Página 16 de 28

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: terça set 18, 2012 4:23 pm
por hmma
Faço sempre confusão entre os Pilot City e os Pilot Sport...

No seu sub-consciente o zointz já tomou a sua decisão... está agora aqui só a dar-nos música :D :D

Avança rapaz, com qualquer desses ficas bem servido ;)

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: terça set 18, 2012 8:33 pm
por paulogil
Boas
Eu desde que tenho a mota tenho usado os michelin pilot city. São uns bons pneus tanto em seco como em chuva, mas também há que ter certos cuidados em pisos molhados, principalmente nas passadeiras. Já levo 14500km com eles e o de trás já começa a ficar um pouco com desgaste, talvez ainda faça o inverno com eles. A nível de ruído não tenho comparação com outros, mas não fazem muito barulho.

Abraço

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: quarta set 19, 2012 2:23 pm
por zointz
Boas,
Ok, tá decidido, o hmma tinha razão eu já tinha escolhido no sub-consciente (serão os evo), agora só falta encontrar um sitio para montar, o Hmma já sugeriu um mas achei 25eur para a montagem (salvo erro sem calibrar) caro, entretanto descobri que no sitio onde paro em lisboa (santa marta) tem lá uma oficina de pneus com boas criticas, vou ver lá se fazem o trabalho, aproveito para ver se conseguem fazer um preço aproximado comprando lá os pneus se for assim prefiro comprar lá tudo, temos de ajudar o país já que os governantes não ajudam.

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: quarta set 19, 2012 3:48 pm
por t3lmo
Da roda da frente todos mudam, mas mexer na roda de traseira já não é para todos. Na última oficina das 'grandes' que fui nem sabiam que o motor estava na roda :o
Para ajudar todos aqueles que passam por este processo, quando tiveres valores de montagem/calibração/etc podemos abrir um tópico no Mercado Livre para listar as casas nacionais onde executem montagem de pneus em motas elétricas, com descrição de custos descriminados pela experiência de cada um nessas oficinas.

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: quarta set 19, 2012 3:57 pm
por zointz
Pois, nem me lembrei disso, o hmma disse-me que onde foi já estavam habituados ás electricas, talvez por isso o valor superior para a troca, depois coloco aqui o que consegui. Tenho sempre a alternativa do hmma ;)

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: quarta set 19, 2012 4:15 pm
por hmma
Não... o valor superior é mesmo porque têm de pôr as mãos na massa e suar um bocado a desencavar o pneu... a não ser que a tua roda seja daquelas em que dá para tirar o motor e ficar só com a jante e o pneu.

Os 25€ foi mão-de-obra pelo tempo que o rapaz demorou (e que eu acompanhei lado-a-lado)... e uma vez que nem tiveram qualquer lucro com os pneus (que foram comprados noutro lado)...

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: quarta set 19, 2012 5:28 pm
por zointz
hmma Escreveu:Não... o valor superior é mesmo porque têm de pôr as mãos na massa e suar um bocado a desencavar o pneu... a não ser que a tua roda seja daquelas em que dá para tirar o motor e ficar só com a jante e o pneu.

Os 25€ foi mão-de-obra pelo tempo que o rapaz demorou (e que eu acompanhei lado-a-lado)... e uma vez que nem tiveram qualquer lucro com os pneus (que foram comprados noutro lado)...

Bom por acaso a minha é das mais fáceis mas será que isso é à hora ou tabelado ?
Aproveito para te agradecer pois foi graças a ti que ganhei confiança para mandar vir os pneus de fora, não tenho muito tempo para procurar oficinas e com a tua ajuda tenho uma referencia, a partir dai tudo o que for menos é ganho. Falta-me só a officina em Lx que fica mesmo a jeito e se houver alguma questão posso sempre falar com eles, alem de ser empresa Portuguesa.

Um dos problemas que pretendo resolver é a tremideira quando vou a + de 75Km/h, não gosto nada disso, por isso a minha questão com o equilibrar de pelo menos a roda da frente.

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: terça set 25, 2012 10:04 am
por zointz
Boas,
Agora que estão ai as chuvas e tenho de me preparar um pequeno resumo do que estou a fazer, afinal nestes quase 2 anos a minha Chiquinha foi uma preveligiada, pois nunca soube o que é andar á chuva, assim e com urgência acabei por comprar um casaco na Norauto (19,99) e umas calcas na Decatlhon (15,99), vamos ver agora se comprei bem ;).

