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Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Enviado: sexta jun 24, 2011 11:30 pm
por uggabugga
njay Escreveu:os braços oscilantes que já vi têm todos rolamentos, geralmente de agulhas. quando voltares a meter o eixo, enche-o de massa para depois ser muito fácil de tirar na próxima vez (o mesmo se aplica aos eixos das rodas).
por vezes não nos lembramos de coisas evidentes outras vezes estamos a fazer de uma maneira que parece a melhor e de repente vemos outra e pensamos: “como é que eu não me lembrei disto antes?...”
pelo menos a mim acontece-me muitas vezes, por isso todos os conselhos e sugestões são bem-vindos.
njay Escreveu:é para ajudar os menos experientes a travar...

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Enviado: sexta jun 24, 2011 11:36 pm
por uggabugga
njay Escreveu:esse parafuso de 10mm de diâmetro, tem algum simbolo ou número na cabeça da porca? alguns parafusos de partes "criticas" não são parafusos normais, são parafusos especialmente fortes.
o que aqui está de 10mm não é o de lá, fica largo. o de lá não sei. como o conjunto vai ser apertado lateralmete o esforço do parafuso vai ser apenas no sentido do comprimento deste (na rosca portanto). seria muito mais grave se ficasse pendurado (que era o que eu pensava). de qualquer modo comprei em aço inox. deve cumprir a função.

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Enviado: sexta jun 24, 2011 11:46 pm
por Njay
ok, não era o de lá e tinha folga... fantástico. um mecânico meu amigo já dizia que quem estraga as motas são os mecânicos. de qualquer forma, no que toca a parafusos e afins de partes estruturais ou de segurança (como tudo o que está associado aos travões) convém ser original, isto é, peça feita para a mota, porque há muitos tipos de aço. tens o manual de oficina da mota? se não tens eu talvez to consiga arranjar. há detalhes importantes que só diz no manual e que "um leigo" não se vai aperceber, como o facto de em geral os parafusos das pinças dos travões levarem uma trava quimica (uma cola que evita que se desapertem).

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Enviado: sábado jun 25, 2011 1:29 am
por Volt
uggabugga Escreveu:tenho descoberto algumas coisas interessantes acerca da mota. ou seja, não é bem descobrir, é mais constatar...
possivelmente não é nada que seja novidade para quase ninguém, mas para mim era: quando se trava com o travão de trás actua ao mesmo tempo o da frente. o óleo é dividido para os das duas rodas e tem um outro par de pastilhas na frente apenas para esta opção.
a outra opção é travar apenas com o da frente. só o de trás, é impossível.
não deve ser nenhum sistema inovador pois a mota já tem 11 anos mas para mim é novidade.
não sei se será característica das scooters pois ainda não tinha tido nenhuma. em termos de segurança achei este pormenor interessante.

pronto, agora aproveitem para dizer: “ eh pah, então nunca tinhas visto isso?...”
eu comprei há pouco tempo uma 4ª mota (sim, é verdade, estou temporariamente com 4 motas em meu nome na garagem, mas depois revelo-a com fotos) que traz uma coisa interessantíssima que se chama cbs (sistema de travagem combinada). não é tão bom e importante como o abs (sistema de anti-bloqueio), mas já dá uma ajuda. creio que é a evolução natural desse sistema que falaste. travar só com o travão da frente, também é um erro, pois desequilibra a mota, levantando a traseira e arriscando, ou a derrapagem, ou a "égua". e só o de trás, não trava, abranda. . a dose mais indicada de travagem anda à volta dos 30-70 (30% da força exercida no travão de trás, 70% no da frente. de preferência, um ligeiro toque no travão traseiro antes do toque mais forte no travão da frente.

.

este é mais um tema para aprofundar no próximo workshop. .

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Enviado: sábado jun 25, 2011 8:27 am
por hmma
boa conversão, sim senhor... e que grande trabalhinho que ainda aí está.

chiça que quadro mais complicado só em algumas das últimas fotos é que percebi onde estava o amortecedor traseiro

e esse material veio de onde, para estar nesse estado? andou na guerra ou foi passado a ferro por um camião?

força com isso e continua a "partir-pedra" :d, se bem que se tivesses alguma garantia de que a legalização era feita seria tudo um pouco mais motivador...

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Enviado: sábado jun 25, 2011 2:56 pm
por Mumia
bemmmm esou mt bom mesmo... muita vontade e grande aventura... ca andarei a torcer para que dê resultado e corra bem...
abraço

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Enviado: sábado jun 25, 2011 10:34 pm
por uggabugga
njay Escreveu: tens o manual de oficina da mota? se não tens eu talvez to consiga arranjar. há detalhes importantes que só diz no manual e que "um leigo" não se vai aperceber, como o facto de em geral os parafusos das pinças dos travões levarem uma trava quimica (uma cola que evita que se desapertem).
tenho qualquer coisa parecido com um manual em português/brasileiro que se arranja facilmente na internet mas parece-me que não está muito pormenorizado. tem a vantagem de a versão ser do mesmo ano da mota. já procurei mas não vi esse parafuso e por acaso fala do tal produto para colocar nos parafusos dos travões.
tenho outro da versão de 2003 em inglês, muito mais completo mas não tem ajudado muito pois a montagem é completamente diferente.

