Nuclear
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Re: Nuclear
jmal, desde quando é que uma bateria é comparada pela potência? esse valor não diz nada, é relativo. para termos ideia da capacidade de uma bateria, esta tem inscrita a dita em ah. para termos ideia de potência máxima que pode dar, poderá ter indicado o valor da corrente admissível em a, por exemplo 600 a pode indicar que a bateria de 100 ah pode dar uma potência de 7,2 kw, durante 10 minutos.
exemplo:
100 ah = 100 a x 12 v = 1.200 vah = 1.200 wh = 1,2 kwh
para um carro que consome 5 lt/100 km de gasóleo, podemos considerar que, para percorrer 200 km, gasta 10 lt do gasóleo, cada 5 lt fornecem ao carro aprox. 15 kw de potência, se for durante 2 horas, são 30 kwh. para teres autonomia para estes 200 km, precisas de baterias com capacidade de 2.500 ah (25 acumuladores com 100 ah/cada, por exemplo). para carregar estas baterias em 6 horas vais ter de carregar 5 kw em cada hora, a contar com o rendimento das baterias e perdas durante o processo de carga e descarga, diria uns 75% (não sei ao certo, é só uma aproximação, podemos procurar), precisamos gastar umas 6,7 kw por cada hora. isso dá uns 460 a (6.700 w/ 14,5 v de tensão de carga) - um carregador jeitoso (os que se vendem por aí dão no máx. 10 a).
uma bateria normal deve ser carregada com corrente aprox. de 1/10 da sua capacidade, em caso de baterias com capacidade de 2.500 ah, deve ser, no máx. com uma corrente de 250 a. carregamento durante 10 horas.
se o carregamento ocorrer durante noite, em regime bi-horário, cada kwh custa 0,0614 €, 40 kwh gasta 2,456 €, sem contar com preço da potência contratada (15,37 €/mês), se for durante dia cada kwh custa 0,1132 €, 40 kwh gasta 4,528 €.
cada bateria de 100 ah pesa uns 30 kg, 25 pesam 750 kg.
portanto penso que nem tudo nos ve são rosas, é preciso pensar nestes pormenores e resolver alguns problemas relacionados, incluindo o reforço da rede eléctrica. se um carro precisar de 40 kwh/dia ou noite, 10.000 carros vai precisar 400.000 kwh/dia, isso corresponde 16.667 kw de potência durante 24 horas (corresponde a um central hídrica com potência instalada de 112 mw e produção de 146 gwh/ano), sem considerar as perdas de transmissão, etc.... portanto 10 novas centrais hídricas lançadas pelo governo terão potência instalada de 1.096 mw, produção anual de 1.432 gwh/ano, dá para abastecer 100.000 carros eléctricos, mais coisa menos coisa.....
quantos carros eléctricos serão fabricados por ano e quantos serão realmente vendidos? com o endividamento actual das famílias, quantas terão possibilidade de substituir o seu carro?
para comparar - uma eólica de 500 kw produz uns 1,5 gwh/ano, por dia 4.110 kwh, dá para abastecer uns 10 carros eléctricos considerados acima...... tentem manter os pés no chão.....
exemplo:
para um carro que consome 5 lt/100 km de gasóleo, podemos considerar que, para percorrer 200 km, gasta 10 lt do gasóleo, cada 5 lt fornecem ao carro aprox. 15 kw de potência, se for durante 2 horas, são 30 kwh. para teres autonomia para estes 200 km, precisas de baterias com capacidade de 2.500 ah (25 acumuladores com 100 ah/cada, por exemplo). para carregar estas baterias em 6 horas vais ter de carregar 5 kw em cada hora, a contar com o rendimento das baterias e perdas durante o processo de carga e descarga, diria uns 75% (não sei ao certo, é só uma aproximação, podemos procurar), precisamos gastar umas 6,7 kw por cada hora. isso dá uns 460 a (6.700 w/ 14,5 v de tensão de carga) - um carregador jeitoso (os que se vendem por aí dão no máx. 10 a).
