Como fazer um painel solar a partir das células

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Autor do tópico
Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Montagem dos meus painéis solares

Mensagem por Njay »

0.7v ainda é o menos, o pior são os ~2.87w que lá são desperdiçados
que diodos são? provavelmente a queda de tensão até é maior do que 0.7v a 4.1a.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Smarley
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm

Re: Como fazer um painel solar a partir das células

Mensagem por Smarley »

até o título do tópico foi alterado agora?
bah pessoal, o fórum é bom e tem pessoas boas aqui.
mas eu acho que os moderadores estão usando de seu poder para tomar decisões que não deveriam.
foi bom enquanto compartilhamos conhecimento e experiência.

abraços!

Autor do tópico
Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

o título foi mudado a meu pedido smarley.
não queria que o título ficasse "os meus paineis solares" porque eu sou o originador do tópico mas não apresentei paineis solares meus nenhuns. o que pensariam as pessoas que vêm o título "os meus paineis" colocado por mim e depois entrassem no tópico e vissem que afinal eu estava a colocar links para artigos de uma outra pessoa? iam dizer que este njay é um "plagiarista" e mentiroso!
por favor contínua, a tua intervenção é preciosa.
Aprilia RS125e

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Mensagem por Tó Miguel »

tanta tempestade dentro de um copo de água
não batam mais no ceguinho
o que se quis, foi simplesmente juntar a informação, que no fim de contas era a mesma, no entanto acho que o título está bom, servindo assim gregos e troianos.
vamos enterrar o que nos separa e alimentar o que nos une
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

WindWalker
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado ago 15, 2009 12:50 pm

Re: Montagem dos meus painéis solares

Mensagem por WindWalker »

se não tens nenhum regulador de carga, então tens que usar um díodo, caso contrário as baterias vão descarregar no painel na ausência de luz solar. o díodo permite circulação de corrente apenas num sentido.

também podes usar dídos schottky, que têm uma queda de tensão menor para a mesma corrente em relação aos comuns 1n400x (x entre 1 e 7). mas tem que ser um díodo que suporte a corrente de curto circuito do painel em utilização contínua (ou seja, i_av da datasheet tem que ser superior a i_sc e não i_peak).

Smarley
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Smarley »

é que eu pensei no caso de eu não utilizar baterias. ligando os painéis em paralelo, direto no inversor grid-tie.
eu vou pesquisar sobre este diodo pois já ouvi falar dele. só não sei ao certo qual é a queda de tensão.

eu estou enfrentando um outro problema agora.
condensou água dentro do painel!
e estas células quando são molhadas perdem corrente eu acho.
eu fiz 2 furos em cima e 2 embaixo para circulação de ar. mas acho que os furos foram muito pequenos, apenas 8mm cada.

eu pensei no seguinte:
se eu lacrar o painel, a água vai condensar e não vai ter para onde sair.
então eu pensei em abrir uns buracos maiores em cima e em baixo dos painéis para circular ar. com medidas de 1,5x15cm por ex.

na verdade eu não sei o que fazer. vou ter que pesquisar a respeito disso pois assim não pode ficar.

--------------------------------------------------

eu pensei em fazer uma centena de furos, na parte de baixo do painel, onde as células vão coladas. deixando assim praticamente oco e facilitando a circulação de ar.
talvez assim resolva este problema.
abraços!

Autor do tópico
Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

isto é só uma ideia, não sei se resulta: vedar muito bem todo o painel num local bem seco tornando-o estanque, e deixando lá dentro um daqueles saquinhos que absorve humidade (para absorver a humidade no ar que fica preso dentro do painel).
Aprilia RS125e

Smarley
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Smarley »

pode ser também, mas vi na internet um cara que só parou de ter condensação nos painéis quando colocou um cooler para circular o ar neles.

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

com a base em madeira vai ser sempre dificil, pois absorve sempre alguma humidade.
a solução passa sempre por uma entrada de ar por baixo e saida por cima, provocando assim circulação de ar.
Sócio ANE Nº 16

Smarley
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Smarley »

sim, mas passivamente isso não teve resultado.
vou ter que utilizar um cooler para fazer essa troca de ar.

Smarley
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Smarley »

hoje terminei de montar os 3 painéis.
amanhã já poderei testá-los e colocar no teto.

hoje testei o primeiro painel com o cooler. e realmente é muito bom!
ele não para de tirar ar a uma temperatura muito alta, mas alta mesmo.
o bom é que ele liga logo ao amanhecer pois o consumo do cooler é de 100ma.
testei também os 2 painéis que fiz com células de 2x1" e resultou em 0,25a de cada painél. creio que já vai ser suficiente para o propósito dele.

como o meu painel é de 25v, eu vou ligar 2 coolers em série. e fazer um divisor resistivo para o terceiro painel. então o consumo dos 3 coolers vai ser de 200ma.

amanhã posto novidades, se o tempo colaborar claro...

abraços!

