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Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Enviado: sábado set 01, 2012 11:25 am
por jmsouto
Obrigado. Já agora uma dúvida: as baterias de lítio podem ser carregadas em separado, ou têm de ser sempre carregadas em conjunto? Explicando melhor: é possível, com um segundo carregador externo, desmontar o pack de lítio e carregá-lo à parte, por exemplo, num café? É só uma ideia...
Jorge Rocha Escreveu:Muito bom esse passeio!
Com 47Ah "bem contadinhos" poderá ter uma ideia que ainda ficou com uns 10Ah de reserva ((35Ah de gel + 20Ah de litio) - 47Ah = 8Ah, mas sabendo que as regenerações não foram contabilizadas, e tendo em conta a inclinação do terreno, penso que foi regenerado pelo menos 2Ah).
Ainda não temos fotos do seu leitor digital multifunções (Amprs.hora; Amprs.inst.; Volts totais; Watts etc.)!!!

Devido a serem duas baterias diferentes, e sendo as de litio as que se descarregam em primeiro lugar, quando terminou a viagem ainda teria uns 22% de capacidade nas de gel e uns 12,5% de capacidade nas de litio.

Se a deslocação total demorou (2 X 1:15) 2,5 horas, pode-se concluir que em 1 hora se gastou 31.2% da capacidade das de gel (equivalente a uma descarga media de 0,312C), e nas de litio em 1 hora se gastou 39% (equivalente a uma descarga média de 0,39C). Ambos os valores bem soportados pela construção fisica das baterias.

Nota: Todos os valores foram subentendidos por mim tendo em conta os meus conhecimentos/experiencias, podendo não cooresponder exactamente à realidade!

Continuação de agradaveis, ecologicos, poupadinhos e divertidos passeios!

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Enviado: sábado set 01, 2012 11:39 am
por Jorge Rocha
jmsouto Escreveu:Obrigado. Já agora uma dúvida: as baterias de lítio podem ser carregadas em separado, ou têm de ser sempre carregadas em conjunto? Explicando melhor: é possível, com um segundo carregador externo, desmontar o pack de lítio e carregá-lo à parte, por exemplo, num café? É só uma ideia...
Sim, seria possivel mas só recomendaria em situações muito especificas.

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Enviado: sexta set 21, 2012 10:59 am
por ICEM4N
Sera que vai a coimbra???

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Enviado: sábado set 22, 2012 9:38 am
por jmsouto
Infelizmente tenho compromissos familiares que me impedem de ir, mas devo aparecer pelo Glicínias pelas 10h30/11h para saudar os amigos em trânsito que estão a vir do norte.
Abraço e bom encontro
ICEM4N Escreveu:Sera que vai a coimbra???

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Enviado: domingo set 23, 2012 12:12 am
por Jorge Rocha
Não o vimos por lá :(
Foi pena, e para a semana que vem, poderá fazer-nos companhia até à cidade invicta? :)

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Enviado: terça set 25, 2012 11:56 pm
por MRider
Boas desculpa a pergunta
Como se comporta a moto nas subidas inclinadas?

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Enviado: domingo set 30, 2012 10:04 am
por jmsouto
Normalmente porta-se bem. Se a subida for muito íngreme e já estiver a circular há alguns quilómetros (por exemplo, qdo fui a Sever do Vouga), perde velocidade. Se estiver a rodar a 45 km/h, com forte inclinação vem para os 30 km/h.
Carregada vence, sem dificuldade nenhuma, pontões e viadutos sobre o caminho de ferro.
visitante2 Escreveu:Boas desculpa a pergunta
Como se comporta a moto nas subidas inclinadas?

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Enviado: domingo set 30, 2012 10:15 am
por jmsouto
Pois é: Tenho falhado os últimos encontros, porque tenho a minha mãe em minha casa no fim-de-semana, mas a máquina tem-se fartado de rolar... Já está nos cinco mil quilómetros. E de divulgar as virtudes dos VE.
Numa das deslocações Aveiro/Anadia, fui "apanhado" pelo Jornal da Bairrada que fez extensa reportagem. Resultado: Nas vezes seguintes, ao parar em Sangalhos, no mesmo café onde fazia "escala" para a nata e a bica, passei a ser rodeado de curiosos que me viram nas fotos que o jornal publicou e chuveram perguntas.

