Bem, já desde Setembro que não escrevia aqui nada no DB da Amarelinha, o que é bom sinal
Tem sido sempre a rolar, faça chuva ou faça sol, e já conta com
35.000 kms feitos.
(aqui fica foto dos 34 e picos)
Entretanto aproveitei agora as mini-férias do Natal para continuar a minha pesquisa por amortecedores traseiros, o que tem estado um pouco complicado.
Os originais já perderam todo o óleo, bem como toda a pressão do nitrogénio, e sinto-os a saltitar na estrada em todas as irregularidades.
Já procurei em várias lojas de scooters e ninguém me consegue arranjar as mesmas dimensões, sem saberem uma marca/modelo específico de uma mota - mas já percebi que a Yamaha X-Max tem uns do mesmo tamanho (34cm), a Yamaha Cygnus X-125 tem uns um pouco mais curtos (32cm), bem como a Kymco Agility 125.
No entanto os amortecedores originais destas marcas são bem mais fraquinhos que os da Amarelinha - não têm qualquer regulação; as peças são feitas em tubo/chapa rasca e com 3 ou 4 pontos de solda; a maior parte nem tem sequer óleo e é só uma mola e contra-mola.
Infelizmente não há, cá em Portugal, qualquer representante de fabricantes de amortecedores (pelo menos ainda não consegui encontrar, se alguém souber indicar agradeço), tipo Bitubo ou YSS... só encomendando de Espanha, por exemplo.
De qualquer forma, o representante da Bereco deu-me a cotação de 120€ (+ portes) para os 2 amortecedores... acho que vou aproveitar e evitar mais trabalhos.
Mas estes ficavam mesmo a matar
Além disso, estive a remendar o pneu que havia furado faz tempo, e que tinha ficado lá num canto da garagem.
Como agora o inverno chegou em força e não pára de chover, voltei a montar o Pirelli [remendado] na frente, e nesse processo descobri que o disco do travão já estava abaixo do mínimo de espessura - ou seja, as pastilhas originais, que são rijas como cornos, gastaram o disco e não gastou a pastilha - esta parece que está quase nova
Por isso lá tive de abrir os cordões à bolsa e investir em mais um disco (30€), umas pastilhas (20€) e uns parafusos novos. O disco novo não é igual e ainda tive de lhe abrir umas furações para o tamanho dos parafusos, mas acho que ficou porreiro. Agora ainda está a gastar a tinta e a acamar, mas já trava qualquer coisita
Atrás ainda continua com o disco e pastilhas originais, mas depois do inverno deve necessitar de troca também.
Fica ainda por fazer:
- ver porque não acende o stop com a manete da esquerda;
- voltar a montar as fichas dos sensores de Hall (continuam ligados ao controlador com caixas de junção, em vez das fichas originais);