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Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: quinta nov 25, 2010 4:41 pm
por jmal
sim, agora entendi, é mesmo por isso, senão o amperímetro não tem como medir a diferença de tensão nos extremos do shunt, só assim ele consegue medir a corrente que lá passa.

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: terça dez 14, 2010 7:04 pm
por zointz
boas,
bom isto para diário está uma anedota, mais de um mês desde o ultimo post....

fotos... estão tiradas, mas não onde eu estou, por isso ficam para depois, entretanto vou tentar ir contando umas aventuras que tenho tido desde então.

ora bem a de hoje refere-se ao inicio de de novembro e chama-se

o chico a montar a sua chica
ora bem o chico sou eu armado em esperto e a querer demonstrar à família que já era um barra na condução, pois então na saída da garagem do emprego (os meus pais iam atrás de carro) que dá para um estacionamento em calcada, num dia em que tinha estado a chover e como eu queria demonstrar as minhas capacidades ciclistas, não é que aqui o rapaz lembrou-se de acelerar de uma forma convincente e logo na primeira curva ao tentar virar, não é que a bicha não quis e começou a derrapar..., mas eu com o peito cheio de ar não dei parte de fraco, lá pus um pé no chão, com uma daquelas sortes que só se tem uma vez consegui aguentar a chica e a coisa acabou por passar despercebida. eu claro,fiquei a tremer e nunca mais consegui fazer curvas da mesma maneira, principalmente com chuva.

moral da história
por muito avisados que sejamos, sem erros não aprendemos.

fiquem bem !

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: terça dez 14, 2010 7:06 pm
por zointz
bom não foi bem um mês, mas isto prova que tenho desculpa.... é o cansaço... mas foi muito tempo.

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: terça dez 14, 2010 10:50 pm
por scooteko
as aventuras continuam quando chego a casa e tento coloca-la à carga e reparo que o disjuntor da minha garagem que é de apenas 5amp começa a vibrar que nem um louco quando a ligo, depois passado algum tempo e com as luzes da garagem acesas o disjuntor dispara , o portão como é eléctrico só funciona com o quadro ligado e eu tenho receio que se a deixar a carregar com o portão fechado o tenha de arrombar para entrar.. bonito ! claro que quem quer consegue e já estou a tratar de arranjar um método de segurança para abrir o portão , para já só carrega com o portão destrancado (ai a segurança !)
em anexo, foto de desembraidor exterior.

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: quarta dez 15, 2010 8:39 am
por zointz
boas, obgdo pela dica, esse sistema é igual ao que tenho montado na garagem, mas a chave desapareceu durante a mudança. já procurei em vários sítios por um canhão novo mas não sabia o nome, e sempre que pedia as pessoas olhavam para mim como se fosse um e.t.

sabes onde se vende este tipo de material (estou na margem sul), tenho procurado em casas de chaves e o instalador do portão faliu.


abraços,
fica bem.

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: quarta dez 15, 2010 11:08 am
por scooteko
zointz Escreveu:boas, obgdo pela dica, esse sistema é igual ao que tenho montado na garagem, mas a chave desapareceu durante a mudança. já procurei em vários sítios por um canhão novo mas não sabia o nome, e sempre que pedia as pessoas olhavam para mim como se fosse um e.t.

sabes onde se vende este tipo de material (estou na margem sul), tenho procurado em casas de chaves e o instalador do portão faliu.


abraços,
fica bem.
o mais barato que deves arranjar deve ser aqui:
http://automatismos.webnode.com.pt/tecto/
se tiveres dificuldade avisa que eu mando-te daqui.

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: quarta jan 26, 2011 8:10 pm
por zointz
boas,
ora bem, novidades... o amperímetro finalmente funciona, a iluminação do painel tb foi mudada para led, e acho que por agora é tudo, ela anda, eu carrego.

ah! é verdade está um frio que tira o gozo todo de andar de mota.

entretanto deixo aqui um vídeo de uma pequena viagem com os dados fornecidos pelo painel personalizado da chica.


Link


vejam os picos de uma pequena viagem.

a qualidade é a que se espera de um blackberry ou seja medíocre e aproveito para deixar o inteligente e tecnologicamente avançado sistema de fixação usado nas filmagens infelizmente não está bem fotografado, mas é melhor que nada (atenção não façam isto em casa)
o blackberry foi enfiado num saco para que a cola da fita usada não fica-se agarrada ao bb, depois um furo para a câmara e alguma coragem e já está
Sistemade fixação.jpg
Sistemade fixação.jpg (47.61 KiB) Visto 4952 vezes

aqui uma foto mais detalhada do painel
Novo painel.jpg
Novo painel.jpg (40.46 KiB) Visto 4952 vezes
fiquem bem!

