Noticias de Eléctricos!

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por jmal »

a caetanobus, do grupo salvador caetano, está a desenvolver um autocarro eléctrico, um projecto de quatro milhões de euros, que, em setembro, vai começar a circular em portugal e na alemanha.

“o desenvolvimento de melhores baterias e com maior autonomia e o anúncio por parte do governo da criação de uma rede de abastecimento para o carro eléctrico levou-nos a retomar o projecto de um autocarro 100 por cento eléctrico”, disse à lusa o presidente da caetanobus.

em entrevista à lusa, josé ramos adiantou que o calendário do projecto prevê “em setembro, ter dois protótipos concluídos”, acrescentando que “um vai ser testado em portugal e o outro na alemanha”, e, no início de 2011, iniciar a produção nas instalações da caetanobus, em gaia.
o presidente da caetanobus explicou que o autocarro eléctrico é vocacionado para as grandes cidades e para os aeroportos, um mercado em que a caetanobus tem forte presença em todo o mundo, através da marca cobus.

“o nosso grande mercado-alvo é a europa, mas até podemos vender para os eua, depois de feitas algumas adaptações”, acrescentou josé ramos, que admitiu estar “muito confiante no projecto” que vai exigir um investimento de quatro milhões de euros.

numa primeira fase, o autocarro eléctrico da salvador caetano vai ser alimentado por baterias de lítio importadas da china, mas o objectivo é vir a integrar as baterias, que serão produzidas em portugal, sendo esta componente responsabilidade da efacec, que é parceira da salvador caetano neste projecto.

o também vice-presidente da toyota caetano portugal adiantou que o veículo terá uma autonomia de 100 a 150 quilómetros, acrescentando que “se se considerar que um autocarro faz uma média de 10 a 20 quilómetros/hora, vai permitir fazer um turno completo sem ser necessário carregar”.

segundo jorge pinto, administrador da caetanobus, o autocarro eléctrico será modelar, podendo ter entre 10 e 14 metros e 50 a 70 lugares, e será comercializado com a marca cobus e caetano.

“já definimos as especificações-base e agora há todo o trabalho de engenharia pela frente em que é preciso adaptar os chassis às especificidades do autocarro eléctrico”, revelou o administrador da empresa, acrescentando que “vai ser constituída uma equipa com cerca de dez pessoas para o projecto”.

nos anos 90, a caetanobus desenvolveu um autocarro eléctrico vocacionado para os aeroportos, mas o projecto acabou por não avançar, segundo josé ramos, “devido à fraca fiabilidade que as baterias tinham nessa altura”.

mas a tradição nos transportes públicos movidos a electricidade vem dos anos 70, quando a empresa do grupo salvador caetano fabricou os troleicarros, que circulavam nas cidades do porto e de coimbra, também em parceria com a efacec.

a salvador caetano prepara-se para concretizar a compra dos 26 por cento da caetanobus à daimler chrysler, passando a deter a totalidade da empresa de fabricação de carroçarias e veículos para o transporte público de passageiros, operação a que a autoridade da concorrência não pôs qualquer entrave, e que, segundo josé ramos, vai “dar mais liberdade para trabalhar com outros fabricantes [de chassis]”.

http://www.hibridosclube.com/index.php? ... &itemid=50
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1416096

joaquim de lisboa completei um pouco a noticia com outras fontes.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

lopesviii
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 14, 2008 11:38 pm

Mensagem por lopesviii »

quatro milhões?
uau! para uma autonomia de que?100km?
tem bancos novos ou assim?
Imagem

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

lopesviii Escreveu:quatro milhões?
o projecto é que dizem custar isso, penso que faz parte de um conjunto deles, mas já sabemos como é a malta a mandar milhões cá para fora.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

acho que para breve também teremos notícias de um carro da efacec!
ainda quero ver o que eles têm, visto que agora quase nada se faz em portugal!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

e parece que o vinci gt também vai ter um irmão eléctrico e que será o concorrente portugês ao tesla.

e um outro projecto mais arrojado e de gosto discutivel chamado vinci eco.

Im-Ho-Tep
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda jul 28, 2008 5:23 pm

Mensagem por Im-Ho-Tep »

lopesviii Escreveu:quatro milhões?
quatro milhões não é o preço do autocarro, mas sim o custo do processo de desenvolvimento de todos o autocarro.

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Subaru venderá eléctricos na Europa em 2013

Mensagem por mix »

subaru venderá eléctricos na europa em 2013
Imagem

ikuo mori, presidente do grupo japonês fuji heavy industries, que detém a subaru, anunciou que esta última irá iniciar a comercialização de veículos eléctricos na europa a partir de 2013, numa entrevista concedida ao diário económico japonês «nikkei».

na mesma entrevista, ikuo mori afirmou, ainda, que em função da procurar que se verificar nos eléctricos da subaru, a empresa poderá expandir as vendas para outros países, incluindo os estados unidos. assim, a abertura do grupo para os mercados externos potenciará o negócio das tecnologias híbrida e eléctrica, numa aposta que terá por objectivo diminuir os seus custos, aumentando os lucros através de uma maior da produção deste tipo de veículos.

o presidente da fuji heavy industries revelou, também, que a marca está a estudar colocar no mercado nova versão de um veículo eléctrico, desta feita baseado em modelos compactos.

fonte

afinal qual será o ano maravilha??

