Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Motores à Ar Comprimido ou Vapor
Responder

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Fendel »

aiai...

o motor rotax aeronáutico tem uma redução interna por engrenagens... ou uma externa por correias sincronizadas...

ovf é um dos combustíveis com o mais elevado poder calorífico...
casca de arroz gera muita cinza e tem poder calorífico baixo, ainda mais se for úmida... e geralmente o transporte e manuseio dos resíduos vegetais inviabilizam seu uso... e por isso ainda sobram aos montes...

não é fácil queimar sólidos... aliás os melhores veículos a vapor... queimam líquidos...

sou muito favorável a utilizar resíduos, mas pela minha experiência ocorre o seguinte:
- só prá energia é necessário um equipamento refinado para aumentar o rendimento...
- para máquinas menores é primordial utilizar o calor residual para compensar as enormes perdas.

não quero desanimá-los, mas percebam, as serrarias, que não tem nem o transporte de resíduos, não utilizam mais os locomóveis... e se necessitam de ee auxiliar... utilizam diesel... mesmo aquelas que tem caldeiras para secagem de madeira...

e os locomóveis são máquinas ajustadas para tal fim...

e olha... os madeireiros são a espécie mais gananciosa e inescrupulosa da face da terra... só querem saber de "se aproveitar" tipo: venha a nós o vosso reino...
conheço bem essa raça.
energias descentralizadas e definitivas.

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

fendel Escreveu:ovf é um dos combustíveis com o mais elevado poder calorífico...
casca de arroz gera muita cinza e tem poder calorífico baixo, ainda mais se for úmida... e geralmente o transporte e manuseio dos resíduos vegetais inviabilizam seu uso... e por isso ainda sobram aos montes... não é fácil queimar sólidos... aliás os melhores veículos a vapor... queimam líquidos...
sou muito favorável a utilizar resíduos, mas pela minha experiência ocorre o seguinte:
- só prá energia é necessário um equipamento refinado para aumentar o rendimento...
- para máquinas menores é primordial utilizar o calor residual para compensar as enormes perdas.
não quero desanimá-los, mas percebam, as serrarias, que não tem nem o transporte de resíduos, não utilizam mais os locomóveis... e se necessitam de ee auxiliar... utilizam diesel... mesmo aquelas que tem caldeiras para secagem de madeira... e os locomóveis são máquinas ajustadas para tal fim... e olha... os madeireiros são a espécie mais gananciosa e inescrupulosa da face da terra... só querem saber de "se aproveitar" tipo: venha a nós o vosso reino...
conheço bem essa raça.
tudo bem, então que tal a gente ir deixando mais para frente os pontos mais polêmicos ? eu sou da opinião de que é melhor não ter razão mas ter amigos.
todos nós concordamos que o vapor é viável e jogamos no mesmo time, apenas uns correm direto para o gol, outros querem pegar a bola coma a mão e outros querem driblar todo o time adversário, fazer embaixadas na frente do goleiro e o gol de bicicleta. e ainda tem uns querendo fazer o gol contra.
eu confesso que ainda tenho muita argumentação a favor da casca de arroz, da serragem e da biomassa em geral, mas prefiro encurtar para evitar mais polêmica que venha atrasar a conclusão deste trabalho.
alguém teria mais alguma idéia para melhorar ainda mais o rendimento do nosso motor a vapor, além do que já foi dito aqui ? ou gostaria de reforçar algum comentário feito anteriormente ? de preferência, evitando pontos polêmicos ...

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

josenir... vc insiste que não quer polêmica... mas continua polemizando...

assim como a casca de arroz ainda é grátis... também o sol continua grátis...
e nem por isso as centrais solares a vapor são um sucesso...

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

e o motor, poderíamos melhora-lo para aumentar a eficiência ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Mensagem por sandro_ventania »

peraí...antes de parar o assunto polemico, deixa eu dar meus 10%...he he he!!
aeronaves:

velocidade do hélice...dificilmente passa dos 3.000rpm...senão a ponta rompe a barreira do som e o ruido e vibrações ficam absurdas.
motores rotax trabalham com alta rpm, mas possuem redução para o hélice.
motores vw, para aeronaves pesadas, trabalham com alta rpm e caixa de redução. se for para ultraleves, podem usar o sistema "direct driver" (detesto ingles-zar nossa lingua)que é ligar o hélice direto no eixo, porem o motor tem que trabalhar com baixa rpm...baixa bastante o consumo, porem o motor trabalha em uma faixa que está abaixo da sua potencia maxima.
aviação trabalha com um fator de supra importancia...relação, peso x potencia.

vapor, oleo vegetal e petroleo:

