uggabugga Escreveu:tenho descoberto algumas coisas interessantes acerca da mota. ou seja, não é bem descobrir, é mais constatar...
possivelmente não é nada que seja novidade para quase ninguém, mas para mim era: quando se trava com o travão de trás actua ao mesmo tempo o da frente. o óleo é dividido para os das duas rodas e tem um outro par de pastilhas na frente apenas para esta opção.
a outra opção é travar apenas com o da frente. só o de trás, é impossível.
não deve ser nenhum sistema inovador pois a mota já tem 11 anos mas para mim é novidade.
não sei se será característica das scooters pois ainda não tinha tido nenhuma. em termos de segurança achei este pormenor interessante.
pronto, agora aproveitem para dizer: “ eh pah, então nunca tinhas visto isso?...”
eu comprei há pouco tempo uma 4ª mota (sim, é verdade, estou temporariamente com 4 motas em meu nome na garagem, mas depois revelo-a com fotos) que traz uma coisa interessantíssima que se chama cbs (sistema de travagem combinada). não é tão bom e importante como o abs (sistema de anti-bloqueio), mas já dá uma ajuda. creio que é a evolução natural desse sistema que falaste. travar só com o travão da frente, também é um erro, pois desequilibra a mota, levantando a traseira e arriscando, ou a derrapagem, ou a "égua". e só o de trás, não trava, abranda. . a dose mais indicada de travagem anda à volta dos 30-70 (30% da força exercida no travão de trás, 70% no da frente. de preferência, um ligeiro toque no travão traseiro antes do toque mais forte no travão da frente.
.
este é mais um tema para aprofundar no próximo workshop. .