Noticias de Eléctricos!

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
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Celestino
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por Celestino »

serges Escreveu:Exactamente pafi. Sao esses os numeros actuais...
Só uma nota:
Estes números correspondem às matrículas registadas em 31-12-2013.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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pafi
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por pafi »

Moreira da Silva quer criar cluster português da mobilidade eléctrica
Público (19/abril/2014)

"A Efacec já tem espalhados pelos cinco continentes 2700 carregadores de veículos eléctricos, em Vila Nova de Gaia a CaetanoBus aposta na reconversão autocarros a diesel em veículos eléctricos e está a concurso para o fornecimento de seis unidades a um aeroporto alemão. Do CEiiA, na Maia, está a sair a tecnologia das soluções de mobilidade inteligente com que Curitiba e Brasília querem impressionar os visitantes durante o campeonato mundial de futebol. A mobilidade eléctrica é um mundo que se abre para as empresas portuguesas e abre Portugal ao investimento de grandes empresas internacionais. Essa é a convicção do ministro Jorge Moreira da Silva.

O governante que tem a pasta do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia tem a ambição de ver Portugal como grande abastecedor de energias renováveis da Europa, mas quer também o país a dar cartas na mobilidade eléctrica.

Na semana passada, o Governo aprovou um diploma para dinamizar a utilização de veículos eléctricos em Portugal, pondo fim à fase piloto da actual rede de mobilidade eléctrica e abrindo-a à exploração comercial. Mas este é, segundo o ministro, apenas o primeiro passo de uma estratégia mais ampla, que visa criar no país um projecto industrial, capaz de criar emprego e gerar crescimento económico.

Esse foi o mote para um dia de visitas a várias empresas e entidades da cadeia de valor da mobilidade eléctrica - a Enercon, a Salvador Caetano, o CEiiA, a Efacec e o INESC TEC - onde o ministro deixou bem clara a mensagem: se Portugal já “é um campeão nas energias renováveis”, tem “recursos, talentos e infra-estruturas” para se constituir “como fornecedor e exportador de tecnologia” na mobilidade eléctrica, mas também como o mercado adequado para que os grandes players internacionais instalem aqui as suas unidades produtivas. O PÚBLICO acompanhou o ministro nesta viagem que se realizou de comboio até ao Porto (assim como o regresso) e, nas deslocações entre as empresas e centros de investigação, em veículos eléctricos.

“Quando outros países podem ter carros eléctricos movidos a carvão e a [energia] nuclear, Portugal tem carros movidos a sol, vento e água, e isso faz toda a diferença”, quer a nível ambiental, quer como cartão-de-visita do país como referência internacional no sector. E por considerar que a aposta na mobilidade eléctrica é “articulada com a aposta nas energias renováveis” e na redução da dependência dos combustíveis fósseis, a primeira paragem do ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia neste “roteiro para o crescimento da economia verde” foi a empresa do sector eólico Enercon, em Viana do Castelo.

Com uma capacidade instalada que em Março rondava os 2679 mega wats e, no âmbito do concurso público de 2008, 1200 mega wats de potência contratada, a empresa já canaliza entre 70% a 80% da sua produção industrial (aerogeradores, torres de betão, pás de rotor e mecatrónica) para exportação (em 2013, as vendas para o exterior cresceram 20% e atingiram os 245 milhões de euros). O grupo, que já investiu 120 milhões de euros, tinha, no final de Março, 1581 colaboradores, mas até final do ano prevê atingir um total de 1644 pessoas. Moreira da Silva gostava “que se replicasse na mobilidade eléctrica o que aconteceu na Enercon”, “que começou por fornecer o mercado nacional, mas orientou a sua produção para a exportação”.

