Edu_Rod Escreveu:Boas 2Wheel
já há novidades sobre a reparação?
cumpr.
Então é assim...
Segunda-feira consegui destruir a Blackhoover. Passo a explicar. Desde a segunda semana de Agosto que a mota está parada como sabem, após uma das células ter deixado de receber carga (ficou a 0v). A Batlight entrou imediatamente em período de férias e por telefone, o dono da empresa, disse-me que poderia andar com ela à vontade pois na verdade eu teria só um bocadinho menos de autonomia. Não aceitei a sugestão e a mota ficou parada. Entretanto, e conforme aqui relatei, experimentei a carregar a mota e verifiquei que o BMS não estaria a funcionar correctamente na fase de carregamento. Em carga, a célula que em repouso acusou 0v, estava a carregar a mais de 5v e além isso o carregador conseguiu levar uma célula a 3.9v sem que nada o fizesse desligar, quando o máximo parametrizado é de 3.8v. Se o BMS já tinha deixado uma célula baixar os 2.5v, deixando-a “morrer” e se em carga estava a comportar-se conforme descrevi, então o BMS estava a falhar e se andasse com a mota arriscaria a estragar mais células.
Nunca mais consegui falar com o Sr. Luís Charneca, apesar da insistência ao longo deste tempo e apesar das mensagens deixadas no seu telemóvel, contudo, falei com um dos seus funcionários que ao falar com ele me transmitiu novamente o recado para eu andar com mota e se o BMS não estava a intervir no carregamento então eu que desligasse a tomada do carregador quando verificasse a voltagem certa no voltímetro do LCD. Não tive foi oportunidade de dizer que o voltímetro do LCD foi uma das coisas que avariou com a morte da bateria.
Domingo passado tentei por inúmeras vezes, novamente, falar com o dono. Queria-lhe perguntar se podia vir buscar a mota ou se tinha eu de arranjar um reboque. Para variar, não me atendeu e eu decidi arriscar. Liguei o carregador, monitorizei o carregamento e desliguei eu a tomada. Para não fazer os 35km até à oficina de uma só vez, como trabalho a meio caminho, pensei ir até ao emprego, carregar 1h e à hora de almoço fazer o resto do percurso até à Batlight.
Acabei por nem consegui sair do parqueamento. A saída do parqueamento onde a mota fica, inicia-se em curva e tem uma subida íngreme, embora curta. Quase no topo da subida, a mota pára, sem força para continuar a subir. Olho de repente para o voltímetro e percebo isso. Ponho os pés no chão e já com a mota a andar para trás, tento travar mas a mota não parou. Ganhou balanço comigo em cima e foi bater com alguma violência numa parede, caindo em seguida. Não me aleijei, felizmente. A mota ficou destruída atrás. A topcase amorteceu muito do impacto, partiu o suporte de alumínio (arrancou-o mesmo), partiu o farolim traseiro, guarda-lamas, pisca... e partiu-me a alma também.
E porquê é que não travou? Simples. Eu quando levei a mota à revisão, eles trocaram-me as pastilhas de trás mas o trabalho foi tão bem feito que as mesmas ficaram muito presas ao disco, criando grande atrito e gerando um grande aquecimento ao disco. (Não me digam que é por ser novas, ok?) Tinha estado a estudar a coisa e não a consegui resolver. Era um dos pontos que também ía pedir reparação na Batlight. Para conseguir andar até à oficina, tinha afastado manualmente as pastilhas do disco, logo esse travão estava como que desligado. Foi tudo uma fracção de segundos mas o travão da frente não foi suficiente para segurar a mota em descida a andar para trás. Quanto ao travão traseiro não tive o discernimento de actuar diversas vezes sobre a manete para bombear óleo para que ele funcionasse.
Quando a mota foi à revisão tinha como queixa a queda da tensão do pack de baterias. Veio de lá com o LCD do voltímetro de carga avariado, sensor de banco avariado, pastilhas novas atrás mas sistema mal montado e 2 dias depois estoiro com um célula.
Tenho informação que a mota está a ser reparada. Pedi um tipo de intervenção sobre o BMS que me foi recusado (compreendo que não haja receptividade em período de garantia para alterações). Entretanto informaram-me que terei mais 2 ou 3 células com problemas e que a confirmar-se iriam ser substituídas. Fiquei a questionar-me que verificação terá sido feita 2 dias antes de ter "explodido" a célula em descarga quando fui à revisão...
Acredito que venha para mim imaculada pois se não vier, estarei lá caído as vezes que forem necessária. Tenho sido paciente e tolerante mas a 7 meses do fim da garantia vou ser mais exigente também.
Cumps.