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Enviado: domingo set 30, 2012 10:19 am
por jmsouto
E a propósito de chuva: não é que a retro me ia deixando ficar mal, em dia de muita chuva? Normalmente faço Aveiro/Anadia/Aveiro sem necessidade de carga e ainda me sobra. Nesse dia chuvoso, regressei a casa a custo. Estava chuva, mas não estava frio. Já tinha lido que com o frio o rendimento das baterias é menor. E com a humidade? Não influencia? Ou foi má gestão do punho? Pode ter sido...

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Enviado: domingo set 30, 2012 11:08 am
por jmal
Qual é a garantia que tens nas baterias ?
Com essa utilização vais precisar dela em pouco tempo.

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Enviado: domingo set 30, 2012 2:54 pm
por Jorge Rocha
Isso são muitos km( + de 60), ir a Anadia e vir, acho que está muito bom para esse pack de baterias (20Ah Litio + 35Ah Gel 48V). Com a experiencia acabamos por andar um pouco mais rapido, o que traduz maior consumo. Verificou bem se já tinha terminado a carga quando saiu de casa? É que esse carregador faz um carregameto muito lento nas ultimas horas! Também pelo facto de a estrada estar molhada também há mais atritos. Já verificou a pressão dos pneus? Tudo conta...

Essa entrevista tem que ser publicada aqui no seu diário, toca a mexer...

Já soube que também foi mostrar as alterações no Stand Aderito, onde a comprou, e o Sr. Aderito até já me chamou para resolver um problema que lá tinha numa quase scooter electrica, e está claro, resolvi! Com estas alterações, embora seja para melhorar a mota, a garantia pode ser anulada, mas eu tenho ideia que esse pack durará bem mais de 1 ano ou até mesmo 2 anos, assim a fazer kms!
Continuação de bons km!

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Enviado: domingo set 30, 2012 3:20 pm
por pafi
jmsouto Escreveu:... E de divulgar as virtudes dos VE.
Numa das deslocações Aveiro/Anadia, fui "apanhado" pelo Jornal da Bairrada que fez extensa reportagem. Resultado: Nas vezes seguintes, ao parar em Sangalhos, no mesmo café onde fazia "escala" para a nata e a bica, passei a ser rodeado de curiosos que me viram nas fotos que o jornal publicou e chuveram perguntas.
Essa entrevista tem que ser publicada aqui no seu diário, toca a mexer...
Também estava a pensar que não me lembrava de ter lido isso. Reforço "toca a mexer" com um toca a digitalizar o artigo e colocá-lo à disposição no tópico das Notícias!

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Enviado: domingo set 30, 2012 4:39 pm
por jmal
Jorge Rocha Escreveu:Isso são muitos km( + de 60), ir a Anadia e vir, acho que está muito bom para esse pack de baterias (20Ah Litio + 35Ah Gel 48V). Com a experiencia acabamos por andar um pouco mais rapido, o que traduz maior consumo. Verificou bem se já tinha terminado a carga quando saiu de casa? É que esse carregador faz um carregameto muito lento nas ultimas horas! Também pelo facto de a estrada estar molhada também há mais atritos. Já verificou a pressão dos pneus? Tudo conta...

Essa entrevista tem que ser publicada aqui no seu diário, toca a mexer...

Já soube que também foi mostrar as alterações no Stand Aderito, onde a comprou, e o Sr. Aderito até já me chamou para resolver um problema que lá tinha numa quase scooter electrica, e está claro, resolvi! Com estas alterações, embora seja para melhorar a mota, a garantia pode ser anulada, mas eu tenho ideia que esse pack durará bem mais de 1 ano ou até mesmo 2 anos, assim a fazer kms!
Continuação de bons km!
Nâo percebi !!! um pack de lítio a chumbo ????????? qual a vantagem disso ? anular as vantagens do lítio ???

As de chumbo vão tirar eficiência das de lítio, e vão durar o mesmo, mesmo que durem mais por andarem em paralelo, o seu tempo de vida vai continuar curto.

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Enviado: domingo set 30, 2012 8:51 pm
por Jorge Rocha
jmal Escreveu:
Nâo percebi !!! um pack de lítio a chumbo ????????? qual a vantagem disso ? anular as vantagens do lítio ???