Carregadores portugueses em 29 países
Na Efacec (Maia) as exportações ligadas à mobilidade eléctrica são já uma realidade e representam 1,4% das receitas do grupo. As vendas de carregadores (em 29 países) atingiram 10 milhões de euros em 2013 e a meta é chegar aos 200 milhões em 2020. Os principais mercados de exportação são os Estados Unidos e a Europa e, no dia da visita do ministro (11 de Abril), a Efacec, que forneceu os carregadores para a actual rede pública de mobilidade, tinha assinado um contrato para o fornecimento de uma rede de 60 carregadores rápidos para a Holanda e a Bélgica.

Como na investigação em mobilidade eléctrica, o INESC TEC (da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e o CEiiA - Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, na Maia, são duas referências incontornáveis, Jorge Moreira da Silva também passou por lá. No CEiiA, onde se situa o “cérebro” da actual rede de mobilidade eléctrica (o sistema Mobi.Me, que gere e monitoriza o funcionamento da rede e todos os consumos a ela associados), a convicção é que Portugal “dispõe de todas as condições tecnológicas e humanas para ver crescer o cluster da mobilidade eléctrica”, sendo já uma “referência mundial” neste domínio.

O centro está a desenvolver vários projectos de monitorização de redes de mobilidade eléctrica no Brasil e dois deles, em Curitiba e Brasília, decorrerão durante o campeonato mundial de futebol de 2014, assumindo-se como uma verdadeira montra para a tecnologia portuguesa em soluções que prevêem a partilha de automóveis e bicicletas eléctricos e a coordenação de uma rede de mini-autocarros eléctricos. Na parceria com a ITAIPU, líder mundial das energias renováveis, está ainda em cima da mesa a criação de um veículo eléctrico inteligente, partindo de um protótipo do CEiiA (o BE), com comercialização prevista entre 2016 e 2017.

No INESC TEC, que tem em curso vários projectos de investigação e parcerias com a indústria nacional (EDP, REN, Efacec) no âmbito das redes inteligentes (smart grids), o ministro visitou o laboratório de Redes Eléctricas Inteligentes e Veículos Eléctricos, onde se podem testar, em ambiente quase real, soluções de hardware e software avançado para gestão e controlo de redes eléctricas (um modelo que já foi exportado para Marrocos e captou interesse também no Brasil).

O roteiro não ficaria completo sem uma visita à única empresa portuguesa que produz autocarros 100% eléctricos, com zero emissões poluentes, a CaetanoBus, que já investiu três milhões de euros no desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica. Além do Caetano 2500 EL (com duas unidades vendidas ao município alemão de Wiesbaden), o modelo E.Cobus, mais recente, foi desenvolvido em parceria com a Siemens e pensado exclusivamente para a utilização em aeroportos. O projecto surgiu do “enorme potencial da frota de COBUS existente”, que contabiliza cerca de 3000 unidades em circulação em aeroportos internacionais. É que embora seja possível fabricar um E.Cobus de raiz, totalmente eléctrico, a aposta na reconversão de um veículo diesel num veículo com novo design e tração eléctrica permite estender o ciclo de vida de um autocarro em mais 12 anos.

A CaetanoBus está já em concurso para fornecer seis unidades a um aeroporto alemão. O objectivo é que os veículos eléctricos representem em 2015 cerca de 10% do volume de facturação.

Estímulos fiscais na calha
O diploma aprovado pelo Governo na semana passada abre à concorrência a comercialização de electricidade para a rede de carregamento e a exploração dos pontos de carregamento. O objectivo é estimular o aparecimento de ofertas comerciais competitivas (novos fornecedores de carregadores, novos operadores de carregamento, como os centros comerciais e outras empresas proprietárias de espaços de acesso público, e liberdade para que todas os comercializadores de electricidade possam construir tarifários específicos para este segmento), mas também simplificar as regras para que os utilizadores possam alimentar os seus veículos com mais comodidade em casa, nos locais de trabalho ou espaços públicos da sua conveniência.

