A minha micro-produção

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

hoje, enviei o contrato da edp que recebi ontem no correio.
tá quase!

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: A minha micro-produção

Mensagem por O_volt »

e como está agora...demorou muito entre enviar contrato e começar a produzir?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

a ligação à rede vai ser feita na sexta. se tudo correr bem, será o meu primeiro dia como micro-produtor.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: A minha micro-produção

Mensagem por O_volt »

então já tá ligado?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

já sou micro-produtor, mas não sou mini, eu cá sou máxi! .

o sistema foi ligado à rede perto do meio-dia. no entanto, a produção estava abaixo do que seria de esperar. amanhã ainda se vai andar de multímetro na mão para descobrir o problema, pois uma das séries está muito fraca. no instantâneo, tenho uma a andar entre os 1500 e 1800 w, e a outra entre os 200 e os 300... enfim. pelo menos já estou a produzir. amanhã pode ser que já esteja a 100%.


1
1
04062010a.jpg (65.88 KiB) Visto 4267 vezes
2
2
04062010(001)a.jpg (62.44 KiB) Visto 4267 vezes
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: A minha micro-produção

Mensagem por O_volt »

parabéns pela ligação!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: A minha micro-produção

Mensagem por JDuarte »

boas,

quando é que vamos ver um quadro com produções diárias? eu estive quase optar pela solução cnbm igual à que tem... mas depois lá caí para o lado da thin film.

cmps

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

a produção ainda não estabilizou, pois estou a tentar perceber o que se passa com a minha ligação, visto que o pico (de todos os dias menos um) está muito aquém do esperado.
mas posso adiantar qualquer coisa. .

no primeiro dia (4/6/2010) os 16 painéis só trabalharam de tarde (a ligação foi feita à hora de almoço). deram-me 11k no final do dia. pico de 2800.
nos 3 dias seguintes (5, 6 e 7/6/2010) deram 18k. pico mantém-se.
depois veio algum mau tempo. no dia 8 deu 10k. no dia 9 deu 15k. pico mantém-se.
no dia 10 voltou aos 18k (céu limpo). pico mantém-se.
dia 11 ligaram os 18 painéis. só esteve ligado de manhã. deu 7k. pico de 3800!
dia 12 tive de ir ao algarve e só voltei de madrugada. apenas tinha produzido 9k. disseram-me que esteve mau tempo aqui na quinta. não pude ver o pico...
dia 13 e 14 deu 22k. pico de 3200 (quase 3300).
dia 15 (ontem) deu 23k (na realidade foram 23 e meio, mas eu só tenho considerado a diferença que o contador mostra. pico mantém-se nos 3200/3300.

o inversor anda a contabilizar mais 2% (creio) que o contador.

colocarei gráfico assim que possível.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

não resisti e aqui vai uma tabela +/- temporária.
1
1
PrintProducao1.JPG (48.39 KiB) Visto 4069 vezes
para ajudar, coloquei na primeira coluna (q) o resultado da simulação que me foi feita para os 18 painéis, na segunda (r) está a produção que verifiquei e na terceira (s) o que vou receber.
nas linhas estão os dias, depois o total do mês (linha 33), depois uma previsão estimada com as médias verificadas (34) e por fim, as ditas médias diárias (35).
segundo o simulador, a produção do mês devia ser de 761k. que dá uma média de 25k ao dia. na realidade, estou a ter uma média de 17k ao dia (que espero aumentar em breve!). a correr assim, o mês daria metade do esperado. mas, pode ser que daqui a uns dias já esteja diferente...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: A minha micro-produção

Mensagem por uggabugga »

quando te respondi no meu tópico ainda não tinha lido o teu. só estou a ver agora, mas realmente esse pico anda esquisito. parece-me que devia ser superior atendendo à potência que tens em painéis. e a variação torna-o ainda mais esquisito uma vez que as temperaturas se têm mantido mais ou menos constantes.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

a única variação que teve foi quando atingiu o máximo do inversor (curiosamente, num dia mau)... de resto, tem sido sempre 2700/2800 com 16 painéis e 3200/3300 com os 18.

estou a suspeitar do corte dc... mas também pode ser algum painel defeituoso, ou até mesmo, o próprio inversor. mas o corte dc é mais provável.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: A minha micro-produção

Mensagem por uggabugga »

nesta altura os picos mais elevados são atingidos nos "dias maus"
mas isso não significa maior produção diária.

se estiver sol todo o dia os painéis começam a aquecer logo pela manhã enquanto o sol ainda está muito inclinado e a produção ainda não é muito elevada. quando atinge a vertical em que a produção devia estar no máximo, como os painéis já estão muito quentes, não atinge o pico que atingiria se não estivessem.
em dias de nuvens, quando o sol está escondido, os painéis estão com a temperatura ideal para uma boa produção.
quando há uma "aberta" atinge imediatamente o pico de 3800, embora no fim do dia a produção seja menor.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: A minha micro-produção