Essejota
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta mar 18, 2009 1:59 am

Mensagem por Essejota »

smarley,

que bom que com os coolers funcionaram bem e o problema da condensação parece estar resolvido, mas eu sempre vi como uma das vantagens da geração de energia por painéis fotovoltáicos é o fato de não precisar de praticamente nenhuma manutenção. com os coolers sempre há o risco de pararem de funcionar, por diversos motivos, e isto nos obriga a inspeções periódicas das placas e eu gostaria que não fosse preciso. em tese me parece que como o ar no interior das placas está mais quente que o exterior, deveria haver esponeamente uma corrente, se não me engano é chamada de corrente de convecção. eu preciso rever os conceitos de física, mas me parece que para se ter as condições necessárias para gerar esta corrente, é necessária que a placa tenha uma inclinação talvez maior do que a dos telhados da casa. pergunto a você: se as placas forem colocadas em um ângulo maior que o normal, mas de forma que não prejudique a incidência dos raios solares, o problema não se resolveria sem os coolers ?

abraço.

miguelbernardo
Membro
Membro
Registado: quarta fev 24, 2010 12:00 pm

Mensagem por miguelbernardo »

bom dia a todos,

alguém conseguiria fabricar um painel mais pequeno? se alguém souber agradecia que me contactasse [email protected]
Miguel Bernardo

Smarley
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Smarley »

sidnei, eu fiz 2 painéis pequenos e somente com furos emcima e embaixo. dexei bem inclinado, uns 70 graus e não tive problemas de condensação.
eu acredito que isso ajude, mas não seja 100%, a não ser que fure bastante os painéis.

hoje testei os 3 painéis funcionando em paralelo.

com somente 1 painel ligado no inversor a tensão variava entre uns 18 e 22v.
quando ligo 2 ou 3 painéis, ela estabiliza e se mantém em torno de 14.6v.
a corrente dos painéis ficou na média de 2.8a cada painel, 8.4a para o inversor.
122w vindos dos painéis para o inversor, que converte em 107w para a rede elétrica.

isso que eu achei estranho, pois com 1 painel eu consigo mais de 50w na rede elétrica, já consegui até 60w como já havia comentado. mas quando eu ligo outro em paralelo, a potência individual deles cai muito. o que eu consigo com 2 painéis é um pouco mais que 60w na rede elétrica.

porque isso estaria acontecendo?
gostaria de lembrar que utilizei 1 diodo t6a100l para cada painel.

aí volta a questão anterior: se eu utilizar os painéis para carregar uma bateria pequena e depois utilizar a energia da bateria para o inversor eu não teria um melhor aproveitamento da potência dos painéis?
pois aí os painéis estariam fornecendo os 25v para as baterias. e o inversor iria pegar estes 25v das baterias e não os 14v dos painéis.
só que eu vou ter que aumentar a tensão dos painéis para 28v caso eu utilize baterias. porque o meu controlador de carga só volta a ligar a bateria na carga depois que ela chega em 25.2v

o que vocês acham?

Essejota
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta mar 18, 2009 1:59 am

Mensagem por Essejota »

num primeiro momento eu suspeitei do teu inversor, mas relendo os tópicos eu vi que você testou o inversor com duas baterias e conseguiu tirar 250w. então parece que o inversor está bom. ligando os painéis em paralelo as correntes se somam e consequentemente a potência entregue à rede elétrica deveria ser bem maior. há algo estranho que ultrapassou o meu entendimento. precisamos que algum colega do fórum que já tenha tenha visto situação semelhante possa nos ajudar.
quanto a carregar uma bateria e ligar o inversor nela, até deve funcionar, mas eu acho que o resultado final deverá ser menor daquilo que teóricamente se consegue ligando os painéis diretamente no inversor. sou sempre favorável que o circuito seja tão simples quanto possível.

Autor do tópico
Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

é um problema interessante. mas repara: se a tensão à saída de um dos painéis (depois do díodo) for maior, que provavelmente é pois há diferenças de fabrico entre as células e até entre os díodos, um dos painéis não vai dar corrente. a corrente só flui dum ponto para um outro se o potencial do 1º for superior.
então várias coisas podem acontecer:

1) se a diferença de tensão for "grande" e/ou a corrente "puxada" do painel for pequena, só um dos painéis dá corrente ao inversor.

