Pontos de carga Mobi-E / Rede Mobi-E

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Mobi-E

Mensagem por meira78 »

Mumia Escreveu:
meira78 Escreveu:Sim, também e principalmente por tanta avaria nos pontos de carga e falta de PCR. Senão, ficamos apeados...
Não me parece que os muiitttooooossssss utilizadores de VE estejam apeados... mas...
meira78 Escreveu:Qt ao registo, basta eu fazer um registo para todos os VE, não é? O cartão dá para transmitir para outro veículo ou utilizador, apesar de supostamente ser intransmissível.
Terá de questionar isso à Mobie
meira78 Escreveu: O facto de eu pretender utilizar, faz com que eu já tenha de possuir o VE? Não faz sentido. Qual o problema? O objectivo não é estimular o seu uso e fazê-lo com frequência?
Então mas se não tem VE quer utilizar os pontos de carga Mobie para quê?!?!!? :? Carregar o tlm, o portatil?!? Não faz é qualquer sentido não ser possuidor de um VE e usar uma rede de carregamentos destinada para quem é proprietário de um. Digo eu é claro.... :roll:
Faz sentido tratar do registo antes de ter o carro e quando for buscar o veículo ao stand não ter de esperar 2 semanas até que esteja habilitado a usar o Mobi.e .

Nem todos nós moramos na Grande Lisboa e temos um ponto de carga ao lado do trabalho, por isso se o único que temos no trajecto da viagem que realizamos estiver lá, mas avariado, ou se for de carga lenta, temos de aguardar cerca de 2 horas para ter uma autonomia de 40/50kms. Por isso necessitamos de mais pontos de carga com potências intermédias e distribuídos pelos acessos rodoviários nacionais e não só nas cidades maiores de Portugal.

Por exemplo, um Leaf a velocidades de 90kms/h faz pouco mais de 100 kms com uma carga completa. Se necessitar de o carregar após esses 100kms e não existir um PCR, como faço? Espero 6 a 8 horas pela carga completa num ponto de recarga normal ou fico apeado?

Outro exemplo: estamos em Lisboa, onde carregamos o veículo a 100% e só queremos fazer uma viagem de 200 kms até Coimbra. Vamos devagarinho em AE a cerca de 80kms/h e como em Aveiras temos um PCR, aproveitamos para ao fim de 30 minutos de viagem esticar as pernas e despejar a bexiga. Meia horita e devemos ter a carga quase completa. Seguimos viagem e muito dificilmente conseguiremos chegar a Pombal fazendo 120kms entre estes dois pontos, com 2 serras pelo meio, mas partindo do pressuposto que vamos devagarinho nas subidas, por exemplo a 50kms/h, se chegarmos a Pombal com carga, queremos usar o PCR e ele está... AVARIADO. O que fazemos? Vamos ao bar pedir uma tomada de carga normal e esperamos 6 horas ou chamamos o reboque, dado que os users dos VE não ficam apeados. Podemos é optar pelas cargas normais sempre, mas essas vão custar-nos 2, 3 ou 4 horas por cerca de 40%, 50% ou 60% da carga.

Obrigado.

Obrigado.
Última edição por meira78 em domingo fev 15, 2015 2:51 am, editado 1 vez no total.

apr
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Mobi-E

Mensagem por apr »

Os FACTOS:
- o carro tem 24kWh de bateria e faz poucos km
- a rede existe e até ver esta em fase piloto portanto não se pode exigir nada dela
- a mobi-e demora entre 2 a 5 semanas a entregar o cartão DEPOIS de fazer prova da compra do VE

Se a sua realidade de condução faz com que estes FACTOS sejam irrelevantes esta na hora de comprar um VE

se não o melhor é esperar por carros com mais autonomia e redes de abastecimento em produção! Ou que a mobi-e entregue o cartão num dia! :-)

Compreendo a sua indignação e todos queremos mais e melhor, mas esta é a realidade. E esta realidade na minha opinião serve muito bem a muitos!

meira78
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por meira78 »

A rede supostamente terminou a fase piloto à exactamente 2 anos, dado que foi implementada em 2010 e tinha como fase piloto 2 anos até que ficou sem qualquer manutenção por parte da EFACEC e nem a EDP, nem a Galp receberam o que estava protocolado. Isto é o que diz o protocolo e as más línguas. O que é certo é que todos os muito poucos utilizadores dos VE em Portugal deparam-se durante vários meses com anomalias na rede Mobi.e . Qualquer rede em fase piloto num país normal jamais permitiria estar vários dias com um ponto de carga avariado, penso eu de que...

Se eu tiver um cartão de um amigo que esteja registado no Mobi.e não preciso de esperar entre 2 a 5 semanas, pois não? É por tanta burocracia que se impõe aos Portugas que depois somos obrigados a contornar tanta formalidade e optar pelo desenrascar...

Qual a razão para um simples registo que pode ser feito online demorar entre 2 a 5 semanas para estar completo? Qual a complexidade do sistema?

Existe uma App móvel para dispositivos que não funciona há 2 anos. Está cheia de erros. O site oficial também apresenta imensos erros quando seleccionamos um ponto de carga.

E esta realidade serve muito pouco a muitos poucos utilizadores, senão não se faria um estímulo à adesão de novo de carros eléctricos depois dela ter dado os seus resultados à exactamente 4 anos. Foi por ela não ter passado do início que houve necessidade de reformular a mesma. Ou não? Os resultados são então muito bons.

Estou aqui para apontar os erros e tentar ajudar, dado que parece que finalmente alguém se lembrou dos VE (já lá vão quase 3 anos) e vão de novo relançar a mobilidade eléctrica, mas antes de querermos mudar para a tornar mais eficiente, temos de reconhecer as suas limitações e pontos menos bons, senão o diagnóstico teima em ficar mal feito.