uma bateria normal deve ser carregada com corrente aprox. de 1/10 da sua capacidade, em caso de baterias com capacidade de 2.500 ah, deve ser, no máx. com uma corrente de 250 a. carregamento durante 10 horas.
se o carregamento ocorrer durante noite, em regime bi-horário, cada kwh custa 0,0614 €, 40 kwh gasta 2,456 €, sem contar com preço da potência contratada (15,37 €/mês), se for durante dia cada kwh custa 0,1132 €, 40 kwh gasta 4,528 €.
portanto penso que nem tudo nos ve são rosas, é preciso pensar nestes pormenores e resolver alguns problemas relacionados, incluindo o reforço da rede eléctrica. se um carro precisar de 40 kwh/dia ou noite, 10.000 carros vai precisar 400.000 kwh/dia, isso corresponde 16.667 kw de potência durante 24 horas (corresponde a um central hídrica com potência instalada de 112 mw e produção de 146 gwh/ano), sem considerar as perdas de transmissão, etc.... portanto 10 novas centrais hídricas lançadas pelo governo terão potência instalada de 1.096 mw, produção anual de 1.432 gwh/ano, dá para abastecer 100.000 carros eléctricos, mais coisa menos coisa.....
quantos carros eléctricos serão fabricados por ano e quantos serão realmente vendidos? com o endividamento actual das famílias, quantas terão possibilidade de substituir o seu carro?
para comparar - uma eólica de 500 kw produz uns 1,5 gwh/ano, por dia 4.110 kwh, dá para abastecer uns 10 carros eléctricos considerados acima...... tentem manter os pés no chão.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
mas tens de admitir que o nuclear cria um novo problema pois o nuclear também não é só rosas... onde vamos fazer o armazenamentos dos resíduos! ou não me digas que no mar é uma solução!!! nem uma montanha revestida de chumbo dura para sempre e mais os resíduos não ficam cá a fazer nos mal ficam sim é para as futuras gerações que com certeza vão agradecer imenso esta iniciativa...
hynek não me leves a mal mas também tu tens de ter os pés na terra pois todas as energias tem o seu senão e a nuclear quer queiras ou não tem um bem grande! não é empurra o problema para países mais pobres que vão resolver o problema pois ele acaba por vir novamente ter connosco!
eu sou só 1 dos 10.000.000 de portugueses mas nunca deixaria um governo seja qual for decidir por mim tal matéria!
hynek não me leves a mal mas também tu tens de ter os pés na terra pois todas as energias tem o seu senão e a nuclear quer queiras ou não tem um bem grande! não é empurra o problema para países mais pobres que vão resolver o problema pois ele acaba por vir novamente ter connosco!
eu sou só 1 dos 10.000.000 de portugueses mas nunca deixaria um governo seja qual for decidir por mim tal matéria!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Staff Member
20 kw x 80% = 16 kw (autonomia 100 km para um carro pequeno)jmal Escreveu:ainda em relação ao miev e para finalizar o off-topic hlopes, tens de ler um pouco mais sobre ev's, já disse mais vezes atrás que os ev's do futuro não utilizam baterias de chumbo, e portanto esses 80 % de eficiência não sei ao que se referem, o miev tem 20 kw de baterias de lítio, carrega até aos 80% entre 5 - 7 horas numa tomada de 15 amps 220v e de 20-25 minutos numa tomada de 50kw.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &sk=t&sd=a
http://media.mitsubishi-motors.com/pres ... l1533.html
portanto alguém tem de informar esse consultor que vende gasolina, as verdades, e já agora hlopes, antes de postares informação com dados errados, que já não é a primeira vez, devias verificar as fontes de informação e indica-las por aqui.