O “modelo de negócio fica em aberto” para as empresas que se quiserem constituir como operadores e criar as suas próprias redes de abastecimento. O ministro reconhece, porém, que a liberalização da rede de carregamento dos carros eléctricos (ou híbridos) é, só por si, insuficiente para fomentar a procura destes veículos. O preço, superior em cerca de 30% a um carro convencional, continua a ser um factor dissuasor, mas este é um aspecto que Moreira da Silva espera que seja mitigado com medidas de estímulo no âmbito da reforma da fiscalidade verde com apresentação prevista para Setembro.

Serão medidas que o ministro espera que “incentivem a mudança de comportamentos”, premiando os contribuintes com opções mais amigas do ambiente. Mas “a administração pública também vai dar o exemplo”, garantiu. Sem querer adiantar quantidades ou modelos, o ministro adiantou que uma parte da frota da Administração Pública (mais de 17 mil veículos, excluindo os serviços de segurança e defesa) será substituída por veículos eléctricos. Com medidas para estimular a procura de carros eléctricos e as “políticas públicas a darem o exemplo”, Portugal estará em condições de se apresentar perante a indústria como “um laboratório vivo e um mercado que oferece condições para instalar unidades produtivas”, sublinhou o ministro."

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ricardocruzs2
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por ricardocruzs2 »

Seja em terra ou pelo ar, eles andam aí...
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RJSC
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por RJSC »

A Yuneec (chinesa) já vende aviões bi-lugar elétricos há uns anos.
No rádio ouvi que a AirBus só está a pensar comercializar daqui a 4 anos. Vão um bocado atrasados.

http://yuneec.com/Aircraft.html
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pafi
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por pafi »

ricardocruzs2 Escreveu:Seja em terra ou pelo ar, eles andam aí...
Airbus eléctrico.jpg
E um dos vídeos. Muito fixe. 2 e 4 lugares.

Link
2 packs de 65 kg de baterias Li. Isso dará quantos kWh?

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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por pafi »

RJSC Escreveu:A Yuneec (chinesa) já vende aviões bi-lugar elétricos há uns anos.
No rádio ouvi que a AirBus só está a pensar comercializar daqui a 4 anos. Vão um bocado atrasados.

http://yuneec.com/Aircraft.html
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Acho que já falei deste avião há uns tempos, mas aqui ficam novamente as suas características:
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por pafi »

E 7 dias depois, mais uma notícia sobre a mobilidade elétrica...

Público, 26 de abril de 2014

"Energia da mobilidade eléctrica custou 300 mil euros à EDP
ANA BRITO 26/04/2014 - 16:31
Durante a fase piloto, os utilizadores da rede Mobi.e não pagaram pelo carregamento dos veículos e os custos foram suportados pela SGORME, da EDP.

A energia da fase piloto da rede de mobilidade eléctrica (rede Mobi.e) custou cerca de 300 mil euros à Sgorme, sociedade controlada pela EDP. Entre 1 de Janeiro de 2011, até ao final de Março deste ano, tinham sido fornecidos à rede Mobi.e 300 megawatts-hora (MWh). Este fornecimento representou “encargos de 50 mil euros em energia e 240 mil euros em potência contratada”, traduzindo-se numa despesa de 18,40 euros por mês e por posto de carregamento, revelou ao PÚBLICO fonte oficial da EDP.

Embora o modelo do mercado eléctrico previsse que os encargos fossem suportados pelo utilizador da rede Mobi.e, “a Sgorme assumiu esses custos durante a fase piloto como custos de lançamento da empresa, no sentido de possibilitar o teste de sistemas e processos até à sua entrada em funcionamento comercial”. Porém, a fase piloto prolongou-se “para lá do previsto”, obrigando a sociedade gestora de operações da rede de mobilidade eléctrica, criada em Abril de 2010, “a suportar custos superiores ao inicialmente orçamentado", adiantou a EDP.

