigo determinar a potência ou intensidade de corrente numa bobina, que esta sendo induzida uma fem?
se é para determinar a corrente numa bobina, independente de estar sendo induzida uma fem, é simples: é só ligar um amperímetro em série com a bobina. e para determinar a potência, multiplique a corrente medida no amperímetro pela tensão nos terminais da bobina.

Ricardo Pacheco
Membro
Membro

ok josenir, vou testar a dica mais simples, colocar uma lampada de 12v 21w entre a bateria e a alimentação do alternador.... vamos ver o que acontece...

vou procurar algum técnico em eletrônica que possa me ajudar. caso eu não consiga montar o regulador de tensão que você criou, eu poderia comprar esta peça com você..... aqui no forum, se não me engano, você disse que vendeu um aerogerador que você criou né?..... você poderia me vender este regulador/exitador de tensão para alternador automotivo? se sim..... caso você prefira tratar disso mais reservadamente..... por qualquer motivo.... meu e-mail é [email protected]

tentei procurar na net o gerador axial de imãs de duplo rotor, conforme indicação sua, mas não obtive sucesso, vc tem algum site que eu possa achar?
saudações
ricardo

Responder

Voltar para “Energia Eólica”