As de chumbo vão tirar eficiência das de lítio, e vão durar o mesmo, mesmo que durem mais por andarem em paralelo, o seu tempo de vida vai continuar curto.
Jmal,
Está mais que visto que as baterias de chumbo não duram muito! Principalmente se forem mal dimencionadas para o seu trabalho (como em qualquer caso de VE`s). Descargas e cargas rapidas diminuem em muito seu tempo de vida.
Um pack extra em litio, em paralelo com o de chumbo, irá fazer com que os picos de corrente sejam suportados pelo de litio e assim, aumentar-lhe, ao de chumbo, seu tempo de vida util (cargas/ descargas)!
Provavelmente se não fosse assim, aquele pack de 35Ah de chumbo já estaria em fim de vida, com os 5000km, ou nem lá chegaria!

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Enviado: domingo set 30, 2012 9:01 pm
por jmal
Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:
Nâo percebi !!! um pack de lítio a chumbo ????????? qual a vantagem disso ? anular as vantagens do lítio ???

As de chumbo vão tirar eficiência das de lítio, e vão durar o mesmo, mesmo que durem mais por andarem em paralelo, o seu tempo de vida vai continuar curto.
Jmal,
Está mais que visto que as baterias de chumbo não duram muito! Principalmente se forem mal dimencionadas para o seu trabalho (como em qualquer caso de VE`s). Descargas e cargas rapidas diminuem em muito seu tempo de vida.
Um pack extra em litio, em paralelo com o de chumbo, irá fazer com que os picos de corrente sejam suportados pelo de litio e assim, aumentar-lhe, ao de chumbo, seu tempo de vida util (cargas/ descargas)!
Provavelmente se não fosse assim, aquele pack de 35Ah de chumbo já estaria em fim de vida, com os 5000km, ou nem lá chegaria!
A meu ver vão durar o mesmo, mas já agora ficamos a saber se duram mais ou não.

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Enviado: domingo set 30, 2012 9:28 pm
por civic
As minhas de chumbo duraram 8000 km's e mesmo assim ainda andavam bem, uns 30 km's de autonomia.

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Enviado: domingo set 30, 2012 11:17 pm
por Jorge Rocha
jmal Escreveu:
A meu ver vão durar o mesmo, mas já agora ficamos a saber se duram mais ou não.
Devemos utilizar os nossos conhecimentos para melhorar, ou seria soposto... Eu limito-me a faze-lo!

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Enviado: domingo set 30, 2012 11:29 pm
por Jorge Rocha
civic Escreveu:As minhas de chumbo duraram 8000 km's e mesmo assim ainda andavam bem, uns 30 km's de autonomia.
Com 40Ah
O Eduardo de Coimbra já passou dos 16 000 km, mas com 60Ah.
Temos que ver que a Guewer Retroscooter tem apenas 35Ah de baterias e não se pode ir contra as leis da fisica.

Eu espero vivamente que estas ultrapassem dos 20 000 km (embora com a pequena ajuda do pack de litio), e pelo que este camarada anda, não faltará muito tempo (menos de 1 ano).
Pelo menos, enquanto vão durando, têm uma autonomia mais de jeito, e podem assim também utiliza-la sem grandes preocupações (dos 50% nas de chumbo).

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Enviado: segunda out 01, 2012 2:18 pm
por jmal
Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:
A meu ver vão durar o mesmo, mas já agora ficamos a saber se duram mais ou não.
Devemos utilizar os nossos conhecimentos para melhorar, ou seria soposto... Eu limito-me a faze-lo!
Esse conhecimento já existe, porque essa experiência já foi feita, até mesmo com um bms que controlava cada bateria, e o resultado não foi significativo, não sei de quantos volts é o pack de lítio, mas nas de chumbo, elas não se danfificam por debitarem muita corrente, danificam por não podem ser muito descarregadas.

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Enviado: segunda out 01, 2012 3:27 pm
por civic
No caso das minhas raramente foram aos 50% de descarga, ou seja, raramente passava dos 30 km's sem uma carga, por isso tenho a certeza que elas ainda se aguentariam mais uns 3000 a 5000 km's até berrarem de vez. Os sintomas que denunciaram que não estariam na melhor forma é que na carga nunca chegavam aos +\- 58V, começavam a aquecer e a tensão não subia dos 56V, assim não confiava em deixá-las à carga durante a noite, não fosse aquilo pegar fogo. Até foi esta a razão de mudar mais rapidamente para o lítio.