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Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: terça fev 23, 2016 8:48 pm
por Mumia
deixa.... quando chegar o calor vais conhecer uma outra mota ;)

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: terça fev 23, 2016 11:21 pm
por RNM
Tens levado a carga até ao fim, até a mota não andar mais?
Convém fazer de vez em quando

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: quarta fev 24, 2016 1:33 am
por Jorge Rocha
cuttysark76 Escreveu:... A minha Vectrix só tem 20A disponíveis... Em 30A... Os 10 graus de temperatura não ajudam, mas não justificam.
Lítio para dentro dela. Agora que tens esse computador de bordo, umas baterias de lítio vinham mesmo a calhar...
Com a química de 3,7V nas cilíndricas 18650, torna-se muito mais fácil e mais económico construir um pack minimamente capaz para satisfazer as tuas necessidades de mobilidade.

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: quinta fev 25, 2016 3:30 pm
por cuttysark76
Gostava de fazer um upgrade modular... Não tenho dinheiro para comprar um Pack de lítio. O ideal seria ligar umas células litio em paralelo...

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: sábado fev 27, 2016 1:43 am
por Jorge Rocha
Esquece lá isso... pois estar a complicar não é a solução. Simplificar significa inovar, melhorar, tornar mais eficiente...

Depois de uma tentativa de melhoramento à química de baterias NiMh, verifico que é muito ingrato tentar rejuvenescer o que já é velho e gasto, por muito ter andado.
As baterias realmente melhoraram qualquer coisa, mas ainda assim, não o suficiente para me satisfazer. Verifiquei que de uma forma muito lenta se conseguia ainda retirar bem mais de 30Ah (algumas quase 40Ah) destas células com algumas dezenas de milhares de Kms. Mas quando tentamos retirar de forma rápida a energia, nem aos 20Ah chegamos, para que a tensão individual desça dos 0,9V/célula.

Em resumo, recomendo dar a estas células uma nova vida (a de aposentadoria) de forma a que não seja exigido correntes muito fortes, para assim poder rentabilizar por muitos mais anos essas baterias, num banco de baterias fixo, por exemplo para acumulação de energia proveniente de painéis solares fotovoltaicos.
Os perto de 4KWh, divididos por 12V, dariam umas células bastante fortes para um sistema fixo. Seriam 10 células em paralelo. Penso que ainda poderia valer bem mais de meio milhar... depois de um quase final de vida em VE.

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: sábado fev 27, 2016 11:00 am
por cuttysark76
A minha ideia seria replicar o que o Sugarstorm fez com as células A123. Talvez com umas Sony VT4, que estão mais baratas. Tipo 36s2p... Ganharia uns 4A por módulo.

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: domingo fev 28, 2016 11:03 am
por Jorge Rocha
Pede orçamentos e logo me darás razão!

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: terça mar 01, 2016 2:19 pm
por O_volt
cuttysark76 Escreveu:A minha ideia seria replicar o que o Sugarstorm fez com as células A123. Talvez com umas Sony VT4, que estão mais baratas. Tipo 36s2p... Ganharia uns 4A por módulo.
Vais gastar uma fortuna para poupar uns trocos.

DB Vectrix Cinzenta

Enviado: terça mar 01, 2016 2:21 pm
por cuttysark76
Não me queres fazer um leasing das tuas GP lítio?
Ou outras lítio...

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: sexta mar 11, 2016 1:19 pm
por cuttysark76
Alguém conhece alguma aplicação que ajude a definir trajectos evitando grandes declives?

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: sexta mar 11, 2016 1:28 pm
por rnlcarlov
O EV-range (aplicação para android) mostra percursos por onde estima que se gaste menos (entra em linha de conta com a altitude). No entanto aquilo está feito para ser usado por carros.

O site ebikemaps calcula percuros e indica o desnível acumulado. Por definição ele tenta escolher o percurso mais eficiente (a pensar em bicicletas), mas podemos ser nós a definir alguns pontos de passagem e ver a diferença que fazem a nível de desnível.

