Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

njay Escreveu:os braços oscilantes que já vi têm todos rolamentos, geralmente de agulhas. quando voltares a meter o eixo, enche-o de massa para depois ser muito fácil de tirar na próxima vez (o mesmo se aplica aos eixos das rodas).
por vezes não nos lembramos de coisas evidentes outras vezes estamos a fazer de uma maneira que parece a melhor e de repente vemos outra e pensamos: “como é que eu não me lembrei disto antes?...”
pelo menos a mim acontece-me muitas vezes, por isso todos os conselhos e sugestões são bem-vindos.
njay Escreveu:é para ajudar os menos experientes a travar...

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

njay Escreveu:esse parafuso de 10mm de diâmetro, tem algum simbolo ou número na cabeça da porca? alguns parafusos de partes "criticas" não são parafusos normais, são parafusos especialmente fortes.
o que aqui está de 10mm não é o de lá, fica largo. o de lá não sei. como o conjunto vai ser apertado lateralmete o esforço do parafuso vai ser apenas no sentido do comprimento deste (na rosca portanto). seria muito mais grave se ficasse pendurado (que era o que eu pensava). de qualquer modo comprei em aço inox. deve cumprir a função.

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

ok, não era o de lá e tinha folga... fantástico. um mecânico meu amigo já dizia que quem estraga as motas são os mecânicos. de qualquer forma, no que toca a parafusos e afins de partes estruturais ou de segurança (como tudo o que está associado aos travões) convém ser original, isto é, peça feita para a mota, porque há muitos tipos de aço. tens o manual de oficina da mota? se não tens eu talvez to consiga arranjar. há detalhes importantes que só diz no manual e que "um leigo" não se vai aperceber, como o facto de em geral os parafusos das pinças dos travões levarem uma trava quimica (uma cola que evita que se desapertem).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

uggabugga Escreveu:tenho descoberto algumas coisas interessantes acerca da mota. ou seja, não é bem descobrir, é mais constatar...
possivelmente não é nada que seja novidade para quase ninguém, mas para mim era: quando se trava com o travão de trás actua ao mesmo tempo o da frente. o óleo é dividido para os das duas rodas e tem um outro par de pastilhas na frente apenas para esta opção.
a outra opção é travar apenas com o da frente. só o de trás, é impossível.
não deve ser nenhum sistema inovador pois a mota já tem 11 anos mas para mim é novidade.
não sei se será característica das scooters pois ainda não tinha tido nenhuma. em termos de segurança achei este pormenor interessante.

pronto, agora aproveitem para dizer: “ eh pah, então nunca tinhas visto isso?...”
eu comprei há pouco tempo uma 4ª mota (sim, é verdade, estou temporariamente com 4 motas em meu nome na garagem, mas depois revelo-a com fotos) que traz uma coisa interessantíssima que se chama cbs (sistema de travagem combinada). não é tão bom e importante como o abs (sistema de anti-bloqueio), mas já dá uma ajuda. creio que é a evolução natural desse sistema que falaste. travar só com o travão da frente, também é um erro, pois desequilibra a mota, levantando a traseira e arriscando, ou a derrapagem, ou a "égua". e só o de trás, não trava, abranda. . a dose mais indicada de travagem anda à volta dos 30-70 (30% da força exercida no travão de trás, 70% no da frente. de preferência, um ligeiro toque no travão traseiro antes do toque mais forte no travão da frente.

.

este é mais um tema para aprofundar no próximo workshop. .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

boa conversão, sim senhor... e que grande trabalhinho que ainda aí está.

chiça que quadro mais complicado só em algumas das últimas fotos é que percebi onde estava o amortecedor traseiro

e esse material veio de onde, para estar nesse estado? andou na guerra ou foi passado a ferro por um camião?

força com isso e continua a "partir-pedra" :d, se bem que se tivesses alguma garantia de que a legalização era feita seria tudo um pouco mais motivador...
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

bemmmm esou mt bom mesmo... muita vontade e grande aventura... ca andarei a torcer para que dê resultado e corra bem...
abraço
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

njay Escreveu: tens o manual de oficina da mota? se não tens eu talvez to consiga arranjar. há detalhes importantes que só diz no manual e que "um leigo" não se vai aperceber, como o facto de em geral os parafusos das pinças dos travões levarem uma trava quimica (uma cola que evita que se desapertem).
tenho qualquer coisa parecido com um manual em português/brasileiro que se arranja facilmente na internet mas parece-me que não está muito pormenorizado. tem a vantagem de a versão ser do mesmo ano da mota. já procurei mas não vi esse parafuso e por acaso fala do tal produto para colocar nos parafusos dos travões.
tenho outro da versão de 2003 em inglês, muito mais completo mas não tem ajudado muito pois a montagem é completamente diferente.