2) ao puxar corrente do painel com a tensão mais alta, a sua tensão baixa e isto faz com que o outro painel comece a fornecer corrente pois a sua própria tensão passa a ser mais alta; mas aí, a ser-lhe puxada corrente, a sua tensão baixa e o 1º painel volta a ter a tensão mais alta e volta a conduzir, e isto anda assim "de um lado para o outro" constantemente.

em qualquer das situações acima, nunca estás a aproveitar a energia total dos painéis. no caso 1) só tens 1 painel a trabalhar, e no caso 2) tens provavelmente uma "zona de transição" em que ambos os painéis trabalham. um osciloscópio ligado entre os terminais do díodo de um dos painéis é capaz de dar um gráfico esclarecedor.

concluo que não é propriamente simples, ou até mesmo possível (a não ser talvez em células "matched"), ligar células em paralelo.
Aprilia RS125e

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

smarley Escreveu:sidnei, eu fiz 2 painéis pequenos e somente com furos emcima e embaixo. dexei bem inclinado, uns 70 graus e não tive problemas de condensação.
eu acredito que isso ajude, mas não seja 100%, a não ser que fure bastante os painéis.

hoje testei os 3 painéis funcionando em paralelo.

com somente 1 painel ligado no inversor a tensão variava entre uns 18 e 22v.
quando ligo 2 ou 3 painéis, ela estabiliza e se mantém em torno de 14.6v.
a corrente dos painéis ficou na média de 2.8a cada painel, 8.4a para o inversor.
122w vindos dos painéis para o inversor, que converte em 107w para a rede elétrica.

isso que eu achei estranho, pois com 1 painel eu consigo mais de 50w na rede elétrica, já consegui até 60w como já havia comentado. mas quando eu ligo outro em paralelo, a potência individual deles cai muito. o que eu consigo com 2 painéis é um pouco mais que 60w na rede elétrica.

porque isso estaria acontecendo?
gostaria de lembrar que utilizei 1 diodo t6a100l para cada painel.

aí volta a questão anterior: se eu utilizar os painéis para carregar uma bateria pequena e depois utilizar a energia da bateria para o inversor eu não teria um melhor aproveitamento da potência dos painéis?
pois aí os painéis estariam fornecendo os 25v para as baterias. e o inversor iria pegar estes 25v das baterias e não os 14v dos painéis.
só que eu vou ter que aumentar a tensão dos painéis para 28v caso eu utilize baterias. porque o meu controlador de carga só volta a ligar a bateria na carga depois que ela chega em 25.2v

o que vocês acham?
então a coisa funciona ou não??? já lá vai algum tempo sem noticias estou a ficar preocupado.
Sócio ANE Nº 16

Smarley
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Smarley »

olá pessoal, volto aqui para dar mais notícias.
o projeto já esta funcionando desde o dia primeiro deste mês.
o final da história contei la no site. vou postar aqui.

"os painéis já estão em funcionamento desde o dia 01/03.
fiz apenas uma modificação. montei mais um painel com o que estava sobrando de células e coloquei em série com os 3 já prontos.
no total agora são 3 painéis de 55 células.
após colocar o vidro, nunca consegui mais que 45w nos painéis. eu não imaginava que eles iriam perder tanta potência assim.
tive problema de condensação dentro dos painéis. resolvi isso abrindo buracos maiores embaixo, e colocando um cooler na parte de cima deles.
a coisa mais estranha que eu notei foi que após colocar os 3 painéis juntos, onde cada fornecia 45w individualmente, eu consegui apenas 107w entregues a rede elétrica.
após colocar as células extras consegui 127w.
desde segunda, até ontem a noite já consegui 5.2kwh.
eu só pude acompanhar de perto no primeiro dia, segunda-feira. foi aí que vi a potência máxima, de 127w. e consegui naquele dia 860w no total.
bom, gostaria de deixar uma dica para o pessoal, não comprem células grade b. comprem células novas, que irão fornecer o que promete.
eu fiz o projeto pensando que conseguiria no mínimo 200w, mas consegui 107w.
os meus próximos painéis vão ser com células novas.

espero que tenham gostado.
quando tiver uma oportunidade de ir para casa novamente, posto fotos deles instalados.

abraços!"

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

ora bem...
só ficaram mesmo a faltar as fotos, que ficamos à espera.

pois pela esperança depositada, ficou um pouco além das espectivas, mas valeu pela experiência.
Sócio ANE Nº 16

Smarley
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Smarley »

o que eu credito muito é que está faltando tensão para extrair mais potência das células.
pois antes de adicionar as 15 células eu tinha 150 células e 107w, 0,71w/célula.
depois que adicionei as 15 células obtive 127w, ou seja com aumento de 15 células consegui 20w, 0,77w/célula.
então eu acredito que se colocar mais um pouco de células eu consigo extrair mais potência de todo conjunto, mas no momento estou sem tempo e em outra cidade.
então fica impossível de fazer estes testes.
mas no futuro ainda quero comprar mais umas 30 células para fazer estes testes.

abraços!

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”