é obvio, que devemos usar a energia que nos é mais economicamente viavel...seje ela casca de arroz, oleo vegetal, etanol, diesel ou gasolina...voces acham que os venezuelanos estão preocupados em arrumar alternativas ao petroleo? compram gasolina a 0,08 real o litro...gás natural é de graça...vc estaria preocupado em recolher oleo vegetal se podesse usar gás a vontade sem nem sequer coçar o bolso?!
o biodiesel é muito mais caro que o diesel...o brasil incentiva o uso, não por que é bonzinho é para não sermos tão dependente da importação do produto, pois ainda importamos muito diesel...a autosuficiencia é só a nivel de balança comercial...isto é, vendemos petroleo suficiente pra comprarmos o diesel que nos falta.
se eu fosse dono de restaurante, com certeza o melhor combustivel pra mim seria o ovf!
se eu fosse dono de alambique, com certeza o melhor combustivel pra mim seria o etanol!
se eu fosse dono de plantação de arroz (cutuquei o luciano), com certeza o melhor combustivel pra mim seria a casca de arroz!
se eu fosse dono de posto de gasolina, com certeza o melhor combustivel pra mim seria a boa e velha gasolina que já tem tudo pronto, combustivel e motores.

então vamos parar um pouco com a demagogia, pois ninguem aqui vai salvar o mundo...não vão deixar...os ofendidos já puseram a culpa no etanol para a fome no mundo!...o que todos nós estamos tentando é sobreviver e a parte nobre nossa é dividir com outras pessoas o que "juntos" conquistarmos aqui.
vamos então parar com a polemica e nos unirmos mais no problema em questão!
Nós somos a consequência do que pensamos.

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver

josenir e luciano... já arremataram o motor de 6 canecos?
combina com o josenir o trabalho dele, que aí ele te envia o motor já pronto

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

estou aberto à propostas, mas acho que devemos primeiro fazer funcionar um motor pequeno e ver qual a força que ele consegue gerar, o trabalho que consegue realizar.
uma coisa é fazer o motor girar. outra bem diferente é colocar uma polia ligado à um trabalho que exija força.
lembrem o caso da turbina tesla. tudo que sabemos é que ela faz girar um rotor. só que livre, sem nenhuma força a ser tocada.
pela distância que está o josenir ( uns 4000 km de mim ), sai mais em conta mandar a passagem de avião para ele.
que tal josenir. tá afim de conhecer os pampas ? casa e comida de graça. muito etanol também!

e a eficiência do motor ? alguma sugestão ?

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

se for para comprar um motor velho prá isso, sugiro um de fiat 147... é barato, tem peças baratas, é em linha, o que facilita a eventual transformação para 2 estágios (menos volume morto...)

o josenir bem que podia morar mais perto... hehehé...

... em sp já term avião pequeno voando com motor tdi...

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

podíamos nos encontrar na casa do fendel. eu levo a grana pras despesas, o josenir traz o conhecimento e a veia inventiva. o fendel à dar opinião sobre motor e caldeira e buscar o etanol.

eu levo a máquina fotográfica e publico tudo no forum. até a peleia...

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

luciano kaefer Escreveu:estou aberto à propostas, mas acho que devemos primeiro fazer funcionar um motor pequeno e ver qual a força que ele consegue gerar, o trabalho que consegue realizar.
uma coisa é fazer o motor girar. outra bem diferente é colocar uma polia ligado à um trabalho que exija força.
lembrem o caso da turbina tesla. tudo que sabemos é que ela faz girar um rotor. só que livre, sem nenhuma força a ser tocada.
pela distância que está o josenir ( uns 4000 km de mim ), sai mais em conta mandar a passagem de avião para ele.
que tal josenir. tá afim de conhecer os pampas ? casa e comida de graça. muito etanol também!
e a eficiência do motor ? alguma sugestão ?
casa, comida e roupa lavada ? com uma proposta dessa, eu me mudo logo para aí ! pode levar o gato, o cachorro e uma sucuri ? tudo bem, é querer de mais ... então eu deixo a sogra ...

brincadeiras à parte, é claro que me interessa conhecer o sul. mas talvez não seja necessário. vamos tocar o barco mais para frente. vejo que o ambiente está cada vez mais propício a sair daqui uma solução muito boa para o vapor. pessoalmente, estou impressionado como as coisas caminham por aqui. já parcipei de outros grupos, cheios de muitos "entendidos", mas que pouco produziram, mas é interessante como este nosso grupo tem uma grande capacidade de contornar os problemas de relacionamento. tenho aprendido muito aqui.

