Ferreira73 Escreveu:Boa noite
Alguém me explica como consigo saber qual o consumo do meu seguidor (Deger 3000NT)....é que passado um ano ainda não vi qualquer consumo na factura.... será que vai buscar à produção a energia?
Cps
Boa noite Ferreira73,
Segundo o que o amigo PaulOL explicou nesta mensagem (
http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 28#p180528), o Deger tem um sistema de poupança de energia pelo que durante a noite gasta 0 Wh!

Neste aspeto, o Deger está uns furos acima da concorrência.
No entanto, sempre pode confirmar na factura da EDP se do lado do consumo aparece lá algum kWh contabilizado, também pode conferir se existem diferenças entre o que marca o contador e o que marca o inversor, para ter uma ideia das percas globais no sistema, é natural também que ocorram perdas nos cabos. Por outro lado, segundo testemunhos, e mais uma vez cito o caso do amigo PauloOL, estranhamente alguns inversores, como por exemplo o Kaco, contabilizam um número de kWh inferior ao que é registado pelo contador de saída pelo que, nesse caso, é difícil saber quais as reais perdas do sistema.
Um outro processo de avaliar o consumo é intercalar na alimentação do seguidor um contador de energia e contabilizar na realidade quanto é o consumo enquanto está parado e quando se está a movimentar. Este parece-me o método mais fiável para fazer essa avaliação.
Infelizmente, no meu caso, tratando-se de um seguidor da Braux, 12 Wh são certinhos, dia e noite!

Resultado, ao fim de um ano de funcionamento do sistema tenho uma fatura de 115 kWh pagos a 0,38 €. E ao que parece, ainda há pior!
Só espero que venha muito sol até final do ano para compensar estas percas.
Espero ter esclarecido.
Cps