A minha Super-ZEV

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por jmap »

Volt Escreveu:jmap, o The Laird não queimou o carregador com uma das experiências com o novo software dele? Já há muito que não acompanho os avanços disso... Não sei como ficou. Mas eu não estava a pensar meter-me nisso. Perderia a garantia e, neste momento, até acho que o melhor é vender a minha ZEV. Por enquanto, se a vender, ainda recebo mais do que devo ao banco no Leasing. E tenho pena de a ter parada...

:-).
Não sei, apenas me disseram que ele já tinha um software muito testado. Dá uma olhada (eu ainda não vi exaustivamente):
http://visforvoltage.org/forum/11528-iv ... tells-lies
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Volt Escreveu:MH, comprei na http://www.locatis.eu" onclick="window.open(this.href);return false; há um "tempão". Acho que coloquei isso no DB d'A minha ZEV. Custou entre 50 a 60 euros e aconselho. Vale o preço.

jmap, o The Laird não queimou o carregador com uma das experiências com o novo software dele? Já há muito que não acompanho os avanços disso... Não sei como ficou. Mas eu não estava a pensar meter-me nisso. Perderia a garantia e, neste momento, até acho que o melhor é vender a minha ZEV. Por enquanto, se a vender, ainda recebo mais do que devo ao banco no Leasing. E tenho pena de a ter parada...

É só porque queres :twisted: :twisted: :twisted:
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Pronto, tens razão. Nem sequer tive de a meter à venda. Surgiu uma proposta boa e já está na garagem esperando que o novo dono a venha buscar. Darei mais pormenores no DB dela. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Mensagem por joseneves »

viva,

O volt escreveu...Mas nem imaginas as saudades que tenho das NiMH. O comportamento era mais estável... O lítio precisa mesmo de equalização! A autonomia desce muito se não a fizer e a previsão de carga, nos últimos fôlegos, é má. De tal forma que, um caminho em que gasto 4 ou 5 barras quando arranco de carga cheia, pode significar gastar as 6 ou 7 últimas barras e obrigar a regressar a ritmo de sff*.

SFF*: Ritmo de "dá-licença-que-chegue-a-casa-sem-corte-menina-Super-ZEV", se-faz-favor

Estas contente com a super - zev, o litio compensa?Esses ultimos folegos, estamos a falar /ao fim /de qt kilometros surge....

cumprimentos

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Claro que estamos a falar de uma quilometragem que é praticamente inatingível para as NiMH de 3.75kWh. :-). Mas as NiMH são mais estáveis. Com as NiMH sei que tinha entre 50 e 60 quilómetros de autonomia com o meu andamento normal. Com o lítio, tanto posso ter 90 como descer para 70 ou até 60! Tudo depende de ter ou não a equalização feita, da temperatura ambiente (o frio sente-se mais), de ter ou não feito um carregamento grande recentemente. As de lítio também precisam de um carregamento grande de vez em quando (depois de uma descarga de mais de cerca de 80%) para terem a autonomia normalizada. As NiMH precisavam das descargas completas, mas a um ritmo menor...
Outra coisa que afecta muito a autonomia das Li+, é andar de punho trancado. No frio, andar a 100 ou andar a 110, pode fazer com que tenhamos menos 30 quilómetros de autonomia na mesma rotineira viagem... Especialmente eu, que o faço constantemente... :-D.

PS: Já fiz mais de 12 mil quilómetros na Super-ZEV. Vou em breve levá-la à oficina (desde os 8 mil que ela mostra o aviso do "encoder sujo") e tenho de ver se descubro as novas instalações da Motonova (mudaram-se para Idanha/Belas).

