Boa tarde, primeiro os meus parabens pelo excelente projecto que desenvolveu...e por nos ter dado a conhecer, um projecto de respeito sem qualquer duvida.
Dito isto, eu ja ando á bastante tempo perdido em leituras disto das energias renovaveis, paines vs eolicas....custo vs beneficio...e sem duvida que nao é facil perceber tudo isto e tomar decisoes.
a minha ideia era ser eu a fazer e fazê-lo como um pouco á imagem do seu projecto e outros que aqui andam fazê-lo de forma faseada...pensar num objectivo em termos de quantidade de Watts..e montar o sistema a pensar ja nisso e posteriormente comprar painéis suficientes ate esse objectivo, penso nao ser uma ma abordagem ao assunto. Um dos grandes entraves a isto tudo para alem da questão financeira, mas como disse faz-se por fases, é que quanto mais leio os artigos aqui mais ficam com a impressao que nao tenho a capacidade necessaria para o fazer, que isto sao projectos megalómanos, e que precisamos ser profissionais electricistas com anos de experiência para realizar algo.
Eu sou um semi autodidacta, semi pois aprendi e aprendo muito como o meu pai esse sim um autodidacta no perfeito sentido da palavra, tenho capacidade e conhecimento para construir uma casa, seja as paredes seja a nivel interno o que ela leva, e para o que importa aqui falar a parte eléctrica, mas essa é muito básica comparada com o que aqui eu leio de questões electricas se fala nos vossos sistemas...muito basica MESMO...e eu fico depois de ler as vossas coisas tipo

, sem duvida que ver um sistema destes ao vivo a ser explicado será com certeza de mais facil compreensão (penso e desejo eu)
para começar acho que ja esta aqui um extenso texto, boa sorte a todos nas vossas produçoes
p.s: ja agora so para esclarecer, ja li aqui que so podemos ter atem 1500wp em paineis sem ser considerados micro produtores (corrijam-me se errado), voçe (visistante1) em termos burocráticos o que teve que fazer para poder todas essa produção, vastamente superior aos 1500wp
obrigado