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Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: sexta fev 19, 2010 9:42 pm
por jmal
realmente sobre essas baterias não á muita informação, o melhor mesmo é contactares o fabricante para te aconselhar.

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: sexta fev 19, 2010 9:53 pm
por RPL
pois contactar o fabricante. … estou em vias de adquirir uma ferramenta de diagnóstico para aceder ao carregador e iniciar uma carga de igualização mas até lá... é que grande parte das instruções de manutenção destas baterias inclui a tal ferramenta de diagnóstico, que não é mais que um leitor obdii para centralinas.
como é que vocês lidam com a carga e descarga das vossas baterias? deixam descarregar "até ao nó" ou metem á carga por volta dos 30,40%?

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: sexta fev 19, 2010 11:06 pm
por RPL
em relação a mudar as baterias para já não vou ponderar essa situação pois acho que estas ainda devem fazer uns km, é certo que já não dão o que deviam dar quando eram novas mas com a manutenção adequada e um tratamento cuidado acho que devem durar vamos ver...

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: sexta fev 19, 2010 11:53 pm
por jmal
nas de lítio ferro tanto faz, o bms é que faz o serviço de manutenção, as nimh que equipam as vectrix têm de ter alguns cuidados por parte do utilizador, no caso dos hibridos, honda e toyota é o próprio bms que faz toda a gestão, mas estes estão configurados para nunca descarregar alem abaixo dos 40 %, essas baterias não são muito diferentes, e como acontece em todas, o melhor é estarem sempre bem carregadinhas, no entanto nas nicd existe o efeito de memória, elas retém alguma energia devido á criação de uns cristais entre os eléctrodos, e existem processos de manutenção para evitar isso.

no teu caso deves ver no manual caso tenhas ou verificar junto do fabricante.

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: sábado fev 20, 2010 12:53 am
por RPL
ok vou pesquisar mais um pouco, no manual dela pouco fala em relação a isso só refere ao utilizador para o uso desregrado da carga rápida, que eu não tenho acesso porque são carregadores externos, e para pelo menos uma vez por semana fazer uma descarga e carga total para evitar fazer cargas parciais, entende-se por cargas parciais estar a cima de 50% da carga e colocar a carregar.
vou tentando compilar documentação para ver se chego a um consenso, porque segundo entendi o efeito memoria pode arruinar uma célula e isso arruína um modulo de 6v e a pouco e pouco vai arruinado com os outros módulos porque a carga não é distribuída igualmente por todos eles, mas a carga de igualização acho que atenua isso vamos ver como o outro diz.

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: sábado fev 20, 2010 6:46 pm
por lopesviii
tenta perguntar ao pessoal dos empilhadores? pode ser que eles saibam

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: domingo fev 21, 2010 2:46 am
por RPL
o problema é que as baterias dos empilhadores são normalmente de chumbo com solução acida, e estas são de níquel cádmio com solução alkalina (soda cáustica) e isso não traz semelhança nenhuma no processo de manutenção.
ontem fiz mais uma carga e o ponteiro voltou a ficar nos 90% mas experimentei desligar a ficha da tomada esperei um pouco e depois voltei a ligar e o carregador voltou a ficar activo por mais umas horitas e lá chegou o ponteiro para lá dos 100% como dantes. acho que isto tem tudo a ver com a gestão de carga que o controlador do carregador faz pois, á uns dias atrás fiz o mesmo e o carregador arrancou mas deu como concluída a carga 2 minutos depois, não "acrescentando" mais carga ás baterias.
em principio já encontrei aqui um camarada que se dá bem com centralinas, sendo esta a alcunha dele, e por acaso tem o equipamento lexia3 que suponho ser o adequado á berlingo segundo o buri77.
já fiz 400km mais 100 e vou para-la para fazer uma substituição de rolamentos e retentores da caixa porque estão a deixar passar óleo da caixa para fora.
uma das minhas dúvidas era a que tipo de óleo levava a caixa mas o pessoal da citroen ao final de um dia lá arranjaram documentação do bicho, o óleo da caixa é (segundo eles) 75w80 que no meu ver é um óleo muito fino em comparação com o que se encontrava dentro da caixa, o que verifiquei foi que o resto de óleo que a caixa tinha apresentava um tom cinza e uma textura bastante espessa tipo massa. o óleo que eles recomendam na ficha técnica é o tal total 75w80, por isso quero eliminar a probabilidade dos retentores estarem ressequidos/gastos eliminando assim a questão do óleo.