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: quarta jan 26, 2011 8:30 pm
por serges
muito bem esgalhado...

gostei da ideia! mas os dados é que não percebi bem... os entendidos que digam algo!!!

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: quarta jan 26, 2011 9:15 pm
por Mumia
eheheh a ideia ta louca... perdi-me foi com os dados e com tanta luz a acender e piscar

explica explica la isso tudinho

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: quinta jan 27, 2011 8:47 am
por zointz
mumia Escreveu: explica explica la isso tudinho

pois....

bem muito simples, o mostrador da esquerda é o voltímetro, eu sei que a uma boa parte das scooters eléctricas têm um ponteiro que dizem que é o indicador de carga, que na verdade é um voltímetro analógico, as thunder de origem já o trazem digital o que facilita muito a vida. ex. quando a tensão em repouso está nos 70v significa que tenho de começar a pensar em procurar uma tomada.
o da esquerda é uma amperímetro, para os menos conhecedores é o equivalente nos automóveis que nos diz qual é o consumo instantaneo, claro que no automóvel diz x litros/100, e aqui diz amperes, basicamente é a corrente que está a ser drenada na bateria naquele instante.
uma coisa fixe é que em determinado momento se multiplicarmos o valor da tensão pela corrente vamos obter a potência consumida naquele instante, por exemplo, na imagem inicial do vídeo, apresenta 4,5ax72v = 324w, mas noutra parte do vídeo apresenta 77ax66v=5082w, com a experiência vamos apreendendo melhor que podemos fazer para reduzir o consumo.
mais um exemplo, ao subir a garagem no emprego tentando acompanhar uma pessoa que estava a pé, reparei que consumia cerca de 25ax71v=1775w, o que mostra claramente a importância que as subidas têm no consumo, se fosse a direito deveria andar pelos 1,5ax72= 108w.

a chata da luz azul no canto superior esquerdo é do travão.... tb não me agrada mim.


fiquem bem !

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: quinta jan 27, 2011 5:46 pm
por Mumia
eheheh percebi trocaste-te com a esquerda, direita, mas percebi perfeitamente..

ya sem duvida que em digital dá mais "precisão" a coisa e o amperimetro tb ajuda... a luz azul realmente é "chata" eheheh mas presumo que quando acende a da esquerda seja travão de tras... a da direita seja travão da frente certo??

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: quinta jan 27, 2011 7:39 pm
por zointz
mumia Escreveu: esquerda seja travão de tras... a da direita seja travão da frente certo??
pois, esquerda ..direita, da forma que a politica anda já não sei o que é a esquerda e o que é a direita

esquerda - amperímetro
direita - voltímetro

a luz azul da esquerda acende quando estou a travar ou tenho o descanso posto (inibe o acelerador), a da direita é o limitador de velocidade a 45km/h, e neste caso serviu ara medir o consumo com velocidade constante, embora a recta fosse muito curta.

já agora, para quem ainda discute as questões de protecção da bateria principalmente enquanto estão no estado de "rodagem", posso afirmar que qualquer arranque normal na minha que é de 4kw, facilmente chega aos 60 amp (1,5c), sendo o máximo por volta dos 80amp (2c), porque esta história de dos motores electricos terem grandes binários vêm com o custo de grandes consumos no arranque, é claro que é por períodos curtos... enfim estes são os dados!

fiquem bem !

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: segunda jan 31, 2011 4:30 pm
por Barrocas
um verdadeiro artista da bricolage

pensas retirar o filtro fosco dos mostradores digitais, para se verem mais nitidamente os valores? podes deixar aplicado apenas o filtro vermelho... ou um fumado, como vinha de origem no voltimetro.

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: segunda jan 31, 2011 4:58 pm
por zointz
barrocas Escreveu:um verdadeiro artista da bricolage

pensas retirar o filtro fosco dos mostradores digitais, para se verem mais nitidamente os valores? podes deixar aplicado apenas o filtro vermelho... ou um fumado, como vinha de origem no voltimetro.


oi,
ainda estou a pensar, apesar de não ter uma leitura perfeita durante o dia, dá para ler bem, por isso... vamos ver..

abraços.