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

Bolas tu não páras... daqui a pouco já me alcançaste com essa... :shock:
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Pois... Realmente isto ultimamente tem sido sempre a andar. :-D. Com a mudança da minha entidade empregadora, passei a fazer 29,1+29,7 quilómetros por viagem "casa-trabalho-casa". Antigamente eram 27,7+28,6. São mais 2,5 quilómetros (58,8-56,3) a adicionar à rotina. Ora, como eu vou a Sesimbra quase todos os fins-de-semana (são mais 37,6) e, por vezes vou levar a Sandra ao trabalho dela (mais 12*4 viagens), a rotina tem sido farta. Em 151 dias de uso (dos 195 que tem), a SuperZEV leva uma média de 81 quilómetros por dia e um total de 65 euros (54 cêntimos aos 100) gastos em 12 mil e duzentos quilómetros. Foram mais de 300 carregamentos, todos apontados nesta folha.
Tenho uma média de 40,4 quilómetros entre cargas. Fiz já, calculo, 144,4 ciclos de carga. A estimativa de 1500 ciclos de 80%, fica assim, acima dos 100 mil quilómetros.

;-).

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Tenho tido bastante dificuldade em vir ao meu DB por motivos profissionais.

Muita coisa se tem passado. A SuperZEV continua a fazer quilómetros e quilómetros. Junto anexo uma foto daquelas que já há muito não se vêem por aqui. Um 1, dois 2 e três 3. :-D.

Ontem estivemos (eu e a SuperZEV) na antestreia do segundo filme do Ghostrider (se acham que o primeiro filme foi mau, acreditem que ainda é possível fazer pior :-D). Encontrei por lá o ReVoltAdo com a sua ZEV e o taberna29. Não sei se têm facebook e conseguem ver, mas meti aqui as três fotos que tirei. Também há fotos na página do Sapo que estava por lá bem acompanhado:
http://fama.sapo.pt/fotogaleria/belas-motards-em-lisboa

Anexos
S-Z@12233.3
[email protected]
IMG_1106.JPG (70.11 KiB) Visto 2679 vezes

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Já manipulei estas fotos há algum tempo, mas só hoje tive aqui um tempinho para partilhar convosco. Digam lá que não está uma beleza esta minha prenda (que a mim mesmo ofereço) na comemoração dos 200 dias da Super-ZEV (feitos este fim-de-semana).
S-Z@Sesimbra.1
[email protected]
Copy of IMG_0569.JPG (138.93 KiB) Visto 2636 vezes
S-Z@Sesimbra.2
[email protected]
Copy of IMG_0568.JPG (113.67 KiB) Visto 2636 vezes
;-).

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Ohhh, tá mau demais (not) :D :D
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Já agora, ontem tive uma prova cabal da necessidade de descargas profundas nestas baterias de lítio. Ao fim de 40 quilómetros de viagem, ainda tinha 9 das 17 barras (cerca de metade) de carga, comecei a sentir a uma ligeira diminuição na potência da mota. As barras restantes começaram a desaparecer rapidamente, de dois em dois quilómetros +/-. Quando cheguei a casa (mais uns 8 ou 9 quilómetros depois), tinha 5 barras restantes antes de desligar a mota, 0 depois de ligar novamente (desapareceram todas). Claro que ainda tinha carga para fazer alguns quilómetros, mas a mota já parecia estar a trabalhar a "meio gás". Ou seja, já não atingia velocidades acima de 100 quilómetros por hora.

Estou, assim, a planear fazer umas duas descargas profundas para "limpar" este efeito. Claro que depois de uma descarga destas o efeito atenua, mas sinto que não chega. Quando o teste estiver feito, aviso.

;-).

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Volt Escreveu:Já agora, ontem tive uma prova cabal da necessidade de descargas profundas nestas baterias de lítio. Ao fim de 40 quilómetros de viagem, ainda tinha 9 das 17 barras (cerca de metade) de carga, comecei a sentir a uma ligeira diminuição na potência da mota. As barras restantes começaram a desaparecer rapidamente, de dois em dois quilómetros +/-. Quando cheguei a casa (mais uns 8 ou 9 quilómetros depois), tinha 5 barras restantes antes de desligar a mota, 0 depois de ligar novamente (desapareceram todas). Claro que ainda tinha carga para fazer alguns quilómetros, mas a mota já parecia estar a trabalhar a "meio gás". Ou seja, já não atingia velocidades acima de 100 quilómetros por hora.

