Thunder 4000W 40Ah

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por Volt »

Não estou a alimentar preconceito (pelo menos, não intencionalmente)... Estou apenas a alimentar a dúvida do comportamento do quadro da chinesa... É que, numa mota normal, o peso do pendura é partilhado pelas duas rodas graças à distribuição de peso que faz o quadro. No caso das chinesas os quadros são fracos e eu não consigo ter as mesmas certezas que tenho com as outras motas... Mas podem ver as contas que fiz aqui há uns anitos quando tive de trocar o pneu da minha primeira Vectrix pela primeira vez:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=32&t=10768

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

Lol, preconceitos é que não....

Volt as chinesas têm as suas manias, mas o teu argumento da distribuição de pesos que falas não é para a maior parte das scooters, choopers, e outras tantas motas boas ou menos boas que por ai andam, ora vê lá a foto de uma moto que conheces bem, e diz-me se achas que o peso que o pendura acrescenta será por volta de 50/50.
burgman400.jpg
burgman400.jpg (37.11 KiB) Visto 2501 vezes
Agora vê a minha....são quase irmãs :D
chica5.jpg
chica5.jpg (89.27 KiB) Visto 2501 vezes
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Ninguém falou em 50/50... No caso da Vectrix, até te digo que é 54/46.
Enfim. Acho que não consigo explicar melhor. Mas facilmente te explico as diferenças entre as motas das duas imagens que apresentas (e que não são poucas)... Dou-te já um exemplo: Tenta lá ver onde é que está o amortecedor "quase irmão" na Suzuki...

PS: Podes procurar uma foto do outro lado da Suzuki, que não vais encontrar qualquer semelhança...
PPS: E a grande diferença para as contas de afectação do peso, como disse antes, está no quadro...

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

Isso do amortecedor é facil de explicar, a Burgman escolheu um amortecedor muito feio, ao fazer isso ficou com vergonha e teve de o esconder onde ninguem o possa ver, já a Chica é orgulhosamente dententora de duplo amortecimento trazeiro, e demonstra-o em todo o explendor colocando-o em evidencia para que todos o possam ver.
Bom ou foi isso ou então foi uma daquelas questões menores como eficacia/conforto.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

Voltando aos pneus, acho que podes fazer as contas facilmente, desde que consigas por uma balança debaixo do eixo traseiro e depois uns alforges (ou garrafões de água) no lugar do pendura... se adicionares, por exemplo, 10 kg em cima do banco do pendura quantos quilos aumenta na balança?

E daí extrapolas, em percentagem, para o peso dos passageiros ;)
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

Boas,
hmma Escreveu:Voltando aos pneus, acho que podes fazer as contas facilmente, desde que consigas por uma balança debaixo do eixo traseiro e depois uns alforges (ou garrafões de água) no lugar do pendura... se adicionares, por exemplo, 10 kg em cima do banco do pendura quantos quilos aumenta na balança?

E daí extrapolas, em percentagem, para o peso dos passageiros ;)

Boas,
Se não fosses tu a por ordem... Agora a sério, acho que já dei a questão dos pneus como terminada, vou avançar na mesma para o índice 53 (205kg), pois estive a pensar e as cargas são dinâmicas, ora se trava e desloca-se muito peso para a frente (sempre mais complicado) ora se acelera e desloca-se algum peso para trás, portanto os pneus têm de ter sempre alguma margem, se não fosse assim não se faría os celebres cavalinhos com as CI claro. Acabo por ficar com a ideia que na traseira com pendura estarei perto do limite, mas tb acho que a traseira é menos problemática que a frente, alem de que com pendura como referi o trajeto é sempre pequeno, tenho sempre mais cuidado com os buracos (suspensão tb está no limite) e tb com velocidade, por isso tá decidido, entretanto sempre vou montar no mesmo sitio que tu, estou só a finalizar a compra com Espanha pois estou a tentar comprar através da empresa para poupar o IVA. Aproveito para dizer que o site em questão tem preços interessantes e se alguém quiser poderei enviar por PM
Fiquem bem !

Prius
Imagem

DUXA
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta set 21, 2011 1:12 am

Mensagem por DUXA »

Boas Zointz, podes facultar-me o nome/contacto da oficina dos pneus?
Já escolheste a marca/modelo de pneus que vais montar?

DUXA
Ekoway TL6000/60A... 16000km

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

Boas,
Ao fim de 4900kms e com a nova vida da Chiquinha, pois agora viaja muito mais tornou-se importante trocar os sapatos para algo adequado. A escolha acabou por recair pelos Pirelli Evo 21 (frente) Evo 22 (trás), com isto espero ter uns pneus que me façam sentir mais seguro principalmente com tempo de chuva. gostaria que tb. ficasse resolvido o problema de ela tremer a partir dos 75km/h o que na pratica faz com que ande sempre abaixo dos 75km/h.
Escolhi estes pneus em detrimento dos habituais SL26 porque o pneu da frente tem os sulcos alinhados com o rolar do pneu e com isso espero ter mais segurança na chuva, menos ruido e com um pouco de sorte menos atrito, já o de trás mais parecido com o SL26, mas por ter curvas nos sulcos espero tb que tenha menos ruido.

Assim aqui estão os meninos.
eco21 e 22.jpg
Na chegada dos pneus tive a primeira desilusão pois a pressão máxima é de apenas 33psi o que significa mais ou menos 2,27Bar, estando eu habituado no de tras à pressão na ordem dos 2,5bar, fiquei desiludido porque procurei em muitos lados e nunca consegui obter esse valor, mas vá nada de muito grave pois ganha a segurança e o conforto.