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: quinta mar 03, 2011 9:54 am
por zointz
boas,
finalmente o tempo anda a melhorar e vou aproveitar uma ida a microsoft para levar a minha chica, mas estou com receio do relevo que vou apanhar e da velocidade média mais alta.

o trajecto a efectuar é costa de caparica - > instalações da microsoft em porto salvo no tagus park, agora a duvida é:

- se fosse de carro o trajecto seria via rápida da caparica - ponte 25 de abril - a5 - saida porto salvo, e neste trajecto são 29 kms, mas muitas subidas/descidas,nomeadamente na via rápida da caparica, e na a5, como vou do moto, não vejo alternativas melhores.

- a velocidade deveria rondar no mínimo os 70km/h porque é quase sempre em auto-estrada/via rápidas

- a minha chica é de 22x40ah, e terei carga na microsoft (aguardo resposta deles)

- tentarei economizar nas descidas

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: quinta mar 03, 2011 10:27 am
por jmal
zointz Escreveu:boas,
finalmente o tempo anda a melhorar e vou aproveitar uma ida a microsoft para levar a minha chica, mas estou com receio do relevo que vou apanhar e da velocidade média mais alta.

o trajecto a efectuar é costa de caparica - > instalações da microsoft em porto salvo no tagus park, agora a duvida é:

- se fosse de carro o trajecto seria via rápida da caparica - ponte 25 de abril - a5 - saida porto salvo, e neste trajecto são 29 kms, mas muitas subidas/descidas,nomeadamente na via rápida da caparica, e na a5, como vou do moto, não vejo alternativas melhores.

- a velocidade deveria rondar no mínimo os 70km/h porque é quase sempre em auto-estrada/via rápidas

- a minha chica é de 22x40ah, e terei carga na microsoft (aguardo resposta deles)

- tentarei economizar nas descidas

se tiveres lá carga, acho que podes ir a essa velocidade e até mais.

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: quinta mar 03, 2011 11:00 am
por hmma
ainda no outro dia fui lá a uma conferência de sharepoint e pus a carregar na garagem. uma das garagens tem (ou pelo enos tinha) o portão avariado e estava sempre aberto. perguntei ao segurança e ele disse para ligar e experimentar... se alguém perguntasse ele também não sabia de nada

o percurso que fiz foi feijó > 25-abril > a5 > microsoft e no regresso vim pela marginal junto ao mar, mas já com a carga quase toda. de qualquer forma teria dado para fazer a viagem na boa mesmo sem carregar.

ao lado do mosteiro dos jerónimos também tens um ponto da wattdrive a funcionar (não se se já te inscreveste lá).

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: quinta mar 03, 2011 8:49 pm
por zointz
hmma Escreveu:ainda no outro dia fui lá a uma conferência de sharepoint e pus a carregar na garagem. uma das garagens tem (ou pelo enos tinha) o portão avariado e estava sempre aberto. perguntei ao segurança e ele disse para ligar e experimentar... se alguém perguntasse ele também não sabia de nada

o percurso que fiz foi feijó > 25-abril > a5 > microsoft e no regresso vim pela marginal junto ao mar, mas já com a carga quase toda. de qualquer forma teria dado para fazer a viagem na boa mesmo sem carregar.

ao lado do mosteiro dos jerónimos também tens um ponto da wattdrive a funcionar (não se se já te inscreveste lá).

boas,

e podes me dar uma ideia das velocidades (subidas e rectas) que normalmente usas-te no percurso, e já agora qual é o numero de baterias e capacidade delas para eu ter uma ideia. obrigado.

fica bem

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: sexta mar 04, 2011 10:26 am
por hmma
tenho 20 células de 40ah... e normalmente ando entre os 60-70kms/h, dando para fazer confortavelmente 50km.

nessa viagem em particular, por ser auto-estrada e por estar um pouco atrasado fui quase sempre acima dos 70 na a5 (fora nas subidas em que a scooter não consegue manter essa velocidade). por isso puz lá depois a carregar, para ter mais segurança no regresso.

mas como disse, se na volta andasse a cerca de 50kms/h, acho que dava na boa para fazer com 1 carga.

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Enviado: sexta mar 04, 2011 3:55 pm
por zointz
obrigado pela info.... hoje já recebi um email da microsoft a dizer que em principio não há problema, estão só a verificar se têm condições.


fica bem.