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

o ano fantástico começou agora vão arrastando!!!!
o meu carro ainda tem um tempo de vida superior a 5 anos... depois disso tenho de ver as alternativas!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
from the mean and green to the clean and green! ford wasn’t content with its frugal econetic range, and has built an all-electric, zero-emissions version of its best-selling family hatch – called the focus bev.

power comes from two bulky battery packs: one replaces the fuel tank below the rear seats, and the other eats up half of the boot space. beneath the bonnet lies a 100kw electric motor: this equates to 134bhp, giving similar performance to a 2.0-litre diesel. the car covers 0-60mph in 10 seconds and reaches 80mph flat-out.

in the cabin, an energy usage gauge replaces the tachometer, and instead of a handbrake lever there’s an electronic unit that engages automatically when park is selected. the centre console has a red emergency power shut-off button on it.

turn the key and there’s a click from the powerpack at the rear, but virtually no noise from the motor up front. and while the batteries add around 200kg of weight, ford has retained the responsive steering, smooth ride and balanced handling we expect from the hatch.

there are no plans to mass produce the focus bev in the uk, but 15 models will be built and trialled in the london borough of hillingdon throughout 2010.

rival: vauxhall ampera
the ampera uses a petrol unit to extend its electric motor’s range to 300 miles-plus. it emits a small amount of co2, but is more practical than the focus

read more: http://www.autoexpress.co.uk/carreviews ... z0bkfglvwg
mais promessas... parecem o socas... enfim vamos aguardar pois ao que parece o ampera é o favorito!!! tenho de admitir que para mim também o é!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm

Mensagem por eucurto »

serges Escreveu:
mais promessas... parecem o socas... enfim vamos aguardar pois ao que parece o ampera é o favorito!!! tenho de admitir que para mim também o é!
subscrevo. ampera/volt vai ser a melhor escolha. isto para quem só pode ter um carro, claro.

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

bem, estive cá a matutar, pois sou idiota
ora se tiver um carrito a gasolina...com 4 ou 5 anos...vale, tipo ...nada...ninguem o quer, só se fosse a diesel!
ok, vou comprar um eléctrico...mando o meu para abate...um carro com 5 anos, 100.000kms, finish, caput...
mas quanto custa este abate a nível ambiental???
então e se o converter? faço exatamente o contrário do que quer a indústria automóvel, ou seja, compro as baterias, porque carro já tenho... e as baterias são minhas
posso continuar a ter o carro de que tanto gosto e tanto estimei, e ser ambientalmente responsável e gastar quase 1€ aos 100kms!!! ena tantos "e"
não estou a dizer para não investir...mas se muita gente tem um carro bom, pode simplesmente alterá-lo.
eu vou comprar eléctrico, mas porque meu carro já tem 12 anos!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

entretanto, se comprasse, era este, 7 lugares,180kw, 350kms, cabe lá toda a gente, até o cão:
http://www.youtube.com/watch?v=d4g2m6gq ... r_embedded
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

o_volt Escreveu::hello:
ora se tiver um carrito a gasolina...com 4 ou 5 anos...vale, tipo ...nada...ninguem o quer, só se fosse a diesel!
ok, vou comprar um eléctrico...mando o meu para abate...um carro com 5 anos, 100.000kms, finish, caput...
então e se o converter? faço exatamente o contrário do que quer a indústria automóvel, ou seja, compro as baterias, porque carro já tenho... e as baterias são minhas
posso continuar a ter o carro de que tanto gosto e tanto estimei, e ser ambientalmente responsável e gastar quase 1€ aos 100kms!!! ena tantos "e"
não estou a dizer para não investir...mas se muita gente tem um carro bom, pode simplesmente alterá-lo.
o meu carro também já tem 10 anos, mas mesmo assim vou equacionar a compra de um em segunda mão e converter ou comprar um eléctrico novo de marca mas sujeitar-me ao que as marcas decidirem com as baterias.
só depois de saber as condições todas e considerando cada o meu caso, porque existem cenários que justificam outros nem por isso, é que me irei decidir. até lá vou andando responsavelmente (ecologicamente falando, claro) de sw predator gti e por vezes (cada vez menos vezes, felizmente) de ci.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

o_volt Escreveu:entretanto, se comprasse, era este, 7 lugares,180kw, 350kms, cabe lá toda a gente, até o cão:
http://www.youtube.com/watch?v=d4g2m6gq ... r_embedded
estive a ver o vídeo. bolas que aquela traseira é 100% igual ao monovolume da ford!!! quer dizer 99,9999% porque o símbolo não é o da ford

mas 5 estrelas! só não sei porque não o vendem...
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
Gandhi

lopesviii
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lopesviii »

o_volt Escreveu::hello:
excelente ideia, assim não fica dependente do aluger de baterias que eles vão impor =/
Imagem

elav
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta dez 30, 2009 2:10 am

Mensagem por elav »

alguem sabe qual a previsão do preço do opel ampera ou o chevrolet volt???
quais os incentivos do estado?

estes sim são o futuro....

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

mas que futuro?! latas com 4 ou 5 lugares vazios, entaladas todos os dias em filas de 15 quilómetros?!
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm

Mensagem por eucurto »

volt Escreveu:mas que futuro?! latas com 4 ou 5 lugares vazios, entaladas todos os dias em filas de 15 quilómetros?!
mas pelo menos caladinhos e a não nos obrigar a usar isto!

lopesviii
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lopesviii »

volt Escreveu:mas que futuro?! latas com 4 ou 5 lugares vazios, entaladas todos os dias em filas de 15 quilómetros?!
e em dias de chuva?
em dias de sol está bem. até quando faz frio. ui!
antes sejam electricos entalados do que automoveis convencionais, poluidores
Imagem

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

não devemos ser radicais. se formos capazes de respeitar a diferença e a opinião dos outros, não tínhamos guerras no mundo...

se alguém quer/gosta de estar "enlatado" numa fila porque não deixá-lo estar mas... num enlatado que não polui é certamente muito melhor do que num que polui...

penso eu...
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”