Espero poder aqui contribuir com a solução para todos juntos ajudarmos a implementar um sistema muito mais eficiente.

Obrigado.

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

meira78 Escreveu:ÚLTIMA HORA:

Recebi à pouco informação que o PCR de Pombal já está instalado.
Não sei se já estará a funcionar correctamente.

A Prio.E (da Prio Energy) é um dos maiores parceiros da Mobi.E, tal como a EDP e a Galp, estando mesmo a proceder a uma larga expansão dos seus pontos de carregamento eléctrico.

Está em negociações com outros concessionários de estações de serviços nas AE, para poder colocar os seus pontos.

Por isso, estejamos atentos, na A1 existe o PCR em Aveiras e em Pombal, mas certamente, ou em Santarém ou Leiria deverá abrir outro PCR.

Outros pontos do país levarão um grande acréscimo de PCR e de carregamento intermédio. Esperemos que outros operadores evoluam nos PCR e nas localizações acertadas para os mesmos.

A ver vamos, se é desta que o marasmo e desleixe em que se encontrava a mobilidade eléctrica em Portugal, acaba por levar o rumo certo. Tive informações que tudo está a mudar e que já estão muitos pontos de carga a ser reparados e que tudo estará a postos rapidamente, mas vamos ver...

Por isso é importante o contributo de todos a exigir que se denuncie uma ou outra limitação e mau funcionamento, no sentido de tudo estar operacional para o nosso dia-a-dia na condução do VE.
A sério!!?? o PCR de Pombal instalado!!! isso é fantástico! podes revelar a fonte dessa informação?

E a rede está a ser expandida largamente :o isso são mesmo boas noticias
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

Era bom! Infelizmente sabemos 'o que está na calha' (ou não está)... até novos rumos politicos voltarem a mexer neste assunto.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

meira78
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por meira78 »

A fonte é quem conhece bem a rede Mobi.e

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

poderia continuar a dizer isto ou aquilo.... são opiniões e pontos de vista e cada um tem o seu.

Mas misturar alhos com bugalhos nunca foi bom nem aqui nem na China...

Eu gostava do mundo perfeito gostava, mas....
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Mensagem por Celestino »

meira78 Escreveu:A fonte é quem conhece bem a rede Mobi.e
Já vi que está bem informado!
Peça fotos à sua fonte...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Humm! eu acho que o amigo meira78 tem informações mais "privilegiadas" mas não quer dizer....
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am

Mensagem por klinzter »

visitante1 Escreveu:Humm! eu acho que o amigo meira78 tem informações mais "privilegiadas" mas não quer dizer....
Ou não...
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

meira78
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por meira78 »

visitante1 Escreveu:Humm! eu acho que o amigo meira78 tem informações mais "privilegiadas" mas não quer dizer....
Exacto.

São mesmo privilegiadas. É quem tem acesso à rede.

Se daqui a uns dias eu passar em Pombal, tiro foto o coloco aqui.

Se o pessoal estiver por estas bandas, não custa nada tirar uma foto e confirmar este bitaite, né?

meira78
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por meira78 »

klinzter Escreveu:
Ou não...
O objectivo aqui é informar.

Acredita quem quer...

Cada um é que sabe.

meira78
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por meira78 »

t3lmo Escreveu:Era bom! Infelizmente sabemos 'o que está na calha' (ou não está)... até novos rumos politicos voltarem a mexer neste assunto.
Exactamente.

O problema são as politiquices e os sistemas dos amigos que estão à espera para sair da sombra e outros tantos que estão na calha.

É o mal deste país.

Mas aqui fala-se da possível reestruturação de toda esta rede. Seria óptimo. Vamos acreditar e desconfiar.

apr
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Mensagem por apr »

Numa mesa sem pão todos ralham e ninguém tem razão

meira78
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por meira78 »

apr Escreveu:Numa mesa sem pão todos ralham e ninguém tem razão
Tens toda a razão.

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Mensagem por ogadiv »

Se morasse perto garantidamente passava em Pombal só para confirmar o bitaite .... pena que não moro
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

meira78
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por meira78 »

ogadiv Escreveu:Se morasse perto garantidamente passava em Pombal só para confirmar o bitaite .... pena que não moro
Mas há quem more e se possível desafio alguém que conheça um primo de um vizinho do que trabalha na mesma empresa do militar que passa com frequência em Pombal de tirar a tão desejada foto.

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

O problema desse PCR é que só é útil a quem faz viagens entre Coimbra-Leiria.
Quem circula como eu muitas vezes na IC8 até à Fig. da Foz não serve de nada. Não vou entrar na auto-estrada em Condeixa para sair em Pombal e fazer mais 30 kms que o desejado.

A tomada em casa dos familiares é mais valiosa.
;)

Uma boa localização para um PCR seria em Fátima. A auto-estrada fica a 1 km de distância da cidade. Neste local serviria todos. (minha opinião)
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

meira78 Escreveu:Mas há quem more e se possível desafio alguém que conheça um primo de um vizinho do que trabalha na mesma empresa do militar que passa com frequência em Pombal de tirar a tão desejada foto.
Felizmente não é necessário, pois as pessoas que desmontam, montam e fazem a manutenção os PCR na mobi.e, e esse especifico até, estão aqui neste forum e já responderam! :lol:
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

meira78
Membro Silver
Membro Silver

Mobi-E

Mensagem por meira78 »

meira78 Escreveu:ÚLTIMA HORA:

Recebi à pouco informação que o PCR de Pombal já está instalado.
Não sei se já estará a funcionar correctamente.
Parece que outros interesses mais altos se levantam.

Este país está entregue a estes senhores...
Última edição por meira78 em quinta fev 12, 2015 12:35 pm, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”