Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por Nuno_Vicente »

boas,
hoje o meu sistema de mp passou mais uma fase. inspeção aprovada!
agora é esperar pelo contrato.
tou mortinho por o ver a produzir.

cumprimentos


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por JDuarte »

parabéns por mais uma etapa.

quanto ao prisma piramidal triangular, julgo tratar-se do dispositivo que faz a identificação da posição do sol. eu vi uns mini-seguidores da deger, que utilizam um sistema igual para fazer a orientação dos paineis face ao sol.

cmps,


Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por Nuno_Vicente »

boas,

ontem durante a inspecção questionei o técnico acerca desse 3 prisma.
o seguidor tem 2 prismas idênticos para a função de se orientar correctamente nos 2 eixos que possuí, um para a rotação (seguir o sol) e outro para a inclinação(altura do sol).
o tal 3 prisma da foto, não está no seguidor, tem uma função diferente. serve de facto para saber o solesticio. a sua função é saber quando está de noite. nessa altura o seguidor coloca-se na posição de segurança.
este meu seguidor da degger já é dos novos e contempla algumas novidades na controlbox relativamente aos seus anterioes. esta control box tem:
- este 3º prisma
- joystick mais fácil de utilizar. mantém a posição que lhe indicámos sem ter de estar a mantê-la continuadamente.
- um switch para o qual ainda não sabem a função. ficaram de me ver para que serve.

cumprimentos

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por BondadeSua »

saudações a todos os "produtores verde"

espero que não se ofendam, mas é com esse mesmo entusiasmo que estou a tentar associar-me.
foi aqui, no fórum, que aprendi alguma coisa, para fazer a minha escolha, da forma que a fiz. espero ter acertado minimamente. tenho instalação marcada para a segunda semana de maio.
estou em gondomar e chamou-me a atenção, o relato do "amigo" de gaia. espero que a produção/aventura nos traga ainda mais "aventureiros". o país e a economia, não sobreviverá ser não se levar à prática iniciativas motivadoras e percursoras do equilíbrio e da sustentabilidade.
optei por escolher sistema fixo 18 painéis sanyo hit-235hde4, inversor ingecom 3.68 e contador landisgyr-zxg310.
já tenho as caixas fixadas. só falta instalar e o processo de verificação/licenciamento para contribuir com o meu "aproveitamento" do astro rei.
logo que tenha novidades volto a dar sinal de "energia".
abraço

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


flag21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: terça abr 13, 2010 10:47 am

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por flag21 »

boa escolha de paineis

eu tenho um sistema com seguidor com 16 paineis iguais e estão a produzir bem mesmo nestes ultimos dias em que fez bastante calor

depois de ter corrigido o problema que tinha com o inversor têm produzido sempre acima dos 30 kwh.
mesmo ontem que esteve um pouco nublado produziram 30kwh.

já agora e para que não aconteça o mesmo que me aconteceu a mim verifica todas as fases e pede ao instalador para injectar na mais fraca.

no meu caso uma das fases tem 253v o que fazia o inversor estar sempre a disparar

boa sorte


Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por Nuno_Vicente »

bondadesua Escreveu:saudações a todos os "produtores verde"

espero que não se ofendam, mas é com esse mesmo entusiasmo que estou a tentar associar-me.
foi aqui, no fórum, que aprendi alguma coisa, para fazer a minha escolha, da forma que a fiz. espero ter acertado minimamente. tenho instalação marcada para a segunda semana de maio.
estou em gondomar e chamou-me a atenção, o relato do "amigo" de gaia. espero que a produção/aventura nos traga ainda mais "aventureiros". o país e a economia, não sobreviverá ser não se levar à prática iniciativas motivadoras e percursoras do equilíbrio e da sustentabilidade.
optei por escolher sistema fixo 18 painéis sanyo hit-235hde4, inversor ingecom 3.68 e contador landisgyr-zxg310.
já tenho as caixas fixadas. só falta instalar e o processo de verificação/licenciamento para contribuir com o meu "aproveitamento" do astro rei.
logo que tenha novidades volto a dar sinal de "energia".
abraço

bondadesua


bem vindo então ao grupo dos (futuros) microprodutores.

será excelente ter um "vizinho" microprodutor com quem trocar dados.

cumprimentos

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por BondadeSua »

".....
depois de ter corrigido o problema que tinha com o inversor têm produzido sempre acima dos 30 kwh.
mesmo ontem que esteve um pouco nublado produziram 30kwh.

