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Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: terça jul 30, 2013 11:22 pm
por e_bike
Não te chegava 1, agora tens 2! :shock:

Ainda por cima estragaste o negócio do resto do pessoal! Isso é que foi pontaria! :D

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: quarta jul 31, 2013 12:32 am
por serges
Lambão...

Tinha visto também... E pimba já tinha ido...

Malandro andas a limpar os eléctricos...

Ao menos de baterias está bom...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: quarta jul 31, 2013 11:16 am
por sergiomms
serges Escreveu:Lambão...

Tinha visto também... E pimba já tinha ido...

Malandro andas a limpar os eléctricos...

Ao menos de baterias está bom...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
Apesar de só fazer a manutenção às baterias no domingo, não tenho grandes esperanças nas baterias, o carro esteve parado muito tempo. Mesmo que se recuperem, têm que ser desmontadas, limpas e lavadas e voltar a montar!
Este é um bom carro para a conversão para litio.

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: quarta jul 31, 2013 4:06 pm
por marcopns
:o :( :x :twisted: :twisted: :twisted:
Esta frase vale mais mil palavras :lol:
Pareceu-me que o homem não sabia muito bem o que estava a vender. Teve um sucesso inesperado.

Mas tem jeito para o negocio porque enviou-me fotos depois de ter o negocio concluído contigo!
Ele tinha também um motor novo para venda...
Boa sorte com o novo veiculo!

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: quarta jul 31, 2013 5:55 pm
por sergiomms
marcopns Escreveu::o :( :x :twisted: :twisted: :twisted:
Esta frase vale mais mil palavras :lol:
Pareceu-me que o homem não sabia muito bem o que estava a vender. Teve um sucesso inesperado.

Mas tem jeito para o negocio porque enviou-me fotos depois de ter o negocio concluído contigo!
Ele tinha também um motor novo para venda...
Boa sorte com o novo veiculo!
só fechou o negocio na semana passada. por isso deve ter enviado fotos a muita gente.
Era um puto a vender o carro do pai, comigo mudou de preço umas 4x! Deu para perceber que ele não estava a dar conta dos contactos que lhe surgiram. Foi preciso uma calma.....
Foi por causa do motor, da centralina(carregador, conversor), bomba de vacuo entre outras pequenas coisas que eu quis fazer negocio, é que são peças difíceis de conseguir e ele não sabia muito bem o que tinha nas mãos!

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: segunda set 23, 2013 11:35 am
por ICEM4N
Boas,
O saxo ainda continua À venda?

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: segunda set 23, 2013 12:51 pm
por sergiomms
O Saxo Azul já foi vendido! :|
Ando a trabalhar para converter o branco, mas já "recebi" tanto d€sgo$to que estou prestes a abandonar o projecto.
(Arrependo-me profundamente de ter vendido o azulinho... :cry: )

Agora, enquanto trabalho no saxo ando a namorar os Leafs.... :roll:

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: segunda set 23, 2013 1:14 pm
por serges
Ai ai... Sergio....

Que desgosto...

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: segunda set 23, 2013 2:27 pm
por sergiomms
serges Escreveu:Ai ai... Sergio....

Que desgosto...
Até a minha mulher tem saudades.... enfim, foi bom enquanto durou....
Partilho convosco o que me apercebi
Normalmente, o comprador de um carro usado pede sempre um desconto, se o vendedor não fizer uma atenção"zita" quase impossibilita o negócio, independentemente do preço pedido.
Consegui vender pelo preço pedido mas tive que fazer a atenção"zita" (que só a fiz por ter o Branco garantido) porque eu estava intransigente em relação ao preço.
Se eu tivesse pedido 8000€ no anuncio (sim eu sei que é bué) e tivesse feito a atenção"zorra" para os 7000€ tinha o carro vendido na mesma.
O que dá para perceber que apesar de reduzido o mercado para estes carros, mesmo velhos, ainda mexe.

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: terça set 24, 2013 12:14 pm
por sergiomms
sergiomms Escreveu:... não tenho grandes esperanças nas baterias, o carro esteve parado muito tempo. Mesmo que se recuperem, têm que ser desmontadas, limpas e lavadas e voltar a montar!
Este é um bom carro para a conversão para litio.
O carro tem 2 baterias maradas.... e não podem ser limpas, lavadas ou recuperadas, o carro tem apenas 50% da autonomia devido a estas baterias, ou seja, o caminho delas é o ecoponto!
Como não tenho a conversão ainda definida e preciso de ter o carro a andar, estou à procura de 2 baterias destas (saft stm5 100MRE).
vamos lá ver onde é que as vou arranjar.....

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: terça set 24, 2013 2:46 pm
por renateves
Se o quiseres vender, fala comigo! ;)
Esses 50% de autonomia chegava-me perfeitamente para o dia a dia.

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: terça set 24, 2013 11:52 pm
por sergiomms
renateves Escreveu:Se o quiseres vender, fala comigo! ;)
Esses 50% de autonomia chegava-me perfeitamente para o dia a dia.
Eu ando a namorar os Leafs, a venda não está completamente fora de questão, assim como a conversão para litio; vai ser uma batalha de ponderação de paixãotecnicófinanceira :)

A situação de funcionamento com 2 baterias maradas não é sustentavel porque a falha destas vai exigir mais das outras reduzindo-lhe os ciclos e o tempo de vida, em menos de nada terias as 20 baterias maradas :)

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: quarta set 25, 2013 2:07 am
por Jorge Rocha
Pode parecer estranho mas as células das Vectrix NiMH também podem substituir essas que tens, e há mercado delas aí perto de ti!
Pelo menos já andavas com a tensão total do pack, tudo certinho!
Podes formar paralelos até atingir a mesma capacidade (Ah) ou superior, e fazer a substituição pelas de origem.
Os Amperes que sairem de uma célula são os mesmos que sairão de todas as que estão em série.
Se sobrar alguns Ah depois de uma descarga total nas outras 20, essas 20 ficam quase há mesma tensão como se todas as 22 estivessem descarregadas. O controlador deverá fazer o corte por tensão baixa igualmente!
Ambos os modelos de baterias fazem o balanceamento por transpiração!