220 v x 15 a x 0,9 (cos fí - factor de potência) = 2,97 kw
2,97 kw x 5 horas = 14,85 kwh - não me parece
2,97 kw x 6 horas = 17,82 kwh - melhor
2,97 kw x 7 horas = 20,79 kwh - o mais provável
tomada 50 kw => 20 min = 0,33 hora => 151,5 kw
151,5 kw => 765 a (aos 220 v), 10.448 a aos 14,5 v, 3.156 a aos 48 v (um cabo para aguentar essa corrente terá de ter uma secção de uns 70 mm2, quase 10 mm de diâmetro.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Administrador
como explicas a existencia de citroen saxo, citroen berlingo, peugeot 106, peugeot partner, entre outros todos usam essa mesma tecnologia e sim são carregados em casa numa tomada normal e nada mais que a potencia usual contratada 27.6kva!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Staff Member
devem ter valores de potência/autonomia diferentes do caso considerado....serges Escreveu:como explicas a existencia de citroen saxo, citroen berlingo, peugeot 106, peugeot partner, entre outros todos usam essa mesma tecnologia e sim são carregados em casa numa tomada normal e nada mais que a potencia usual contratada 27.6kva!
potencia usual contratada 27.6kva!???? - deves estar enganado, essa não é uma potência usual
eu tenho potência contratada de 6,9 kva, uns 30 a
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Administrador
tens razão é a conta do condomínio que tive como referencia!
a minha de casa é de 3.45kva
no entanto os eléctricos que existem dão e sobram para as necessidades usuais e posso te mostrar mais uns quantos com potencias idênticas ao do miev e não necessitam de mais potencia contratada e não necessitam de tomadas especificas nem de cabos de 70mm2 e sim existem só não cá em pt, exemplo suíça!
a minha de casa é de 3.45kva
no entanto os eléctricos que existem dão e sobram para as necessidades usuais e posso te mostrar mais uns quantos com potencias idênticas ao do miev e não necessitam de mais potencia contratada e não necessitam de tomadas especificas nem de cabos de 70mm2 e sim existem só não cá em pt, exemplo suíça!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
- Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
constituição da república
(…) artigo 115.º
(referendo)
1. os cidadãos eleitores recenseados no território nacional podem ser chamados a pronunciar-se directamente, a título vinculativo, através de referendo, por decisão do presidente da república, mediante proposta da assembleia da república ou do governo, em matérias das respectivas competências, nos casos e nos termos previstos na constituição e na lei.
2. o referendo pode ainda resultar da iniciativa de cidadãos dirigida à assembleia da república, que será apresentada e apreciada nos termos e nos prazos fixados por lei.
(…)
não autorizo alguém e mto menos politico, que tome a opção nuclear por mim. è muito mais importante que a regionalização e o aborto clandestino.
a capacidade técnica dos politicos e dos seus acessores deixa mto a desejar, mtas vezes são primos, sobrinhos ou rapaziada dos lobyes dos poiantes financeiros cuja contratação serve como mero pagamento de favores e donativos para campanhas.
se há tecnicos de igual credenciação que são contra e a favor do nuclear sem conseguirem chegar a um única conclusão, porque raio hei-de eu delegar a minha decisão/opção.
façamos um referendo, e que ganhe mesmo a maioria.
pelo menos esta discussão tem a utilidade de nos preparamos para requerer o referendo, se necessário.
(…) artigo 115.º
(referendo)
1. os cidadãos eleitores recenseados no território nacional podem ser chamados a pronunciar-se directamente, a título vinculativo, através de referendo, por decisão do presidente da república, mediante proposta da assembleia da república ou do governo, em matérias das respectivas competências, nos casos e nos termos previstos na constituição e na lei.
2. o referendo pode ainda resultar da iniciativa de cidadãos dirigida à assembleia da república, que será apresentada e apreciada nos termos e nos prazos fixados por lei.