Fonte oficial do Ministério do Ambiente explicou que os pontos de carregamento na via pública (a rede piloto) são geridos pela EDP MOP (da EDP Distribuição), e que, durante a fase piloto, “os utilizadores não pagaram pelo carregamento dos seus veículos”, sendo os custos suportados pela Sgorme (onde a Inteli, da esfera do IAPMEI, tem uma posição de 9%).

O ministério tutelado por Jorge Moreira da Silva aprovou recentemente um diploma que põe fim à fase piloto da mobilidade eléctrica, abrindo o negócio à concorrência, para introduzir novos operadores de pontos de carregamento e mais comercializadores de electricidade, ainda que a rede pública vá manter-se, mas com um “investimento residual”.

O objectivo é que os consumidores passem a carregar os seus automóveis em casa ou no escritório, como se fossem um electrodoméstico (pagando a factura normal ou ligados à rede de mobilidade, se preferirem), ou em espaços de acesso público, como os centros comerciais, que podem constituir-se como operadores de pontos de carregamento e cobrar os seus preços em regime de mercado.

Como o diploma “agregou as figuras de operador de ponto de carregamento e de comercializador para a mobilidade elétrica e simplificou licenciamentos”, o Governo entende que estão criadas as condições para dar “escala a negócios” e para que apareçam ofertas no mercado. Segundo o Jornal de Negócios, a EDP criou já uma oferta que permite aos clientes carregarem as baterias do carro em casa, durante a noite, com um desconto de 10% na tarifa.

Do plano para revitalizar a mobilidade eléctrica faz ainda parte a aprovação, no âmbito da reforma da fiscalidade verde que deverá ser apresentada no Verão, de um conjunto de estímulos fiscais com os quais o Governo quer contribuir para o aumento da procura de carros eléctricos (segundo o Ministério do Ambiente, até Fevereiro existiam pouco mais de 500 em Portugal), cujo preço é superior em 30% ao dos carros convencionais. Os incentivos fiscais criados pelo anterior Governo foram revogados no Orçamento do Estado para 2012."

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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por ricardocruzs2 »

RJSC Escreveu:A Yuneec (chinesa) já vende aviões bi-lugar elétricos há uns anos.
No rádio ouvi que a AirBus só está a pensar comercializar daqui a 4 anos. Vão um bocado atrasados.

http://yuneec.com/Aircraft.html
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Ok RJSC, tens razão, vou sair mais um pouco e gozar a vida, viver a realidade, desfrutar o presente... a internet em muitas coisas deixa-nos cheios de cultura, mas rouba-nos vida...
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Ex-Presidente da Vectrix Brian Buccella, junta-se a Segway

Mensagem por Mr_Icaro »

Ex-Presidente da Vectrix Brian Buccella, junta-se a Segway como vice-presidente de desenvolvimento de produto.

A frase interessante : "said Rod Keller, President, Segway. "We have strategic plans to expand our product portfolio to include electric scooters"

Segway e Vectrix? parece-me uma boa iniciativa para revitalizar a marca. Alem disso a Segway é no mesmo sitio/zona - New Bedford.

http://www.providencejournal.com/busine ... opment.ece" onclick="window.open(this.href);return false;

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serges
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por serges »

Hummm

Cheira me a fusão.
Mas a segway nao estava a passar dificuldades?
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BondadeSua
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por BondadeSua »

serges Escreveu:Hummm

Cheira me a fusão.
Mas a segway nao estava a passar dificuldades?
Se for para salvar/implementar definitivamente 2 bons produtos, eu arriscava até negociar com o diabo, só para combater o próprio diabo no seu terreno!

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galt
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por galt »

Já podem comprar carros a combustão, motas e bicicletas (eletricas) e até presuntos sabem onde???

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http://flyer.redblue.de/PT/MM/PVW/0105F ... 05FLY1.pdf
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
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zeuz
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por zeuz »

galt Escreveu:Já podem comprar carros a combustão, motas e bicicletas (eletricas) e até presuntos sabem onde???