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

mumia Escreveu:bemmmm esou mt bom mesmo... muita vontade e grande aventura... ca andarei a torcer para que dê resultado e corra bem...
abraço
hmma Escreveu:boa conversão, sim senhor... e que grande trabalhinho que ainda aí está.

chiça que quadro mais complicado só em algumas das últimas fotos é que percebi onde estava o amortecedor traseiro

e esse material veio de onde, para estar nesse estado? andou na guerra ou foi passado a ferro por um camião?

força com isso e continua a "partir-pedra" :d, se bem que se tivesses alguma garantia de que a legalização era feita seria tudo um pouco mais motivador...
obrigado

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

tenho uns amigos num concessionário da suzuki. precisas do manual técnico? não sei se eles estão autorizados a mostrá-lo, mas, se precisares de saber algo específico, creio que aí podem ajudar de certeza. .

ps: já me disseste mas entretanto esqueci-me. . qual é o ano da mota?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

na ligação da parte da frente do motor à suspensão existiam dois sinoblocos que nem à martelada consegui retirar. acabei por desistir pois iriam sair em muito mau estado e não seria possível aproveitá-los. acabei por mandar vir da polónia qualquer coisa que me parece que vai cumprir a função.

tive em conta as medidas interiores e exteriores, o tamanho e o formato, e a escolha recaiu sobre a versão que se destinava ao subaru impreza.
Anexos
IMG_9599.JPG

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

volt Escreveu:tenho uns amigos num concessionário da suzuki. precisas do manual técnico? não sei se eles estão autorizados a mostrá-lo, mas, se precisares de saber algo específico, creio que aí podem ajudar de certeza. .

ps: já me disseste mas entretanto esqueci-me. . qual é o ano da mota?
é do ano 2000.
quanto ao manual, para já deixa estar. para o que vai sobrar original da mota não devo precisar de mais do que o que tenho.
de qualquer maneira, obrigado. e se vier a precisar, não me esqueço

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

em tempo de crise tenho andado a reciclar o ferro que já cumpriu outras funções.

não há nada que umas boas marteladas não resolvam
Anexos
IMG_9602.JPG
IMG_9604.JPG

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

e o "rascunho" do que será a tal "caixa oscilante"
Anexos
IMG_9605.JPG

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

e bem aproveitadinho, o resto do ferro ainda deu para oferecer um "sapato" novo ao descanso central pois o que lá estava (está em cima do torno) estava reduzido a metade.
esta mota já deve ter feito vários metros pelo chão algumas vezes: além de gastar o sapato lateralmente, o próprio tubo, como se pode ver, de "o" passou a "d"
Anexos
IMG_9614.JPG

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

e a parte da cosmética...
com uma pinturazita sempre disfarça alguma coisa
Anexos
IMG_9609.JPG
IMG_9611.JPG
IMG_9616.JPG
IMG_9619.JPG
IMG_9620.JPG

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Mensagem por civic »

está a ficar porreira, e o peso disso, a usar cantoneira de ferro não ficou muito pesado?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

a cantoneira pesa 2kg por metro linear. não é por aqui que o peso vai aumentar muito.
na frente poderia realmente ter colocado qualquer coisa mais leve e mais simples mas atrás, como fica suspensa e é onde leva o maior peso de baterias, não poderia reduzir muito mais. mesmo que não cedesse teria oscilação e ia provocar instabilidade.

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

algum trabalho fora da mota para não saturar…
Anexos
IMG_9622.JPG
IMG_9623.JPG

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

no livrete diz: cor - verde e outra.

quanto à outra não sei, mas penso que agora está mais verde
Anexos
IMG_9625.JPG
IMG_9626.JPG

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

um dissipador para o controlador custava para cima de 100 dólares (já não me lembro do preço exacto). depois era mais o transporte e a alfândega. possivelmente até haveria mais barato mas eu não encontrei.

o que encontrei foi isto no ebay. consegui-o por um preço à volta de 15 libras e outro tanto de transporte (são 2,5kg). não foi fácil retirar-lhe o bocado que estava a mais e ainda gastei alguns discos nessa tarefa mas pela diferença de preço acho que valeu a pena.
Anexos
Dissipador.jpg
Dissipador.jpg (28.4 KiB) Visto 3801 vezes

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”