(…)
não autorizo alguém e mto menos politico, que tome a opção nuclear por mim. è muito mais importante que a regionalização e o aborto clandestino.
a capacidade técnica dos politicos e dos seus acessores deixa mto a desejar, mtas vezes são primos, sobrinhos ou rapaziada dos lobyes dos poiantes financeiros cuja contratação serve como mero pagamento de favores e donativos para campanhas.
se há tecnicos de igual credenciação que são contra e a favor do nuclear sem conseguirem chegar a um única conclusão, porque raio hei-de eu delegar a minha decisão/opção.
pelo menos esta discussão tem a utilidade de nos preparamos para requerer o referendo, se necessário.
-
- Staff Member
tu não és ninguém (nem eu) para poderes delegar ou não uma decisão desta importância. se leste bem, está lá escrito que "podem, poderá", etc.... as decisões estratégicas tem de ser tomadas, sempre haverá quem discordará.... um perito tem muito mais capacidade de decidir que tu ou eu. aqui só conversamos sobre esta possibilidade, eu estou a favor, tu estás contra. nada mais nem menos.fernando pereira Escreveu:constituição da república
(…) artigo 115.º
(referendo)
(…)
se pensas que a nossa democracia é tão incompetente e corrupta, pega numa metralhadora e vai limpar essa pocilga.
volto lembrar, se o nuclear funciona bem noutros países, funcionará aqui também.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
hynek,mais uma vez, estamos a falar de baterias de litio, não de chumbo, uma bateria de lítio de 3.6 volts 100 ah, pesa cerca de 3 kilos, pelos meus calculos este veículo deve ter cerca de 90 baterias de 3.6volts 60 amperes cada, o que deve prefazer cerca de 180 kilos de baterias, e estas têm cerca de 95% de eficiencia na carga, o que quer dizer que as tuas contas estão todas erradas.hynek Escreveu:jmal, desde quando é que uma bateria é comparada pela potência? esse valor não diz nada, é relativo. para termos ideia da capacidade de uma bateria, esta tem inscrita a dita em ah. para termos ideia de potência máxima que pode dar, poderá ter indicado o valor da corrente admissível em a, por exemplo 600 a pode indicar que a bateria de 100 ah pode dar uma potência de 7,2 kw, durante 10 minutos.
exemplo:
e já agora 5 litros de gasolina são 12 kw * 5 = 60 kw para 100 quilometros, não sei o que pensar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Staff Member
não tenho tempo para procurar os valores para baterias de lítio, fica para mais tarde, só fiz as contas para baterias de chumbo, quanto ao peso, tempo de carga, etc..., claro que as características das de lítio devem ser muito melhores.jmal Escreveu:
hynek,mais uma vez, estamos a falar de baterias de litio, não de chumbo, uma bateria de lítio de 3.6 volts 100 ah, pesa cerca de 3 kilos, pelos meus calculos este veículo deve ter cerca de 90 baterias de 3.6volts 60 amperes cada, o que deve prefazer cerca de 180 kilos de baterias, e estas têm cerca de 95% de eficiencia na carga, o que quer dizer que as tuas contas estão todas erradas.
e já agora 5 litros de gasolina são 12 kw * 5 = 60 kw para 100 quilometros, não sei o que pensar.
quanto à energia, para poder consumir, tem de ser carregada. não haverá grandes diferenças.
agora para obter 12 kw de cada litro de gasolina, não é de certeza num motor de combustão interna. estes motores têm algo como 25% a 30% de rendimento, o resto é calor. portanto se conseguires mais energia para movimentar qualquer coisa, deve ser um milagre. basta leres as características dos geradores portáteis à gasolina - quanto gasta para produzir 1 kwh. nos geradores diesel (tem maior rendimento que as de gasolina) o valor anda perto de 220 g/kwh ou seja 0,26 lt/kwh.