MEDIA MARKT
http://flyer.redblue.de/PT/MM/PVW/0105F ... 05FLY1.pdf
Acabei também de receber o folheto por e-mail... a minha primeira reacção foi... :shock: ...depois... :lol: :lol: :lol:

Também reparei no pack da Crio-preservação... :P
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
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rocker_pt
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por rocker_pt »

A notícia apresentada pelo jornal Publico é mais uma vez influenciada pelo que o que o jornalista pretende transmitir: que causou grande prejuízo ao estado. Quem lê e está por fora fica logo com a pior imagem do que está aqui envolvido
A mesma notícia poderia ter sido apresentada de outra forma:
- foram cedidos 300MWh que corresponderam a 50 mil euros
- Cerca de 60% do consumo de 300MW foram produzidos em portugal à custa de energias renováveis
- Os cerca de 40% 300MW corresponderam a _______ toneladas de carbono em vez de ______ mega toneladas de carbono no caso se tivessem sido utilizados carros a combustão.

O zezinho que lê notícia tal como está fica com uma péssima ideia dos VE, é assim que os jornalistas conseguem cozinhar as conversas das pessoas nos cafés
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

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MVS
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por MVS »

BondadeSua Escreveu:
serges Escreveu:Hummm
Cheira me a fusão.
Mas a segway nao estava a passar dificuldades?
Se for para salvar/implementar definitivamente 2 bons produtos, eu arriscava até negociar com o diabo, só para combater o próprio diabo no seu terreno!
O flop comercial da Segway é um case study há vários anos. Passou-se o mesmo com alguns produtos muito conhecidos como o Windows Vista e o YouTube.
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serges
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por serges »

Olha olha...

Código: Selecionar todos

 Según el fabricante galo, la Citroën Berlingo eléctrica costará en España  23.900 euros. Un precio muy llamativo, pero que es fruto de una serie de trucos de maquillaje, ya que esta incluye una promoción del propio fabricante, Plan PIVE y falta añadir los impuestos.
http://4.bp.blogspot.com/-Wd-8hgMTEio/U ... rica-2.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
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rnlcarlov
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por rnlcarlov »

galt Escreveu:Já podem comprar carros a combustão, motas e bicicletas (eletricas) e até presuntos sabem onde???

MEDIA MARKT
http://flyer.redblue.de/PT/MM/PVW/0105F ... 05FLY1.pdf
Alguém me consegue dizer que scooter é aquela? Sempre gostava se saber mais quais as características, para além das poucas coisas que o flyer diz.

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t3lmo
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por t3lmo »

rnlcarlov Escreveu:
galt Escreveu:Já podem comprar carros a combustão, motas e bicicletas (eletricas) e até presuntos sabem onde???
MEDIA MARKThttp://flyer.redblue.de/PT/MM/PVW/0105F ... 05FLY1.pdf
Alguém me consegue dizer que scooter é aquela? Sempre gostava se saber mais quais as características, para além das poucas coisas que o flyer diz.
No google encontras mais informações por TXD-1500A Scooter:

Tipo de baterias: Gel 48v 36Ah (sem manutenção)
Velocidade Máxima: 70 km/h
Bateria: Gel (sem manutenção)
Autonomia: 65km
Potência: 1500 W
Voltagem: 48 V
Saída: 36 Ah
Tempo de carga: 6-8 horas
Peso: 122 kg
Travões: Disco à frente / Tambor atrás
Pneus: 3.50-10
Duração da bateria: 350 cargas (aprox. 15000 kms)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

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ricardocruzs2
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por ricardocruzs2 »

Ainda voltando ao EV1

Passados 18 anos estou parvo com o nível tecnológico que este EV1 já apresentava em relação aos Ves actuais... vá, tirando o leitor de cd :)
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fLknNrrL6QU#t=509[/youtube]
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serges
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por serges »

Muito a frente do tempo dele... mas... se calhar por isso...
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