Página 18 de 166
Re: Mobi-E
Enviado: quarta mar 30, 2011 9:12 pm
por sergio ferraz
temos de avançar na conversao de carros
Re: Mobi-E
Enviado: quarta mar 30, 2011 9:14 pm
por Seal
eu vou acreditar até prova em contrário.
Re: Mobi-E
Enviado: quarta mar 30, 2011 9:47 pm
por RJSC
seal Escreveu:conversa pessoal com o dr. joão dias:
os carregadores para motos começam a ser instalados em lisboa daqui a 1 mês.
mais novidades logo...
carregadores para motos!?
mas afinal qual é a diferença!?
não têm todos fichas com 220v ac sem qualquer tipo de sistema de comunicação?
mais uma maneira de "sugar" dinheiro ao contribuinte ao colocar carregadores só para motos em duplicado, quando se poderiam colocar eram mais carregadores iguais aos atuais, pois estes são na verdade universais.
o objectivo de eles terem uma ficha cee e não uma ficha sae j1772 directa para os carros (como têm os carregadores que estão a ser instalados nos eua) era precisamente ser compatível com todo o tipo de veículos.
Re: Mobi-E
Enviado: quinta mar 31, 2011 11:24 am
por zointz
boas,
temos noticas, os ve electricos de 2 rodas estão finalmente reconhecidos, no entanto era importante que alguém que tenha números comentar a quantidade de ve de 2 rodas que eles estimam (150unidades)
deixo a noticia do jornal de negócios -
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=476803
motas também vão ter acesso à rede mobi.e
31 março 2011 | 09:44
miguel prado -
[email protected]
francisco cardoso pinto
projecto da mobilidade eléctrica será alargado e replicado lá fora: xangai é o arranque da internacionalização
o projecto nacional de mobilidade eléctrica não se vai limitar aos veículos de quatro rodas: em breve, também os motociclos terão acesso à rede mobi.e, revelou ontem o secretário de estado da energia, na conferência sobre o tema promovida pelo negócios. "estamos a elaborar um plano de carregamento para veículos de duas rodas", disse carlos zorrinho, acrescentando que prosseguem os trabalhos para o desenvolvimento das operações de carregamento doméstico.
o mobi.e, que conta para já com cerca de 300 pontos de carregamento operacionais, deve chegar ao final de junho com 1.350 unidades, sendo 50 de carregamento rápido (nas auto-estradas). até agora, os detentores de motociclos eléctricos vinham tendo dificuldades na obtenção do cartão que dá acesso à rede de carregamento. por outro lado, ao nível dos carros a utilização é ainda reduzida, dado que as marcas de automóveis apenas começaram a vender os seus novos modelos eléctricos no final do ano passado.
mesmo nos motociclos o universo dos eléctricos é ainda residual. eduardo rodrigues, responsável da empresa scooter eléctrica, que revende a marca bereco, indicou ao negócios que desde o arranque, há cerca de dois anos, vendeu cerca de 50 motas eléctricas, devendo o total do mercado nacional rondar o triplo desse valor. são aparelhos cujos preços oscilam entre os 1.600 euros (com baterias de chumbo) e os 5.000 euros (baterias de lítio). para as mais baratas, trata-se de um investimento que ao fim de dois anos está pago, ponderada a poupança que essas "scooters" representam em consumo por comparação com as convencionais.
portugal vive um momento difícil mas não vai parar. o carro eléctrico, esse, já não pára mesmo.
carlos zorrinho
secretário de estado da energia
carlos zorrinho sublinhou ontem que no domínio da energia "o armazenamento é uma questão-chave", sendo os veículos eléctricos uma forma de o assegurar.
mobi.e a caminho de xangai
o coordenador do programa mobi.e, joão dias, anunciou ontem que o projecto português foi escolhido para ser replicado em xangai. a equipa portuguesa por detrás do mobi.e já está a trabalhar com técnicos chineses para montar uma rede de mobilidade eléctrica naquela cidade, que tem o dobro da população portuguesa.