Os antigo estavam praticamente novos ao fim de praticamente 5000kms, mas segurança á chuva nem vê-la.
trazeiro antes.jpg
A montagem foi feita na Motomonte onde demorou cerca de 1hora.

Assim fica uma mini foto-reportagem incompleta

O que faz o milagres das elétricas....o motor pequeníssimo.
o milagre.jpg
A jante que facilita a troca do pneus traseiro
jante.jpg
O pneu da frente a ser calibrado.... aqui não fiquei muito satisfeito com a alta tecnologia.
o calibrador.jpg
o da frente montado e calibrado.
a frente depois.jpg

Custos:

Pneus - 64,50€
Montagem - 24€
Total - 88,50€

Resultado da troca....

Segurança ainda não deu para testar pois os pneus ainda têm alguma goma e eu confesso que sou um pouco medroso o que faz com que não arrisque muito, entretanto notei algo de estranho.

A mota ao curvar agora parece que força o volante a curvar ainda mais, antes a moto comportava-se como uma bicicleta com tendência a endireitar, mas agora parece que a tendência é curvar mais, não consigo perceber se é normal, se é bom ou se é mau... talvez o tempo diga.

O tremer.... fiquei desconfiado com a forma de calibrar a roda, parece que resolveu um pouco, mas agora a partir dos 85km/h parece que continua a tremer, mas ainda não tenho a certeza e tenho de experimentar melhor.

O ruido e conforto, bom o conforto esta na mesma, já o ruido melhorou face aos antigos, uma das coisas que notava nos antigos, por ex. quando empurrava com os pés, era que sentia os sulcos dos pneus no pavimento, com estes novos , não sinto os sulco, o que significa que um dos objetivos foi cumprido.

O resto julgo que ainda vou ter de deixar passar algum tempo para tirar conclusões.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Isso é normal nos pneus novos e "redondos"... Claro que os pneus "quadrados" são o oposto... :-).

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

Uma nota, reparem na primeira foto que apesar das mesmas medidas a curvatura é diferente.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

Quando montei os meus também ficaram a tremer um pouco (à frente), mas depois de acamar (e de subir uns quantos passeios) passaram-lhe as modas :D

Tou a ver que os gajos estão a ganhar-lhe o jeito com as elétricas ;) O mecânico é porreiro, agora a mulher dele (da recepção) quer mais é dar à língua :D :D

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

Volt Escreveu:Isso é normal nos pneus novos e "redondos"... Claro que os pneus "quadrados" são o oposto... :-).

Boas,
Volt imagino que os redondos são os pneus bons e os quadrados são pneus maus, estarei correto, ou serão ambos bons para situações diferentes ?
Fiquem bem !

Prius
Imagem

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

zointz Escreveu:
Volt Escreveu:Isso é normal nos pneus novos e "redondos"... Claro que os pneus "quadrados" são o oposto... :-).

Boas,
Volt imagino que os redondos são os pneus bons e os quadrados são pneus maus, estarei correto, ou serão ambos bons para situações diferentes ?
Redondos são bons e novos. :-D. Ou seja, quando começarem a ficar mais gastos ao meio, já não sentirás isso (a mota a querer curvar mais), pois estarão a caminho do "quadrado".

boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am

VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por boostpt »

Eu sinto a mota a querer curvar mais quando o pneu da frente esta mais vazio. Vê se não será isso.
Quando o pneu esta cheio, ela tende a endireitar.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Lá está... Vou ter de refrasear, pois eu não tenho experiência nas vossas motas. E não quero induzir ninguém em erro, mas numa mota normal, um bom pneu novo, não tende a endireitar quando curvamos, muito pelo contrário... Um pneu novo e bom, ajuda a curvar.

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

boostpt - Já verifiquei a pressão e acrescentei para o nivel pretendendi (2,1bar)

Volt - Continua a ajudar a curvar, como não estava habituado estou a estranhar.... mais algum tempo e acrescentarei qq coisa. Para já acho estranho.

Uma pequena nota, quando conduzi a Vectrix durante algum tempo e depois voltei para a Chiquinha parecia que estava a guiar um brinquedo...masi leve e uma forma de curvar diferente, talvez fosse dos pneus.

P.S. algum quer comprar os antigos ? estão quase novos.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

zointz Escreveu:P.S. algum quer comprar os antigos ? estão quase novos.
Ha ha... eu junto os meus ao negócio :lol:
Ainda pensei usá-los durante o verão, mas só o trabalho (e custo) de estar a trocá-los :roll:

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

Já atrazada pois foi no dia 10/10/2012 mas o primeiro check point dos 5000km está feito.

Almada-20121010-00217.jpg
Almada-20121010-00217.jpg (62.53 KiB) Visto 2204 vezes
Fiquem bem !

Prius
Imagem

hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

E os sapatos novos estão a portar-se bem? já acamaram?

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

Boas,

Sapatos novos..... Pneus.

Frente, não escolheria outro, parece-me muito bom, ainda não tive chuva, mas já testei em estrada molhada e 5 estrelas.

Trás, escolheria o SL26 apenas pela questão da pressão/peso, pois não consigo ter a pressão que gostaria (2,5bar) e o peso está no limite e já houve aqui no fórum quem tivesse problemas com peso/pressão.

Problemas.

O pneu da frente esta a perder ar e a direção ficou estranha, não sei se pela calibração duvidosa se pelo fraco desempenho das suspensões, o guiador ficou pior com a mudança e passou a tremer em algumas situações em que antes não o fazia. Ainda estou a tentar perceber o que é, mas desconfio que é da aderência extra/suspensão frontal.

Resultado:

A vantagem em termos de segurança é enorme, e estou convencido que vou conseguir melhorar o resto.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”