acabei de chegar da retífica, e infelizmente o motor não ficou pronto, mas está saindo tudo dentro do esperado. a camisa da cg-125 já foi preparada para encamisar o bloco do meu motor, e eu já deixei o pistão 0,50mm da cg. como estava pensando em usar o pistão 0,25mm e o funcionário da retífica sugeriu que seria melhor o 0,50mm, a cilindrada vai ficar em 110 ml, melhor ainda.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

já recebí o motor da retífica. o serviço ficou impecável. mas depois de montado não se percebe grandes diferenças no funcionamento com pressão de 50 libras. uma coisa que observei é que após um bom tempo de funcionamento ele não está mais jogando óleo pelo escapamento e nem misturando água no óleo lubrificante. esse trabalho tinha que ser feito, para eliminar mais uma variável.
funcionando ele com 120 libras tem-se a impressão de que ele está com muito mais força. com a garrafa de 24 litros cheia e o compressor desligado, a 50 libras ele funciona os mesmos 1 minuto e meio de antes. mas talvez tenha que esperar amaciar um pouco a camisa e o pistão, para diminuir mais o atrito.
agora vou tirar parte da câmara de combustão para ver como se comporta. vou fazer a diminuição em pelo menos três etapas e observar os resultados. depois vou continuar testando algumas modificações na regulagem de válvulas. se alguém tiver uma idéia, me avise.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

pensando mais um pouco no assunto... acho que o volume morto que interessa é o volume só dentro da câmara, entre as válvulas e pistão... e um volume maior externo (caso do motor do fusca) não seria problema... e serviria até de pulmão...

e sobre a abertura da válvula de admissão... a princípio essa abertura pode ser 10 vezes menor... pois o gás estará comprimido e terá 10 vezes menos volume... do que para um motor a combustão...
portanto o ressalto entre os 3 mm antes e depois do pms, pode ser bem pequeno...

e quando vc trabalhar com pressão maior (10 bar) provavelmente terá que reforçar a mola da válvula de admissão...

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

como assim ? um volume maior externo (motor de fusca) não seria problema ?

de fato, para conseguir a abertura e fechamento da válvula de admissão por um intervalo curto, já rebaixei os ressaltos. a abertura está com pouco mais de 1mm. já a de escape está quase normal, com 3mm de abertura (o original era 3,6mm).

e a mola de admissão desde o começo já foi reforçada, devido ao fato de ela receber o ar pelas costas, no sentido desfavorável à sua função. acrescentei um calço de 5mm de espessura que comprime a mola. mas ela resiste bem até 60 libras, com mais do que isso, percebe-se que vaza um pouco, mas penso que este não é um problema sério. pois mesmo se o ar passar por ela e entrar no cilindro, não consegue sair pela válvula de escape porque esta trabalha na posição correta. aliás, como disse ontem, tenho testado o motor com 120 libras (8,4 bar), que é a pressão máxima do meu compressor e tem apresentado uma força extraordinária e alta rotação. se a válvula de admissão não trabalhasse bem com esta pressão, era de esperar que ocorresse um vazamento grande de ar e o motor visivelmente não apresentasse bom rendimento.

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver

ei psiu...se não houve melhora é porque voce melhorou e muito o rendimento...esqueceu que voce diminuiu a cilindrada do motor?!! se ele continua com a mesma potencia, então tá no lucro!
valvula vazando...não há perda de rendimento do motor, há perda de ar no momento que a valvula de escape abre...o ar vaza da admissão direto para o escape sem aproveitamento.
como voce diminuiu o tamanho do ressalto, voce pode aumentar ainda mais a pressão das molas sem problemas.
pensando aqui...talvez a retirada da camara não seje uma boa...pois se vamos aproveitar a expansão do ar é certo que teremos que ter um volume de ar para se expandir, certo? se mesmo assim, for tirar pra ver se melhora(eu faria um enchimento com chumbo pra testar primeiro), cuidado josenir para não tirar a ponto das valvulas baterem no cabeçote.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

seria o caso para fazer 2 estágios... o primeiro estágio com 1 pistão e o segundo estágio com 3 pistões... num motor convencional de 4 pistões.
e seria necessário mudar as tubagens de admissão e escape...
no caso dos motores em linha, essa tubagem seria bem menor...

concordo com o ventamia que válvula de admissão vazando é perda de rendimento (aumento de consumo) e que não deve ser muito difícil colocar uma mola com aço mais grosso... talvez o difícil seja achar essa mola pronta...

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver

devem existir molas de outros tipos de motores que possam servir...ou talvez que possa ser posta 3, uma dentro da outra, ao invés de 2 como é normal.
detalhe...a valvula funcionando assim pelas costas, acaba se tornando mais uma valvula de segurança, notaram?!

