Boa tarde,
Por ter um Leaf tenho-me abstido de comentar esta degeneração do tópico, por ser obviamente parcial.
No entanto o nosso outro carro, sim somos uma família de 4, é a GPL. Para ir para o trabalho vou de mota, infelizmente CI. Ora isto tudo cozinhado faz-me querer contribuir para esta discussão acrescentando algo que espero ser positivo.
Como também foram feitas algumas perguntas sem resposta espero ajudar.
Como nota prévia, quem ler o titulo deste tópico e pensar que vai encontrar informação sobre "converter prius para phev" vai ficar muito desiludido, mas isso é matéria para os moderadores.
srecologico Escreveu:
um golf são 21.636€. tem um consumo de 5,2. vamos ser mauzinhos e meter mais 20% a GPL = 6,24L.
21.636€ + 4.680,00 € de GPL + kit 1500€ + 1500€ de gasolina + CO2 1000€ = 30.316€
Este Golf não tem nenhum extra, o Leaf tem de origem alguns, e bem caros, que nem a versão mais cara do Golf (25.581,95 nesse motor 1.2) tem. Para ser minimamente justo pelo menos o meu caro amigo podia escolher uma versão de 5 portas (22.414,26), não lhe ficava mal.
O autogas por ter menor energia por litro que a gasolina faz com que um carro gaste sempre mais 10-15% que quando está a gasolina.
Esse consumo de 5,2 de um Golf a gasolina é homologação, não conheço ninguém que faça sequer parecido com isso no dia a dia no para arranca das nossas cidades. O Leaf claro está, faz sempre 0.
Esse Golf tem injecção directa pelo que terá sempre que levar um KIT de GPL mais caro que esses 1500€ e ainda por cima tem que gastar sempre gasolina. Não é só nos arranques como os outros. Os injectores de gasolina são arrefecidos pela própria gasolina que passa neles, pelo que a maioria das programações são 9 injeções a gás para uma de gasolina. Em rotações mais altas devem ser mais. Esta programação pode ser a escolha do cliente.
Tem aqui um tópico de 44 paginas sobre consumos em GPL, desde 2004. para resumir um carro com motor 1.4 e 90-100cvs faz a volta de 8-10 ltrs com condução a pensar no consumo. Um Chevrolet Spark Bi-Fuel 1.0: 9l/100km (circuito urbano) a conduzir normalmente etc etc etc.
http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic ... &start=630
srecologico Escreveu:
Ok o golf tem custos de manutenção mais elevados que o Leaf mas o LEAF não tem custos de manutenção zero, também é necessário pagar por isso. Alguém sabe os custos de manutenção de um LEAF?
Tenho 23 000 Kms e manutenção foi 0,0€.
Aos 30000 a revisão de alguns membros do forum nissanleaf foi de 88 euros.
Filtro AC - 21,29 € s/IVA
Mão de Obra - 50,89 € s/IVA
IVA 23% - 16,60 €
total: 88,78 €
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... A3o#p10400
Qualquer carro a gás tem mais alguma manutenção que o mesmo a gasolina, filtro do gás, injectores, afinações, etc.
Um carro a gasolina de hoje em dia tem muita tecnologia para ter menos consumos, pelo que tem também mais pontos de falha/desgaste/manutenção. O Leaf nem mudanças tem.
srecologico Escreveu:
Ok estamos a comparar categorias suspotamente iguais, leaf e golf mas o que acontece é que o leaf é a unica comparação que existe. ou existe algum ev mais barato que eu desconheça? existe por exemplo algum EV que se possa comparar por exemplo a um fiat punto ou a um seat ibiza ou um opel corsa? não há. não existe.
Tem os Renault, o ZOE vai sair este ano e é do tamanho de um Clio/corsa/punto. Tem o Twizzy que pode comparar com uma scooter de 3 rodas, e pode levar a criança a escola. Por causa do aluguer até é mais facil para empresas e para quem troca muito de carro. E faz menos sentido para quem fica com os carros mais tempo, é mais facil ficar mal na foto qd se compara preços.
Tem o iMiev e os seus manos PSA são do tamanho de um Clio/corsa/punto.
Todos eles piores negócios que o Leaf, por isso o carro é mesmo bom na relação preço pago/produto levado para casa
O Prius é só o melhor motor CI em termos de emissões. É a norma. É tão bom que, mesmo quem não precisa de 2 carros, fica melhor servido (na questão de preços e gastos) com um prius e um Leaf que com um Ampera ou outro plug-in exótico que quando estão em modo não EV gastam bem mais.
Acredito na mobilidade sem petróleo, muito menos petróleo sujo em todos os sentidos da palavra. Acredito que a independência do país passa pela independência energética.
Cada caso é um caso. Cada pessoa sabe de si, sabe os seus Valores e os seus val€res e o que quer fazer para mudar "situação" de todos e a sua em particular.
Um Prius Plug in para mim pode ser a solução para muitos casos, inclusivamente o meu, se pudesse ter só um carro. Mesmo o preço disparatado que pedem pelo carro novo (já está quase aí) ou um KIT.
Acho melhor pagar pelas emissões que não pagar. Acho mal pagar a alguém que montou o seu negócio de emissões a pensar no lucro. Prefiro pagar a quem está tentar por cá fora no mercado produtos que acredita ser uma parte da solução global na redução das emissões a partida.