já agora e para que não aconteça o mesmo que me aconteceu a mim verifica todas as fases e pede ao instalador para injectar na mais fraca.

no meu caso uma das fases tem 253v o que fazia o inversor estar sempre a disparar
..........


caro flag21

desculpe a minha ignorância, mas qual fase? eu apenas tenho electricidade em monofásico. essa questão poderá por-se só para quem tem fornecimento trifásico? ou para monofásico também?




obrigado pelo esclarecimento

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por jama »

bondadesua Escreveu:".....
depois de ter corrigido o problema que tinha com o inversor têm produzido sempre acima dos 30 kwh.
mesmo ontem que esteve um pouco nublado produziram 30kwh.

já agora e para que não aconteça o mesmo que me aconteceu a mim verifica todas as fases e pede ao instalador para injectar na mais fraca.

no meu caso uma das fases tem 253v o que fazia o inversor estar sempre a disparar
..........


caro flag21

desculpe a minha ignorância, mas qual fase? eu apenas tenho electricidade em monofásico. essa questão poderá por-se só para quem tem fornecimento trifásico? ou para monofásico também?




obrigado pelo esclarecimento

bondadesua
estamos a falar na rede pública, os cabos que passam no poste tem mais que uma fase
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por BondadeSua »

............

esta-mos a falar na rede publica ,os cabos que passam no poste tem mais que uma fase
..........

ok
pelo que entendo, podem haver diferentes fases logo no fornecimento? e isso acontece directamente da caixa da edp, na rua? não sabia que os técnicos podiam escolher/optar, em que ponto do suporte na caixa, apertar/fixar o "fio" de fornecimento.
é que no meu caso, tem uma daquelas caixas no passeio, de onde sai o fornecimento para o contador de consumo (actual) e onde ficará posteriormente a pcp. é isso?
pergunto, é aí que deverá ser feita a medida da voltagem? e consequentemente se estiver acima dos 230v, pode haver instabilidade. entendi direito?
obrigado
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


flag21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: terça abr 13, 2010 10:47 am

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por flag21 »

boa tarde

convem que a fase onde é injectada a produção não tenha um valor muito elevado para evitar que nas melhores horas de produção o inversor desligue por ultrapassar o limite.

dependendo do inversor até poderà ser um pouco superir a 230 v .

mas o instalador pode verificar isso e na altura e escolher a fase mais vantajosa
para instalar a nova caixa de fusíveis ele tem que desligar a rede por algum tempo.
isto é feito no armário ou no poste da baixada , conforme o caso .
nesta altura ele pode verificar qual a melhor situação.

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por BondadeSua »

viva sr. nuno_vicente
como tem andado a produção?
saudações também para o resto da comunidade "verde"


a minha instalação ainda está na "calha". espero que para a semana o tempo não complique!!!

será que alguém conhece, ou já viu o inversor ingecon 3.68tl por dentro? sei que ele suporta comunicação com pc através da porta rs485, com acessórios dedicados. mas os meus conhecimentos técnicos param aí.
não consegui contratar já com essa opção, pois tinha definido o tecto máximo de gasto e portanto, fugiram "delicadamente" à minha sugestão, quando falei nessa possibilidade, o que entendi e aceitei. pareceu-me que aquele não era o momento de esticar mais a corda. esta é a principal razão porque, não negociei, um ainda melhor inversor.
agora que o inversor, "irá ser instalado na próxima semana", gostava de saber se seria fácil/económico, colocar o componente, "bus" com porta femea do tipo rj45, que me parece ser a mais prática para ligar o cabo de rede ao pc e o software do fabricante encarregar-se-ia do resto. teria portanto as leituras do inversor descarregadas directamente no pc. simples, prático e de preferência barato, (digamos que uma dezena de eur)..... penso eu de que!!!
qualquer ideia/sugestão sobre o assunto, desde já o meu agradecimento.


bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por Nuno_Vicente »

boa tarde caro bondadesua,

as minhas produções ainda estão paradas...
recebi na segunda feira o contrato da edp. enviei no próprio dia, e hoje quarta-feira, já me agendaram a ligação à rede.
está marcada para daqui a uma semana (12 maio). parece que vou ter a minha micro geração abençoada pela visita do papa !!!