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: quarta set 25, 2013 8:34 am
por sergiomms
Pode ser uma solução para desenrascar, mas, vou cansar melhor todas as possibilidades de conseguir as baterias e ver de que forma e a que preço a saft vende baterias novas ou ver se consigo importar 2 usadas...
Não sei se vou optar por isso ou passo directamente para a conversão para litio.

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: sexta set 27, 2013 2:36 pm
por sergiomms
Não existem estas baterias à venda usadas, ou seja, as que existem são logo absorvidas pelo primeiro interessado que as vê à venda.
A saft vende as baterias novas mas o preço dava para metade de conversão para litio!

As minha espectativas em relação à conversão para litio eram algo caprichosas e por isso não fazia intenções de converter já o carro, tipo:
- baterias 100ah kokam (38)
- interface chademo
- bms com interface android

Então eu estava à espera para juntar 10.000€ para esta conversão caprichosa, mas, o facto de ter perdido 2 baterias antes de ter o "pé-de-meia" junto, veio alterar as coisas!
A kokam pede 6500€ pelas baterias (não me parece nada demais)
O interface Chademo é estupidamente caro pediram-me 10000€.
O bms que estou a pensar em utilizar é o elektromotus, só porque foi dos poucos que encontrei que prevê a utilização com baterias Lipolymer e tem um adaptador para android com um custo de +-900€.

Como preciso do carro e o "pé-de-meia" ainda não chegou aos valores pretendidos mesmo abandonando o chademo (obviamente.... 10000€ :arrow: ) vou ter que me contentar com uma conversão bem mais barata!

Então estou a pensar em 40 Winston 100Ah e manter este mesmo bms.
Dos técnicos presentes no forum, alguém tem opinião formada sobre este bms? tenho lido feedbacks neutros (pelo menos não são negativos).
Ou então se houver algum interessado em comprar um saxo electrico sem baterias e a precisar de mimos.......Vou pedir um crédito para um Leaf.

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: sexta set 27, 2013 6:34 pm
por RJSC
Atenção que as baterias de polímeros de lítio mesmo bem tratadas só aguentam 500 ciclos...
Já as uso há anos em aero-modelismo, porque são as com melhor relação peso-energia, e num avião todo o peso conta.

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: sexta set 27, 2013 7:20 pm
por Jorge Rocha
RJSC Escreveu:Atenção que as baterias de polímeros de lítio mesmo bem tratadas só aguentam 500 ciclos...
Já as uso há anos em aero-modelismo, porque são as com melhor relação peso-energia, e num avião todo o peso conta.
No site referem os 800 ciclos (deve ser porque não são submetidas a esforços como no teu avião)! :)




Pareceu-me muito bom poder acompanhar o estado das células em tempo real, podendo assim o utilizador confirmar o bom funcionamento dos equipamentos. Se é esse o valor final com todos os componentes necessários para essas funções que referes, acho muito bom!

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: sexta set 27, 2013 7:48 pm
por sergiomms
Jorge Rocha Escreveu:
RJSC Escreveu:Atenção que as baterias de polímeros de lítio mesmo bem tratadas só aguentam 500 ciclos...
Já as uso há anos em aero-modelismo, porque são as com melhor relação peso-energia, e num avião todo o peso conta.
No site referem os 800 ciclos (deve ser porque não são submetidas a esforços como no teu avião)! :)
Nem um nem outro! A folha de especificações indica a 23ºC (+-3ºC) mais de 4000 ciclos a 1C/1C até 80% DOD (entre 3.4V e 4.1V).
Não sei que baterias usas no avião mas estas não cabem lá dentro :)
Jorge Rocha Escreveu: Pareceu-me muito bom poder acompanhar o estado das células em tempo real, podendo assim o utilizador confirmar o bom funcionamento dos equipamentos. Se é esse o valor final com todos os componentes necessários para essas funções que referes, acho muito bom!
Estas te a referir ao bms?

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: sexta set 27, 2013 7:59 pm
por RJSC
No avião as descargas são entre 5C e 30C, e acima de 95% DOD ( 4.2V a 3.3V ) para obter entre 10 a 15 minutos de voo (com algumas acrobacias).
No final do voo as células saem do avião a mais de 45°C de verão.

Alguns aviões na pista onde vou atingem 300 km/h e fazem descargas a 90C... As baterias duram 20 a 50 ciclos...
Têm motores de 3kW do tamanho de uma pilha de tamanho D.

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: sexta set 27, 2013 8:17 pm
por sergiomms
RJSC Escreveu:Atenção que as baterias de polímeros de lítio mesmo bem tratadas só aguentam 500 ciclos...
...
RJSC Escreveu:No avião as descargas são entre 5C e 30C, e acima de 95% DOD ( 4.2V a 3.3V ) para obter entre 10 a 15 minutos de voo (com algumas acrobacias).
No final do voo as células saem do avião a mais de 45°C de verão.
Achas que isso é bem tratadas? :shock: :shock: tens muita sorte em conseguir fazer 500ciclos.

Eu pensei nelas porque ia ter um pack de 14kwh com 70kg em vez de 12kwh com 265kg, com as winston vou ter 13kwh com 140kg.