....sinceramente, não sei o que pensar.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro Platinium
hynek Escreveu:não tenho tempo para procurar os valores para baterias de lítio, fica para mais tarde, só fiz as contas para baterias de chumbo, quanto ao peso, tempo de carga, etc..., claro que as características das de lítio devem ser muito melhores.jmal Escreveu:
hynek,mais uma vez, estamos a falar de baterias de litio, não de chumbo, uma bateria de lítio de 3.6 volts 100 ah, pesa cerca de 3 kilos, pelos meus calculos este veículo deve ter cerca de 90 baterias de 3.6volts 60 amperes cada, o que deve prefazer cerca de 180 kilos de baterias, e estas têm cerca de 95% de eficiencia na carga, o que quer dizer que as tuas contas estão todas erradas.
quanto à energia, para poder consumir, tem de ser carregada. não haverá grandes diferenças.
agora para obter 12 kw de cada litro de gasolina, não é de certeza num motor de combustão interna. estes motores têm algo como 25% a 30% de rendimento, o resto é calor. portanto se conseguires mais energia para movimentar qualquer coisa, deve ser um milagre. basta leres as características dos geradores portáteis à gasolina - quanto gasta para produzir 1 kwh. nos geradores diesel (tem maior rendimento que as de gasolina) o valor anda perto de 220 g/kwh ou seja 0,26 lt/kwh.
....sinceramente, não sei o que pensar.....
quanto ás baterias de litio são melhores em todos os aspectos, peso, duração, eficiência de carga e descarga, e se estamos a fazer comparações temos de ser justos, não vamos dar vantagem a nenhuma delas, portanto 0.26 são 3.12 kw de energia, e 1 kwh / 3.12 kwh = 32 %, portanto a diferença para os 25-30 % de rendimento será a quebra do rendimento do alternador que ronda os 90% e tens a conta certa.
agora para acabar o off-topico, fazer contas de baterias de chumbo para um veículo que utiliza baterias de chumbo, deve ser a mesma coisa que comparar um veículo com motor a gasoleo de á 50 anos atrás com os de agora.
Cumps Inovadores
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ...
quanto ao tema do topico..(que até nem acho que seja alternativo ou renovavel) até que estejam esgotadas todas as possibilidades de geração de energia por via natural ou ambientalmente equilibradas e sem conhecimento de um tratamento seguro e eficaz dos residuos de uma central nuclear sou completamente contra a implementação/instalação de uma central nuclear em portugal..assim como sou contra as que existem pelo mundo fora exactamente pelos mesmos motivos..meramente pessoais claro..
quando..e acredito que sim..venha a ser descoberto o tal tratamento 100% seguro dos residuos.."aceitarei" (entre aspas porque não será nos seculos mais proximos) de bom grado essa solução..
abraços
[***************]
em relação ao paragrafo que sublinhei a importancia dos factores é incomparavel..por acaso..ou nem por isso..vivo numa região onde soe dizer-se (e perdoem-me a expressão) isso é comparar o olho do ku com a feira de castro..fernando pereira Escreveu:constituição da república
(…) artigo 115.º
(referendo)
(…)
quanto ao tema do topico..(que até nem acho que seja alternativo ou renovavel) até que estejam esgotadas todas as possibilidades de geração de energia por via natural ou ambientalmente equilibradas e sem conhecimento de um tratamento seguro e eficaz dos residuos de uma central nuclear sou completamente contra a implementação/instalação de uma central nuclear em portugal..assim como sou contra as que existem pelo mundo fora exactamente pelos mesmos motivos..meramente pessoais claro..
quando..e acredito que sim..venha a ser descoberto o tal tratamento 100% seguro dos residuos.."aceitarei" (entre aspas porque não será nos seculos mais proximos) de bom grado essa solução..
abraços
[***************]
-
- Staff Member
as contas foram feitas para entender quanta energia é necessária para movimentar o carro com determinadas características, mais, onde se pode adquirir essa energia e como poderá ser isso feito. o assunto das baterias é completamente secundário.