"estamos a trabalhar em xangai há sensivelmente oito meses, de forma contínua e regular, tendo já criadas equipas em conjunto", afirmou joão dias ao negócios, lembrando igualmente que a dimensão da cidade chinesa vai obrigar a "algumas costumizações do modelo". o responsável, porém, escusou-se a revelar quais os próximos destinos na internacionalização do projecto.
o secretário de estado da energia destacou que "portugal é fortemente pioneiro" em várias áreas e que na mobilidade eléctrica está a criar referências para outros mercados. quanto ao futuro do projecto na conjuntura de crise política, zorrinho afirmou ao negócios que o mobi.e "foi e será uma prioridade sempre de governos que sejam liderados pela actual força maioritária".
Re: Mobi-E
Enviado: quinta mar 31, 2011 11:57 am
por Volt
há mais de 150 certamente. tenho impressão que edp entregou (há dois anos) mais do que isso em chaves das wattdrives. já para não falar do erro clamoroso que é uma notícia sobre motas eléctricas não incluir a sua maior referência mundial... enfim.
Re: Mobi-E
Enviado: quinta mar 31, 2011 12:02 pm
por e_bike
só falam da bereco nem sequer se deram ao trabalho de investigar as outras marcas.
é sempre assim com os jornalistas, mandam estagiários fazer trabalhos à pressa.
a culpa também é da acap que não distingue entre vendas de eléctricas e ci.
Re: Mobi-E
Enviado: quinta mar 31, 2011 12:26 pm
por zointz
era importante, estes comentários serem colocados no jornal de negócios.
Re: Mobi-E
Enviado: quinta mar 31, 2011 12:49 pm
por mauri
zointz Escreveu:era importante, estes comentários serem colocados no jornal de negócios.
e comentários podem ser colocados por qualquer um a seguir à notícia, o que é relevante.
Re: Mobi-E
Enviado: quinta mar 31, 2011 1:05 pm
por BondadeSua
volt Escreveu:há mais de 150 certamente. tenho impressão que edp entregou (há dois anos) mais do que isso em chaves das wattdrives. já para não falar do erro clamoroso que é uma notícia sobre motas eléctricas não incluir a sua maior referência mundial... enfim.
pelo que se vê por cá, de participantes e inscritos no fórum proprietários de ve (2 rodas), esse número já deve ter sido atingido. provavelmente, estes , nem chegam a ser 30% de todo o universo dos ve (2 rodas).
será que as restantes marcas, não podem indicar quantos transaccionaram só em 2010?
bondadesua
Re: Mobi-E
Enviado: quinta mar 31, 2011 9:04 pm
por tavares
as próprias marcas parece que teem medo de divulgar números, e fora as marcas há ainda as motas compradas por importação directa pelos utilizadores , se calhar através do imtt saber-se-á quantos ve´s estão matriculados.
Re: Mobi-E
Enviado: sexta abr 01, 2011 11:27 am
por hmma
pois, também não percebo essa "resistência" dos fornecedores/revendedores/distribuidores de publicitarem isso. acho que ninguém assinou nenhum contrato de confidencialidade quando comprou o ve, e em qualquer ramo da industria são divulgadas as estatísticas de vendas.
orlando, eduardo e outros... cheguem-se à frente !!
Re: Mobi-E
Enviado: sexta abr 01, 2011 4:20 pm
por O_volt
e_bike Escreveu:só falam da bereco nem sequer se deram ao trabalho de investigar as outras marcas.
é sempre assim com os jornalistas, mandam estagiários fazer trabalhos à pressa.
a culpa também é da acap que não distingue entre vendas de eléctricas e ci.
eu informei de imediato o jornalista dos nossos números de 2010 e para ele rectificar e repôr a verdade!
agora que a acap deixa a desejar, deixa...
quem tiver curiosiade, vá ao autoinforma.pt
Re: Mobi-E
Enviado: sexta abr 01, 2011 7:42 pm
por O_volt
falando de vendas, outra questão:
há por aqui 2 ou 3 utilizadores que têm carros convertidos... sem falar dos quadriciclos tipo tazzari e companhia!!!!
como vão eles poder aderir à rede mobi-e? qual o modo? o 3?