Entretanto, visto que estou a fazer kms a um ritmo mais rápido, alguma manutenção está a ser necessária, por isso alem dos pneus que ainda estou a finalizar, acabei por comprar um pouco de oleo para acrescentar no travão da frente (3,99 no Jumbo da Redex) de acordo com o que a mota recomenda (apenas Dot 4), e verifiquei que estou a precisar de pastilhas para a frente, pois está quase no ferro. Aproveito para chamar a atenção para verificarem o nivel de óleo dos travões, na minha o deposito estava SECO, sim SECO, nem sem como ainda travava.

Ainda dentro das preparações para a chuva, teve de fazer algo que já sabia á muito que era necessário que passo a explicar.

Por baixo do painel de instrumentos, existe uma zona onde estão montes de ligações+ conversores DC-DC, essa zona é um autentico passador para a agua (atenção aos proprietários das Thunder), assim arranjei-lhe uma Linda gabardine verde, ora vejam
operação á chica.jpg
operação á chica.jpg (78.49 KiB) Visto 2389 vezes
Basicamente o que fiz foi um buraco na medida do painel, depois abri a zona estanque do painel, coloquei o plástico á volta do painel mas ainda dentro da zona estanque, depois fechei e voilá, uma gabardine/saia para proteger o que fica por baixo, assim espero evitar oxidação dos terminais e ligações, alem de 3 equipamentos eletrónicos que estão nessa zona.
Infelizmente a zona ficou tapada, mas é a que fica por baixo.

Se funcionar bem, troco por plastico transparente mais grosso, o que acham ?

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: terça set 25, 2012 10:23 am
por Edu_Rod
boas

a minha já apanhou várias grandes chuvadas e tem-se portado bem.

mas protecção extra nunca fez mal a minguem....

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: terça set 25, 2012 11:04 am
por zointz
Edu_Rod Escreveu:boas

a minha já apanhou várias grandes chuvadas e tem-se portado bem.

mas protecção extra nunca fez mal a minguem....
Boas,
Uma pergunta que me preocupa.... voçês deixam as xinocas á chuva, ou seja eu estou a ir com muita frequência a lisboa, e tenho de a deixar na rua, mas não sinto confiança em a deixar na rua se estiver a chuver, como é que fazem ? No sito onde paro não tenho muitas hipoteses de a deixar debaixo de uma varanda.

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: terça set 25, 2012 2:45 pm
por zointz
Bom,
Temos Chica mimada...
1º Não anda a chuva pois é muito fina.
2º Não anda em calcada porque treme muito.

A Chica foge da calcada portuguesa como o diabo foge da cruz, mas no entanto nem sempre é possivel de evitar, assim ao fim de 100 mts de plena tremideira em velocidade moderada lá chegamos ao semafro vermelho.
Quando passa a verde uma aceleradela e ainda sinto a tentativa para andar mas desliga-se tudo :o , fico sem luzes, sem painel de instrumentos, nada. Desligo a moto, volto a ligar e tudo a funcionar sem nada a apontar, o que terá acontecido, já alguem passou por isto ?

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: terça set 25, 2012 3:26 pm
por Volt
Algum mau contacto ou coisa assim... :-|.

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: terça set 25, 2012 3:37 pm
por pafi
Infelizmente sim. Era o bms a disparar e a chave não resolvia a situação. No meu caso o motivo era um dos bornes do Kelly que estava com uma ligação mal feita. De vez em quando disparava e tudo se desligava, inclusive o ponteiro do voltímetro. Com um reset do bms (com um simples fio em dois pontos do bms) voltava a ficar tudo bem. Depois de o Jorge ter dado com o gato, pois por acaso ouviu um estalido (uma faísca), desmontou-se, lixou-se e voltou-se a ligar tudo corretamente e agora é vê-la andar cada vez mais e melhor (há fotos disso no meu DB).
Portanto, primeiro palpite - ligações. Verifica tudo, em especial se há alguma membrana, borracha ou revestimento no meio de algum contacto.

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: terça set 25, 2012 4:33 pm
por Edu_Rod
boas

Às vezes fica à chuva, e também nunca tive problemas, mas por acaso ultimamente tem ficado sempre abrigada, só anda à chuva com o dono.

desde a intervenção do Jmal só me aconteceu o disjuntor desligar por duas vezes distintas, mas a causa foi a temperatura (deixa-a ao sol abrasador e depois sair a puxar por ele no máximo).

