Kit OVD4 caseiro - 2 depósitos

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm

Mensagem por ANCCO »

hynek,

hoje estive conversando com o torneiro que está usinando as peças que vou instalar no meu kit, ele deu-me uma idéia interessante: entre o injetor e o tubo do injetor, instalar uma pré-câmara usinada com a rosca de entrada e saída do injetor para, nesta câmara, instalar uma vela incandescente, em contato ou não com o ov; creio ser uma saída interessante, aumentaria e muito a transferência de calor da vela para o ov. o único senão é que precisa ser uma peça relativamente baixa, pois os tubos dos injetores não podem sofrer demasiada flexão. estou estudando uma forma mais eficiente de tranmitir calor para o ov antes dos injetores, creio que a utilização de um reostato para controle da temperatura, como indicado no kit da diesel therm, é interessante para o efetivo controle e evitar a queima das velas....

forte abraço a todos além-mar
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

no roulemafleur referem uns porta-injectores com velas de incandescência. pode ser interessante mandar tornear uma peça assim. as velas não queimam se tiverem uma boa transferência térmica com uma peça metálica e nesta estiver um termocontacto.

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ANCCO »

manuelcar,

o que é roulemafleur? não conhecemos aqui no brasil....
ANCCO

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

ancco Escreveu:hynek,

hoje estive conversando com o torneiro que está usinando as peças que vou instalar no meu kit, ele deu-me uma idéia interessante: entre o injetor e o tubo do injetor, instalar uma pré-câmara usinada com a rosca de entrada e saída do injetor para, nesta câmara, instalar uma vela incandescente, em contato ou não com o ov; creio ser uma saída interessante, aumentaria e muito a transferência de calor da vela para o ov. o único senão é que precisa ser uma peça relativamente baixa, pois os tubos dos injetores não podem sofrer demasiada flexão. estou estudando uma forma mais eficiente de tranmitir calor para o ov antes dos injetores, creio que a utilização de um reostato para controle da temperatura, como indicado no kit da diesel therm, é interessante para o efetivo controle e evitar a queima das velas....

é uma ideia interessante. receio que poderá ser um bocado dispendiosa.

quanto a velas - como eu tenho feito neste momento no meu lr, com duas chapas de 5 mm, furadas ao comprido para abraçar bem o tubo e a parte incadescente da vela (simples de fazer), com termocontacto de 145 ºc (é este: http://seealte.europecon.net/adapta-o-d ... -c-nc.html ), a permuta do calor é bastante boa e as velas já não sofrem com sobreaquecimento. só ligam por um instante e desligam. para aliviar ao sistema eléctrico podemos só ligar 2 velas de cada vez. isto é bastante simples e fácil de montar.

posso pensar num sistema alternativo para controlar a potência das velas. poderá ser talvez por um transístor de potência, vou ver quanto custaria uma coisa destas.

reostato não serve, funciona na base de resistência logo gasta energia.

outra maneira, por acaso logo a primeira que experimentei quando comecei interessar-me por ov, bobinar resistência directamente no tubo. dá bastante trabalho mas é o mais eficaz na permuta do calor e sobretudo podemos escolher a potência que precisamos. hoje já tenho uma ideia mais exacta de como fazer isso. mandei vir do uk um fio próprio, deve chegar para semana, depois experimento.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

manuelcar Escreveu:as velas não queimam se tiverem uma boa transferência térmica com uma peça metálica e nesta estiver um termocontacto.
é exactamente como funciona, actualmente, no meu lr
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

existem (ou existiam) velas de incandescência com dois terminais, assim podiam ser ligadas em serie...