Estou, assim, a planear fazer umas duas descargas profundas para "limpar" este efeito. Claro que depois de uma descarga destas o efeito atenua, mas sinto que não chega. Quando o teste estiver feito, aviso.

;-).

Mota polaca com baterias "made in china" é o que dá. LOL

Isso não é comportamento do lítio em geral, pelo menos para quem usa a mota todos os dias, isso justificava-se se a tivesses parada durante uns dias, dou o exemplo da minha, andei com uma mota "emprestada" durante uns dias e a minha esteve na garagem nesses dias, e quando voltei a andar com ela não notava aquela potencia que estou habituado, andei meia dúzia de kms e liguei-a ao carregador rápido, em menos de 10 minutos estava carregada e a partir dai já estava com a potencia normal. Em conclusão, o que aconteceu é que parece a temperatura interna a baixar e sem uso, a "química" delas adormece um pouco, mas basta apertar um pouco com elas para ficarem normais, e já algum tempo que não faço descargas profundas e não noto qualquer quebra de potencia ou queda de autonomia quando faço +- 50 kms, que tem sido o meu máximo por carga nestes últimos tempos.

No teu caso não faço ideia do que seja, mas não acho esse comportamento normal para quem usa muito a mota, e de certo que todos os dias fazes descargas acima de 50 %, tinha alguma razão de ser se as tuas descargas diárias não fossem por exemplo abaixo de 25%.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Por acaso, eu costumo gastar apenas um terço da carga no meu dia-a-dia... Será por isso? :-|.

PS: Gasto um terço, carrego, gasto outro terço, volto a carregar...

aljesus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 13, 2011 11:23 pm

Mensagem por aljesus »

Na última foto a Super-ZEV está a reabastecer numa central a carvão?!
:twisted:

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Volt Escreveu:Por acaso, eu costumo gastar apenas um terço da carga no meu dia-a-dia... Será por isso? :-|.

PS: Gasto um terço, carrego, gasto outro terço, volto a carregar...
Testa descarregar tudo, aperta com ela e logo vês, o lítio gosta é de ação. :D
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

jmal, é o que estou a planear fazer. :-D.

aljesus, já não passa ali carvão. Antigamente havia ali um restaurante, agora é a sede de uma escola de samba. Por mim, acho que melhorou, pois em vez de carvão, há "bumbum dançante". ;-).

aljesus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 13, 2011 11:23 pm

Mensagem por aljesus »

Ahhh, sem dúvida que melhorou! :)

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

É verdade, já me estava a esquecer de relatar a viagem à nova oficina do Armando da Motonova. Fui lá mais a Super-ZEV na sexta-feira para fazer a revisão dos 12 mil, que mais não foi do que ver o Armando limpar a zona do encoder e isolar melhor o dito. O aviso no mostrador desapareceu, logicamente. Espero que seja de vez, embora eu já tenha prometido que não vou fazer 50 mil quilómetros sem ir à oficina. ;-). Apenas espero que continuem a ser visitas como esta, "de médico". :-D.

Entretanto, sei que o futurewatt foi lá hoje fazer precisamente o mesmo (limpar a zona do encoder e isolar melhor). Aparentemente, descobrimos uma situação que a Vectrix devia melhorar nos próximos modelos, o isolamento da tampa do motor (onde está o encoder).

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

Essa oficina fica em Belas? Acho que foi mudar definitivamente de oficina pois os transportes para dali e para ali não são encorajadores, uma vez que ele pede quase sempre para deixar ficar a mota...

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Pois... Ainda lhe vou dar um toque para ele perceber a mais valia que é ter uma 125 para emprestar aos clientes... :-).

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”