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: terça set 25, 2012 5:49 pm
por Zacarix
zointz Escreveu:
Edu_Rod Escreveu:boas

a minha já apanhou várias grandes chuvadas e tem-se portado bem.

mas protecção extra nunca fez mal a minguem....
Boas,
Uma pergunta que me preocupa.... voçês deixam as xinocas á chuva.
A minha Batlix evita, aliás eu, a chuva. Porem já por divesas vezes ficou á chuva e já apanhou valentes chuvadas. Noites inteiras de água e nunca se queixou. Nunca se queixou isto é: recentemente, após o seu "grande upgrade", apanhou chuva uma noite e a água infiltrou-se pela porta central, a dos disjuntores, indo parar a uma das baterias, Foi prontamente resolvido.
Penso que as coisas estão devidamente protegidas mas como o seguro morreu de velho, sempre que podermos evitar... só contribui para a sua logevidade....

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: quarta set 26, 2012 9:58 am
por Edu_Rod
Zacarix Escreveu:
zointz Escreveu:
Edu_Rod Escreveu:boas

a minha já apanhou várias grandes chuvadas e tem-se portado bem.

mas protecção extra nunca fez mal a minguem....
Boas,
Uma pergunta que me preocupa.... voçês deixam as xinocas á chuva.
A minha Batlix evita, aliás eu, a chuva. Porem já por divesas vezes ficou á chuva e já apanhou valentes chuvadas. Noites inteiras de água e nunca se queixou. Nunca se queixou isto é: recentemente, após o seu "grande upgrade", apanhou chuva uma noite e a água infiltrou-se pela porta central, a dos disjuntores, indo parar a uma das baterias, Foi prontamente resolvido.
Penso que as coisas estão devidamente protegidas mas como o seguro morreu de velho, sempre que podermos evitar... só contribui para a sua logevidade....
lol, e não é que ontem quase fiquei apeado precisamente pelo problema que referiste, valeu-me já estar praticamente á porta de casa, hoje de manhã ainda não quis trabalhar....

desculpa a intromissão zoints

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: quarta set 26, 2012 10:39 am
por zointz
Edu_Rod Escreveu: lol, e não é que ontem quase fiquei apeado precisamente pelo problema que referiste, valeu-me já estar praticamente á porta de casa, hoje de manhã ainda não quis trabalhar....

desculpa a intromissão zoints
Boas, desligou-se sozinha ?? Diz-me depois o que aconteceu, pode ser que o problema seja o mesmo, embora a minha quando aconteceu isso ainda não tinha apanhado chuva, acabo por ficar desconfiado se não foi a chave que rodou sozinha com o tremelicar o suficiente para desligar.


Por falar em chuva.... Já não sou virgem, ontem á noite foi ida, estadia e volta sempre á chuva, a chica portou-se muito bem, mas como falei já tinha preparado para a chuva, e a única parte que ainda não estou satisfeito é com o compartimento central, para já fica com um pano para absorver o que cai lá dentro.
O fato portou-se razoavelmente bem, o fecho do casaco partiu-se á primeira (boa qualidade), mas as calcas foram 5 estrelas.

A estadia é o que me preocupa, ontem deixei debaixo de uma arvore enorme, mas não será solução, é provável que compre uma capa.

boa sorte Edu_Rod.

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: quarta set 26, 2012 12:32 pm
por zointz
Bom a saga dos pneus continua....

Eu queria mesmo os Pirelli EVO, mas só têm índice de carga 53 = 200kg, sendo que a moto pesa atrás 84,6Kg e á frente pesa 64,1Kg, será que é muito arriscado ? eu peso 80kg o que deverá dar aproximadamente 50Kg atrás e 30Kg á frente, o pendura deverá ter o peso quase todo atrás considerando o pendura com 50kg + 10kg de carga no máximo daria qq coisa do tipo.

84,6+50+50+10 = 194,6Kg o que está no limite de carga, mas poderá acontecer com alguma frequencia em trajetos curtos.

Os pneus de origem trazem o índice de carga 60, mas como devem imaginar, chinocas a fazer contas destas só mesmo por acaso.

Opiniões ?

VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: quarta set 26, 2012 12:50 pm
por Volt
O problema é mesmo esse, o ser chinoca. Se fosse uma mota normal, diria-te como fazer essas contas. A parte do peso do pendura, por exemplo, não seria assim. :-).

PS: nas motas "normais", o centro de gravidade não se desloca muito por adicionarmos pendura...

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: quarta set 26, 2012 3:13 pm
por hmma
Os meus têm indice 51 L ... e nunca me preocupei com isso porque também é raríssimo andar com pendura.

Contas por alto:

80 (condutor) + 60 (pendura) + 140 (mota) = 280 kg
205 (índice 53 por pneu) * 2 = 410 kg

O Volt, não alimentes o preconceito, sff, e explica aí como se fazem as contas...