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Enviado: sábado jun 25, 2011 10:36 pm
por uggabugga
mumia Escreveu:bemmmm esou mt bom mesmo... muita vontade e grande aventura... ca andarei a torcer para que dê resultado e corra bem...
abraço
hmma Escreveu:boa conversão, sim senhor... e que grande trabalhinho que ainda aí está.

chiça que quadro mais complicado só em algumas das últimas fotos é que percebi onde estava o amortecedor traseiro

e esse material veio de onde, para estar nesse estado? andou na guerra ou foi passado a ferro por um camião?

força com isso e continua a "partir-pedra" :d, se bem que se tivesses alguma garantia de que a legalização era feita seria tudo um pouco mais motivador...
obrigado

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Enviado: sábado jun 25, 2011 10:53 pm
por Volt
tenho uns amigos num concessionário da suzuki. precisas do manual técnico? não sei se eles estão autorizados a mostrá-lo, mas, se precisares de saber algo específico, creio que aí podem ajudar de certeza. .

ps: já me disseste mas entretanto esqueci-me. . qual é o ano da mota?

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Enviado: sábado jun 25, 2011 10:56 pm
por uggabugga
na ligação da parte da frente do motor à suspensão existiam dois sinoblocos que nem à martelada consegui retirar. acabei por desistir pois iriam sair em muito mau estado e não seria possível aproveitá-los. acabei por mandar vir da polónia qualquer coisa que me parece que vai cumprir a função.

tive em conta as medidas interiores e exteriores, o tamanho e o formato, e a escolha recaiu sobre a versão que se destinava ao subaru impreza.

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Enviado: sábado jun 25, 2011 10:58 pm
por uggabugga
volt Escreveu:tenho uns amigos num concessionário da suzuki. precisas do manual técnico? não sei se eles estão autorizados a mostrá-lo, mas, se precisares de saber algo específico, creio que aí podem ajudar de certeza. .

ps: já me disseste mas entretanto esqueci-me. . qual é o ano da mota?
é do ano 2000.
quanto ao manual, para já deixa estar. para o que vai sobrar original da mota não devo precisar de mais do que o que tenho.
de qualquer maneira, obrigado. e se vier a precisar, não me esqueço

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Enviado: sábado jun 25, 2011 11:00 pm
por uggabugga
em tempo de crise tenho andado a reciclar o ferro que já cumpriu outras funções.

não há nada que umas boas marteladas não resolvam

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Enviado: sábado jun 25, 2011 11:04 pm
por uggabugga
e o "rascunho" do que será a tal "caixa oscilante"

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Enviado: sábado jun 25, 2011 11:16 pm
por uggabugga
e bem aproveitadinho, o resto do ferro ainda deu para oferecer um "sapato" novo ao descanso central pois o que lá estava (está em cima do torno) estava reduzido a metade.
esta mota já deve ter feito vários metros pelo chão algumas vezes: além de gastar o sapato lateralmente, o próprio tubo, como se pode ver, de "o" passou a "d"

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Enviado: sábado jun 25, 2011 11:34 pm
por uggabugga
e a parte da cosmética...
com uma pinturazita sempre disfarça alguma coisa

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Enviado: domingo jun 26, 2011 10:55 am
por civic
está a ficar porreira, e o peso disso, a usar cantoneira de ferro não ficou muito pesado?

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Enviado: domingo jun 26, 2011 8:30 pm
por uggabugga
a cantoneira pesa 2kg por metro linear. não é por aqui que o peso vai aumentar muito.
na frente poderia realmente ter colocado qualquer coisa mais leve e mais simples mas atrás, como fica suspensa e é onde leva o maior peso de baterias, não poderia reduzir muito mais. mesmo que não cedesse teria oscilação e ia provocar instabilidade.

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Enviado: domingo jun 26, 2011 8:32 pm
por uggabugga
algum trabalho fora da mota para não saturar…

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Enviado: domingo jun 26, 2011 8:33 pm
por uggabugga
no livrete diz: cor - verde e outra.

quanto à outra não sei, mas penso que agora está mais verde

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Enviado: domingo jun 26, 2011 10:26 pm
por uggabugga
um dissipador para o controlador custava para cima de 100 dólares (já não me lembro do preço exacto). depois era mais o transporte e a alfândega. possivelmente até haveria mais barato mas eu não encontrei.

o que encontrei foi isto no ebay. consegui-o por um preço à volta de 15 libras e outro tanto de transporte (são 2,5kg). não foi fácil retirar-lhe o bocado que estava a mais e ainda gastei alguns discos nessa tarefa mas pela diferença de preço acho que valeu a pena.