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

vale a pena espreitar aqui:
http://www.claybornlab.com/heat_tape.html

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

manuelcar Escreveu:existem (ou existiam) velas de incandescência com dois terminais, assim podiam ser ligadas em serie...
já andei à procura, mas não encontrei. se o preço for bom, pode ser uma alternativa.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

jossef
Staff Member
Staff Member
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am

Mensagem por jossef »

boas manuelcar isto n daria para por nos tubos dos injectores??????
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

hoje chegou, da inglaterra, o fio para montar o aquecimento directamente nos tubos de injecção. pelo que tenho lido, não terá só a capacidade de aquecer o tubo por resistência como também aquecer o tubo e combustível por efeito de indução. vamos ver se poupamos na potência com efeito melhor.
Última edição por hynek em quinta nov 23, 2006 12:30 pm, editado 1 vez no total.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ANCCO »

hynek,

qual a potência destas resistências? gostaria também de saber a potência das velas aquecedoras que utiliza, as que pretendo instalar tem potência aproximada de 100 w cada uma, nos bicos injetores. estou estudando uma forma, com um eletrecista, de limitar a corrente para as velas através de um circuito que controle a temperatura nos injetores sem acionar as velas via relê, realmente a carga elétrica fica muito alta, como disseste. talvez o circuito, especificamente para os bicos injetores que ficam mais tempo utilizando a carga do alternador, deva ser controlado através de termistor e tiristor, conforme informação obtida pelo eletrecista que está me assessorando.
outra questão é quando citou o termocontato de 145ºc, não é um valor muito alto para aquecer o ov antes dos bicos?
agradeço-lhe desde já a atenção dispensada, peço comentários a respeito também dos que nos acompanham.

forte abraços a todos além-mar
ANCCO

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ANCCO »

senhores,

peço também explicação do seguinte: um potenciômetro pode resolver a questão do excesso de corrente para as velas dos bicos injetores? controlaria a corrente a ser enviada para as velas, porém este componente também consome energia?
ANCCO

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

a potência mais adequada vou ter de estudar e ensaiar. por enquanto penso fazer bobinas de 100 w em cada tubo (as velas tem 200 w/cada). assim não haverá necessidade de usar sistemas de limitação da corrente (via tiristor é tecnicamente viável, economicamente não sei).

o termocontacto mede a temperatura de aquecimento do suporte e desliga as velas, quando se atinge essa temperatura. a temperatura do tubo e do combustível é mais baixa (90 a 110 ºc).

potenciómetro é para esquecer - consome energia e neste caso muita.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ANCCO »

hynek,

a situação que estou tentando é similar, porém com uso de velas (aproximadamente 100w cada), porém o consumo de corrente é alto: 40a somente para os bicos injetores, que ficam operando mais tempo. por isso quero verificar a possibilidade de enviar a corrente necessária para manter a temperatura a um fluxo variável de ov através de tiristor.
quando teu sistema liga as velas nos bicos há grande carga no alternador? sente isso na rotação do motor? ou passa despercebido?

obrigado pelas informações, amigo.

ANCCO

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

as 4 velas consomem 800 w
o aquecimento do filtro 200 w
o pré-aquecimento antes da bi 150 w

no total 1.150 w. não se sente muito, mas quando liga, sente-se, no relanti, que as rotações do motor diminuiram ligeiramente.

com motor em regime normal, na estrada, não se sente nada.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ANCCO »

muito obrigado, hynek, eu já estava preocupado em descarregar a bateria quando o sistema fosse ativado.
o motor do seu lr é igual ao que tenho em minha camioneta, só que aqui é fabricado pela mwm international, caso precise de informações técnicas mais detalhadas do mesmo acesse http://www.mwm.com.br lá conseguirá baixar catálogos de peças, manuais de desmontagem, etc., creio que pode ser útil caso ainda não tenha essa literatura.

ANCCO

jossef
Staff Member
Staff Member

Mensagem por jossef »

já tens o fio para os injectores???

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ANCCO »

jossef,

tenho bastante fio por aqui, de diversas bitolas, porém não sei qual seria o mais indicado para os injetores, agradeço se puder opinar...
ANCCO

jossef
Staff Member
Staff Member

Mensagem por jossef »

obrigado mas eu é q fiz mal a pergunta queria era saber se o hynak já tinha montado os fios nos injectore.

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

ainda não tive vagar, vou ver se consigo hoje à noite, depois do banho dos putos.

hoje só tive tempo para verificar a resistência do fio e calcular, quanto preciso para cada injector para ter a potência pretendida. isto de bobinar vai dar alguma luta, mas tenho muiiiita esperança que valerá a pena. o sistema com as velas, que tenho actualmente, tem os resultados muito bons. única inconveniência é a potência que isso consome, quando está ligado. espero que isto também fica resolvido.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”