Página 17 de 20

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Enviado: sexta fev 10, 2017 9:13 pm
por rcardoso
cuttysark76 Escreveu: sexta fev 10, 2017 8:49 pm Nestes dias de 3° ou 4°, as células da minha mota (lifepo4) descem para os 3,0v em andamento, mesmo estando carregadas a 100%...
Bem, talvez seja mesmo do frio. Vou esperar por dias mais quentes, para comprovar.

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Enviado: sábado fev 11, 2017 10:23 pm
por MVS
A tensão das células descer para 3,0V em andamento no tempo frio é normal pelo aumento da sua resistência interna e pelo facto do teu controlador do motor injectar agora mais corrente no motor.

Para dispores de determinada potência (binário x velocidade) para venceres uma subida agora com uma tensão mais baixa das células face ao frio que se faz sentir é necessário mais corrente para teres a mesma potência disponível (tensão x corrente).

Quando o tempo aquecer tudo isso volta aos valores a que estavas habituado.

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Enviado: domingo fev 12, 2017 11:10 am
por rcardoso
MVS Escreveu: sábado fev 11, 2017 10:23 pm A tensão das células descer para 3,0V em andamento no tempo frio é normal pelo aumento da sua resistência interna e pelo facto do teu controlador do motor injectar agora mais corrente no motor.

Para dispores de determinada potência (binário x velocidade) para venceres uma subida agora com uma tensão mais baixa das células face ao frio que se faz sentir é necessário mais corrente para teres a mesma potência disponível (tensão x corrente).
OK, obrigado. Embora eu normalmente verifique apenas os níveis de amperagem e não da voltagem, imagino que a explicação que deste se aplica também.

Provavelmente, no Inverno passado, como ainda era o meu primeiro em moto, eu estava mais preocupado em olhar para a frente e não cair, do que em verificar os níveis da amperagem. Podia já atingir esses níveis e eu não dar por ela.

Só fiquei com receio que ao soldarem a scooter, tivessem de alguma forma retirado alguma protecção térmica às baterias, levando agora a um comportamento diferente. Ainda bem que não se deve tratar disso.

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Enviado: quarta fev 22, 2017 11:39 pm
por rcardoso
Aos poucos, diariamente, os kms vão-se acumulando: 14000 kms. Dos quais, 8500 kms feitos por mim.
Checkpoint: 14000 kms
Checkpoint: 14000 kms
IMG_20170222_122744_800x600.jpg (164.17 KiB) Visto 5528 vezes

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Enviado: quarta fev 22, 2017 11:49 pm
por Emanuel Couto
Meus parabéns ;)

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Enviado: quinta fev 23, 2017 2:40 pm
por serges
Sempre a somar...

Parabéns estas pequenas grandes companheiras de viagens...

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Enviado: quinta fev 23, 2017 4:11 pm
por _rapt0r_
E relativamente a autonomia com estas melhorias de temperatura?

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Enviado: quinta fev 23, 2017 10:24 pm
por rcardoso
Obrigado pelos incentivos. Dá-me uma real satisfação saber que fiz esses 8500 kms com zero emissões, e sem contribuir para o congestionamento do trânsito.
_rapt0r_ Escreveu: quinta fev 23, 2017 4:11 pm E relativamente a autonomia com estas melhorias de temperatura?
Melhorou! Realmente verifiquei que com o aumento da temperatura do ar, o consumo baixou. E já chego a casa com maior percentagem de autonomia indicada no CB. Tinham razão. :)

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Enviado: quarta mar 01, 2017 1:00 am
por Jorge Rocha
Quanto mais rarefeito o ar está (aumenta com o aumento da temperatura) menor serão os atritos, maior é a autonomia.
Parabéns por esses Km sem fumo!
Também a resistência interna das células diminui com o aumento da temperatura tornando maior eficiência.

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Enviado: quarta mar 01, 2017 10:13 pm
por rcardoso
Jorge Rocha Escreveu: quarta mar 01, 2017 1:00 am Quanto mais rarefeito o ar está (aumenta com o aumento da temperatura) menor serão os atritos, maior é a autonomia.
Parabéns por esses Km sem fumo!
Também a resistência interna das células diminui com o aumento da temperatura tornando maior eficiência.
Obrigado. :)

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Enviado: terça jul 11, 2017 10:32 pm
por rcardoso
Hoje a Lady chegou aos 16000 kms. :D
16000 kms
16000 kms
IMG_20170711_175310854_L800.jpg (91.76 KiB) Visto 5214 vezes
E eu cheguei aos 10500 kms com um VE. Parece pouco, mas são dois anos de uso em todos os dias de trabalho. Com chuva ou com sol, é-me igual. Obtenho prazer de condução em ambas as situações. Mas como trabalho relativamente perto de casa (felizmente), não faço mais que 25 kms/dia. Seja como for, foram feitos de forma silenciosa e sem emissão de gases. :)

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Enviado: terça jul 11, 2017 10:59 pm
por serges
Muito bem assim é que é kms que elas gostam e chova ou não é sempre um prazer indescritível conduzir em duas rodas...