se vais continuar fugir ao que realmente interessa e só questionar o irrelevante, nunca nos vamos entender. agradecia uma troca de ideias justa, baseada nos factos.
já sabes então quanta energia de 1 litro de gasolina podes aproveitar para movimentar o carro? de certeza que não é 12 kw. potência é dada em kw, energia em kwh. respeita os conceitos básicos para não haver mal-entendimentos.
já agora, há quem questiona as novas barragens. onde é que se vai buscar a energia? compra-se à frança e espanha? não será eticamente questionável para alguns usar energia nuclear?
se vais continuar fugir ao que realmente interessa e só questionar o irrelevante, nunca nos vamos entender. agradecia uma troca de ideias justa, baseada nos factos.
já sabes então quanta energia de 1 litro de gasolina podes aproveitar para movimentar o carro? de certeza que não é 12 kw. potência é dada em kw, energia em kwh. respeita os conceitos básicos para não haver mal-entendimentos.
já agora, há quem questiona as novas barragens. onde é que se vai buscar a energia? compra-se à frança e espanha? não será eticamente questionável para alguns usar energia nuclear?
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Administrador
hynek tens de dar o braço a torcer está a comparar tecnologia ultrapassada ao que dá contas incorrectas, convém fazer contas com o que existe agora e não o que existia a 50 anos, já que se assim for tens de rever o rendimentos dos ci é inferior a 20% ao que não é agora!
pois um veiculo a baterias de lithium tem um gasto de 10 a 15kwh o que acho muito pouco e de certeza que 1000 ve não necessitam de uma central nuclear para os alimentar!
pois um veiculo a baterias de lithium tem um gasto de 10 a 15kwh o que acho muito pouco e de certeza que 1000 ve não necessitam de uma central nuclear para os alimentar!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Staff Member
penso que a questão não é comparação das tecnologias, usei o raciocínio para fazer estas contas, nem sei se é assim que se fazem. fiz esta demonstração para entender melhor as disponibilidades e necessidades.serges Escreveu:hynek tens de dar o braço a torcer está a comparar tecnologia ultrapassada ao que dá contas incorrectas, convém fazer contas com o que existe agora e não o que existia a 50 anos, já que se assim for tens de rever o rendimentos dos ci é inferior a 20% ao que não é agora!
gosto e apoio a ideia dos ve, estou a pensar construir um cart eléctrico para filhos, só para exercitar.... mas penso que 1000 ve não resolve problema nenhum, tem de ser dezenas milhares por ano, aí já é que devemos preocupar-nos como vamos alimentá-los. penso que a maioria das pessoas no seu dia-dia precisa de autonomia menos de 50 km. para isso as contas poderão ser mais leves e soluções menos complexas.
li no jornal do lidl sobre os ve, aquele modelo pivo2 é uma aberração muito feia. penso que basta aproveitar a carroçaria dos modelos actuais e adaptar ao estilo do tozé. isso resolve 50% dos problemas existentes.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ...
de facto soluções do genero da do tozerrvm são..do meu ponto de vista..as mais adequadas no presente..e de uma penada resolvem duas questões..gostaria é de saber se existem incentivos a juzante (a montante discordo por exemplos noutras areas) para quem levar a cabo transformações daquele genero contribuindo assim para um ambiente mais limpo e uma melhor independencia energetica..já que pelo que me foi possivel aperceber o montante em causa não é tão irrisorio quanto isso..e estou convicto de que ele não contabilizou as horas de pesquisa e trabalho..
abraços
[***************]
de facto soluções do genero da do tozerrvm são..do meu ponto de vista..as mais adequadas no presente..e de uma penada resolvem duas questões..gostaria é de saber se existem incentivos a juzante (a montante discordo por exemplos noutras areas) para quem levar a cabo transformações daquele genero contribuindo assim para um ambiente mais limpo e uma melhor independencia energetica..já que pelo que me foi possivel aperceber o montante em causa não é tão irrisorio quanto isso..e estou convicto de que ele não contabilizou as horas de pesquisa e trabalho..
