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Re: Bereco EVO Amarelinha

Enviado: terça abr 30, 2013 9:40 am
por hmma
Obrigado a todos pelas dicas.

Vou ver se arranjo um "saca" desses com rosca ou se faço uma geringonça qualquer para empurrar um bocado o induzido para fora...

Re: Bereco EVO Amarelinha

Enviado: quinta mai 02, 2013 11:31 am
por hmma
Bem, as boas notícias são que já descolei os sensores e até sairam com facilidade.

As más são que não têm nada escrito e não dá para ver a referência em nenhum. Além disso já lá estavam 2 sensores que haviam sido trocados (provavelmente em alguma das visitas à oficina que ela fez ainda durante a garantia), pois nota-se que estavam assinalados com uns riscos vermelhos e são diferentes dos restantes (para além do induzido estar um bocado amachucado no sitio de um desses).

O tal fio verde suspeito estava bem agarrado, no entanto o fio vermelho desse sensor já estava solto pela base da patinha, pelo que devia ser este o problema ;)

Estou à procura aqui nas lojas de componentes, e está difícil de encontrar, mas numa delas diz que têm uns UGN-3020 (e 3040)... será que servem?

Estou a achar o intervalo de temperatura muito baixo (UGN-3020T >> -20º ~ +85º)... só se forem os UGS-3020 que já trabalham entre -40º ~ +125º...

Re: Bereco EVO Amarelinha

Enviado: quinta mai 02, 2013 5:11 pm
por Emanuel Couto
O não têm nada escrito!
Já é típico dos fabricantes :mrgreen:

Boa sorte na procura :)

Re: Bereco EVO Amarelinha

Enviado: sexta mai 03, 2013 10:05 am
por 80ahora
boa tarde tenho teycars catabrinco alguem sabe onde posso comprar 1 acelarador ?

Re: Bereco EVO Amarelinha

Enviado: segunda mai 06, 2013 2:33 pm
por hmma
Bem-vindo ao fórum!

Talvez seja melhor abrir um novo tópico com a questão, já que este é um espaço dedicado aos diários de bordo de cada veículo.
Poderá também criar o seu próprio diário de bordo para contar as suas aventuras e desventuras com o seu veículo elétrico, e talvez obtenha mais respostas desta forma.

Re: Bereco EVO Amarelinha

Enviado: domingo mai 12, 2013 11:22 pm
por hmma
Bem, 2 semanas e meia depois de avariar, ontem voltou a circular ;)

Troquei 2 sensores Hall e voltei a montar... liguei e... outra vez o barulho :S

Toca a investigar novamente de onde podia ser...

- medir os sinais dos sensores >> tudo OK no multímetro
- desligar uma das fichas >> era novamente na "H2"
- desligar os fios um por um >> agora era um azul que dava problemas - mas ao mesmo tempo piscava a luz do BMS o que me fez suspeitar mais do controlador

Toca de experimentar trocar os pinos todos das fichas... desmontei os fios todos das fichas H1 e H2 para os inverter e liguei tudo com caixas-de-junção >> tudo a funcionar sem problemas 8-)

Toca de voltar atrás, com os fios de novo na mesma ordem >> tudo a funcionar na mesma :D

Resultado: andou ontem 30 kms sem problemas, estando os fios com os pinos das fichas à mesma, mas todos presos em caixas-de-junção a aparafusar cada terminal... pelos vistos agora o problema era mau contacto nas fichas...

Vamos ver como se porta amanhã a ir para o trabalho :P

Re: Bereco EVO Amarelinha

Enviado: domingo mai 12, 2013 11:42 pm
por MRider
Ainda bem 8-) muitos parabéns 8-)

Re: Bereco EVO Amarelinha

Enviado: segunda mai 13, 2013 10:25 am
por hmma
E pelo menos já me trouxe até ao trabalho... sem espigas!

Espero que continue assim, mas ainda vou ter de a abrir novamente para colocar umas fichas ou umas ligações mais definitivas (neste momento ainda está com um "arranjo" de teste :P)

Re: Bereco EVO Amarelinha

Enviado: terça mai 14, 2013 7:36 pm
por serges
Muito bem...

Tem de ser sempre assim... Força nisso qualquer coisa a malta ajuda... Pelo menos apoio moral.

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Re: Bereco EVO Amarelinha

Enviado: sexta jul 05, 2013 12:54 pm
por hmma
Hoje mais uma peripécia :D

Quase a fazer 30.000kms (no conta-kms marca 29.600, mas com as "paragens" que ele teve está com menos 300 que os kms reais), e mais de 1.000 kms desde a reparação dos sensores do motor, eis que há 2 ou 3 dias comecei a notar um mau contacto no canhão da ignição, onde fazia um bbzzzztt e piscava as luzes ao ligar ou desligar.

Ontem no regresso a casa, não sei se foi do calor, mas ao ligar a mota para sair do trabalho já não queria ligar, e depois de algumas insistências lá "fixou" e aguentou-se até casa.