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Enviado: terça jul 11, 2017 11:11 pm
por Mumia
é sempre a rolar!!! vamos a mais outros tantos iguais ;) Parabéns!!

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Enviado: terça jul 11, 2017 11:25 pm
por rcardoso
Antes dos 16000 kms, ainda teve outra avaria. Desta vez no motor. Rolamentos e sensor de hall estragados devido a ferrugem acumulada. De alguma forma entrou água lá dentro...

Com reparação e serviços de deslocação, a resolução da avaria não ficou nada barata... Mais uma vez, em Guimarães não consegui assistência, e lá teve de ir para o Jorge Rocha novamente. A falta de técnicos especializados por cá, é realmente o maior problema de se ter uma moto VE em Guimarães. Não é fácil pagar as reparações e as deslocações, e ainda ter de esperar dias e até semanas para que a moto possa rolar novamente.

Espero que com tanto medicamento, a Lady venha a ficar melhor que nova! ;)

Ainda bem que mal inicio nova condução, me esqueço logo que ela esteve doente...

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Enviado: terça jul 11, 2017 11:59 pm
por Emanuel Couto
Pois... não é fácil :|

Pelo menos ela já se encontra a rolar.

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Enviado: quarta jul 12, 2017 12:04 am
por MRider
O que importa é rodar novamente.
Mas olhe que a demora infelizmente as vezes não é pelo técnico que reparar, mas pela espera dos materiais.
Força

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Enviado: quarta jul 12, 2017 6:31 pm
por rcardoso
MRider Escreveu: quarta jul 12, 2017 12:04 am O que importa é rodar novamente.
Mas olhe que a demora infelizmente as vezes não é pelo técnico que reparar, mas pela espera dos materiais.
Força
A demora teve a ver com diversas causas. Nomeadamente a tentativa da oficina em Guimarães de tentar resolver o problema, a seguradora teve em garagem a moto até ter outras cargas para a mesma viagem, o JR tinha os seus compromissos anteriormente assumidos que, evidentemente, tinha de terminar, e depois o tempo de deslocação para cá (neste caso até foi rápido, embora me saia caro, claro). Não estou desapontado com o serviço, mas com a não existência de suporte por Guimarães, que até é um concelho bem grande. Nesta fase da Mobilidade Eléctrica, já gostava de ver maior assistência às duas rodas pelo país fora.

Neste momento, a Lady rola, mas ainda necessita de alguma afinação, principalmente ao nível do CB, que tem de ser calibrado, e das cargas, que teimam em sobrecarregar as baterias, e mesmo desligando a carga na noite anterior, quando de manhã pego na moto, ela está com a voltagem muito elevada (acima de 69v), e desliga-se. Obriga-me a rodar inúmeras vezes a chave e, se tiver sorte dela dar sinal de luz no farol, acelerar até ela se desligar novamente. Este processo chega a levar mais de 5 minutos, em tentativas, até que a voltagem baixe para valores inferiores a 68,4v, onde aí já se mantém ligada e funcional. Estranho. Nem o JR tem explicação para isto!...

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Enviado: quarta jul 12, 2017 8:19 pm
por luismoura
Pois...podia ser como nos CI's onde tens uma oficina em cada esquina, deixas de manhã e vais buscar a noite...infelizmente não é assim o que te obriga a ter sempre um "veiculo suplente". E sinceramente, no que diz respeito aos veículos de duas rodas eléctricos, acredito que não vá melhorar...bem pelo contrário.

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Enviado: quarta jul 12, 2017 9:53 pm
por rcardoso
luismoura Escreveu: quarta jul 12, 2017 8:19 pm Pois...podia ser como nos CI's onde tens uma oficina em cada esquina, deixas de manhã e vais buscar a noite...infelizmente não é assim o que te obriga a ter sempre um "veiculo suplente". E sinceramente, no que diz respeito aos veículos de duas rodas eléctricos, acredito que não vá melhorar...bem pelo contrário.
Vi que também andas um pouco desanimado com a tua moto. Parece-me que tivemos azar com as motos que adquirimos. Material de fraca qualidade, talvez. Ou talvez seja apenas uma má fase. Ou os caminhos que percorremos sejam mais próprios para cabras que para veículos (estou mais convencido desta hipótese)... Além disso, as CIs também avariam, algumas muito...

Ainda assim, dão-nos o orgulho de circularmos sem emissão de gases e sem ruído. E não se consegue isso com nenhuma CI...

As marcas mais prestigiadas em motos estão finalmente a apostar nos VEs, já para entrarem em produção brevemente. Aí sim, o panorama vai mudar, mesmo na assistência "ao virar da esquina",

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Enviado: sexta jul 14, 2017 2:19 am
por zeuz
Não é fácil mantermo-nos convictos com tantas dificuldades e scooters CI bastante fiáveis e frugais à disposição... :(