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: domingo fev 21, 2010 12:03 pm
por lopesviii
rpl Escreveu:o problema é que as baterias dos empilhadores são normalmente de chumbo com solução acida, e estas são de níquel cádmio com solução alkalina (soda cáustica) e isso não traz semelhança nenhuma no processo de manutenção.
ontem fiz mais uma carga e o ponteiro voltou a ficar nos 90% mas experimentei desligar a ficha da tomada esperei um pouco e depois voltei a ligar e o carregador voltou a ficar activo por mais umas horitas e lá chegou o ponteiro para lá dos 100% como dantes. acho que isto tem tudo a ver com a gestão de carga que o controlador do carregador faz pois, á uns dias atrás fiz o mesmo e o carregador arrancou mas deu como concluída a carga 2 minutos depois, não "acrescentando" mais carga ás baterias.
em principio já encontrei aqui um camarada que se dá bem com centralinas, sendo esta a alcunha dele, e por acaso tem o equipamento lexia3 que suponho ser o adequado á berlingo segundo o buri77.
já fiz 400km mais 100 e vou para-la para fazer uma substituição de rolamentos e retentores da caixa porque estão a deixar passar óleo da caixa para fora.
uma das minhas dúvidas era a que tipo de óleo levava a caixa mas o pessoal da citroen ao final de um dia lá arranjaram documentação do bicho, o óleo da caixa é (segundo eles) 75w80 que no meu ver é um óleo muito fino em comparação com o que se encontrava dentro da caixa, o que verifiquei foi que o resto de óleo que a caixa tinha apresentava um tom cinza e uma textura bastante espessa tipo massa. o óleo que eles recomendam na ficha técnica é o tal total 75w80, por isso quero eliminar a probabilidade dos retentores estarem ressequidos/gastos eliminando assim a questão do óleo.
e a citroen portugal, não sabe de nada sobre essa carrinha?

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: domingo fev 21, 2010 4:22 pm
por RPL
saber sabe mas não estão muito familiarizados com ela/eles é normal, não é um carro destes que faz a revisão normal num stand, para encontrar alguma informação de manutenção pelo menos aqui no stand da figueira da foz viram-se á rasca mas encontraram o que queria. certos trabalhadores (novatos) nem se quer sabiam que a citroen tinha carros eléctricos.

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: domingo fev 21, 2010 4:47 pm
por serges
boas recordo me agora que tenho um link para um site fantástico de vários diario de bordo de veiculos desses!

francês é certo mas super completo!

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: domingo fev 21, 2010 6:17 pm
por lopesviii
rpl Escreveu:saber sabe mas não estão muito familiarizados com ela/eles é normal, não é um carro destes que faz a revisão normal num stand, para encontrar alguma informação de manutenção pelo menos aqui no stand da figueira da foz viram-se á rasca mas encontraram o que queria. certos trabalhadores (novatos) nem se quer sabiam que a citroen tinha carros eléctricos.
e tentando a casa mãe em lisboa? não dá para vir cá. é chato

esses db podem ser uteis, e com o google translator

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: domingo fev 21, 2010 7:04 pm
por RPL

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: segunda fev 22, 2010 12:17 pm
por serges