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

sandro_ventania Escreveu:ei psiu...se não houve melhora é porque voce melhorou e muito o rendimento...esqueceu que voce diminuiu a cilindrada do motor?!! se ele continua com a mesma potencia, então tá no lucro!
valvula vazando...não há perda de rendimento do motor, há perda de ar no momento que a valvula de escape abre...o ar vaza da admissão direto para o escape sem aproveitamento.
como voce diminuiu o tamanho do ressalto, voce pode aumentar ainda mais a pressão das molas sem problemas.
pensando aqui...talvez a retirada da camara não seje uma boa...pois se vamos aproveitar a expansão do ar é certo que teremos que ter um volume de ar para se expandir, certo? se mesmo assim, for tirar pra ver se melhora(eu faria um enchimento com chumbo pra testar primeiro), cuidado josenir para não tirar a ponto das valvulas baterem no cabeçote.
quando eu penso que não houve ganho de redimento, estou me referindo a mais tempo de funcionamento com o mesmo consumo de ar. um dos testes que tenho feito desde o começo é encher a garrafa do compressor e depois, com o compressor desligado, funcionar o motor e contar quanto tempo se passa até ele parar. se este tempo continua como estava antes da retífica no motor, então penso que não houve melhora. se a cilindrada diminui, logo deveria ter diminuido o consumo de ar. teria mantido a mesma velocidade e força devido à melhor vedação.
hoje fiz um teste com a valvula de admissão abrindo um pouco antes do pms, mas pouco mesmo. resultado: ficou quase impossível a partida do motor. tem-se que fazer uma força medonha para ele conseguir sair, isto com pressão de 50 libras. e depois que ele funciona fica fácil parar ele com a mão. com mais pressão, pior ainda. logo a compressão mais alta praticamente inviabiliza essa abertura antes do pms. antes eu já tinha funcionado ele com a abertura bem antes do pms, e ele funcionava com mais facilidade.
sobre as molas das válvulas, acho que não é difícil conseguir outras mais fortes, vou verificar. neste motor a gente empurra o tucho com o dedo e a válvula abre, fazendo pouca força, logo as molas são realmente muito fracas. é como pressionar o trinco da fechadura de uma porta.

mas acredito que no motor de carro esse não vai ser um problema. vai tentar abrir as válvulas do motor de 6 cilindros da c-10, com as duas mãos para ver o tanto de força que você vai fazer ! no motor do meu carro já fiz esse teste e realmente as molas são realmente muito mais fortes.

sobre a retirada da câmara, eu acho que o espaço morto serve para amortecer a pressão do ar que entra, diminuido a força que deve ser feita no pistão. sem contar que no vapor vai ser um vapor que vai perder temperatura e, permanecendo dentro do cilindro, quando a admissão abrir, o novo vapor que entra vai perder pressão em contato com esse vapor em menor temperatura.

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver

sobre a retirada da câmara, eu acho que o espaço morto serve para amortecer a pressão do ar que entra, diminuido a força que deve ser feita no pistão. sem contar que no vapor vai ser um vapor que vai perder temperatura e, permanecendo dentro do cilindro, quando a admissão abrir, o novo vapor que entra vai perder pressão em contato com esse vapor em menor temperatura.

como estamos na esfera da teoria...é por isso que digo que vc não deve tirar a camara...antes teste com enchimento...vai que a sua teoria, não tá certa, né?! depois que tirar, já era!!
quanto ao ponto da abertura da valvula de admissão...talvez o fendel tenha razão com um motor de dois ou mais cilindros, pois um cilindro estará trabalhando fazendo com que o outro que sobe, não fique preso por causa da compressão criada pela abertura antecipada da valvula...entenderam?!
concorda com isso fendel

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

eu tirei essa informação do +/- 3 mm daquele vídeo e texto em alemão, do cara que fez um gerador a vapor com motor horizontal de cortador de grama...
ele também colocou um grande volante no motor...

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

o meu cilindro de acumulação de ar, é regulado para manter dentro dele 100 libras. conforme vou usando ( se não ligar o compressor ), vai diminuindo a força do ar que sai, até que chegue em "zero", ou seja, acabou o ar. no início, nem dá pra perceber, mas o manômetro está lá acusando: 90 libras, 80 libras, 70 e assim por diante. isso deve afetar a força do motor, não ?
considerando que existem perdas, é possível que à partir de um determinado momento, o motor não gire mais por falta de força e não por falta de ar.
josenir, não lhe ocorre de acontecer o mesmo com o seu ? com a caldeira seria diferente, pois a pressão manteria-se constante.

Responder

Voltar para “Motores à Ar Comprimido ou Vapor”