No entanto hoje ao vir para o trabalho, apesar de ter ligado sem problema, quando cheguei ao garrafão da portagem a mota desligou-se :(
Tentei várias vezes rodar a chave, mas só se ficasse a fazer força é que ficava ligada... assim que largava "ia abaixo"... e pouco depois já nem a fazer pressão ligava.
Passei a portagem a pé a empurá-la e no desvio antes da ponte lá desmontei a frente (o que vale é que são 10 parafusos e fica aberta) e com a parte elétrica do canhão desencaixada lá ficou a fazer contacto.

Vim para o trabalho à rasca, a pensar quando é que ia desligar outra vez, mas aguentou-se... tive foi de abrir a frente novamente para a desligar :D

Não sei se terá sido do calor, que tenha feito os plásticos dilatar, ou se tem mesmo verdete nos contactos, mas vou ter de abrir a ignição toda e limpar, a ver se fica OK.

Re: Bereco EVO Amarelinha

Enviado: sexta jul 05, 2013 1:01 pm
por MRider
O que importa é que te desenrascaste .
E tenta resolver isso rapidamente.

Re: Bereco EVO Amarelinha

Enviado: sexta jul 05, 2013 3:56 pm
por galt
Imagina se fosse um veiculo com controlo eletronico, acendia a luz vermelha da chave.... e já foste, manda vir reboque.
A reduzida tecnologia tambem ajuda. ;)

Re: Bereco EVO Amarelinha

Enviado: sexta jul 05, 2013 4:01 pm
por RJSC
Ajuda e muito.
Só não ajuda contra os ladrões por ligação direta. :evil:

Re: Bereco EVO Amarelinha

Enviado: sexta jul 05, 2013 5:26 pm
por hmma
Pois, os fios estão praticamente à vista, basta meter a mão por debaixo dos farois e chega-se lá... depois é só partir a tranca da direção.

Isso é como tudo... quem quiser mesmo roubar sabe como fazê-lo e não há sistemas infalíveis :P

Re: Bereco EVO Amarelinha

Enviado: sexta jul 05, 2013 6:57 pm
por MRider
Também não é difícil colocar a scooter em cima de uma carrinha de carga .

Re: Bereco EVO Amarelinha

Enviado: sexta jul 05, 2013 9:43 pm
por Mumia
hmma Escreveu:Isso é como tudo... quem quiser mesmo roubar sabe como fazê-lo e não há sistemas infalíveis :P
Nem mais... o mal é aparecer a ideia de "é aquela mota" :?

Re: Bereco EVO Amarelinha

Enviado: segunda jul 08, 2013 9:49 am
por hmma
Como no fim-de-semana estive fora... e ontem à noite já não apeteceu (com os calores que estão até para lá da meia-noite :S)... foi mesmo hoje de manhã, numa meia-horinha antes do pequeno-almoço ficou a reparação feita :D

Os contactos têm 2 peças de (pseudo)cobre, cada uma com 3 altinhos para encostar nos outros pontos quando roda. Pois 1 desses altitos já tinha desaparecido e tem um buraco (provavelmente com as pontes/faíscas que foi fazendo). Solução: trocar as 2 peças uma com a outra, já que aparentemente apenas 1 faz serviço, entre os fios preto e vermelho, enquanto a outra descança e fica a ver trabalhar :D

Tudo limpinho com WD40, montado, testado e a funcionar à primeira!

PS - só não tirei fotos pq estava a despachar o serviço para ainda ir por a miuda ao colégio ;)

Re: Bereco EVO Amarelinha

Enviado: segunda jul 08, 2013 10:01 am
por jmal
Muito bem, a minha chegou a ter o mesmo problema, depois fiz um interruptor eletrónico e não voltei a ter problema.

Já agora, usar WD40 ou qualquer outro produto em contactos é um erro, porque quanto mais limpos e polidos estiverem, melhor contacto faz e portanto menos arcos e oxidações.

Re: Bereco EVO Amarelinha

Enviado: segunda jul 08, 2013 10:21 am
por hmma
O WD40 foi para limpar o mascarrado, sujidade e gordura que tinha, ficando depois os contactos secos, e não "a banhar" em produto ;) :mrgreen: ;)

Isso :D

Re: Bereco EVO Amarelinha

Enviado: quarta set 04, 2013 12:20 pm
por hmma
Bem, o diário anda muito parado, ao contrário da Amarelinha que já vai com bem mais de 31K, e tem sido só carregar e andar... ahh, ontem tive de apertar um parafuso do pára-lamas frontal que estava largo e fazia vibração nos buracos :lol: :lol:

Também ainda anda com a ligação "temporária" dos fios dos sensores... tenho de ver se lhe coloco novamente as fichas antes do inverno chegar. De resto nada a assinalar a não ser o sensor do stop da manete esquerda que ainda não o reparei.

Aqui fica a foto da praxe.

Imagem