Bem, talvez seja mesmo do frio. Vou esperar por dias mais quentes, para comprovar.cuttysark76 Escreveu: ↑sexta fev 10, 2017 8:49 pm Nestes dias de 3° ou 4°, as células da minha mota (lifepo4) descem para os 3,0v em andamento, mesmo estando carregadas a 100%...
Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
- Membro Silver
- Mensagens: 515
- Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
- Localização: Porto
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
A tensão das células descer para 3,0V em andamento no tempo frio é normal pelo aumento da sua resistência interna e pelo facto do teu controlador do motor injectar agora mais corrente no motor.
Para dispores de determinada potência (binário x velocidade) para venceres uma subida agora com uma tensão mais baixa das células face ao frio que se faz sentir é necessário mais corrente para teres a mesma potência disponível (tensão x corrente).
Quando o tempo aquecer tudo isso volta aos valores a que estavas habituado.
Para dispores de determinada potência (binário x velocidade) para venceres uma subida agora com uma tensão mais baixa das células face ao frio que se faz sentir é necessário mais corrente para teres a mesma potência disponível (tensão x corrente).
Quando o tempo aquecer tudo isso volta aos valores a que estavas habituado.

-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
OK, obrigado. Embora eu normalmente verifique apenas os níveis de amperagem e não da voltagem, imagino que a explicação que deste se aplica também.MVS Escreveu: ↑sábado fev 11, 2017 10:23 pm A tensão das células descer para 3,0V em andamento no tempo frio é normal pelo aumento da sua resistência interna e pelo facto do teu controlador do motor injectar agora mais corrente no motor.
Para dispores de determinada potência (binário x velocidade) para venceres uma subida agora com uma tensão mais baixa das células face ao frio que se faz sentir é necessário mais corrente para teres a mesma potência disponível (tensão x corrente).
Provavelmente, no Inverno passado, como ainda era o meu primeiro em moto, eu estava mais preocupado em olhar para a frente e não cair, do que em verificar os níveis da amperagem. Podia já atingir esses níveis e eu não dar por ela.
Só fiquei com receio que ao soldarem a scooter, tivessem de alguma forma retirado alguma protecção térmica às baterias, levando agora a um comportamento diferente. Ainda bem que não se deve tratar disso.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Aos poucos, diariamente, os kms vão-se acumulando: 14000 kms. Dos quais, 8500 kms feitos por mim.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Meus parabéns 


Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Administrador
- Mensagens: 16168
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Sempre a somar...
Parabéns estas pequenas grandes companheiras de viagens...
Parabéns estas pequenas grandes companheiras de viagens...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
- Mensagens: 623
- Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
E relativamente a autonomia com estas melhorias de temperatura?
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Obrigado pelos incentivos. Dá-me uma real satisfação saber que fiz esses 8500 kms com zero emissões, e sem contribuir para o congestionamento do trânsito.

Melhorou! Realmente verifiquei que com o aumento da temperatura do ar, o consumo baixou. E já chego a casa com maior percentagem de autonomia indicada no CB. Tinham razão.

Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Quanto mais rarefeito o ar está (aumenta com o aumento da temperatura) menor serão os atritos, maior é a autonomia.
Parabéns por esses Km sem fumo!
Também a resistência interna das células diminui com o aumento da temperatura tornando maior eficiência.
Parabéns por esses Km sem fumo!
Também a resistência interna das células diminui com o aumento da temperatura tornando maior eficiência.
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Obrigado.Jorge Rocha Escreveu: ↑quarta mar 01, 2017 1:00 am Quanto mais rarefeito o ar está (aumenta com o aumento da temperatura) menor serão os atritos, maior é a autonomia.
Parabéns por esses Km sem fumo!
Também a resistência interna das células diminui com o aumento da temperatura tornando maior eficiência.

Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Hoje a Lady chegou aos 16000 kms. 
E eu cheguei aos 10500 kms com um VE. Parece pouco, mas são dois anos de uso em todos os dias de trabalho. Com chuva ou com sol, é-me igual. Obtenho prazer de condução em ambas as situações. Mas como trabalho relativamente perto de casa (felizmente), não faço mais que 25 kms/dia. Seja como for, foram feitos de forma silenciosa e sem emissão de gases.

E eu cheguei aos 10500 kms com um VE. Parece pouco, mas são dois anos de uso em todos os dias de trabalho. Com chuva ou com sol, é-me igual. Obtenho prazer de condução em ambas as situações. Mas como trabalho relativamente perto de casa (felizmente), não faço mais que 25 kms/dia. Seja como for, foram feitos de forma silenciosa e sem emissão de gases.

Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
- Administrador
- Mensagens: 16168
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Muito bem assim é que é kms que elas gostam e chova ou não é sempre um prazer indescritível conduzir em duas rodas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Moderador
- Mensagens: 5524
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
é sempre a rolar!!! vamos a mais outros tantos iguais
Parabéns!!

Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Antes dos 16000 kms, ainda teve outra avaria. Desta vez no motor. Rolamentos e sensor de hall estragados devido a ferrugem acumulada. De alguma forma entrou água lá dentro...
Com reparação e serviços de deslocação, a resolução da avaria não ficou nada barata... Mais uma vez, em Guimarães não consegui assistência, e lá teve de ir para o Jorge Rocha novamente. A falta de técnicos especializados por cá, é realmente o maior problema de se ter uma moto VE em Guimarães. Não é fácil pagar as reparações e as deslocações, e ainda ter de esperar dias e até semanas para que a moto possa rolar novamente.
Espero que com tanto medicamento, a Lady venha a ficar melhor que nova!
Ainda bem que mal inicio nova condução, me esqueço logo que ela esteve doente...
Com reparação e serviços de deslocação, a resolução da avaria não ficou nada barata... Mais uma vez, em Guimarães não consegui assistência, e lá teve de ir para o Jorge Rocha novamente. A falta de técnicos especializados por cá, é realmente o maior problema de se ter uma moto VE em Guimarães. Não é fácil pagar as reparações e as deslocações, e ainda ter de esperar dias e até semanas para que a moto possa rolar novamente.
Espero que com tanto medicamento, a Lady venha a ficar melhor que nova!

Ainda bem que mal inicio nova condução, me esqueço logo que ela esteve doente...
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Pois... não é fácil
Pelo menos ela já se encontra a rolar.

Pelo menos ela já se encontra a rolar.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4093
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
O que importa é rodar novamente.
Mas olhe que a demora infelizmente as vezes não é pelo técnico que reparar, mas pela espera dos materiais.
Força
Mas olhe que a demora infelizmente as vezes não é pelo técnico que reparar, mas pela espera dos materiais.
Força
Live long and prosper!
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
A demora teve a ver com diversas causas. Nomeadamente a tentativa da oficina em Guimarães de tentar resolver o problema, a seguradora teve em garagem a moto até ter outras cargas para a mesma viagem, o JR tinha os seus compromissos anteriormente assumidos que, evidentemente, tinha de terminar, e depois o tempo de deslocação para cá (neste caso até foi rápido, embora me saia caro, claro). Não estou desapontado com o serviço, mas com a não existência de suporte por Guimarães, que até é um concelho bem grande. Nesta fase da Mobilidade Eléctrica, já gostava de ver maior assistência às duas rodas pelo país fora.
Neste momento, a Lady rola, mas ainda necessita de alguma afinação, principalmente ao nível do CB, que tem de ser calibrado, e das cargas, que teimam em sobrecarregar as baterias, e mesmo desligando a carga na noite anterior, quando de manhã pego na moto, ela está com a voltagem muito elevada (acima de 69v), e desliga-se. Obriga-me a rodar inúmeras vezes a chave e, se tiver sorte dela dar sinal de luz no farol, acelerar até ela se desligar novamente. Este processo chega a levar mais de 5 minutos, em tentativas, até que a voltagem baixe para valores inferiores a 68,4v, onde aí já se mantém ligada e funcional. Estranho. Nem o JR tem explicação para isto!...
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
- Membro Silver
- Mensagens: 109
- Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Pois...podia ser como nos CI's onde tens uma oficina em cada esquina, deixas de manhã e vais buscar a noite...infelizmente não é assim o que te obriga a ter sempre um "veiculo suplente". E sinceramente, no que diz respeito aos veículos de duas rodas eléctricos, acredito que não vá melhorar...bem pelo contrário.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Vi que também andas um pouco desanimado com a tua moto. Parece-me que tivemos azar com as motos que adquirimos. Material de fraca qualidade, talvez. Ou talvez seja apenas uma má fase. Ou os caminhos que percorremos sejam mais próprios para cabras que para veículos (estou mais convencido desta hipótese)... Além disso, as CIs também avariam, algumas muito...luismoura Escreveu: ↑quarta jul 12, 2017 8:19 pm Pois...podia ser como nos CI's onde tens uma oficina em cada esquina, deixas de manhã e vais buscar a noite...infelizmente não é assim o que te obriga a ter sempre um "veiculo suplente". E sinceramente, no que diz respeito aos veículos de duas rodas eléctricos, acredito que não vá melhorar...bem pelo contrário.
Ainda assim, dão-nos o orgulho de circularmos sem emissão de gases e sem ruído. E não se consegue isso com nenhuma CI...
As marcas mais prestigiadas em motos estão finalmente a apostar nos VEs, já para entrarem em produção brevemente. Aí sim, o panorama vai mudar, mesmo na assistência "ao virar da esquina",
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1241
- Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Não é fácil mantermo-nos convictos com tantas dificuldades e scooters CI bastante fiáveis e frugais à disposição... 