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: sexta mar 11, 2016 3:30 pm
por zeuz
rnlcarlov Escreveu:O EV-range (aplicação para android) mostra percursos por onde estima que se gaste menos (entra em linha de conta com a altitude). No entanto aquilo está feito para ser usado por carros.
Porque não serve para um motociclo ?!

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: segunda mar 14, 2016 11:59 am
por rnlcarlov
zeuz Escreveu: Porque não serve para um motociclo ?!
Porque a aplicação estima a autonomia e a energia gasta com base no modelo do carro (escolhemos qual o nosso a partir de uma lista presente na aplicação).
A única coisa que permite para os motociclos é, com base nos consumos calculado para os carros através de um trajecto x ou y, tirar ilações sobre o percurso mais eficiente.

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: segunda mar 14, 2016 12:10 pm
por zeuz
rnlcarlov Escreveu:
zeuz Escreveu: Porque não serve para um motociclo ?!
Porque a aplicação estima a autonomia e a energia gasta com base no modelo do carro (escolhemos qual o nosso a partir de uma lista presente na aplicação).
A única coisa que permite para os motociclos é, com base nos consumos calculado para os carros através de um trajecto x ou y, tirar ilações sobre o percurso mais eficiente.
Ora bolas! :(

Mandem a sugestão ao autor da APP de adicionar motociclos! ;)

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: segunda mar 14, 2016 1:37 pm
por cuttysark76
Tenho de arranjar um Android para experimentar. Acho que tenho um velhinho... As ligações Estrada Marginal <> IST que me tenho lembrado têm inclinações significativas: A5 junto ao Monsanto; Av. Infante Santo; Av. Ceuta para a Praça de Espanha (deve ser a melhor) ...

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: segunda mar 14, 2016 1:40 pm
por rnlcarlov
cuttysark76 Escreveu:Tenho de arranjar um Android para experimentar. Acho que tenho um velhinho... As ligações Estrada Marginal <> IST que me tenho lembrado têm inclinações significativas: A5 junto ao Monsanto; Av. Infante Santo; Av. Ceuta para a Praça de Espanha (deve ser a melhor) ...
O meu voto vai para a A5. Aquela subida do Monstanto vinda do viaduto é muito puxada e perfaz um grande desnível. Mais do que a subida para a Praça de Espanha.

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: segunda mar 14, 2016 1:42 pm
por cuttysark76
rnlcarlov Escreveu: O meu voto vai para a A5. Aquela subida do Monstanto vinda do viaduto é muito puxada e perfaz um grande desnível. Mais do que a subida para a Praça de Espanha.
Agora baralhaste-me todo!

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: segunda mar 14, 2016 1:46 pm
por cuttysark76
O Ideal seria uma ligação à Praça do Comércio/ Almirante Reis... O problema são os sentidos proibidos... Bus...

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: segunda mar 14, 2016 1:47 pm
por rnlcarlov
Era o meu voto para inclinação mais significativa e aquela que pode afectar mais a eficiência energética do percurso.
cuttysark76 Escreveu:O Ideal seria uma ligação à Praça do Comércio/ Almirante Reis... O problema são os sentidos proibidos... Bus...
A cota do IST é sempre a mesma. Na prática o desnível indo por debaixo do aqueduto ou pela Almirante Reis é o mesmo, logo não é por aí. São mais km de percurso pela Almirante Reis e tem mais pára/arranca. Nas minhas experiências de quase-scooter entre IST e Taguspark, sem sombra de dúvida que o melhor caminho é pela Av. Ceuta e depois meter pela marginal. Todas as simulações que fiz com o ebikemaps apontam nesse sentido.

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: segunda mar 14, 2016 1:53 pm
por cuttysark76
rnlcarlov Escreveu:Era o meu voto para inclinação mais significativa e aquela que pode afectar mais a eficiência energética do percurso.
Eheheh! Concordo contigo! E na A5 teria de puxar uns 60 ou 70A para subir aquilo a uma velocidade razoável e ou segura.