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: sábado fev 27, 2010 11:07 pm
por RPL
já fiz mais 150km mas não estou com vontade de a parar, mas vai ter de ser os cinoblocos que sustentam o motor são bastante solicitados por causa da travagem regenerativa, uma vez que eles já estavam meio ressequidos agora vou ter de os substituir porque o motor já manda uns solavancos desagradáveis.
quando tiver o bichinho cá fora vou tirar mais umas fotos, desculpem lá ainda não ter posto um vídeo do quadrante com ela em circulação, mas fica a dica em recta dos 0 ao 95km/h é um tirinho, acho que ela não dá mais de 95 porque deve ter alguma limitação no controlador, mas isso é para outra altura, para agora o maior obstáculo que tenho é a serra das alhadas que tenho de subir sempre que passo para o lado da figueira da foz, digo-vos já que ela na gosta nada pois gasto mais nessa subida que são uns 2 km do que ir e vir do trabalho até a essa maldita serra que são uns 23km. até fazerem um túnel tem de se aguentar a bronca.

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: domingo fev 28, 2010 11:13 am
por lopesviii
rpl Escreveu:já fiz mais 150km mas não estou com vontade de a parar, mas vai ter de ser os cinoblocos que sustentam o motor são bastante solicitados por causa da travagem regenerativa, uma vez que eles já estavam meio ressequidos agora vou ter de os substituir porque o motor já manda uns solavancos desagradáveis.
quando tiver o bichinho cá fora vou tirar mais umas fotos, desculpem lá ainda não ter posto um vídeo do quadrante com ela em circulação, mas fica a dica em recta dos 0 ao 95km/h é um tirinho, acho que ela não dá mais de 95 porque deve ter alguma limitação no controlador, mas isso é para outra altura, para agora o maior obstáculo que tenho é a serra das alhadas que tenho de subir sempre que passo para o lado da figueira da foz, digo-vos já que ela na gosta nada pois gasto mais nessa subida que são uns 2 km do que ir e vir do trabalho até a essa maldita serra que são uns 23km. até fazerem um túnel tem de se aguentar a bronca.
es um sortudo em ter esse veiculo

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: domingo fev 28, 2010 10:43 pm
por RPL
lol

é meu

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: quarta mar 03, 2010 9:29 pm
por RPL
boas pessoal desta vez trago más noticias, não sei o que se passou na segunda mas quando ia a sair de casa senti um ruído estranho e a carrinha mandou um soluço enorme aparecendo logo de seguida a luz de avaria do controlador, fiquei sem respirar uns 10 minutos a pensar que tudo estava perdido, desliguei-a e voltei a ligar andou até a garagem mas com a luz de avaria ligada. já há noite verifiquei que o motor estava bastante babado de óleo lembrei-me do oring manhoso que não substitui, comecei logo a por mãos há obra e os problemas apareceram rapidamente, não sei como mas o freio de fora que agarra o rotor do motor ao rolamento, isto impede-o de desandar axialmente, estava partido e com aspecto retorcido, quando abri o motor os enrolamento do rotor que estava novo tinham roçado na carcaça da caixa de velocidades, nas curvas das espiras faltam bocados de cobre, mas não está aberto . como se não basta-se o estator estava com os enrolamentos impregnados em óleo , hoje durante a limpeza do estator verifique o tom escurecido dos enrolamentos que servem para a travagem regenerativa, como se não chega-se os enrolamentos principais tem o verniz ressequido e a estalar , faltam bocados de verniz nalguns lados . hoje deixei o motor a secar e vamos ver como está o isolamento amanha com um mega.
é só desgraças .
tenho tirado algumas fotos durante a desmontagem mas são muitas vou tentar fazer um vídeo com elas.

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: quarta mar 03, 2010 10:03 pm
por serges
ufff boa sorte...

muito técnico...

boa sorte e vê lá se a pões boa para todos nós vermos um video da dita...!

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: domingo mar 07, 2010 12:25 am
por Barrocas
bolas, que desgraça, é sempre pelo ponto mais fraco que tudo se estraga

boa sorte com o teu projecto, estou desejoso de ver essa carrinha a rolar ao vivo

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: domingo mar 07, 2010 4:58 pm
por J.G.
grande azar.

estas coisas doem sempre quando se tem estima por elas.

força nisso!