tudo depende como desenhares a turbina, se for bem projectada o resultado vai muito acima disso.
o que o senhor está a sugerir é o invertermos o copo! pondo de lado a questão do equilibrio, ele flutuará também e manter-se-á a flutuar porque....não está furado! agora façam-lhe um furo que por mais minusculo que seja deixará o ar sair, logo ir-se-á afundando com o tempo!
agora imaginem uma super estrutura, movel ainda por cima! será que se consegue faze-la 100% estanque? duvido! logo ou o senhor adiciona dispositivo realmente flutuantes ou mais dia menos dia vai ter que a ir buscar ao fundo do tanque!
a expressão "quando metemos (qualquer coisa) ao barulho" é uma expressão aqui de portugal que poderá ser interpretada como acrescentar mais uma dificuldade ao problema, ou seja em vez de ajudar...complica
nao compliques icahrus. nao existe nenhum problema em arranjar um copo estanque invertido numa tina de agua, onde as bordas do copo mergulham na agua. existem n materiais estanques, sejam vitricos ou compositos. a agua mantida à sombra, com produtos onde seja impossivel crescerem algas ou parasitas, numa tina resguardada de poeiras em principio nao dará problemas. o que temos que dizer é que nao podemos fazer o sistema de qualquer maneira, sobretudo em sistemas de grande dimensão, mas tambem é só seguir pela sombra.
apesar disso tudo tambem continuo adepto da flutuação magnetica, só eu sei porquê. talvez por ser obvio... nao sei!