relativamente ao problema da comunicação rs-232 ou 485, estive a ver o site do fabricante e vi qual é a placa. ver foto!
RS-485
RS-485
rs-485.JPG (35.27 KiB) Visto 4155 vezes
tente informar-se do preço dela.
a ligação dessa placa ao pc fica por poucos €€€ caso seja por cablagem. caso se pretenda wireless, gasta-se mais um pouco.

cumprimentos,
nuno

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por BondadeSua »

viva meu caro

pelo menos já lhe falta mesmo pouco!!!
muito obrigado pela informação. era mesmo isto que havia procurado, mas sem sucesso. amanhã vou procurar e logo que tenha dados, já posso pôr a questão de forma concreta ao instalador.
cumprimentos

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por Nuno_Vicente »

boas,

hoje ao ler a minha revista de poupança (deco) apercebi-me de uma má noticia que me deixou pouco satisfeito.
os incentivos para energias renováveis só podem ser usufruidos de 4 em 4 anos. ora eu planeei a minha agenda de investimentos de forma a colocar no ano passado os paineis soláres termicos e este ano ia colocar o valor referente ao solar fotovoltaico.
se a noticia está correcta, os 700 e tal euros que estão na minha análise de payback vão para o tecto

alguém me confirma que realmente só se pode usufruir deste incentivo de 4 em 4 anos? nunca tinha lido isto em lado nenhum!!!

cumprimentos


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por PaulOL »

nuno_vicente Escreveu:boas,

hoje ao ler a minha revista de poupança (deco) apercebi-me de uma má noticia que me deixou pouco satisfeito.
os incentivos para energias renováveis só podem ser usufruidos de 4 em 4 anos. ora eu planeei a minha agenda de investimentos de forma a colocar no ano passado os paineis soláres termicos e este ano ia colocar o valor referente ao solar fotovoltaico.
se a noticia está correcta, os 700 e tal euros que estão na minha análise de payback vão para o tecto

alguém me confirma que realmente só se pode usufruir deste incentivo de 4 em 4 anos? nunca tinha lido isto em lado nenhum!!!

cumprimentos
boas,

na verdade é a primeira vez que vejo algo escrito nesse sentido, nunca ouvi nada nesse sentido, mas com tamanha crise já nada é de admirar, embora tenha a esperança que no assunto das renováveis não venham a alterar algo que "espante" os pequenos investimentos particulares.
vou aprofundar essa matéria até porque também sou sócio da deco, mas também estou a contar com o incentivo fiscal prometido, porque o investimento nos fotovoltaicos já está feito este ano e tenho esperança que não mudem as regras do jogo, quando este ainda não terminou.

até


Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por Nuno_Vicente »

boas,

o incentivo mantêm-se para todos que queiram investir nas energias renováveis. o problema é que cada contribuinte só pode utilizar esta rubrica 1 vez em cada 4 anos.
eu como já benefeciei dessa rubrica o ano passado por causa do solar térmico, receio que este ano não possa ir buscar novamente o incentivo relativamente ao solar fotovoltaico.
o artigo que falo está na página 15 da revista dinheiro & direitos de maio ed.nº99.
em baixo fica o "boneco" que me chamou à atenção.
4em4.JPG
4em4.JPG (63.74 KiB) Visto 3998 vezes
será que alguém dos microprodutores "seniors" já conseguiu deduzir o valor do incentivo durante 2 anos consecutivos desta rubrica de energias renováveis?

cmpts


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por PaulOL »

boas!

está confirmado a situação dos 4 em quatro anos, resta a esperança em saber qual o 1º ano que conta para tal situação, visto que no ano passado não estar previsto, como não é costume haver retroactividade...???!!!

até

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por Volt »

espero que só comece este ano... o ano passado também meti o sistema aqs e uns painéis fv. este ano, quero meter a mp.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por PaulOL »

volt Escreveu:espero que só comece este ano... o ano passado também meti o sistema aqs e uns painéis fv. este ano, quero meter a mp.

já somos 3...

até


Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por Nuno_Vicente »

boas,

tal como previsto, hoje a minha mg foi ligada à rede pelas 10 horas.
no final do dia o inversor marcava 18.4kw.

atingido este marco histórico fica aqui o resumo cronológico da minha instalação:
17/02/2010 - registo provisório
13/04/2010 - fim da instalação
26/04/2010 - inspecção aprovada
12/05/2010 - ligação à rede

Responder

Voltar para “Projectos”