Mensagem por JDuarte »

volt Escreveu:a única variação que teve foi quando atingiu o máximo do inversor (curiosamente, num dia mau)... de resto, tem sido sempre 2700/2800 com 16 painéis e 3200/3300 com os 18.

estou a suspeitar do corte dc... mas também pode ser algum painel defeituoso, ou até mesmo, o próprio inversor. mas o corte dc é mais provável.
esse corte dc da kaco é a versão de 500v ou 1000v? conheço uma instalação que tinha o de 500v e apresentava problemas de pico e cortes intermitentes. ao trocar foi colocado um de 1000v e o problema ficou sanado. (podia ser mesmo avaria e só a troca por igual podia ter resolvido!).

qual as leituras v e a à saída da string?

o inversor não permite fazer o log através da rs232 incorporada?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

jduarte Escreveu:esse corte dc da kaco é a versão de 500v ou 1000v? conheço uma instalação que tinha o de 500v e apresentava problemas de pico e cortes intermitentes. ao trocar foi colocado um de 1000v e o problema ficou sanado. (podia ser mesmo avaria e só a troca por igual podia ter resolvido!).

qual as leituras v e a à saída da string?

o inversor não permite fazer o log através da rs232 incorporada?
vivas! .

o kaco não sei qual é. quando chegar a casa vejo. na volta, é mesmo o de 500 e o problema é esse.
as leituras estavam em 269v cada série (quando ainda tinha 8 painéis em cada série). era o valor esperado. amperes, só sei os que aparecem no inversor (o instantâneo).
quanto ao log, ainda não chegou o cabo que encomendei, nem sei se vou conseguir software para ler, mas ainda vou tentar.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: A minha micro-produção

Mensagem por JDuarte »

volt Escreveu:o kaco não sei qual é. quando chegar a casa vejo. na volta, é mesmo o de 500 e o problema é esse.
as leituras estavam em 269v cada série (quando ainda tinha 8 painéis em cada série). era o valor esperado. amperes, só sei os que aparecem no inversor (o instantâneo).
quanto ao log, ainda não chegou o cabo que encomendei, nem sei se vou conseguir software para ler, mas ainda vou tentar.
pelo que li no site da solarmax, o cabo pode ser um cabo utp normal, usado nas redes informáticas, ou um cabo série rs232. o software está disponível lá no site para download, fica o link: http://www.solarmax.com/uploads/downloa ... _1.7.9.exe
cmps,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

não sabia que o meu inversor funcionava com esse software... vou testar isso. quanto ao cabo, eu mandei vir um usb2serial. quando conseguir meter a funcionar venho aqui meter as informações dele.

o corte dc do kaco é mesmo o de 500v. amanhã deve ser substituído. .

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: A minha micro-produção

Mensagem por JDuarte »

volt Escreveu:não sabia que o meu inversor funcionava com esse software... vou testar isso. quanto ao cabo, eu mandei vir um usb2serial. quando conseguir meter a funcionar venho aqui meter as informações dele.

o corte dc do kaco é mesmo o de 500v. amanhã deve ser substituído. .
olá volt

encontrei num forum na alemanha, o endereço para o software especifico do sunstring. chama-se sunvision o link é: http://www.ups-technet.com/sunvision.htm
quanto ao cabo eu tenho um da lindy, que funciona bem e só custou 10€, se pretenderes dou o link da loja online.

cmps,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

bolas... cheio de recursos! obrigado!
vou experimentar isto tudo. o cabo deve estar quase a chegar. custou-me uns 2€ já com portes. .

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: A minha micro-produção

Mensagem por uggabugga »

como te tinha falado, e uma vez que o teu sistema é muito idêntico ao meu, para comparação tenho aqui os dados dos ultimos dias ordenados por dia, pico e total: (17,3155,24200); (18,3390,24600); (19,3728,25200); (20,3230,24950); (21,3168,24800)

há uma "relativa proporcionalidade" entre os picos e o total diário.
só não é mais exacta pela diferença de neblina matinal de uns dias para os outros e porque de vez em quando há algumas pequenas nuvens.

mas como os dias tem sido todos muito parecidos o resultado final também anda próximo.

pelo menos estes valores devias conseguir atendendo a quie tens mais alguma potência instalada do que eu, a não ser que a inclinação dos painéis esteja a prejudicar.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

aqui vai uma comparação rápida:
1
1
comparacao1.JPG (30.63 KiB) Visto 4639 vezes
algo se passa mesmo. tenho 4140 em painéis contra os teus 3850. a ver se amanhã o problema é detectado. e neste mês a minha inclinação devia ser mais favorável.

obrigado ugga.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Projectos”