abraços
[***************]
Última edição por visitante em terça jul 22, 2008 4:52 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Platinium
se as contas estão mal feitas não se chega a conclusão nenhuma certo.hynek Escreveu:as contas foram feitas para entender quanta energia é necessária para movimentar o carro com determinadas características, mais, onde se pode adquirir essa energia e como poderá ser isso feito. o assunto das baterias é completamente secundário.
não estou a fugir ao que realmente interessa, simplesmente não estou a perceber a relevância desses factos, um simples aerogerador de 3 mw consegue carregar 142 miev numa hora, se daqui a 10 anos houver cerca de 10.000 carros destes a circular nas estradas, precisamos de meia dúzia de aerogeradores para carregar todos os carros num dia.
kw é potência, kwh é a energia consumida durante 1 hora, então quer dizer que um aparelho que 12kw e sempre nesta potência, ao fim de 1 hora consumiu 12 kw. ou seja, isto faz confusão porque é impensável que um motor com 20 % de eficiência que consuma 1 litro de gasolina por hora tenha cerca de 12kw * 20 % = 2.4 kw * 0.74 = 3.2 cavalos. daí a confusão que se faz.
Cumps Inovadores
-
- Membro Silver
- Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
(…) a opção nuclear por mim. è muito mais importante que a regionalização e o aborto clandestino.
isso é comparar o olho do ku com a feira de castro.. pois bem, [***************] a sua kubeça é livre de opinar, de preferência com boa educação.
a comparação é perfeitamente legitima, principalmente em relação à regionalização. è importante que seja uma opção indiscutivelmente democrática e nem sempre as maiorias tem legitimidade democrática, devido á elevada abstenção.
independentemente dos costumes e culturas regionais, nunca alguém deveria de ter a arrogância de que milhares ou milhões de alguéns não devam ter o direito á opinião e ao exercício dos seus direitos, inclusive o de requerer um referendo á assembleia de república, inclusive os defensores da opção nuclear.
isso é comparar o olho do ku com a feira de castro.. pois bem, [***************] a sua kubeça é livre de opinar, de preferência com boa educação.
a comparação é perfeitamente legitima, principalmente em relação à regionalização. è importante que seja uma opção indiscutivelmente democrática e nem sempre as maiorias tem legitimidade democrática, devido á elevada abstenção.
independentemente dos costumes e culturas regionais, nunca alguém deveria de ter a arrogância de que milhares ou milhões de alguéns não devam ter o direito á opinião e ao exercício dos seus direitos, inclusive o de requerer um referendo á assembleia de república, inclusive os defensores da opção nuclear.
-
- Staff Member
- as contas estão feitas com rigor suficiente para este nível de debate, não te preocupesjmal Escreveu:
se as contas estão mal feitas não se chega a conclusão nenhuma certo.
não estou a fugir ao que realmente interessa, simplesmente não estou a perceber a relevância desses factos, um simples aerogerador de 3 mw consegue carregar 142 miev numa hora, se daqui a 10 anos houver cerca de 10.000 carros destes a circular nas estradas, precisamos de meia dúzia de aerogeradores para carregar todos os carros num dia.
kw é potência, kwh é a energia consumida durante 1 hora, então quer dizer que um aparelho que 12kw e sempre nesta potência, ao fim de 1 hora consumiu 12 kw. ou seja, isto faz confusão porque é impensável que um motor com 20 % de eficiência que consuma 1 litro de gasolina por hora tenha cerca de 12kw * 20 % = 2.4 kw * 0.74 = 3.2 cavalos. daí a confusão que se faz.