Re: Mobi-E
Enviado: sábado abr 02, 2011 11:09 am
por celsomenaia
antes de mais, cumprimentos a toda a gente
existe aqui uma grande confusão acerca dos modos de carregamento, como estou a acompanhar a adaptação das normas posso clarificar o assunto.
exitem 4 modos de carregamento
modo 1 - ligação do veiculo eléctrico à rede electrica utilizando tomadas normalizadas, ou seja tomadas shuko ou cee
modo 2 - sistema que permite ligar um veiculo com modo 3 de carregamento a modo 1, por meio de iccb (in-cable control box)
modo 3 - ligação especifica para ve com modo 3 de carregamento, tomada/ficha inclui comunicação para aumentar a segurança
modo 4 - carregamento rápido em dc ( carga rapida ), até ver utiliza-se a norma da chademo
resumindo, todos os pontos de carregamento "lento" da mobi.e são modo 1 equipados com uma tomada cee, para os carros electricos (leaf, imiev, i-on,etc) que tem duas tomadas uma para modo 4 e outra para modo 3, por isso é que necessitam de uma "caixa electronica" no cabo, os carros electricos estão a carregar em modo 2
no futuro, assim que se decidirem qual conector a adoptar para o modo 3 , os pontos de carregamento serão modo 3 para os carros, e existirá carregadores modo 1 para as motas e ciclomotores
assim sendo para jã não existe qualquer impedimento para o carregamento de qualquer veiculo eléctrico nos pontos de carga "lentos" existentes, apenas tem que arranjar um adaptados cee, e o cartão está claro
a meu ver os senhores e senhoras da mobi.e apenas sabem falar e mesmo assim não muito bem.
cumprimentos a todos
Re: Mobi-E
Enviado: sábado abr 02, 2011 11:32 am
por e_bike
finalmente alguém que explica isto em "português"!
obrigado celso.
nós já tinhamos percebido que isso do modo3 era treta. afinal eles apenas querem impedir as motas de usar o estacionamento dos carros. é o lobby dos construtores, emel (no caso de lisboa), e mobi.e a impor as regras.
resta-nos esperar pelos pontos para motas e pelos cartões a pagar, para finalmente podermos usar o mobi.e livremente.
Re: Mobi-E
Enviado: sábado abr 02, 2011 11:45 am
por Seal
eu dei a ideia de enviarem os cartões à malta e activá-los no dia em que colocassem o 1º ponto de carga para motos.
para revelarem boas intenções e para um pouco de pressão obviamente.
vamos ver...
Re: Mobi-E
Enviado: quinta abr 14, 2011 9:22 am
por MH_electric
seal Escreveu:eu dei a ideia de enviarem os cartões à malta e activá-los no dia em que colocassem o 1º ponto de carga para motos.
para revelarem boas intenções e para um pouco de pressão obviamente.
vamos ver...
não me parece que seja suficiente... a coisa é mais de politiquice, de loby ou lóbi
eu em particular desde o inicio do ano, quando decidi comprar a mota, que tenho andado a chateá-los...
Re: Mobi-E
Enviado: quinta abr 14, 2011 6:04 pm
por eucurto
Re: Mobi-E
Enviado: segunda abr 18, 2011 11:34 pm
por O_volt
hoje foi a vez do electric tour em leiria.
gostei muito do peugeot.
consegui falar com uma responsável do mobi-e que afirmou: o carregamento das motas é perigoso e que nós já estavamos servidos, pois podíamos carregar em casa. segundo ela, eles tinham que arranjar era uma solução para os carros.
malta não se esqueçam, para a semana é em santarém e depois em coimbra. é preciso não fazer esquecer a estes senhores que nós existimos!!!
Re: Mobi-E
Enviado: segunda abr 18, 2011 11:52 pm
por jmal
o_volt Escreveu:hoje foi a vez do electric tour em leiria.
gostei muito do peugeot.
consegui falar com uma responsável do mobi-e que afirmou: o carregamento das motas é perigoso e que nós já estavamos servidos, pois podíamos carregar em casa. segundo ela, eles tinham que arranjar era uma solução para os carros.
malta não se esqueçam, para a semana é em santarém e depois em coimbra. é preciso não fazer esquecer a estes senhores que nós existimos!!!
pois, mas parece que eles querem que nós os esqueçamos.....