- um simples aerogerador de 3 mw - já viste um bicho deste de perto? não tem nada de simples e aposto contigo que não carrega os 142 miev (http://en.wikipedia.org/wiki/miev) numa hora, isso só seria possível se o vento soprar constantemente acima de 12,5 m/s. uma eólica desta atinge, em condições climatéricas de portugal, uma média de 1.000 kw, portanto tens de reduzir os mievs carregados numa hora para 50. durante dia todo serão 1.200.
- se daqui a 10 anos houver só 10.000 ve, será muito mau. não terá impacto necessário. para isso não valerá pena investir numa rede de abastecimento. significará que vamos continuar poluir com combustível fóssil. daqui a 10 anos tem de haver pelo menos 100.000 carros ve, se houver mais, melhor.
- deixa os cv à parte, para não criar confusão ainda maior. um carro que consome 5 lt/100 km aproveita a energia de 15 kwh para se deslocar os mencionados 100 km numa hora, a potência é, claro, variável. se continuares fazer cálculos sem entrar com rendimentos, produtibilidade ou outras variáveis, será sempre propício à confusão. quando dizes a, tens dizer também b, senão alguém poderá ficar com ideia de manipulação dos factos.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro Platinium
hynek Escreveu:- as contas estão feitas com rigor suficiente para este nível de debate, não te preocupesjmal Escreveu:
se as contas estão mal feitas não se chega a conclusão nenhuma certo.
- um simples aerogerador de 3 mw - já viste um bicho deste de perto? não tem nada de simples e aposto contigo que não carrega os 142 miev (http://en.wikipedia.org/wiki/miev) numa hora, isso só seria possível se o vento soprar constantemente acima de 12,5 m/s. uma eólica desta atinge, em condições climatéricas de portugal, uma média de 1.000 kw, portanto tens de reduzir os mievs carregados numa hora para 50. durante dia todo serão 1.200.
- se daqui a 10 anos houver só 10.000 ve, será muito mau. não terá impacto necessário. para isso não valerá pena investir numa rede de abastecimento. significará que vamos continuar poluir com combustível fóssil. daqui a 10 anos tem de haver pelo menos 100.000 carros ve, se houver mais, melhor.
- deixa os cv à parte, para não criar confusão ainda maior. um carro que consome 5 lt/100 km aproveita a energia de 15 kwh para se deslocar os mencionados 100 km numa hora, a potência é, claro, variável. se continuares fazer cálculos sem entrar com rendimentos, produtibilidade ou outras variáveis, será sempre propício à confusão. quando dizes a, tens dizer também b, senão alguém poderá ficar com ideia de manipulação dos factos.
então que rigor têm as contas, utilizas-te valores para baterias de chumbo quando o carro vai utilizar baterias de lítio, não entendo.
em relação ao aerogerador de 3mw, tenho bem perto de mim cerca de 36 deles e mais 12 de 5mw, ou seja ainda maiores, são bem grandes, nestes dias de calor que tem havido menos vendo estão parados pela manha, e pelas 14h-15h começa a haver vento suficiente para a produção, como já foi mostrado noutro tópico, estes geradores começam a produzir com ventos a partir de 3 ms e atingem o pico a cerca de 15 ms http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=27&t=7567 .
quanto ao veículo se consome 15 kw para 100 kilometros, quer dizer que desperdiçou 45 kw em calor, atrito e perdas mecânicas entre outras, a única vantagem de num motor ci é o seu combustivel que além de barato é extremamente denso, tem cerca de 100 vezes mais de densidade energética que as melhores baterias de hoje em dia, só em óleos filtros e outras cenas do género é um desperdício de recursos muito grande.
hynek, eu não gosto de manipular dados, tanto que é por isso que vos alerto, estão a usar dados que não correspondem à realidade, essa de usar dados de baterias de chumbo para cálculos de baterias de lítio é uma delas, mas como sempre estou aqui para aprender e para ensinar o pouco que sei.
Cumps Inovadores